MENU
5 Abr

ROTEIRO TURÍSTICO NO ALENTEJO

 

ROTEIRO TURÍSTICO NO ALENTEJO

Reúna a família e amigos e parta para umas férias inesquecíveis no Alentejo. Uma região onde vai descobrir locais fascinantes e viver experiências únicas, para todas as idades.

Natureza, cultura, gastronomia, património e diversão. Um mundo de possibilidades à sua escolha!

Restaurantes no Alentejo

Mapa do Alentejo- Portugal

 

PRAIAS

O Alentejo possui belas praias que se prolongam por mais de uma centena de quilómetros- entre o areal que se estende de Tróia a Sines e as convidativas praias recortadas a sul- o Alentejo oferece condições ideais para umas inesquecíveis férias.

As praias de Tróia são perfeitas para toda a família, com a sua envolvente de dunas, a possibilidade de avistar golfinhos do Sado e de participar em diversas actividades desportivas de areia, ter aulas de vela ou windsurf.

Soltróia (Comporta)

 

Nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado, as praias da Comporta e do Carvalhal são outros destinos com excelentes infra-estruturas de apoio.

Mais a sul, a praia de Melides estende-se ao longo do areal que separa o mar e a lagoa, é de fácil acesso por uma estrada ladeada de arrozais e pinhais.

Já no concelho de Santiago do Cacém, em plena Reserva Natural, a praia da Costa de Santo André oferece a possibilidade única de optar no mesmo areal, pela parte banhada pelo mar ou pelas águas tranquilas da lagoa, excelente para a prática de actividades como a canoagem ou o windsurf.

No concelho de Sines, a praia de São Torpes é das mais apreciadas para os surfistas. Em Porto Covo muitas são as opções de praias. Em Vila Nova de Milfontes, na Foz do Rio Mira descobrem-se praias de águas calmas de Franquia e Farol.

Uma das mais apreciadas e concorridas da região, encontra a praia da Zambujeira do Mar. Rodeada por falésias e com um acesso a partir da vila, numa pequena comunidade muito hospitaleira, perfeita para umas férias em família.

Costa Vicentina- Costa Azul- Portugal

Zambujeira do Mar

 

PARQUES E CENTROS TEMÁTICOS

Animais selvagens, domésticos ou de quinta, bichos exóticos de paragens longínquas, seres surpreendentes que habitam os rios ou se escondem em grutas.

A Coudelaria de Alter, em Alter do Chão, guarda belos cavalos de puro sangue lusitano e organiza aulas de equitação, espectáculos de falcoaria e visitas guiadas às cavalariças.

Nas proximidades, em Mora, o Fluviário de Mora, acolhe mais de 50 espécies, algumas de lugares longínquos, como a enguia-dinossauro, dos lagos africanos.

Fluviário de Mora @ credit CMM

 

No concelho de Montemor-o-Novo encontre o Monte Selvagem, que proporciona o contacto com mais de 400 animais de 75 espécies e promete também um dia muito bem passado.

No Centro de Ciência Viva do Lousal, Grândola, nas antigas dependências das minas, há um outro mundo por descobrir, destacando-se a gruta viral, para conhecer tudo sobre os minerais e os animais que vivem nas grutas, com espectáculos e jogos em 3D.

Para viver uma verdadeira experiência de um autêntico safari em pleno Alentejo, é o que oferece o Badoca Safari Park, em Santiago do Cacém, onde se passeiam mais de 40 espécies em regime de semi-liberdade. Poderá visualizar girafas, gnus, orixes, zebras ou búfalos, entre tantas outras espécies.

Alentejo- Portugal

Badoca Safari Park

 

MONUMENTOS E MUSEUS

Com uma história riquíssima, cheia de episódios curiosos e muitos vestígios de outras civilizações que por aqui se foram instalando, o Alentejo reflecte uma herança única através do seu património, da sua cultura e da forma de ser muito particular das suas gentes.

Do Menir da Meada, em Castelo de Vide, o mais alto da Península Ibérica, passando nas imediações de Évora, pelo Cromeleque dos Almendres, um dos mais importantes da Europa, com a sua quase centena de menires, são alguns dos exemplos da herança megalítica do Alentejo.

Palco de muitas batalhas e manobras militares, o Alentejo é também marcado por castelos e fortificações. Neste percurso, há que visitar o Castelo de Mourão e o Castelo de Terena, no concelho do Alandroal, o de Monsaraz, em Reguengos de Monsaraz, todos com belas vistas sobre o Alqueva. Elvas, Alvito, Beja, Moura, Barrancos, Estremoz, Gavião, Crato e Marvão são outros concelhos com castelos e fortificações para visitar.

Alentejo- Portugal

Alqueva

 

Rainha da Fronteira, Elvas exibe um importante e monumental legado que está hoje classificado como Património Mundial da Humanidade: o maior conjunto de fortificações abaluartadas do mundo e o Aqueduto da Amoreira, exemplo muito relevante da arquitectura hidráulica do país.

O Alentejo possui interessantes museus e lugares com história. Absolutamente a não perder, é o Museu de Arte Contemporânea de Elvas, com uma excelente colecção de mais de 300 peças dos mais conceituados artistas portugueses, e o Museu de Tapeçaria de Portalegre– Guy Fino, onde pode ver transpostas para tapeçaria algumas das mais emblemáticas obras-primas de autores como Picasso, Almada Negreiros, Júlio Pomar, Vieira da Silva, Graça Morais, entre outros.

Évora– Património Mundial da Humanidade – toda a cidade é um belo museu, com o seu templo romano e Catedral, as Casas Pintadas, a Capela dos Ossos, o Palácio Cadaval, o Convento dos Lóios, hoje Pousada e a Praça do Giraldo, para onde tudo conflui.

Portugal

Templo de Diana – Évora

 

ACTIVIDADES AO AR LIVRE

Explore os Parques Naturais do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, do Vale do Guadiana, da Serra de São Mamede, as Reservas Naturais do Estuário do Sado, da Lagoa de Santo André e a Lagoa de  Sancha, o Geopark Naturtejo e a extensa rede de paisagens protegidas.

Alentejo- Portugal

Parque Natural do Sudoeste Alentejano

 

Próximo de Marvão, na margem esquerda da piscina natural do rio Sever, o Centro de Lazer da Portagem, com piscinas e um circuito de manutenção, é um espaço para viver o ar livre e a serra de S. Mamede.

Alentejo- Portugal

Praia Fluvial de Sever – Marvão

 

Na Albufeira de Alqueva, a Marina da Amieira, em Portel, oferece uma variedade de actividades e diversões no maior lago artificial da Europa. Um cenário perfeito para ficar a conhecer num cruzeiro ou num barco-casa.

No concelho de Ponte de Sor, encontra a Barragem de Montargil. Um cenário perfeito para mergulhos e piqueniques em família.

Se gosta de praias fluviais, em Gavião, a praia fluvial do Alamal, em pleno rio Tejo, oferece uma paisagem deslumbrante, com o castelo de Belver como guardião.

A a maior queda de água do Sul de Portugal, Pulo do Lobo, convida a um mergulho nas suas águas. Mais a Norte, na região de Beja, poderá desfrutar de um voo de Balão, um passeio de kart (Évora) ou a cavalo, organizado por empresas locais.

Alentejo- Portugal

Pulo do Lobo- Mértola

 

Em Campo Maior, têm lugar as célebres Festas do Povo- um dos mais emblemáticos cartões de visita do Alentejo- que testemunham também a força das tradições populares e da preservação do legado de gentes do Alentejo. Nos anos em que se realizam, têm lugar em Agosto.

Alentejo- Portugal

Festas do Povo- Campo Maior

 

FEIRAS E FESTIVAIS

Viaje com a família até ao passado mergulhando no dia-a-dia de tempos antigos, em fabulosas recriações históricas da época medieval, em procissões religiosas cheias de tradição e significado, em festivais de marionetas ou de contos, mostras gastronómicas, concertos, jogos, torneios, festas populares.

Marvão

 

Diversas cidades e vilas alentejanas recriam, em datas assinaladas, as cores, as vivências e influências da época medieval. Destaque para os eventos de Castelo de Vide, Belver (Gavião), Fronteira, Avis, Alvito, Marvão, Mértola, Santiago do Cacém, Elvas e ainda Almodôvar que organiza, em Maio, um Mercado Medieval que é uma referência.

A Bienal Internacional de Marionetas de Évora, tem lugar no início de Junho (em anos ímpares), e trata-se de um dos maiores eventos europeus do género, tendo como anfitriões os Bonecos de Santo Aleixo, os títeres tradicionais do Alentejo.

No domínio da música, são emblemáticos alguns dos festivais a não perder. É o caso do célebre Festival Músicas do Mundo, em Sines, no mês de Julho, e do Sines em Jazz. Em Agosto, do Jazz Além Tejo, em Santiago do Cacém, ou do concorrido Festival do Sudoeste em que todos os anos em Agosto leva milhares de pessoas ao concelho de Odemira.

Alentejo- Portugal

Festival do Sudoeste- Zambujeira do Mar

 

GASTRONOMIA

Saboreie as melhores iguarias da região do Alentejo. Em todos os concelhos há especialidades absolutamente imperdíveis e vinhos de excelência. São sabores e aromas únicos que fazem do Alentejo um dos locais mais reconhecidos pela arte de bem receber.

Uma boa aposta é seguir a Rota dos Vinhos que atravessa os concelhos de Moura, Alvito, Vidigueira, Beja, Ferreira do Alentejo, Borba, Redondo, Mourão, Estremoz, Cuba, Reguengos de Monsaraz, Mora, Évora, Vendas Novas, Alandroal, Arraiolos, Sousel, Montemor-o-Novo, Campo Maior, Avis, Portalegre, Arronches, Monforte e Fronteira, e onde vai encontrar adegas de portas abertas para receber enófilos e apreciadores.

Rota dos Vinhos do Alentejo

 

Na gastronomia, destaque ainda, para os Azeites de Moura, queijos de Nisa e Serpa, enchidos de Portalegre, caldeiradas de Odemira, presunto de Barrancos, queijadas de Évora, sericaia de Elvas, carnes de porco e borrego, migas, sopa de tomate, de beldroegas ou de cação. São muitas as delícias da região para experimentar!

Migas @ credit CMM

 

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Iati- Seguro de Viagem

BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio

 

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais (+552K):

 

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS (+552.000)