MENU
19 Jul

PASSEIOS INCOMUNS NA ÁFRICA DO SUL

 

4 Passeios temáticos incomuns e espetaculares na África do Sul

por André Araújo

 

A África do Sul vai muito além do Kruger, o mais famoso parque de vida selvagem onde turistas do mundo inteiro vão especialmente para fazer safáris. O país oferece uma infinidade de passeios para todos os gostos, bolsos e idades, são desde tours de aventura, náuticos, vida selvagem, culturais e enocultura(vinhos), cada região possui passeios específicos que além de ser divertidos e interessantes, são também inusitados, principalmente para nós brasileiros. Confira:

 

South Africa

Mapa África do Sul

 

VIDA SELVAGEM

 

Addo Elefante Parque:

Menos conhecido que o Kruger mas tão excepcional quanto ele, assim é o Addo Elefante parque que possui a maior concentração de elefantes da África do Sul, tendo mais de 600 deles, além é claro de diversos outros animais como o big five (leão, leopardo, elefante, búfalo e rinoceronte). Embora tenha uma área de 1.640 km² ele é bem menor que o Kruger, sendo possível cruza-lo de uma extremidade a outra, levando em torno de 2h. O fato de ser menor também facilita para ver os animais que são abundantes na região, além disso os elefantes já estão acostumados com a presença de automóveis transitando entre eles tranquilamente. Para aqueles que farão a Garden Route (Rota Jardim) e querem fazer um safári, o Addo Elefante parque se revela uma ótima opção em todos os sentidos.

 

South Africa

Addo Elefante Parque – África do Sul

 

South Africa

Addo Elefante Parque – África do Sul

 

Onde fica: Na região rural Addo, a 75km do aeroporto de Port Elizabeth.

Site: https://www.sanparks.org/parks/addo/tourism/general.php

Safari: Existem 2 opções, self-drive(dirigir o próprio carro) ou em jeeps 4×4 do parque.

Dica: Recomendo de 2 a 3 dias para conhecer bem o Addo e todas as suas belezas.

$$: 275 Rand por pessoa /por dia (Taxa de entrada)

Onde ficar: Chrislin African Lodge localizado a 12 km do Addo Elefante park, existe a opção também

de ficar hospedado dentro do Addo.

 

South Africa

Addo Elefante Parque – África do Sul

 

Monkeyland:

Um santuário de primatas que possui mais de 700 animais de 11 espécies diferentes, que vivem livremente em uma imensa floresta de 12 hectares onde o visitante tem a chance de observa-los de pertinho, as vezes a poucos centímetros de distância. No decorrer da visita guiada, o guia explica sobre de tudo um pouco: as espécies, os hábitos, a floresta, a vegetação etc, um passeio muito divertido e informativo, que agrada a todas as idades, principalmente aqueles que amam animais como eu. Os macacos movimentam-se pela floresta sem se importar com a nossa presença, vale ressaltar que não é permitido tocá-los, pois são animais selvagens.

Todos os primatas do Monkeyland foram resgatados de zoos, pet (ilegal) e até mesmo de laboratórios mas que no santuário encontraram uma nova chance de viver em seu habitat natural e em segurança.

O Monkeyland não possui fins lucrativos, baseando-se somente no eco turismo sustentável, por isso mesmo a nossa visita é muito importante por que ajuda a manter o santuário.

 

South Africa

Monkeyland – África do Sul

 

South Africa

Monkeyland – África do Sul

 

South Africa

Monkeyland – África do Sul

 

Onde fica: Na região conhecida como The Crags, localizada na Garden Route.

Site: https://www.monkeyland.co.za/index.php

Visita: A visita é guiada e dura aproximadamente 1h, existe uma ponte suspensa muito interessante onde os visitantes podem atravessa-la se quiserem.

$$: 115 Rand (criança até 12 anos) 230 Rand (Adulto)

Dica: Use roupas e calçados confortáveis, a caminhada é fácil e muito agradável.

Onde ficar: ​Four Fields Farm que possui chalés confortáveis e com bons preços (sem refeições)

 

South Africa

Monkeyland – África do Sul

 

Birds of Eden

Assim como o Monkeyland, é também um santuário porém só de aves, são mais de 3.500 pássaros de 220 espécies.

São tantas aves que algumas delas eu nem sabia da existência, o visitante caminha por passarelas de madeira suspensa em uma floresta apreciando de pertinho as inúmeras aves que vivem tranquilamente no local. Existem algumas pontes suspensas, lagos e até uma cachoeira, assim como no Monkeyland, o visitante não pode tocar nos animais, somente observa-los. É um passeio muito agrádavel e ideal para todas as idades.

 

South Africa

Birds of Eden – África do Sul

 

South Africa

Birds of Eden – África do Sul

 

South Africa

Birds of Eden – África do Sul

 

Onde fica: Na região conhecida como The Crags, localizada na Garden Route.

Site: https://birdsofeden.co.za/

Visita: A visita não é guiada, o visitante permanece o tempo que desejar no local.

$$: Idem ao Monkeyland

Dica: Roupas e calçados confortáveis.

Onde ficar:  Moon shine on Whiskey Creek que possui charmosos chalés de madeira e bons preços(sem refeições)​.

 

South Africa

Birds of Eden – África do Sul

 

NÁUTICA

 

Marine Eco Tour: 

Um passeio super radical para os amantes de aventura em um barco de alta velocidade que parece flutuar sobre as ondas do mar. No passeio que dura aprox. 2h é possível observar toda a beleza da costa de Knysna e sua vida marinha desde golfinhos, focas e outros animais, dependendo da época do ano é possível avistar baleias e tubarões também.

No passeio vi inúmeras focas, além disso o turista também tem a oportunidade de ver de pertinho cavernas, grandes rochedos, praias, marinas que embelezam a paisagem costeira de Knysna. Eu poderia dizer que é quase um safari náutico pois durante o passeio ficamos atentos com a possibilidade de ver os animais marinhos na natureza.

 

South Africa

Marine Eco Tour – África do Sul

 

South Africa

Marine Eco Tour – África do Sul

 

South Africa

Marine Eco Tour – África do Sul

 

Onde fica: Knysna, em Thesen Island

Site: https://www.oceanodyssey.co.za/tours/marine-eco-tour/

Tour: Todos os equipamentos necessários são disponibilizados para os passageiros

$$: 720 Rand (adulto) e 520 Rand (Crianças até 12 anos)

Onde ficar: Waterfront-lodge mansão com vários quartos, com ótimos preços e café da manhã incluído.

 

South Africa

Marine Eco Tour – África do Sul

 

Passeio de barco em Hout Bay: 

Baía da Cidade do Cabo, Hout Bay recebe muitos turistas devido a alta concentração de barcos ancorados onde alguns deles fazem passeios para a ilha das focas e foi justamente essa minha intenção quando estive em Hout Bay. O passeio dura aprox. 40min, o barco tem uma boa área externa mas devido as condições climáticas no dia, não foi possível visitar a ilha das focas, mesmo assim o passeio foi muito divertido e a paisagem costeira impressiona. Quando retornamos ao cais, o barco passou ao lado de um grupo grande de focas que tomava sol umas sobre as outras, além disso elas estão em todo lugar, no píer sendo alimentada pelos locais, nadando próximo aos barcos enfim foi uma experiência divertida em Hout Bay para quem esta na Cidade do Cabo.

 

South Africa

Passeio de barco em Hout Bay – África do Sul

 

Onde fica: Hout Bay

Site: https://www.circelaunches.co.za/index.asp

$$: 75 Rand (adulto) e 45 Rand (criança até 13 anos)

 

South Africa

Passeio de barco em Hout Bay – África do Sul

 

Aquário Dois Oceanos:

Localizado na região mais badalada da Cidade do Cabo, o aquário reúne mais de cinco mil espécies de animais, desde vários peixes, tubarões, moluscos e pinguins. O local dispõem de vários ambientes muito bem sinalizados e alguns aquários como dos tubarões são enormes, aliás foi o animal que mais me impressionou, talvez por que tenha sido a primeira vez que vi um. Além disso, existe também um túnel transparente onde nos sentimos dentro do aquário, uma sensação muito interessante, o visitante também pode tocar em alguns bichinhos em uma área específica aprendendo mais a respeito deles. Um passeio muito agradável e para todas as idades.

 

South Africa

Aquário Dois Oceanos – África do Sul

 

Onde fica: Cidade do Cabo, no V&A Waterfront.

Site: https://www.aquarium.co.za/

$$: 175 Rand (Adulto) e preços diferenciados para crianças de acordo com a idade.

Onde ficar: Bay Flowers uma guesthouse bem localizada e com bons preços.

 

5 passeios pela Africa do Sul

Aquário Dois Oceanos- Africa do Sul

AVENTURA

 

Quadriciclo na floresta:

Jamais havia imaginado que pilotar um quadriciclo fosse tão divertido e fácil, bastou uma simples explicação do guia do passeio e eu já estava expert na “motoca”, além disso o passeio é muito legal pois é feito em uma floresta com toda a natureza abundante ao redor, e se tiver sorte pode até avistar alguns animais, principalmente macacos.

Em alguns trechos do passeio, passamos por riachos e por áreas mais inclinadas(subidas) onde o quadriciclo sobe facilmente  tornando o passeio ainda mais emocionante. Ao longo do tour, o guia explica sobre a floresta, sua vegetação e os animais que ali vivem, percorremos aprox. 16km em meio a paisagens incríveis, para quem gosta de aventura como eu mas não tem coragem de saltar de bungee jumping, o passeio de quadriciclo é aventura na medida certa.

 

South Africa

Quadriciclo na floresta – África do Sul

 

Onde: Vila de Storms River – Tsitsikamma National Parque

Site: https://www.tsiadventure.com/

$$: 590 Rand (> 16 anos) 350 Rand (< 16 anos acompanhado de um adulto como passageiro) – Duração: 1h30

Onde ficar: At the Woods ótima localização no centro da vila de Storms River e bons preços.

 

South Africa

Quadriciclo na floresta – África do Sul

 

– Cavalgada rural:

Para aqueles que curtem andar a cavalo e natureza, esse passeio é incrível, ao longo do trajeto passamos por fazendas majestosas, vilarejos simples e trilhas em áreas arborizadas onde pude ver um babuíno enorme andando tranquilamente na mata. Optei pelo passeio de meio dia que tinha uma pausa para almoço, na verdade um piquenique sofisticado com várias opções(saladas, sanduíches, sobremesas e bebidas) no jardim do luxuoso hotel Kurland, o local era tão grande que tinha até um campo de polo.

 

South Africa

Cavalgada no Hotel Kurland – Africa do Sul

 

South Africa

Hotel Kurland – Africa do Sul

 

Logo após o passeio, me encontrei com o guia novamente, pegamos nossos cavalos e voltamos para a trilha, onde passamos dessa vez por plantações diversas, uma atmosfera rural tão agradável que me fez lembrar a minha infância quando eu visitava os meus tios que moravam em uma área rural no interior de Minas Gerais, porém eu estava na África e isso significa ter toda a vida selvagem ao redor.

 

South Africa

Picnique no Hotel Kurland – Africa do Sul

 

Onde fica: The Crags, região rural localizada na Rota Jardim (Garden Route).

Site: https://www.horseridinggardenroute.com/

Tour: Existem diferentes tours, desde 1h, 2h, meio dia ou dia inteiro.

$$: A partir de 390 Rand (dependendo da duração do tour)

Dica: Mesmos os iniciantes podem fazer o passeio, o cavalo cedido é​ de acordo com a experiência do visitante em montaria.

Onde ficar: Hog Hollow lodge localizado pertinho do haras onde ocorre o passeio, além de ser uma bela acomodação.

 

South Africa

Picnique no Hotel Kurland – Africa do Sul

 

 Safari no velho oeste:

Little Karoo é uma região semi-desértica dividida em sub regiões: Grande Karoo e pequeno Karoo, é neste último que ocorre um safari muito interessante para ver os Suricatos (o timão da animação O Rei Leão) que vivem em buracos em uma das regiões mais quentes da África do Sul. O safari começa logo de manhã cedo em uma land-cruise, os visitantes recebem logo de imediato uma manta para amenizar o vento frio da manhã, passado alguns km´s, chegamos numa reserva para ver os engraçadinhos bichinhos mas antes de vê-los, o guia estaciona o jeep 4×4 no meio da vegetação sob os olhares curiosos das girafas que nos observam a vários metros de distância e ali mesmo sobre o capô do carro é servido o nosso café da manhã em grande estilo, em plena natureza africana. Em seguida, partimos para ver os suricatos, e ao longo do caminho​ avistamos mais girafas, avestruzes, antílopes, zebras e outros animais, porém neste dia os suricatos pareciam um pouco tímidos, pois não quiseram sair de suas tocas subterrâneas, mesmo não os tendo visto, o passeio de todo modo é diversão garantida, pois temos a chance de ver uma paisagem diferente(mais árida e seca) em relação as outras que me deparei ao longo da viagem, além disso fazer um safari de jeep 4×4 é muito melhor do que em um carro comum, é mais emocionante, mas o melhor mesmo é poder ver os animais livremente na natureza e não em recintos pequenos como estamos acostumados a ver nos zoos do Brasil.

 

South Africa

Girafas – Safari no velho oeste -África do Sul

 

South Africa

Jeep 4×4 – Safari no velho oeste -África do Sul

 

Onde: Little Karoo em Outdshoorn, considerado o velho oeste da África do Sul

Site: https://www.africamps.com/farm/oudtshoorn-klein-karoo/

Dica: Use um agasalho, pois pela manhã costuma ser um pouco frio porém logo depois a temperatura sobe.

$$: 420 Rand (adulto) e 270 Rand (7 a 12 anos)

Onde ficar: Africamps que são tendas confortáveis com toda infraestrutura com capacidade para até 5 pessoas.

 

South Africa

Tenda – Safari no velho oeste -África do Sul

 

VINHO

 

 Wine Tram:

Ou diria o trem do vinho, é um passeio para os amantes da bebida, seja tinto ou branco produzido exclusivamente na África do Sul que já possui uma tradição em termos de enocultura. O tour é realmente original pois nunca tinha visto nada parecido assim, o visitante escolhe uma rota dentre seis, cada rota é representada por uma cor diferente, eu optei pela vermelha após olhar o folder do passeio.

Em cada rota ocorre visitas as vinícolas da região, e o visitante pode descer em quantas vinícolas quiser e permanecer  o tempo que desejar nelas, o transporte passa nas vinícolas de hora em hora para pegar os visitantes. Isso me fez lembrar aqueles ônibus turísticos de 2 andares na Europa, onde o turista desce quantas vezes quiser ao longo do trajeto e depois pode pegar o ônibus seguinte. No caso do Wine Tram, não dá tempo de visitar todas as vinícolas da rota, logo o visitante decide em qual delas prefere visitar(descer) e aí ele fica a vontade para fazer as degustações, comprar vinhos ou mesmo almoçar.

 

South Africa

Wine Tram – África do Sul

 

Outro diferencial nesse passeio é o transporte utilizado, inicia em um ônibus, depois dependendo da vinícola o passeio dá continuidade em um trator que puxa um vagão com assentos ou mesmo em um bonde antigo belissimo.

Todas as rotas parecem ser interessantes, mas quem for fazer a rota vermelha, recomendo visitar as vinícolas:

Leopard´s Leap, Dieu Donne, Rickety Bridge (trator), Grande Provence (bonde), pois todas elas são belíssimas, possuem vinhos de boa qualidade e ótimos preços. A Grande Provence é a mais bonita e chique, possui obras de arte no jardim, a Leopard´s Leap tem ótimos preços e boa qualidade, a Dieu Donne é ideal para almoçar.

Evite a Chamonix, pois os preços não são muito convidativos e o atendimento é fraco.

O passeio é sensacional e dura o dia todo, então faça sem pressa.​

Devo confessar que no final do tour, eu já estava “calibrado” no alcool, mas como não exagerar tendo a chance de beber vinhos tão bons, baratos e em vinícolas tão belas que nem parece que estamos de fato na África do Sul devido aquela concepção que temos de animais e selva.

 

South Africa

Wine Tram – África do Sul

 

South Africa

Wine Tram – África do Sul

 

Onde: Franschhoek

Site: https://winetram.co.za/

$$: 220 Rand (Adulto) não inclui as degustações e almoço.

Dica: Algumas vinícolas oferecem welcome drink e descontos no valor da degustação na compra de vinhos.

Onde ficar: Existem várias opções de guesthouses espalhadas pelo centro de Franschhoek.

 

South Africa

Wine Tram – África do Sul

 

– Vinho e Carruagem:

Ao longo dessa viagem pela África do Sul, tive a oportunidade de visitar diversas vinícolas, entretanto em uma delas o passeio era exótico, interessante e principalmente original, pois eu nunca havia imaginado visitar uma vinícola a bordo de uma carruagem vintage do século XVII (uma reprodução). A carruagem acomodava aproximadamente 15 pessoas e durante o trajeto ela trafegava por estradas de terra, plantações e vilarejos simples numa paisagem tipicamente rural, até chegar na vinícola Lodestone onde ocorre uma degustação diferente; Isso mesmo, não apenas de vinho mas também de azeitona, azeite e chá gelado.

 

South Africa

Tour “vinho e carruagem” – Africa do Sul

 

Fiquei surpreso pois nunca tinha ido numa degustação tão variada assim e achei a iniciativa fascinante. É um tipo de passeio que preza pela originalidade e que é voltado não somente para adultos mas também crianças, neste caso são servidos bebidas não alcóolicas para elas. Durante o passeio, a guia dá informações importantes sobre a região, carruagem, plantações, vinhos e até mesmo sobre os cavalos que levam a carruagem, que obedecem sob comando de voz.

 

South Africa

Tour “vinho e carruagem” – Africa do Sul

 

Onde: The Crags

Site: https://www.horseridinggardenroute.com/horse-drawn-carriage-tour-at-bramon

$$: A partir de 350 Rand (de acordo com a duração do mesmo)

Onde ficar: Moon shine on Whiskey CreekFour Fields FarmHog Hollow lodge ou Kurland, todos eles estão localizados no The Crags na Garden Route.

 

South Adrica

Tour “vinho e carruagem” – Africa do Sul

 

Fotos e texto de André Araújo

Rio de Janeiro (Brasil)​ 

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Iati- Seguro de Viagem

BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio

 

 

 

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais (+552K):

 

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS (+552.000)