ARGÉLIA
Bandeira da Argélia
CAPITAL: Argel
PONTOS DE INTERESSE: Montanhas do Hoggar | Ghardaia | Parque nacional Tassili n’Ajjer | Vale do M’Zab | Djémila
MOEDA: Dinar Argelino (DZD)
VACINAS: As autoridades argelinas não exigem a apresentação de certificados de vacinação obrigatória para efectuar deslocações no país. Contudo, é recomendável ter em dia as vacinas contra o Tifo, o Tétano e as Hepatites A e B, tendo em conta que, nos últimos anos, houve focos infecciosos de Cólera, Tifo e Peste bubónica. Casos de Meningite foram igualmente assinalados em várias regiões.
VISTO: A obtenção prévia de visto de entrada na Argélia é obrigatória para cidadãos nacionais, salvo para os titulares de passaportes diplomáticos, especiais e de serviço.
Para além de ser titular de um passaporte válido, o interessado deverá contactar a secção consular da Embaixada da Argélia em Lisboa para se informar dos requisitos e documentos necessários para a instrução de um pedido de visto.
Argélia é um país da África do Norte que faz parte do Magreb. Sua capital é Argel, no norte do país, na costa do Mediterrâneo. Com uma superfície de 2 381 741 km², é o maior país da bacia do Mediterrâneo e o mais extenso de todo continente africano, após a divisão entre o Sudão e o Sudão do Sul. Partilha suas fronteiras terrestres ao nordeste com a Tunísia, a leste com a Líbia, ao sul com o Níger e o Mali, a sudoeste com a Mauritânia e o território contestado do Sahara Ocidental, e ao oeste com Marrocos.
A Argélia tem duas regiões geográficas principais, a região norte e a região do deserto do Sahara, na região ao sul do país. A região norte é formada por quatro zonas: uma pequena faixa de planície acompanhando a costa do Mediterrâneo; a região da cadeia de montanhas do Atlas, que possuem um clima mediterrâneo e solo fértil abundante; a região semi-árida e povoada do Chotts, o qual contém lagos salgados (chotts) e onde se localizam em maior número os criadores de ovelhas e cabras; e a região das montanhas do Atlas do Sahara, uma série de montanhas e massivos, também sendo uma região semi-árida e usada essencialmente como pastagem. O rio Chéliff é o maior do país.
Deserto do Sahara
A visitar…
A maior parte da Argélia fica no deserto do Sahara onde, a sul, o maciço de Hoggar tem cerca de 3000 m de altura. Para norte, a planície costeira é orlada pelas montanhas do Atlas.
A maior parte da Argélia é quente, com chuvas desagradáveis. O clima mediterrâneo na costa, continental nas montanhas e desértico no interior faz com que a melhor época do ano para visitar o país seja na Primavera.
Argel
Argel é a maior cidade do país, principal porto e capital, situada na costa mediterrânea. A casbá (cidade árabe), com o seu forte e casas antigas que pertencem às mesmas famílias há gerações, é um labirinto de ruas tortuosas e pitorescas. O Museu das Artes Populares situa-se no sopé da casbá. Para leste da cidade, ficam o porto de pesca e o mercado. Acima da cidade e dominando a baía , erguem-se o antigo Palácio de Verão do Governador, o Museu de Etnografia, instalado numa vila turca do século XVIII, e o Museu de Stephane Gsell, que conserva antiguidades romanas, arte islâmica e peças arqueológicas. Existem vários outros museus e belas mesquitas.
Argel
Montanhas do Hoggar
As montanhas do Hoggar, a oeste de Tamanrasset da Argélia, oferecem paisagens impressionantes.
A região tem uma altura média de 900 metros acima do nível do mar, o ponto mais elevado é o Monte Tahat, ao centro de Atakor. Culmina a 3.000 metros da altura, e é também o pico mais elevado de Argélia. O maciço de Hoggar é essencialmente constituído por rochas vulcânicas e constitui uma vasta região pedregosa dentro do deserto do Sahara.
Montanhas de Hoggar
Ghardaia
A esplêndida cidade de Ghardaia está situada num oásis do Norte do Sahara. Situa-se 500 km a sul de Argel, na rota de Hoggar. A cidade, construída no século XI, possui uma mesquita notável com um imponente minarete; as casas e as mesquitas são pintadas de branco.
Existem diversos hotéis e um mercado activo e heterogéneo de produtos trazidos pelas caravanas de todas as partes do Sahara e do extremo sul, o que faz da cidade uma atraente escala para os turistas.
Ghardaia
Parque Nacional Tassili N’Ajjer
A Sudeste da Argélia, Djanet é o melhor local para preparar a excursão ao Parque de Tassili N’ Ajjer. Esta é uma região montanhosa do Sara, situada a este do maciço de Hoggar, com uma área de 8000 km2, em forma de triângulo. Esta paisagem desértica, com formações geológicas de grande beleza, constitui um dos exemplos de arte rupestre mais extraordinários do Mundo.
Tassili N’Ajjer
Djémila
As ruínas Djémila são um exemplo muito interessante do urbanismo romano adaptado a um território montanhoso que, pelo seu importante valor arqueológico e cultural, foram incluídas na lista World Heritage. A área de ruínas da antiga fortaleza de Cuicul não é muito grande, no entanto, é uma das mais bem conservadas do Norte de África.
O pequeno museu que se encontra junto à entrada alberga uma excelente colecção de mosaicos, muitos deles provenientes de outros locais do país, além de estátuas de mármore e diversos objectos.
Teatro romano de Djémila
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio