BURKINA FASO
Bandeira do Burkina Faso
CAPITAL: Ouagadougou
PONTOS DE INTERESSE: Aldeias tradicionais | Parque Nacional W | Mesquita Bobo Dioulasso
VACINAS: Doenças endémicas – Malária (incluindo a variante resistente), pelo que é útil o uso de repelentes.
Não é recomendável o consumo de legumes crus e água não engarrafada.
VISTO: Os cidadãos portugueses necessitam de visto para entrarem no país podendo solicitá-lo à chegada, no aeroporto. Os vistos diplomáticos e de serviço são gratuitos.
Não existem vistos de residência/trabalho/estudo; os interessados, depois de obterem um visto de curta duração e de expirado o prazo do mesmo, solicitam à “Sureté Nationale”, mediante apresentação do passaporte, uma “Carte de Séjour” (autorização de residência).
Arquitectura do Burkina Faso
O Burkina Faso é um país africano limitado a oeste e a norte pelo Mali, a leste pelo Níger, e a sul pelo Benin, pelo Togo, por Gana e pela Costa do Marfim. Sua capital é a cidade de Uagadugu.
O Burkina Faso é um país do Sahel, sem litoral, que faz fronteira com seis nações. Estende-se entre o deserto do Saara e o golfo da Guiné, a sul da curva do rio Níger. O terreno é verde no sul, com florestas e árvores de fruto, e desértico no norte. A maior parte do Burkina Faso central fica num planalto baixo, coberto por savana, a uma altitude de 200 – 300 metros, com campo aberto, bosques e árvores isoladas. As reservas de caça do Burkina Faso — as mais importantes das quais são as de Arly, Nazinga, e do Parque Nacional W – contém leões, elefantes, hipopótamos, macacos, facocheros e antílopes. O turismo não está bem desenvolvido.
Criança no mercado de Bereba – Burkina Faso
A visitar…
O Norte do país fica no Sara e é muito árido. O Sul é maioritariamente savana. Três grandes rios, Volta Negro, Volta Branco e Volta Vermelho, fluem através do país.
Burkina Faso tem um clima tropical. Os meses de Novembro a Fevereiro têm um tempo seco e frio. As chuvas são irregulares e a região tem tendência a grandes secas. Os meses de chuva são Março e Abril, com mais chuva no Sueste.
Mesquita Komboro – Djenne – Burkina Faso
Ouagadougou
Capital do país desde 1954, ano em que ligada por linha férrea a Abidjan, capital da Costa do Marfim. Capital do povo Mossi desde o século XV, apresenta influências africana e francesa. Os seus edifícios de interesse incluem o palácio de Moro Naba, chefe dos Mossis; uma catedral neo-românica, e a residência do antigo governador francês.
Catedral de Ouagadougou
Aldeias tradicionais
As aldeias possuem cabanas tradicionais decoradas com pinturas geométricas criando um efeito de grande beleza.
A população predominante, é formada pelo povo Mossi, encontrando-se os Tuaregues e os Fulas sobretudo nas regiões a norte do país.
Aldeia no Burkina Faso
Parque Nacional W
O Parque Nacional W é um dos maiores parques nacionais no Níger, Benim e Burkina Faso. O parque inclui uma curva do rio Níger, que tem a forma de um “W ” e lhe dá o nome comum. A maior parte do parque é no Níger, mas também inclui áreas em Benim e Burkina Faso. Os seus 10 000 km são praticamente desabitados.
Existem diversa espécie animal que poderá ver no parque: macacos, búfalos, leopardos, hipopótamos, leões, entre muitas outras.
Parque Nacional W
Mesquita Bobo Dioulasso
A mesquita velha de Bobo -Dioulasso, é possivelmente o maior exemplo da arquitectura Sudano – Sahel no país, construído em 1880 como parte de um acordo político entre o rei de Sya e líder religioso islâmico Almamy Sidiki Sanou.
Mesquita Bobo Dioulasso
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio