EGIPTO
Bandeira do Egipto
CAPITAL: Cairo
PONTOS DE INTERESSE: Cruzeiro pelo Nilo | A necrópole de Mênfis | Pirâmides de Gizé | Abu Simbel | Monumentos de Philae | O Cairo islâmico | Sharm El Sheik | Luxor
MOEDA: Libra Egípcia (EGP)
VACINAS: Foram identificados alguns casos de gripe suína, segundo o Ministério da Saúde, e a presença do vírus da poliomielite, pela primeira vez nos últimos oito anos. Assim, a vacina contra difteria / polio / tétano é altamente recomendável, aconselhando-se igualmente para a hepatite A e febre tifoide. Sugere-se a utilização de repelente contra insectos.
Evitar alimentos crus ou pouco cozidos (excepto em restaurantes de maior qualidade). Não beber água da torneira mas de garrafas devidamente seladas e respeitar sempre as recomendações de higiene das autoridades locais.
VISTO: Os vistos de entrada são obrigatórios para todos os viajantes, devendo os passaportes ter a validade de 6 meses ou mais. Os vistos para o Egipto podem ser requeridos nas representações diplomáticas e consulares egípcias ou obtidos, no caso de passaportes comuns, à chegada ao aeroporto, mediante o pagamento de 25 dólares. Está em vigor um acordo para supressão de vistos diplomáticos e de serviço.
Hurghada- Egipto
Egipto é um país do nordeste da África, numa região predominantemente desértica, que inclui também a península do Sinai, na Ásia, o que o torna um Estado transcontinental. Com uma área de cerca de 1 001 450 km², o Egipto limita-se a oeste com a Líbia, a sul com o Sudão e a leste com a Faixa de Gaza e Israel. O litoral norte é banhado pelo mar Mediterrâneo e o litoral oriental pelo mar Vermelho. A península do Sinai é banhada pelos golfos de Suez e de Acaba. A sua capital é a cidade do Cairo, a maior e mais populosa cidade do país e do continente africano.
As inundações do rio Nilo foram o fundamento da economia do país durante milénios. Tal fenómeno foi alterado pela construção da represa de Assuão, que apesar de controverso, e ter causado deslocamento massivo, trouxe benefícios para a agricultura, pois permitiu o cultivo de novas culturas como algodão e cana-de-açúcar, além de beneficiar as culturas tradicionais como trigo, arroz e milho, além disso a geração da energia hidroeléctrica permitiu algum desenvolvimento industrial.
Museu Egipcio
A visitar…
O Egipto é deserto e semideserto, com excepção do vale do Nilo. As partes mais rugosas encontram-se na península de Sinai, onde o Monte Katherine alcança 2637 m.
No verão (Junho a Agosto) as temperaturas podem atingir os 40ºC, pelo que não é recomendável. A melhor época para conhecer o Egipto é de Fevereiro a Maio. O mês de Fevereiro tem temperaturas que variam entre os 12ºC e os 24ºC e os níveis de humidade são baixos.
Esfinge
Cairo
O Cairo é a maior metrópole do mundo árabe e do continente africano. Visite o Museu Egípcio (um dos maiores museus do Mundo com mais de 100 000 peças expostas), o mercado Khan-El-Khalili e diversos bazares.
Cairo-Khan-el-Khalili
Gizé
Nas proximidades do Cairo, veja ao vivo a esfinge (70 metros de comprimento e 20 metros de altura) e as milenares pirâmides (uma das sete maravilhas do Mundo), erguidas para receberem os corpos dos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos.
Pirâmides de Gizé- Egipto
Rio Nilo
O Nilo, cujas margens férteis permitiram o desabrochar da grande civilização do antigo Egipto.
Ao viajar pelo rio Nilo, terá a oportunidade de contactar com uma grande variedade de paisagens naturais, e com uma enorme riqueza cultural.
Contrastes entre o verde dos campos, com a terra árida do Egipto. Os Monumentos, aldeias e as cidades.
Rio Nilo
Abu Simbel
O templo de Ramsés II surpreende pela sua beleza e antiguidade (3000 anos de existência). Este foi desmontado e depois montado peça a peça, para evitar o seu afundamento com a construção da barragem de Assuão.
Abu Simbel
Karnak
No Vale dos Reis encontram-se muitos dos túmulos e achados arqueológicos que dão forma e fortuna ao país do Nilo.
Karnak
Luxor
Luxor é um dos centros arqueológicos mais importantes do mundo, cuja grandeza arquitectónica está ligada à história das diversas dinastias dos Faraós, que aqui concentram o maior número de monumentos.
Luxor
Assuão
No extremo sul do país, visite uma das maiores barragens do mundo e alguns dos templos e edifícios mais importantes do Antigo Egipto.
Assuão
Philae e Kom-Ombo
Os belos templos históricos localizados junto ao rio Nilo envolvidos por uma vegetação luxuriante.
Kom-Ombo possui as ruínas de um santuário dedicado a duas divindades: Hórus, o grande deus do Sol e Sobek, o deus crocodilo criador do mundo.
Kom-Ombo
Hurghada
Famosa estância balnear com excelentes condições para a prática de desportos aquáticos. A melhor época do ano para visitar Hurghada é Outubro e Novembro por ter temperaturas mais frescas e menos turistas, ao contrário de Julho ou Agosto.
Hurghada
Sharm El Sheik
Situado no sul da península do Sinai, é conhecida como a “Meca dos mergulhadores”. Praias de areia fina, corais com peixes multicolores.
Sharm El Sheik
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio