BRASIL
Bandeira do Brasil
CAPITAL: Brasília
PONTOS DE INTERESSE: Rio de Janeiro | Cataratas do Iguaçu | Amazónia | Salvador da Baía | Ouro Preto | Santuário do Bom Jesus em Congonhas | Parque Nacional da Serra de Capivara
MOEDA: Real (BRL)
VACINAS: A região Nordeste concentra a maioria dos municípios com índices de risco de epidemia de dengue, seguido do Sudeste, Sul, Norte, e Centro-Oeste (com menor incidência).
Para redução das picadas por mosquitos em ambientes fechados, recomenda-se o uso de insecticidas domésticos em aerossol, espiral ou vaporizador.
Febre do Vírus Zika – Segundo a literatura, mais de 80% das pessoas infectadas não desenvolvem manifestações clínicas (quando presentes são caracterizadas por exantema maculopapular pruriginoso, febre intermitente, hiperemia conjuntival não purulenta e sem prurido, artralgia, mialgia e dor de cabeça e menos frequentemente, edema, dor de garganta, tosse, vômitos e hematospermia). Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a artralgia pode persistir por aproximadamente um mês.
O tratamento dos casos sintomáticos recomendado é baseado no uso de medicamentos para o controle da febre e da dor (paracetamol). No caso de erupções pruriginosas, os anti-histamínicos podem ser considerados. No entanto, é desaconselhável o uso ou indicação de ácido acetilsalicílico (aspirina) e outras drogas anti-inflamatórias em função do devido ao risco aumentado de complicações hemorrágicas descritas nas infecções por síndrome hemorrágica como ocorre no caso da Dengue.
Não há vacina contra o Zika vírus e as medidas de prevenção e controle são semelhantes às da Dengue.
VISTO: Os cidadãos portugueses estão isentos de visto para estadias até 90 dias, prorrogável por igual período. Neste caso é vedado o exercício de actividade produtiva e remunerada.
Dever-se-á contactar previamente os Consulados do Brasil em Portugal para obtenção de um visto temporário específico ou um visto de residência.
Brasil é o maior país da América do Sul e da região da América Latina, sendo o quinto maior do mundo em área territorial (equivalente a 47% do território sul-americano) e população (com mais de 200 milhões de habitantes). É o único país na América onde se fala majoritariamente a língua portuguesa e o maior país lusófono do planeta, além de ser uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas, em decorrência da forte imigração oriunda de variados locais do mundo.
O território brasileiro é cortado por dois círculos imaginários: a Linha do Equador, que passa pela embocadura do Amazonas, e o Trópico de Capricórnio, que corta o município de São Paulo. O país ocupa uma vasta área ao longo da costa leste da América do Sul e inclui grande parte do interior do continente, compartilhando fronteiras terrestres com Uruguai ao sul; Argentina e Paraguai a sudoeste; Bolívia e Peru a oeste; Colômbia a noroeste e Venezuela, Suriname, Guiana e com o departamento ultramarino francês da Guiana Francesa ao norte. O país compartilha uma fronteira comum com todos os países da América do Sul, exceto Equador e Chile. Ele também engloba uma série de arquipélagos oceânicos, como Fernando de Noronha, Atol das Rocas, São Pedro e São Paulo e Trindade e Martim Vaz. O seu tamanho, relevo, clima e recursos naturais fazem do Brasil um país geograficamente diverso. O país é o quinto maior do mundo em área territorial, depois de Rússia, Canadá, China e Estados Unidos, e o terceiro maior da América.
Fernando de Noronha- Brasil
A visitar…
O Brasil, abrangendo quase metade da América do Sul, é dominado pela bacia da Amazónia cercada a Sul pelas planícies muito divididas das montanhas brasileiras.
O clima é predominantemente tropical, embora mais fresco na costa sul e nas terras altas. As temperaturas médias do Rio de Janeiro variam entre os 17ºC e 24ºC em Junho e 23ºC e 29ºC em Fevereiro.
Rio de Janeiro
Visite o Corcovado- Estátua de Cristo Redentor, que foi eleita recentemente uma das Sete Maravilhas do Mundo. Para chegar ao topo da montanha onde se encontra (a 710 metros de altura no Morro do Corcovado), embarque no histórico trenzinho, o comboio da Estrada de Ferro do Corcovado.
Conheças as famosas praias do Rio de Janeiro. Entre outras possíveis, destacamos: Praia do Leme – pequena e familiar; Copacabana – “a princesinha do mar”; Diabo – ideal para a prática de surf; Ipanema – Uma das mais famosas; Posto Nove onde Cariocas e turistas reúnem-se para assistir o pôr-do-sol; Barra da Tijuca – a mais extensa da cidade, com cerca de 18 quilómetros.
Visite a Floresta da Tijuca localizada no Alto da Boa Vista. Integra o Parque Nacional da Tijuca, e possui 120Km2 repletos de árvores, extensa vegetação, cascatas e lagos além de diversos animais.
Rio de Janeiro
Salvador da Bahia
Fundada em 1549, Salvador da Baía foi a primeira capital do actual Brasil.
Conheça e visite os principais pontos turísticos da cidade: Avenida de 7 de Setembro, Ladeira da Barra, Corredor da Vitória, Forte de S. Pedro, Praça da Piedade, Convento de São Bento, Igreja D’ Ajuda, Praça da Sé, Terreiro de Jesus, Casa de Jorge Amado ou a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos entre outros locais possíveis e de interesse.
Salvador da Baía
Recife e Porto Galinhas
Conheça Porto Galinhas, que no século passado foi um porto para desembarque clandestino de escravos, e hoje é considerada uma das mais belas praias do Brasil.
Poderá ainda, realizar um passeio de jangada pelas piscinas naturais ou um passeio de buggy às praias de Maracaípe.
Praia de Porto Galinhas
Cataratas do Iguaçu
As Cataratas do Iguaçu estão situadas na fronteira com a Argentina, tem como ponto mais importante para as visualizar, a Estação da Garganta do Diabo. Nas Cataratas do lado Argentino, diferente do lado Brasileiro, terá um contacto directo e bem próximo das cataratas.
Cataratas do Iguaçu
Amazónia (Manaus)
A floresta da Amazónia possui o maior número de espécies vegetais do Mundo, sendo dominada por árvores que chegam a atingir 60 m de altura.
Conheça uma pequena parte da imensa floresta da Amazónia. Poderá realizar diversas actividades, tais como: caminhada ecológica, através de canoa, a Floresta de Macacos, visitar a “casa do caboclo”, realizar pescaria e focagem nocturna.
A cidade de Manaus, outrora considerada a capital mundial da borracha, é constituída por grandes avenidas ao estilo parisiense, autênticas relíquias da prosperidade do século XIX, e oferecem a Manaus uma improvável imagem europeia, no coração da Amazónia.
O edifício da ópera em Manaus, foi construída em 1896, e um dos pontos de interesse da cidade, de arquitectura renascentista. A sua cúpula é constituída por cerca de 36 000 azulejos de mosaico que representam a bandeira brasileira.
Amazónia
Ouro Preto
No Sudeste do país, a descoberta de ouro nos montes Itacolomi, no século XVIII, pressupôs uma época de apogeu para a cidade e foi propícia ao desenvolvimento da sua riqueza arquitectónica.
Ouro Preto
Santuário do Bom Jesus em Congonhas
O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos é considerado o expoente do barroco brasileiro. Fica num monte próximo de Cogonhas do Campo, cidade que atraiu muitos exploradores de ouro durante o século XVIII, uma vez que, nos seus arredores, tinham sidos descobertas muitas jazidas.
Santuário Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas
Parque Nacional da Serra de Capivara
No Parque Nacional de Capivara pode encontrar uma grande quantidade de abrigos e grutas com pinturas rupestres datadas de há 50 000 anos. Existem mais de 360 locais que conservam estas manifestações artísticas da Pré-História.
Parque Nacional da Serra de Capivara
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio