MENU
20 Ago

REGIÃO DE LEIRIA

 

REGIÃO DE LEIRIA

Leiria, Batalha e Porto de Mós 

 

O património da região de Leiria detém alguns dos principais monumentos nacionais, tais como o Mosteiro da Batalha, o Castelo de Leiria, de Pombal ou de Porto de Mós, ou as Grutas de Mira de Aire consideradas como uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

Apresentamos um breve roteiro para conhecer uma pequena parte da região de Leiria (localizada próximo da capital de Distrito), rica em património histórico e cultural.

Leiria- Portugal

Mapa da Região de Leiria

 

História e localização de LEIRIA

Capital de distrito, Leiria fica situado praticamente a meio da distância entre Porto (176km) e Lisboa (143km). É um importante polo de desenvolvimento do sector secundário e terciário.

Em 1135, D. Afonso Henriques tomou o castelo de Leiria aos mouros. A vila cresceu rapidamente, entre os rios Lis e Lena, desenvolvendo-se o povoamento cristão em redor do castelo.

Tempos mais tarde, o rei D. Dinis, foi o marco na História da cidade. Intensificou plantações de pinheiro bravo que tornou um dos grandes factores de desenvolvimento económico da região.

A cidade divide-se hoje em duas partes distintas: a cidade medieval, com as suas ruas características e vários monumentos e a cidade nova, com edifícios e bairros, indicadores de modernidade e evolução.

 

Monumentos de LEIRIA

Sé Catedral– De imponentes proporções, deu início a sua construção em 1550.

Castelo de Leiria– Conquistado por D. Afonso Henriques em 1135. No interior das suas muralhas, encontra-se a torre de menagem e a Igreja N. Sra. da Pena construída por ordem de D. João I, em estilo gótico.

Núcleo histórico– Ruas e casas antigas onde é possível ver cantarias medievais, velhas mercearias ou oficinas de artesãos. Admirar candeeiros tradicionais, arcadas seiscentistas ou arcos oitocentista.

Igreja de S. Francisco– Remonta a 1232, tendo no seu interior um notável conjunto de pinturas murais góticas do séc. XV.

Convento de Santo Agostinho– Séc. XVI, de imponente fachada barroca, possui na capela-mor, um retábulo de pedra de enorme beleza

Santuário de N. Sra. da Encarnação– Com uma monumental escadaria barroca, a igreja apresenta painéis de azulejos policromados e pinturas votivas à Virgem

Leiria- Portugal

Sé Catedral de Leiria

 

BATALHA

Mosteiro da Batalha– Panteão Nacional e Património Mundial da Humanidade pela UNESCO e um dos monumentos mais visitados de Portugal. É a obra em Portugal que representa melhor o estilo Gótico. Mandado edificar por D. João I, para comemorar a vitória na importante Batalha de Aljubarrota contra os Castelhanos em 1385.

Leiria- Portugal

Mosteiro da Batalha

 

Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota– Localizado em São Jorge e criado com o objectivo de apresentar, de uma forma rigorosa, instrutiva e cativante, os factos históricos inerentes à Batalha de Aljubarrota, ocorrida a 14 de Agosto de 1385, marco determinante na história da independência de Portugal. É um dos mais modernos museus da Europa. O Centro transporta o visitante até 1385 através de sofisticados meios audiovisuais.

Leiria- Portugal

Centro Interpretação Batalha de Aljubarrota

 

PORTO DE MÓS

Castelo de Porto de Mós– Monumento Nacional e obra arquitectónica de características singulares, o castelo de Porto de Mós, erguido sobre os escombros de um posto de vigia romano, acumulou ao longo de séculos influências militares e góticas.

Leiria- Portugal

Castelo de Porto de Mós

 

Grutas de Mira de Aire- Considerada uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. As maiores grutas do país, tem o comprimento conhecido de 11 Km e a sua extensão visitável é de apenas 600 metros.

A Gruta mantém durante todo o ano uma temperatura interna de 17ºC. Este ar quente húmido subia pelo algar, e ao entrar em contacto com o ar frio do exterior nos meses de inverno, condensava-se e criava uma neblina. Foi com base nesse fenómeno que 4 habitantes da vila desceram à gruta para procurar água em 1947. As grutas só foram abertas ao público em 1974.

Leiria- Portugal

Grutas de Mira de Aire

 

Grutas de Alvados– As grutas de Alvados foram descobertas em 1964 por um grupo de trabalhadores das pedreiras de mármores da Serra dos Candeeiros, cuja curiosidade foi despertada ao ouvirem o cair das pedras num algar que lhes pareceu desde logo ser profundo. Preparam uma maneira de descida ás grutas, equipados com cordas e lanternas. A notícia da sua descoberta rapidamente se espalhou e durante dois anos, centenas de homens abriram túneis e realizaram esquemas de iluminação.

 

Grutas de Santo António– Foram descobertas em 1955, por dois homens que trabalhavam perto da Pedra do Altar em Porto de Mós e detectaram uma grande fenda aberta num rochedo.

Com uma área de 6000m2, são consideradas das mais belas grutas de Portugal.

 

GASTRONOMIA

As especialidades típicas de Leiria são as morcelas de arroz e os negritos, para além das lentriscas assadas na brasa, que antecedem o bacalhau com migas de nabiça e broa. O leitão à moda da Boavista, a Chanfana da Chainça e a fritada de peixes do Lis, em Cortes. Na doçaria de destaque as Brisas do Lis.

Leiria- Portugal

Bacalhau com broa

 

 

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Iati- Seguro de Viagem

BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio

 

 

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais (+552K):

 

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS (+552.000)