GUINÉ
Bandeira da Guiné-Conacri
CAPITAL: Conacri
PONTOS DE INTERESSE: Savana e zonas montanhosas
MOEDA: Franco Guinéu (GNF)
VACINAS: É obrigatória a vacina contra a febre-amarela. República da Guiné está a ser afectada por um surto de febre hemorrágica contagiosa provocada pelo vírus Ébola que teve origem no sudeste do país (em particular os municípios de Macenta, Guékédou e Kissidougou) e já provocou algumas centenas de vítimas mortais. Assim, desaconselha-se qualquer estada nas áreas atingidas pela febre hemorrágica.
As vacinas contra a hepatite, meningite, poliomielite e os anti palúdicos são de regra, devendo qualquer viajante deslocar-se à consulta de viajante, em Portugal, antes da partida.
VISTO: É necessário visto e passaporte com validade mínima de 6 meses.
A Guiné, também chamada Guiné-Conacri (para a distinguir da vizinha Guiné-Bissau) é um país da África Ocidental limitado a norte pela Guiné-Bissau e pelo Senegal, a norte e leste pelo Mali, a leste pela Costa do Marfim, a sul pela Libéria e pela Serra Leoa e a oeste pelo oceano Atlântico. Com 246.000 quilómetros quadrados e dez milhões de habitantes, a Guiné é uma república e a capital, sede do governo e maior cidade é Conacri.
Guiné
A visitar…
Os pântanos tropicais ficam ao longo das planícies costeiras. As montanhas da Guiné dominam o Sul, as montanhas e planaltos no Oeste. Para Este, as planícies de savanas desaguam no sistema fluvial do Níger.
O clima é tropical, com duas estações, uma quente e húmida (Julho – Novembro) e outra seca (Dezembro – Junho). A precipitação registada é de 4000 mm anuais em Conacri e menos de 1500 mm anuais no Nordeste.
Conacri
Conacri
Capital do país, situada em parte na ilha Tumbo e em parte na área continental adjacente, sendo as duas partes ligadas por uma estrada. Originalmente povoação dos Sousous, a actual cidade foi planeada pelos Franceses em 1889. O centro administrativo e comercial, localizado na ilha, possui ruas largas e direitas e avenidas orladas de árvores, enquanto as principais zonas residenciais – onde as grandiosas moradias coloniais contrastam com as habitações apinhadas de população local – ficam na parte continental. Aqui se situam também um vasto mercado e a Assembleia Municipal.
Conacri possui um porto natural profundo abrigado pelas Îles des Los, situadas diante da costa. O seu comércio era limitado até aos inícios da década de 1950, quando se começou a exportar minérios de ferro. Como término da principal linha férrea da Guiné, escoa actualmente a maior parte das exportações de bananas, citrinos, ananases, nozes de cola, amendoim e café.
Cidade de Conacri
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio