QUÉNIA
Bandeira do Quénia
CAPITAL: Nairobi
PONTOS DE INTERESSE: Nairobi | Reserva natural Masai-Mara
MOEDA: Xelim do Quénia (KES)
VACINAS: Malária, febre amarela, cólera, hepatite, meningite, tifo.
A profilaxia de prevenção contra a malária é aconselhável, excepto se a viagem se circunscrever a Nairobi, onde o risco de contrair a doença é praticamente inexistente devido à altitude. O mosquito responsável pela malária é mais activo a partir do entardecer, sendo importante a utilização de repelente e de rede mosquiteira.
O viajante deve evitar a ingestão de saladas e de água não fervida ou não engarrafada. Deve também evitar tomar banho em rios ou lagos de água doce, devido a doenças, parasitas e animais selvagens.
VISTO: É exigido passaporte com pelo menos 6 meses de validade e visto de entrada. Desde 1 de janeiro de 2014 entrou em vigor o Visto Turístico para o Leste de África (EAVT), abrangendo o Quénia, o Ruanda e o Uganda.
O EAVT é um visto válido por 90 dias e com múltiplas entradas, com um custo de 100 dólares americanos, e permite a livre circulação entre os três países. O titular do visto deve entrar pelo país que o emitiu e, de seguida, poderá viajar para os restantes. O visto não é de trabalho e não pode ser prorrogado.
Safari no Masai- Mara
Quénia é um país da África Oriental, limitado a norte pelo Sudão do Sul e pela Etiópia, a leste pela Somália e pelo oceano Índico, a sul pela Tanzânia e a oeste pelo Uganda. A capital e cidade mais populosa é Nairobi. O país situa-se na linha do equador.
A parte ocidental faz parte do sistema de depressões do Vale do Rift, que deu origem aos grandes lagos africanos, e essa zona do país é banhada por dois dos maiores: o lago Vitória e o lago Turkana. As falhas do rift são rodeadas por montanhas, algumas das quais de origem vulcânica, que atingem o ponto mais alto no centro do país, no Monte Quénia, com 5200 m. A leste e a sul, o relevo suaviza-se, em especial junto à fronteira da Somália, onde se estende uma extensão significativa de planície.
A visitar…
O Quénia em termos de geografia física, é caracterizada pelas planícies costeiras aos planaltos sobretudo de carácter vulcânico, em altitudes normalmente superiores a 1500 m. A noroeste de Nairobi para o rio Turkana fica o enorme vale de Great Rif. Para leste do vale estão as montanhas Aberdare e, mais para leste, o Monte Quénia.
A região do país situada a norte do equador possui um clima quente e seco, enquanto a situada a sul apresenta uma elevada pluviosidade. A estação das chuvas prolonga-se entre os meses de Outubro e Dezembro, assim como entre Abril e Junho. A época turística, é sobretudo, entre os meses de Fevereiro a Abril, quando as aves nidificam nos lagos do vale do Rift.
Nairobi
Uma das mais importantes cidades do Continente Africano, onde encontrará uma mistura de alguns edifícios modernos, com os mercados e o trânsito típico africano.
Nairobi
Masai Mara
O Parque Nacional Masai Mara é a reserva onde poderá observar em qualquer altura do ano os Big Five: Leão, Búfalo, Elefante, Leopardo e o Rinoceronte. Um dos melhores locais de África para observar estes animais e outras inúmeras espécies de aves.
Masai Mara
Monte Quénia
No centro do país, o Parque Nacional e a Floresta Natural do monte Quénia caracteriza-se pela sua rica flora que serve de habitat ao rinoceronte-negro, ao elefante-africano e ao leopardo. O monte é, além disso, um local sagrado para as etnias Kikuyu e Meru, que vivem nas suas proximidades.
Monte Quénia
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio