ANGOLA
Bandeira de Angola
CAPITAL: Luanda
PONTOS DE INTERESSE: Luanda | Parque Nacional Kissama | Benguela
MOEDA: Kwanza (ADA)
VACINAS: Obrigatório ser portador do certificado de vacinação internacional contra a febre-amarela para poder entrar no país. Angola integra uma zona endémica de malária, hepatite A e B e poliomielite, assim como são frequentes surtos de cólera, pelo que é de extrema conveniência proceder à vacinação relativa àquelas doenças, quando disponível, ou à sua actualização.
VISTO: No dia 1 de Novembro de 2007 entrou em vigor o novo regime jurídico de entrada e saída de estrangeiros em Angola (Lei n.º 2/2007, de 31 de Agosto, vide https://www.consuladogeral-angola.pt) sobre cujo conteúdo e, previamente à viagem, se deverá inteirar junto das autoridades diplomáticas e consulares angolanas em Portugal – https://www.embaixadadeangola.pt
O Passaporte deve ser válido, pelo menos, pelo período de 6 meses, a contar da data de entrada em Angola.
Antes de viajar, deverá obter um visto válido ou autorização de trabalho, sob pena de lhe ser recusada a entrada no país, dado que não são concedidos vistos à chegada.
Angola, é um país da costa ocidental da África, cujo território principal é limitado a norte e a nordeste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. Inclui também o enclave de Cabinda, através do qual faz fronteira com a República do Congo, a norte. Para além dos vizinhos já mencionados, Angola é o país mais próximo da colónia britânica de Santa Helena.
O país está dividido entre uma faixa costeira árida, que se estende desde a Namíbia chegando praticamente até Luanda, um planalto interior húmido, uma savana seca no interior sul e sudeste, e floresta tropical no norte e em Cabinda. O rio Zambeze e vários afluentes do rio Congo têm as suas nascentes em Angola. A faixa costeira é temperada pela corrente fria de Benguela, originando um clima semelhante ao da costa do Peru ou da Baixa Califórnia.
A visitar…
O clima mostra grande diversidade e vai de condições desérticas no Sula quentes e húmidas equatoriais a Norte.
Existe uma estação das chuvas curta, que vai de Fevereiro a Abril. Os Verões são quentes e secos, os Invernos são temperados. As terras altas do interior têm um clima suave com uma estação das chuvas de Novembro a Abril, seguida por uma estação seca, mais fria, de Maio a Outubro.
Luanda
Capital e porto fundado em 1576 por Paulo Dias de Novais. O Forte de S. Miguel construído em 1638, constitui ainda um marco histórico dos tempos coloniais. Actualmente, Luanda é um porto com muito movimento, com fábricas de produtos alimentares, papel, madeira e têxteis e uma refinaria de petróleo.
Encontra-se a decorrer uma grande reconstrução da cidade, com muitos desenvolvimentos em diferentes áreas, e que irá alterar significativamente a paisagem.
Baía de Luanda
Parque Nacional Kissama
A 75 km a sul de Luanda, o Parque Nacional da Kissama tem uma área total de 9600 km². Os seus limites são, a norte o rio Kwanza, desde a sua foz até à Muxima; a sul o rio Longa, entre a foz e a estrada de Mumbondo a Capolo; a oeste a linha da costa entre a foz dos rios Kwanza e Longa; e a leste a estrada que vai da Muxima, Demba Chio, Mumbondo e Capolo até ao rio Longa.
Parque Nacional Kissama
Benguela
A cidade de Benguela, a oeste de Angola, tem 2.100 km² e cerca de 550 000 habitantes. Limita-se a norte com o município do Lobito, a leste com os municípios de Bocoio e Caimbambo, a sul com o município de Baía Farta e a oeste com o Oceano Atlântico.
Banco Nacional de Benguela
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio