COSTA DO MARFIM
Bandeira da Costa do Marfim
CAPITAL: Yamoussoukro
PONTOS DE INTERESSE: Florestas densas e savana
MOEDA: Franco CFA (XOF)
VACINAS: Febre-amarela, cólera, meningite, malária, hepatite A. Não há acordos com a segurança social portuguesa ou mesmo de qualquer outro país da União Europeia. A cidade de Abidjan dispõe de diversos hospitais razoavelmente bem equipados com urgências abertas 24 horas.
É obrigatória a vacina contra a febre-amarela e altamente recomendável a profilaxia contra a malária, doenças que existem sob forma endémica. Uma percentagem elevada da população está infectada pelo vírus da Sida e epidemias de cólera e febre tifóide surgem geralmente na época das chuvas.
VISTO: Os cidadãos portugueses necessitam de visto para entrarem no país. Em Portugal, poderão ser obtidos junto da Embaixada de França em Lisboa.
A Costa do Marfim é um país africano, limitado a norte pelo Mali e pelo Burkina Faso, a leste pelo Gana, a sul pelo oceano Atlântico e a oeste pela Libéria e pela Guiné. Sua capital é Yamoussoukro, mas a maior cidade é Abidjan.
A visitar…
O país para sul tem pequenas planícies onduladas e a floresta tropical, enquanto as áreas a norte são terras de planícies com savanas.
A Costa do Marfim situa-se em plena região tropical, com o clima habitual destas zonas; a temperatura média situa-se nos 30°C (descendo ligeiramente à noite) durante praticamente todo o ano, com excepção da estação das chuvas onde a temperatura baixa para os 25°C. Há duas estações de chuvas (de Maio a Agosto e, com menos intensidade, em Novembro). Há duas grandes zonas climáticas; no Norte a paisagem é árida sendo o clima quente e seco; o Sul é bastante húmido com vegetação muito rica.
Abidjan
Yamoussoukro
Yamoussoukro é capital política e administrativa da Costa do Marfim desde 1983, embora a maior parte das funções administrativas continue sendo realizada na antiga capital, Abidjan. Está localizada a 230 quilómetros a norte de Abidjan sobre colinas onduladas e planícies.
Hotel President – Yamoussoukro
Basílica de Nossa Senhora da Paz de Yamoussoukro
É uma igreja católica romana frequentemente classificada como a maior igreja cristã do mundo, a basílica foi construída entre 1985 e 1989 a um custo de 300 milhões de dólares, e foi intencionalmente modelada como a Basílica de São Pedro no Vaticano. A construção começou em 10 de agosto de 1985, tendo sido consagrada pelo Papa João Paulo II em 10 de Setembro de 1990.
Ao contrário da crença popular, essa particular basílica não é uma catedral. Próximo a ela, a catedral de Santo Agostinho é o principal local de adoração e sede do bispo da Diocese de Yamoussoukro.
O Guinness World Records a classifica como a maior igreja do mundo, tendo ultrapassado a anterior recordista, basílica de São Pedro, ao ser concluída. Nossa Senhora da Paz possui uma grande superfície, e um domo maior que a de São Pedro. No entanto, também se inclui nessa medição o refeitório e a vila, que não são parte da igreja e podem acomodar 18 000 devotos, comparado aos 60 000 de São Pedro.
Basílica de Nossa Senhora da Paz
Interior da Basílica de Nossa Senhora da Paz
Florestas densas e savana
No território da Costa do Marfim distingue-se duas regiões naturais. No litoral com diversas lagunas, com sucessivas florestas densas e savanas, estas mais a norte sobre as zonas planálticas onde nascem diversos rios do país.
Parque Nacional na Costa do Marfim
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio