MENU
23 Jul

CAMINITO DEL REY- ESPANHA

 

Caminito del Rey  e os Pueblos Blancos de Andaluzia

Num fim de semana prolongado resolvi ir conhecer o Caminito del Rey de que tanto se fala. Um trilho situado no desfiladeiro de Chorro e Gaitanejo em Espanha, com 3 km.

Um percurso que é um deleite para amantes de natureza e fotografia. Um lugar que é percorrido por várias pessoas e onde acabamos por conhecer pessoas de vários países.                             

          

Caminito del Rey

Caminito del Rey

 

Caminito del Rey- Espanha

Caminito del Rey- Espanha

 

Logo no início do trilho encontrei “ 4 belas almas” portuguesas, de Oliveira de Azeméis. Estando num país que não o meu e ouvindo o Português a reacção foi imediata “ Ah são portugueses”!! Acabei por fazer o percurso acompanhada destes portugueses divertidos e simpáticos.

Conheci ainda 3 Franceses, que penso ter convencido a visitarem o nosso país, com todas as imagens e actividades de natureza que lhe mostrei haver no nosso PORTUGAL. Encontrei também no Caminito um casal de espanhol que tinha conhecido no Torcal de Antequera ( já vos falo deste magnifico local). Ao conversar com eles, fiquei a saber que sofria de vertigens. Muito corajoso ao desafiar-se a fazer aquele desfiladeiro, sofrendo de vertigens.

Caso para dizer “ Ter desafios é o que faz a vida interessante e superá-los é o que faz a vida ter sentido”.

A Lídia, namorada, é que não tinha muita sorte com as fotos, porque ele ficava colado à parede e a uma distância enorme a captar a sua presença naquele desfiladeiro. Gostando eu de fotografia, ofereci-me para a fotografar e enviar-lhe por Whatsapp.

O bom das viagens é mesmo as pessoas que conhecemos e a partilha! ADORO!

O Caminito del Rey situa-se na Andaluzia perto da Cidade de Ronda e Antequera, às quais recomendo uma visita. A cerca de 1 hora fica a Cidade de Málaga. Mais perto ficam os pueblos de Ardales e El Chorro.

Este trilho foi arranjado recentemente e agora pode ser percorrido por qualquer pessoa, sendo uma zona de grande interesse paisagístico.

Perto do Caminito existem o que chamamos cá de Lagoas, que  tem uma cor azul-turquesa, onde podemos ir a balhos e praticar atividades como canoagem. Existe a possibilidade de acampar junto dessas lagoas.

Lagoa próximo de Caminito del Rey

Lagoa próximo de Caminito del Rey

 

Lagoa próximo de Caminito del Rey

Lagoa próximo de Caminito del Rey

 

Muito perto das entradas do caminito existem 2 restaurantes – El Kiosque e El Mirador.

O bilhete de entrada, marquei por internet através da empresa Aloratur (www.aloratur.com).

www.zonarecreativalaisla.com, podem tentar reservar acampamento junto de uma das “embalses” e reservar o bilhete para o caminito .

É uma zona onde se pode praticar várias actividades de natureza em locais de beleza natural e de património características da Andaluzia, como por exemplo escalada, parapente, espeleologia, barranquismo, fazer as inúmeras vias ferratas (são percursos em rocha em que se está sempre auto-seguro com equipamentos pessoais).

Experienciei pela 1ª vez parapente com a empresa “GOEXPERIENCE” https://goexperience.es/ . Recomendo vivamente! Uma experiência única, com algumas borboletas na barriga e com um staff muito amigável e profissional.

Na Cidade de Ronda experienciei escalada num lugar que do meu lado esquerdo estava a famosa ponte desta cidade e uma cascata! A incrível Puente Nuevo, que divide a cidade em duas partes. Trata-se de uma construção de estrutura imponente realizada em 1751. Sensações e momentos intensos ! Naquele momento lembrei de uma frase de OSHO “ Faça o seu coração Vibrar” ! Tudo em mim vibrava com a beleza da paisagem e com a adrenalina de estar a subir aquela escarpa que me pareceria a mais alta do mundo!

Ronda é para mim uma cidade pérola de Andaluzia, que fica a 600 km de Lisboa, com aspecto árabe. Uma cidade romântica , com pessoas simpáticas e uma paisagem para as serras de Andaluzia. Nesta cidade podemos assistir a espetáculos de flamenco e encontra vários locais para visitar, destaca-se a Ponte Velha, a praça de touros, e os banhos turcos. Deambular pelas ruas deste “Pueblo branco” parece que estamos num filme! Antigamente era também conhecida como viveiro dos famosos bandidos andaluzes, los bandoleiros.

Ronda- Andaluzia- Espanha

Ronda- Andaluzia- Espanha

 

Ronda- Andaluzia- Espanha

Ronda- Andaluzia- Espanha                                         

 

Uma cidade que parece suspensa no ar, situada no topo de um “rochedo” onde encontramos o Tajo – um assustador penhasco. A cidade está dividida em duas por uma ravina profunda. De um lado está a cidade velha, onde a presença mourisca prevalece. Do outro lado, encontra-se a parte nova.

A arquitectura da parte velha da cidade, conta uma história árabe que remonta ao início do ano 700 d.C., depois da invasão muçulmana na Península Ibérica.

Esta cidade merece a pena ficar 2 noites, experimentando as tapas do BAR “El Camelot” – situa-se num lugar com pouca visibilidade, mas não se vai arrepender! Desde a decoração, à simpatia do staff à diversidade de tapas e sua qualidade vale a pena o tempo de espera! Numa só palavra DELICIOSO!

E nesta zona em qualquer dos lugares beba o refrescante VINO Del Verano ( Vinho tinto com sumo de limão, gelo e rodela de limão).

Voltando um pouco atrás na minha viagem. A primeira paragem, foi a cidade de Antequera – onde visitei o centro e a zona do castelo, dedicando mais tempo ao Torcal de Antequera ! Não esquecer os seus bolos famosos : cassetete.

 Andaluzia- Província de Málaga

El Torcal de Antequera

 

El Torcal de Antequera oferece uma paisagem impresionante considerada única sendo declarada en 1929 como Sitio de Interésse Nacional. São 1.171 hectáres que servem de cenários a filmes de ficção científica. Suas origens remontam ao periodo Jurásico. Um parque natural onde encontra formações rochosas curiososas , onde pode fazer varios trekkings, observar várias aves e outros animais.

Cavernas e buracos formam um ambiente ideal para a prática de espeleologia. Alguns deles, como o Toro e eu Marinaleda, abrigam vestígios da presença do homem no Torcal desde os tempos pré-históricos.

E a minha experiência por ANDALUZIA, já vai longa mas ainda tenho de vos falar de um local que não podem perder !!

Pela Serra que abriga os “Pueblos Brancos”, não podem perder Setenil de Las Bodegas, um dos locais turísticos da Serra de Cadiz. Uma localidade curiosa onde encontramos casas dentro de rochas.

Na parte baixa os habitantes aproveitaram a erosão da rocha pelo rio para construir debaixo da rocha as suas casas. Existem vários bares e lojas de artigos regionais, junto ao rio, onde vale a pena passar largos minutos. Sua localização é de origem medieval, sendo o castelo uma fortaleza do Século XIV.

Andaluzia- Málaga- Espanha

Setenil de Las Bodegas

 

Hotéis na região:

Setenil de Las Bodegas

Ronda

Torcal de Antequera

Málaga

Marbella

 

Texto e Fotos de Cláudia Videira

 

Reserva de Bilhetes para Bus, Ferry ou Comboio: Aqui

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Iati- Seguro de Viagem

BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio

 

 

 

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais (+552K):

 

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS (+552.000)