IDANHA-A-VELHA
Na aldeia histórica que séculos atrás foi a poderosa Egitânia, está preservado um acervo único de monumentos e vestígios de tempos ancestrais. Uma história por onde passaram romanos, visigodos e árabes, guerreiros medievais, cavaleiros do Templo e “senhores da guerra”.
Ocupada pelos muçulmanos no século VIII, foi reconquistada pelos cristãos no século XII. Doada à ordem do Templo no século XIII, mantém vestígios de diversas épocas que evidenciam uma grande presença de civilizações.
Idanha-a-Velha
O que ver…
Castelo- O chamado Castelo de Idanha, também designado como Torre dos Templários, é um conjunto de defesas da antiga vila, constituía-se, à época medieval, por uma torre e pela antiga cerca da povoação.
Casa Marrocos– Ao longo de várias gerações, a família Marrocos foi reunindo um apreciável património fundiário com as respectivas casas senhoriais. O dinamismo de António de Pádua e Silva Leitão Marrocos (1879-1957) levou-o à reedificação e modernização deste património.
Igreja de Santa Maria ou Sé Catedral– Edifício construído em cantaria de granito e alvenaria, com duras cicatrizes reveladoras das sucessivas intervenções a que foi sujeito (séc. VI – XXI). Nas suas imediações localizam-se dois Baptistérios, um no sector Norte e outro a Sul, e ruínas de construções relacionadas com o paço episcopal da época visigótica.
Igreja matriz – Apresenta estilo renascentista e possui uma interessante figura da Nossa Senhora do Leite (séc.XV), classificada como monumento nacional.
Idanha-a-Velha
Uma visita à vizinha Penha Garcia é obrigatória para quem se interessa pelo património fóssil. Impressiona pela majestade da sua posição, no cimo de cristas quartzíticas da Serra com o mesmo nome. Antiga fortaleza, foi “couto de homiziados” até aos finais do século XVIII. Das glórias passadas ainda se encontram o Castelo, a igreja matriz, o pelourinho e as peças de canhão abandonadas desde o tempo das invasões francesas.
Fósseis em Penha Garcia
Alojamento…
Casa da Tia Piedade– A Casa da Tia Piedade está situada em Monsanto e disponibiliza um terraço mobilado com vistas para a área verde circundante e para uma das mais tradicionais aldeias de Portugal. A tradicional casa em pedra de granito ostenta uma arquitectura típica da região. O histórico Castelo e as Muralhas de Monsanto estão a cerca de 400 metros da casa, constituindo um local de interesse da área. Idanha-a-Nova fica a 30 km, enquanto Idanha-a-Velha está a cerca de 14 km. A unidade encontra-se a 25 km da fronteira com a vizinha Espanha. A Estação Ferroviária de Alcains fica a 39 km da Casa da Tia Piedade.
Taverna Lusitana– A Taverna Lusitana encontra-se em Monsanto, uma aldeia histórica composta por casas construídas em granito. A unidade dispõe de um snack-bar que serve tapas tradicionais portuguesas, preparadas com produtos regionais. O Castelo de Monsanto e as muralhas medievais encontram-se a cerca de 250 metros da propriedade. Idanha-a-Nova está a 26 km, enquanto Idanha-a-Velha fica a 15 km. A estação ferroviária mais próxima está localizada em Alcains, a 39 km da Taverna Lusitana.
Taverna Lusitana
Artesanato…
Uma grande variedade de artesanato predomina por todo o concelho, sendo o mais conhecido, o adufe. Instrumento musical de origem árabe, ligado a rituais mágico-religiosos das culturas de tipo pastoril, feito de pele de ovelha, em que se refere a canção “quem houver de tocar nele, há-de ter a mão ligeira”. As marafonas são também outro tipo de artesanato muito fácil de encontrar (especialmente em Monsanto). Trata-se de uma boneca de trapos, com traje tradicional, sem olhos, nem boca, nem nariz ou ouvidos. Uma espécie de semi-deusa à qual se apela à protecção nas trovoadas e que para outros populares tem, igualmente, a função de protecção à felicidade conjugal.
Adufe e bonecas marafonas
Aldeias mais próximas de Idanha-a-Velha:
Monsanto- 15km; Castelo Novo- 46km
Reservas (click):
Booking – Alojamento
Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos
Iati- Seguro de Viagem
BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio