MENU
1 Abr

ALGUNS DOS MELHORES MUSEUS PELO MUNDO – CONTINENTE AMERICANO

 

ALGUNS DOS MELHORES MUSEUS PELO MUNDO – CONTINENTE AMERICANO

Texto & Fotos de Mário Menezes

 

Museus são dos locais mais conhecidos dos países, sendo por isso muito procurados e bastante concorridos pelos viajantes dos quatro cantos do Mundo. Muitos deles, para não dizer a esmagadora maioria, visita-os independentemente de serem ou não “experts” em arte ou em qualquer outra área. Posar junto das mais célebres obras de arte ou outros objetos expostos, é um ritual de qualquer viajante. Publicar nas redes sociais, também é tradição.
Museus grandiosos, não só de arte, existem pelo Mundo fora. Temas como guerra, ciência, tecnologia, desporto, vinho, cerveja, ou mesmo aparentemente tão estranhos como casas de banho…

Dos diversos países que visitei, tive a oportunidade e o privilégio de ter entrado e passado algum tempo junto de algumas das obras de arte mais famosas do Mundo ou de outros artefatos que fizeram História. Em todos eles aprendi algo e saí um pouco mais culto e informado do que entrei!

Aqui segue uma lista, de alguns dos museus que visitei ao longo da minha vida de viajante, os que considero como os mais importantes, agrupados por cada tema, e cuja visita recomendo vivamente:

 

MET – Museu Metropolitano de Arte – Nova Iorque – EUA 

 

Os EUA são um país com uma História recente, muitos dizem que é um “país sem História” e que os Americanos não primam pela cultura, mas Nova Iorque é uma cidade com enorme oferta cultural. Ópera, Musicais da Broadway, concertos, galerias de arte e museus.
Localizado em Central Park, o MET é um dos maiores museus do Mundo e encontra-se entre os 5 museus mais visitados.
Destaca-se na coleção, a pintura europeia dos séculos XII-XX e diversas obras da arte antiga Grega, Romana, Egípcia e Oriental. Duas das suas salas são dedicadas a pinturas e esculturas de artistas Norte Americanos. Existem também secções dedicadas a instrumentos musicais, armas e indumentárias.
Parte da ação do filme “O Pintassilgo” é passada aqui.

Museu Metropolitano de Arte, Nova Iorque, entrada

 

Museu Metropolitano de Arte, Nova Iorque, arte Egípcia

 

Museu Metropolitano de Arte, Nova Iorque, interior

 

 

Museu Americano de História Natural – Nova Iorque – EUA 

 

Existem vários museus de ciências e de História Natural espalhados por vários países, mas este localizado em Central Park, é tido como o melhor. O seu espólio é composto por mais de 35 milhões de objetos, sendo considerado o mais amplo do Mundo. Grande parte do espólio não se encontra exposto, ocorrendo a sua mostra de forma revezada.
As salas mais importantes são as da biodiversidade, que expõem centenas de animais dissecados, a de minerais e meteoritos e a dos dinossauros, com fósseis e reproduções em tamanho natural, sendo essa a sala mais famosa! Aliás, vários Museus de História Natural pelo Mundo fora possuem uma grande sala com esqueletos de dinossauros. Londres e Tóquio são exemplos.

Nova Iorque é uma cidade que conhecemos através do cinema e este Museu não foge à regra. Recordemos Robin Williams que por lá contracenou em ” A Noite no Museu” com aqueles animais embalsamados a ganharem vida. Os visitantes por isso não esquecem de posar com o “Dum-dum”, cujas filas são enormes!

 

Museu Americano de História Natural , Nova Iorque, o Dum-dum

 

Museu Americano de História Natural, Nova Iorque, Sala dos Dinossauros

 

Museu Intrepid, do Mar, do Ar e do Espaço – Nova Iorque – EUA 

 

Um museu de História militar e marítima, localizado num gigantesco porta-aviões da II Guerra Mundial, fundeado no rio Hudson, a pouco mais de 1Km de Times Square em Nova Iorque. Lá estão expostos vários aviões utilizados em guerras e operações especiais, como por exemplo o Lockheed A-12, um avião de reconhecimento utilizado pela CIA. O Concorde, avião comercial supersónico que ligava Londres a Nova Iorque em 3h30, e em 2003 deixou de voar, é outra das atrações famosas. Exibe também um submarino nuclear, o USS Growler, que foi utilizado na Guerra Fria.
O ponto alto da vista é o vaivém espacial “Enterprise” guardado no seu interior.

Museu Intrepid, do Mar, do Ar e do Espaço, Nova Iorque, diversos aviões em exposição

 

Museu Intrepid, do Mar, do Ar e do Espaço, Nova Iorque, Enterprise

 

Museu Intrepid, do Mar, do Ar e do Espaço, Nova Iorque, porta aviões onde se localiza

 

Museu Intrepid, do Mar, do Ar e do Espaço, Nova Iorque, Concorde

 

 

MUSEU HISTÓRICO NACIONAL – SANTIAGO – CHILE

 

“A História é escrita pelos vencedores” dizia George Orwell, e alguns anos antes Napoleão Bonaparte afirmava que “a História é um conjunto de mentiras dos quais chegamos a um acordo”. Por isso, nós europeus chamamos de Descobrimentos ao que os sul americanos consideram ocupações e genocídio. Visitando este museu salta à vista uma obra, localizada na sua escadaria que espelha esse sentimento sul americano. O museu exibe artefactos sobre a história do país desde os povos pré-colombianos até o momento em que foi dominado pela Ditadura militar de Augusto Pinochet.

O museu localiza-se em pleno centro da cidade, na Plaza de Armas, local de romaria obrigatória para quem visita Santiago.

 

Museu Histórico Nacional, Santiago, Chile

 

Museu Histórico Nacional, Santiago, Chile

 

 

MUSEU DA MEMÓRIA E DOS DIREITOS HUMANOS – SANTIAGO – CHILE

 

Excelente local que nos leva a refletir um pouco sobre o sofrimento daquele povo em anos tão recentes e que ainda hoje é sentido. Um povo de “sangue quente” que se revolta e luta pelos seus direitos. Um país em que as revoluções estão bem presentes e a política está em cada canto, seja murais de rua ou conversas de café. O museu relata as violações dos direitos humanos durante a Ditadura de Augusto Pinochet, que ainda deixa muitas feridas por sarar no povo chileno.

 

Museu da Memória e do Direitos Humanos, Santiago, Chile

 

 

MUSEU DO FUTEBOL – MONTEVIDÉU – URUGUAI

 

À semelhança da Argentina, o Uruguai também respira futebol, logo quem visitar esta parte do continente americano terá vários museus sobre o tema do desporto rei para visitar. Este museu faz parte do Estádio Centenário, que foi construído para o Mundial de 1930, um dos míticos estádios pelo mundo fora que é um regalo para um adepto de futebol visitar.  Ele expõe diversas relíquias, como botas e camisolas de famosos jogadores, e até árbitros, taças e fotografias de momentos marcantes da História do futebol e dos dois maiores clubes da cidade. Não falta uma área dedicada ao Campeonato do Mundo de 1950. Aquele célebre jogo da final, uma “tragédia nacional” batizada como “Maracanazo”. Ghiggia marcou o golo da vitória dos uruguaios e tornou-se uma das 3 pessoas que conseguiram calar o Maracanã. As outras foram Frank Sinatra e o Papa! Ghiggia virou herói nacional, mas faleceu em 2015 com 88 anos na miséria.  Posar com a estátua de Ghiggia, é um dos pontos mais altos da visita.

 

Museu do futebol, Montevidéu, Uruguai

 

Museu do futebol, Montevidéu, Uruguai

 

Museu do futebol, Montevidéu, Uruguai

 

 

Museu Marítimo do Presídio de Ushuaia – Ushuaia – Argentina 

 

Quem viu o filme “Os fugitivos de Alcatraz” ficará certamente com o “bichinho” de visitar as prisões, aquelas que viraram atração turística, obviamente. Esta prisão, localiza-se em Ushuaia a cidade mais a sul do Planeta, capital da Terra do Fogo, uma ilha na ponta do sul da Argentina, portanto é literalmente no “Fim do Mundo”. Dado o isolamento geográfico, cresceu à custa de uma colónia penal de onde fugir era além de impossível, impensável. Para lá eram enviados os piores criminosos. Ali viviam ao frio, em condições desumanas e obrigados a trabalhar na floresta, cortando e acartando troncos de árvores para aquecimento. Não havia como fugir dali, melhor dizendo, não havia para onde fugir. Houve quem tentasse, um regressou voluntariamente pelo seu próprio pé, outro ainda passou a fronteira para o Chile, mas os Chilenos trataram de o repatriar. Os guardas que ali trabalhavam também não tinham bom temperamento. Eles para ganhar a vida, também estavam isolados, longe da família e de certo modo também estavam ali presos, era difícil desempenharem aquele trabalho com gosto.

O presídio funcionou até perto do final da primeira metade do século passado. Tal como Alcatraz, foi encerrada devido aos seus elevados custos de conservação, mas a ideia que os Governos passaram é que foi por causas humanitárias. Hoje é um núcleo museológico, algumas celas permanecem como dantes, existem modelos de madeira de prisioneiros famosos com os quais podemos interagir. E com os guardas também.
É possível participar como prisioneiros numa experiência interativa, onde os carcereiros se encarregam de nos dar as “boas vindas”. É uma encenação muito bem feita. Antes da experiência, os participantes são convidados a beber um copo de vinho e no final, há uma enorme cavaqueira com os atores “carcereiros”.

O núcleo museológico exibe artefatos originais da História Marítima da Terra do Fogo, modelos em escala de grandes navios e navios mercantes que navegaram pela primeira vez naquelas águas, mapas e gráficos usados pelos primeiros exploradores, incluindo Fernão de Magalhães e a primeira viagem do HMS Beagle. No exterior, encontra-se uma réplica do farol de San Juan de Salvamento e um exemplar de canoas usadas pelas populações indígenas.

Museu Marítimo do Presídio de Ushuaia, exterior

 

Museu Marítimo do Presídio de Ushuaia, antigas celas

 

Museu Marítimo do Presídio de Ushuaia, posando com um prisioneiro

 

 

Museu da Paixão Boquense e Museu River

– Buenos Aires – Argentina

 

Existem muitos museus de futebol espalhados pelo Mundo. Os grandes clubes possuem quase todos um grande museu. Na América do Sul, existem clubes com milhões de adeptos. Consta-se que os sul americanos são os adeptos mais fervorosos. Buenos Aires respira futebol. A sua área metropolitana sedia vários clubes com títulos internacionais.
Os dois maiores clubes da cidade, o Boca Juniors e o River Plate, possuem os seus próprios museus. A visita aos mesmos engloba também a visita aos respetivos estádios, La Bombonera e Monumental. Nos museus encontram-se expostos troféus conquistados, equipamentos históricos e imensa informação sobre a história e a fundação dos clubes. Um adepto do desporto rei sente-se no paraíso.
Ao contrário do River Plate, que é associado à classe rica da cidade, estando sediado num dos bairros mais chiques de Buenos Aires, o Boca Juniors é associado ao famoso bairro “El Caminito”, local de enorme romaria de turistas que visitam a capital Porteña. Bairro Portuário, ligado à classe operária de parcos recursos económicos, antigos emigrantes de origem Europeia, trabalhadores braçais e humildes. Caminito também está imortalizado no Tango. O Museu da Paixão Boquense além do futebol conta a história daquele famoso bairro, sendo por isso muito visitado, inclusivamente por quem não é apreciador do desporto rei. A rivalidade destes clubes é tão grande que nenhum adepto do River Plate ousa passear pelas bandas da Bombonera!

Museu da Paixão Boquense, Buenos Aires, estátuas de jogadores famosos do Boca Juniors

 

Museu da Paixão Boquense, Buenos Aires, área dedicada à História do bairro Caminito

 

MUSEU HISTÓRICO NACIONAL – BUENOS AIRES – ARGENTINA

 

À semelhança do seu congénere chileno, é um local que relata a história do país, exibindo diversas obras interessantes. Destaque para o Sabre curvo do General José de San Martín que o mesmo utilizou na campanha pela independência do país, as guerras travadas com Chilenos e Peruanos.

 

Museo Histórico Nacional, Buenos Aires, Argentina

 

Museo Histórico Nacional, Buenos Aires, Argentina

 

Museo Histórico Nacional, Buenos Aires, Argentina

 

 

GLACIARIUM – EL CALAFATE – ARGENTINA

 

Em pleno Deserto Patagónico, acessível desde El Calafate, este centro interpretativo dos glaciares é uma lição de biologia, geografia e de outras ciências. Glaciares, essas maravilhas da natureza, são grandes e espessas massas de gelo formadas em camadas sucessivas de neve compactada e recristalizada, de várias épocas, em regiões onde a acumulação de neve é superior ao degelo. Constituem o maior reservatório de água doce do planeta. Francisco Pascasio Moreno, conhecido por Perito Moreno, cientista, um herói nacional, cujos seus estudos ajudaram a definir as fronteiras Chilena e Argentina pela via da paz, tem no Glaciarium uma área a si dedicada.

 

Glaciarium, El Calafate, Argentina

 

Glaciarium, El Calafate, Argentina

 

 

to be continued….I hope!!!!!!!

 

 

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Iati- Seguro de Viagem

BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio

 

 

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais (+552K):

 

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS (+552.000)