MENU
25 Ago

AROUCA GEOPARQUE

 

Arouca Geoparque

Arouca, tem uma história milenar, situando-se na Bacia do Douro, no Norte do Distrito de Aveiro, a cerca de 50Km do Porto. O Arouca Geoparque talhado em xisto e granito e com um património geológico de milhões de anos, é classificado como Geoparque Mundial da UNESCO.

Uma terra de paisagens deslumbrantes, monumentos históricos, aldeias tradicionais, gastronomia, artesanato, os passadiços do Paiva, praias fluviais e as águas bravas do rio Paiva para Rafting, percursos pedestres, entre muitas outras actividades.

Distrito de Aveiro- Rota da Luz- Portugal

Distrito de Aveiro

 

A conhecer…

 

 – Monumentos –

Capela da Misericórdia fica situada no centro histórico de Arouca, construída em 1612. O tecto interior encontra-se pintado com cenas bíblicas da paixão, e a nave é revestida de azulejos do século XVII.

Arouca Geopark- Arouca Geoparque- Distrito Aveiro

Capela da Misericórdia- Arouca

 

Arouca Geopark- Arouca Geoparque

Capela da Misericórdia- Arouca

 

Memorial de Santo António é considerado um dos mais significativos monumentos do género existentes no Norte de Portugal. Datado do século XII, é românico, e não se conhece com exactidão o seu significado. Situado no lugar de Santo António- Santa Eulália.

Arouca Geopark- Arouca Geoparque

Memorial de Santo António- Santa Eulália- Arouca

 

Mosteiro de Arouca no início do século XIII é legado a D. Mafalda, por seu pai, Rei de Portugal D. Sancho I. Os espaços mais notáveis são a Igreja, o Coro das Freiras, os Claustros, o Refeitório e Cozinha. Alberga ainda o Museu de Arte Sacra, com múltiplos objectos de culto, peças de mobiliário e manuscritos litúrgicos, além de esculturas, tapeçaria, pintura ou ourivesaria.

Arouca Geopark- Arouca Geoparque

Mosteiro de Arouca

 

Torre dos Mouros de forma quadrangular, e estilo gótico, é datado do século XII. Situa-se no lugar de Lourosa de Campos, na freguesia de Burgo.

Arouca Geopark- Arouca Geoparque

Torre dos Mouros- Lourosa de Campos

 

Ponte do Rio Paiva, conhecida como ponte de Alvarenga, foi construída no final do século XVIII. É composta por três arcos, tem uma altura de 22 m e dista 4Km do lugar de Trancoso, em Alvarenga.

Arouca Geopark- Arouca Geoparque

Ponte do Rio Paiva- Alvarenga

 

– Paisagens Naturais-

O Arouca Geoparque acolhe 41 pontos de interesse geológico. Locais ideais para conhecer mais de 500 milhões da história do planeta Terra.

Serra da Freita faz parte do Maciço da Gralheira, juntamente com a Serra da Arada e a Serra do Arestal, ultrapassando alguns dos seus cumes os 1000m de altitude.

Arouca Geopark- Arouca Geoparque

Serra da Freita

 

A Frecha da Mizarela (queda de água no rio Caima, com mais de 60m de altura, situado no lugar de Castanheira), a capela secular da Sra. da Laje, o Fenómeno das Pedras Parideiras (fenómeno de granitização raro no mundo, situado em plena serra da Freita, próximo de Castanheira), a Portela da Anta, e as aldeias características da região, como a Castanheira, Cabreiros ou Cando são alguns dos atractivos principais.

Arouca Geopark- Arouca Geoparque

Frecha da Mizarela

 

Arouca Geopark- Arouca Geoparque

Pedras Parideiras

 

– Praias Fluviais –

Pela região de Arouca, nascem ou atravessam os rios Paiva, Arda e Caima. Todos eles, possuem praias fluviais de grande beleza, nomeadamente Areinho, Espiunca, Vau, Paradinha ou Albergaria da Serra, entre outros.

Arouca Geopark- Arouca Geoparque

Rio Paiva

 

– Passadiços do Paiva –

 

Os Passadiços do Paiva localizam-se na margem esquerda do Rio Paiva, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro, Portugal.

São 8 Km que proporcionam um passeio rodeado de paisagens de grande beleza natural, geológica e arqueológica da região.

Os acessos são efectuados pelas extremidades dos mesmos, podendo o percurso ter o seu início:

Espiunca (coordenadas GPS: 40°59’34.67″N    8°12’41.19″W)

ou no Areinho (coordenadas GPS: 40°57’9.68″N    8°10’33.05″W).

Arocua Geopark- Arouca Geoparque

Passadiços do Paiva

 

– Gastronomia-

Os pratos à base de Vitela de raça Arouquesa, o bife de Alvarenga ou o Cabrito da Gralheira são alguns dos pratos tradicionais da região.

A doçaria conventual está presente na região, das castanhas doces às barrigas de freira, da bola de S. Bernardo aos charutos de amêndoa.

Arouca Geopark- Arouca Geoparque

Bovino de raça Arouquesa

 

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Iati- Seguro de Viagem

BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio

 

 

 

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais (+552K):

 

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS (+552.000)