14 Fev

ARGENTINA

 

ARGENTINA

Argentina-flag

Bandeira da Argentina

 

CAPITAL: Buenos Aires   

 

PONTOS DE INTERESSE: Patagónia | Parque Nacional dos Glaciares | Parque Nacional do Iguaçu | Missões Jesuítas dos Guarinis | Península de Valdés | Rio Pinturas | Talampaya-Ischigualasto | Terra do Fogo

 

MOEDA: Peso Argentino (ARS)

 

VACINAS: Para quem decidir visitar zonas onde o dengue é endémico (províncias do norte da Argentina), recomenda-se o uso de substâncias repelentes e de roupa clara que cubra a pele, bem como estar atento aos primeiros sintomas da doença – febres altas, dores de cabeça, musculares ou das articulações, erupções na pele, náuseas, ou cansaço intenso.

Os riscos de propagação da doença declinam com as temperaturas.

Não é exigido qualquer certificado de vacinação, excepto contra a cólera e a febre-amarela aos passageiros procedentes de países onde aquelas doenças sejam endémicas.

Em Buenos Aires existem hospitais e clínicas privadas onde se podem obter cuidados de saúde de bom nível, mas a preços relativamente elevados. É aconselhável fazer um seguro de saúde antes de viajar.

 

VISTO: Existe um apertado controlo de segurança nos aeroportos, portos e fronteiras terrestres que têm provocado a detenção de cidadãos argentinos e estrangeiros que se preparavam para abandonar a Argentina transportando droga.

Isenção de visto para permanências não superiores a 90 dias.

 

Argentina é o segundo maior país da América do Sul em território e o terceiro em população, constituída como uma federação de 23 províncias e uma cidade autônoma, Buenos Aires. É o oitavo maior país do mundo em área territorial e o maior entre as nações de língua espanhola, embora México, Colômbia e Espanha, que possuem menor território, sejam mais populosos.

A área continental da Argentina está entre a cordilheira dos Andes a oeste e o oceano Atlântico, a leste. Faz fronteira com Paraguai e Bolívia ao norte, Brasil e Uruguai a nordeste e com o Chile a oeste e sul. A Argentina reivindica uma parte da Antártida, sobrepondo as reivindicações do Chile e do Reino Unido no continente antártico. O país reivindica ainda as Ilhas Malvinas e Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, que são administradas pelo Reino Unido como territórios britânicos ultramarinos.

O território argentino é dividido em seis principais regiões. Os Pampas são as planícies férteis localizadas no centro e no leste. A Mesopotâmia é uma planície delimitada pelos rios Paraná e Uruguai, e o Gran Chaco localiza-se entre a Mesopotâmia e os Andes. O Cuyo está no lado leste dos Andes, e o noroeste argentino fica no norte. A Patagônia é um grande planalto localizado ao sul do país.

O ponto mais alto acima do nível do mar é o Monte Aconcágua, na província de Mendoza, com 6.959 metros de altura, sendo considerado também o ponto mais alto do hemisfério sul e do mundo ocidental. O ponto continental mais ocidental é o Parque Nacional Perito Moreno, província de Santa Cruz. O ponto mais setentrional está na confluência dos rios San Juan e Mojinete na província de Jujuy, e o mais ao sul é o Cabo San Pío, Terra do Fogo.

 

A visitar…

O relevo do país é maior a oeste nas montanhas dos Andes, onde as altitudes ultrapassam os 6000 m. A leste há planícies férteis conhecidas por Pampas.

Nas florestas a norte do Chaco, o tempo é quente a tropical. O Centro tem uma latitude temperada, mas as regiões a sul são frias e chuvosas.

 

– BUENOS AIRES-

Buenos Aires é a capital e maior cidade da Argentina. Encontra-se localizada na costa ocidental do estuário do Rio da Prata, na costa sudeste do continente. Constitui a terceira maior aglomeração urbana da América Latina, com uma população de cerca de 13 milhões de pessoas.

Buenos Aires é um dos mais importantes destinos turísticos do mundo, é conhecida por sua arquitectura de estilo europeu e por sua rica vida cultural, com a maior concentração de teatros do mundo.

Os lugares turísticos mais importantes se encontram no Centro Histórico da Cidade, sector formado praticamente pelos bairros de Monserrat e San Telmo. A cidade começou a se construir ao redor da Praça Maior, hoje Plaza de Mayo (Praça de Maio), onde as instituições administrativas da Colónia estavam instaladas.

A leste da Praça pode-se observar a Casa Rosada, actual sede do Poder Executivo da Argentina, onde, antigamente, se encontrava o Forte. Ao norte da Praça se encontra a Catedral Metropolitana, que ocupa o mesmo lugar desde os tempos coloniais, e o edifício do Banco de la Nación Argentina, cuja parcela era, na sua origem, propriedade de Juan de Garay.

A Avenida de Maio é considerada o Eixo Cívico, já que une a Casa Rosada com o Palácio do Congresso, sedes do Poder Executivo e do Poder Legislativo, respectivamente. Por esta avenida podem ser observados alguns edifícios de grande interesse cultural, arquitectónico e histórico: se encontram instalados a Casa da Cultura, o Palácio Barolo e o Café Tortoni, entre outros.

No Centro Histórico pode-se visitar, a Manzana de las Luces. Ali se encontram alojados vários edifícios com grande valor histórico, como a Igreja Santo Inácio e a sede do Colégio Nacional Buenos Aires.

Próximo do centro da cidade se encontra o colorido bairro de La Boca, que constitui um emblema dos imigrantes. É um dos mais visitados pelo turismo, ainda que careça da segurança e infra-estruturas como outros bairros importantes. Entre seus principais atractivos se encontra o passeio Caminito, todo o legado de Quinquela Martín no centro da Volta de Rocha, seus artistas plásticos, seus museus, seus teatros, a casa do Club Atlético Boca Juniors “La Bombonera”. A sua avenida e passeio portuário, a antiga ponte balsa de princípios de século XX, e típicas construções de conventillos.

Barrio La Boca - Buenos Aires

Barrio La Boca – Buenos Aires

 

– PARQUE NACIONAL TERRA DO FOGO –

Próximo de Ushuaia, neste magnífico parque de tipologia acidentada, com montanhas escarpadas, poderá apreciar diversos lagos, lagoas, rios, vales profundos e algumas espécies animais. Na região encontrará a base do Monte Susana e estação de comboios do Fim do Mundo, a baía da Enseada, Lago Roca e a fronteira natural com o Chile – El Condor Hill.

Ushuaia- Terra del Fuego

Ushuaia- Terra del Fuego

 

– PARQUE NACIONAL DOS GLACIARES –

O Parque Nacional dos Glaciares possui a maior extensão de glaciares existente, com a excepção da Antárctida. Trata-se do chamado Campo de Gelo Patagónico, um conjunto de 47 glaciares e uma área de 14 000 km2. Tem como fronteira os Parques Nacionais chilenos de Bernardo O’ Higins, a oeste, e Torres del Paine, a sul. É o centro de uma vasta região montanhosa varrida por fortes ventos.

Parque Nacional dos Glaciares

Parque Nacional dos Glaciares

 

– PERITO MORENO-

O glaciar Perito Moreno é um dos pontos turísticos mais atractivos da região do Parque Nacional dos Glaciares.

Obtenha uma vista panorâmica do Glaciar Perito Moreno, rodeado por um imenso lago onde poderá navegar de barco. A parede desta massa de gelo milenar poderá atingir os 70 metros de altura em relação às águas do lago.

Perito Moreno - Patagónia

Perito Moreno – Patagónia

 

– PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU –

No Parque Nacional do Iguaçu encontram-se as maiores cataratas da América do Sul, formadas por 28 km do curso do rio Iguaçu, antes de desaguar no rio Paraná.

As quedas d’água de Iguaçu, são formadas por um conjunto de mais de 275 cascatas. Constituem a fronteira natural entre a Argentina e o Brasil. Existe uma  extensa rede de percursos pedestres e organizam-se numerosas travessias de rio para observar as cataratas.

Cataratas do Iguaçu

Cataratas do Iguaçu

 

– MISSÕES JESUÍTAS DOS GUARINIS –

As missões jesuítas são constituídas por dois grupos de missões construídas no século XVII por religiosos espanhóis para evangelizar os guaranis. O primeiro, e mais importante, encontra-se na Argentina, nas localidades próximas de Santa Ana, Loreto e San Ignácio Miní. O segundo conjunto situa-se no Brasil, em Santo Ângelo e São Miguel das Missões. O estilo arquitectónico combina o barroco colonial com elementos indígenas da cultura guarani.

Guarani de São Miguel de Arcanjo

Guarani de São Miguel de Arcanjo

 

– PENÍNSULA DE VALDÉS –  

A Península de Valdés fica na Patagónia atlântica e possui habitats muito importantes para a conservação dos mamíferos marinhos. Neste local vivem diversas espécies de aves marinhas, raposas, guanacos, marás, orcas, leões e elefantes-marinhos, e principalmente, a baleia.

Península de Valdés

Península de Valdés

 

– RIO PINTURAS –

Situado no leito do rio Pinturas, com 170 m de profundidade, a Cova de Las Manos apresenta impressões de milhares de mãos e algumas cenas de caça distribuídas por distintas cavidades e abrigos rochosos. As mãos estão agrupadas em pequenos conjuntos, formando diversos grupos com poucos metros quadrados. Esta manifestação de arte rupestre patagónica remonta a 9300 anos.

Vale do Rio Pinturas

Vale do Rio Pinturas

 

– TALAMPAYA-ISCHIGUALASTO –

A sudoeste na província de La Rioja, fica situada o Parque Nacional de Talampaya.  É uma das reservas de fauna e flora mais importantes da Argentina. Dele fazem parte impressionantes formações de rocha arenosa ocre dos períodos dos Mesozóico e Triásico, que a água e o vento transformaram em desfiladeiros e em figuras rochosas de formas invulgares.

No limite sul, o Talampaya prolonga-se pelo Parque Provincial de Ischigualasto. A paisagem semidesértica característica deste lugar natural valeu-lhe o nome de Vale da Lua.

 Talampaya- Ischigualasto

Talampaya- Ischigualasto

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Bestravel- Promoções de viagem

Rental Cars- Aluguer automóvel

Revolut- Cartão bancário sem taxas

Amazon– Artigos de viagem

 

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

PROMOÇÕES DE VIAGENS

ARTIGOS DE VIAGEM

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS