SUDÃO DO NORTE
Bandeira do Sudão do Norte
CAPITAL: Cartum
PONTOS DE INTERESSE: Promontório rochoso de Djebel Parkal | Rio Nilo
MOEDA: Dinar Sudanês (SDD)
VACINAS: Aconselha-se a vacinação contra as seguintes doenças: difteria, tétano, polio, hepatite A e B, meningite e febre tifóide. Aconselha-se ainda a profilaxia contra a malária.
A raiva existe de forma endémica no Sudão. Recomenda-se que se mantenha afastado dos cães e gatos, mesmo dos animais com dono.
VISTO: É obrigatório o visto de entrada no Sudão, não sendo possível obtê-lo à entrada do país.
Sudão é um país africano, limitado a norte pelo Egipto, a leste pelo Mar Vermelho, por onde faz fronteira com a Arábia Saudita, pela Eritreia e pela Etiópia, a sul pelo Sudão do Sule a oeste pela República Centro-Africana, Chade e Líbia. O Rio Nilo divide o país em duas metades: a oriental e a ocidental.
Até 2011, o Sudão era o maior país da África e do Mundo árabe, quando o Sudão do Sul se separou em um país independente, após um referendo sobre a independência. O Sudão é hoje o terceiro maior país da África (após a Argélia e a República Democrática do Congo) e também o terceiro maior país do mundo árabe.
Os desertos da Núbia e da Líbia têm o clima árido e predominam no norte, enquanto no sul são as savanas e florestas tropicais que tomam conta da paisagem. O rio Nilo é o principal rio do país, e é fonte de energia eléctrica e de irrigação para as plantações de algodão, principal produto de exportação, ao lado da goma-arábica. A maioria da população vive da agricultura de subsistência e da pecuária.
Da região central a sul do país o clima predominante é o tropical, tendo raras ocasiões onde o clima subtropical predomina e interfere no clima, por conta dos desertos presentes em quase todo o território.
Rio Nilo
A visitar…
De clima tropical húmido e seco, as temperaturas são altas durante o ano inteiro. No entanto, há pouca chuva de Novembro a Março, que é também a época do ano com as temperaturas mais altas e máximas alcançando 38 °C em Fevereiro. De Abril a Maio mais de 100 milímetros de chuva caem por mês.
Cartum
Cartum, é a capital e o centro político, cultural e comercial da nação. É uma República federal presidencial democrática e representativa. Abriga um porto fluvial na confluência do Nilo Azul com o Nilo Branco, na zona leste-central do país. O maior museu de Cartum, e de todo o Sudão, é o Museu Nacional do Sudão, fundado em 1971, que contém obras de diferentes períodos da história sudanesa. Entre as suas exibições estão os dois templos egípcios de Buhen e Semna, construídos originalmente pela rainha Hatchepsut e pelo faraó Tutmés III, respectivamente, e que foram relocados para Cartum com a criação do lago Nasser.
Outro museu da cidade é o Museu do Palácio, localizado ao lado do histórico Palácio Presidencial, na rua Nilo Azul.
Cartum
Promontório rochoso de Djebel Parkal
O promontório de Djebel Barkal e as suas pirâmides estão inscritos no património mundial da UNESCO.
Djebel Parkal
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio