MENU
26 Fev

ZÂMBIA

 

ZÂMBIA

Bandeira da Zâmbia

Bandeira da Zâmbia

 

CAPITAL: Lusaka               

 

PONTOS DE INTERESSE: Zambeze e suas margens | Quedas de água Victória 

 

MOEDA: Kwacha (ZMK)

 

VACINAS: As principais doenças endémicas são o paludismo e a tuberculose, sendo a SIDA uma crescente ameaça.
Será de ter em conta igualmente outras doenças como tétano, tifo, hepatite, cólera, poliomielite, meningite e febre-amarela.

É recomendável levar em viagem antibióticos de largo espectro, visto que a sua aquisição no local é difícil. O cuidado com a água, em estado líquido ou sólido (gelo) é crucial. As saladas e a carne devem ser evitadas.

 

VISTO: É exigido visto em todas as circunstâncias, com um custo de US$50, podendo ser obtido à entrada do país, exceptuando se entrar por via marítima ou ferroviária pela Tanzânia. Os vistos de entrada são concedidos nas Embaixadas zambianas. É exigido o pagamento de um imposto, no valor de US$30 à saída do país, que normalmente é incluído no preço de avião.

 

Zâmbia é um país sem costa marítima da África austral. É limitada a norte pela República Democrática do Congo e pela Tanzânia, a leste pelo Malawi, a sul por Moçambique, pelo Zimbábue e pela Namíbia, e a oeste por Angola. Sua capital é Lusaka, localizada no sudeste do país.

Situada no centro-sul da África, a Zâmbia abriga as famosas Cataratas de Vitória  (Victoria Falls), no rio Zambeze, que formam uma cortina de água de cerca de 90 m de altura, na divisa com o Zimbábue. A maior parte de seu território é coberta por savanas.

Parques nacionais abrigam grande variedade de animais, sobretudo próximo aos rios Luangwa e Kafue. Um grande planalto predomina na porção leste e atinge o ponto mais alto no altiplano no Monte Nyika (2.606 m). A população, dividida em cerca de 70 etnias, concentra-se nas regiões de extracção de cobre, ao norte da capital, Lusaka. A Zâmbia está entre os maiores produtores mundiais desse minério, responsável por 50% das exportações do país, em 1998. Possui ainda reservas de cobalto, zinco e chumbo. A agricultura, que ocupa 73,7% da força de trabalho, também é economicamente importante.

 

A visitar…

O país é dominado pelos altos planaltos de savanas. A fronteira do sul é determinada pelo rio Zambeze.

Com clima tropical de temperaturas altas, a melhor época do ano para visitar o país são os meses secos de Inverno (de Maio a Outubro), embora as paisagens estejam mais verdejantes de Novembro a Abril. Em Maio (após a estação das chuvas) o tempo está quente e com sol. Os níveis das águas estão altos permitindo excelentes vistas das cataratas.

Zâmbia

Zâmbia

 

Lusaka               

Lusaka é a capital situada ao sul do país e é a maior cidade do Zâmbia. Foi fundada em 1905 pelos britânicos e tornou-se capital da então Rodésia do Norte em 1935.

Lusaka

Lusaka

 

Zambeze e suas margens

Com um total de 2.750 km de comprimento, o Zambeze nasce na Zâmbia, a 30 km da fronteira com Angola. O rio, depois, estabelece a fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabwe e atravessa  Moçambique de oeste para leste, para desaguar no Oceano Índico num enorme delta.

As partes mais espectaculares do seu curso são as Cataratas Vitória, as maiores do mundo, existindo ainda outras quedas de água importantes, entre as quais as Cataratas Chavuma, próximas da fronteira Angola-Zâmbia e as Ngonye Falls, perto de Sioma, na região ocidental da Zâmbia.

As planícies de inundação do Zambeze, também no oeste da Zâmbia, são a terra do povo Lozi, cujo chefe tem duas “capitais”: Lealui e Limulunga. No tempo das chuvas, a corte dos Lozi muda-se para Limulunga, que não fica inundada e este evento é considerado uma das grandes festividades da Zâmbia, o Kuomboka.

Hipopótamos no rio Zambeze

Hipopótamos no rio Zambeze

 

Quedas de água de Victória 

As cataratas Victória (Victoria Falls), na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabwe, as águas lançam-se a uma altura de 108 metros para uma gigantesca garganta. Faça um cruzeiro ao pôr-do-sol no rio Zambezi, num dos mais importantes rios de África. Poderá avistar diversos animais que se dirigem às margens do rio para beber água.

Cataratas Victória

Cataratas Victória

 

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Bestravel- Promoções de viagem

Rental Cars- Aluguer automóvel

Revolut- Cartão bancário sem taxas

Amazon– Artigos de viagem

 

 

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

PROMOÇÕES DE VIAGENS

ARTIGOS DE VIAGEM

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS