MENU
16 Nov

PELA GALIZA, NA DESCONHECIDA CIDADE DE PONTEVEDRA

 

Pela Galiza, na desconhecida cidade de Pontevedra

Texto & Fotos de António Ribeiro

 

A Galiza era a última região de Espanha (continental), que me faltava conhecer, num fim de semana com amigos, fomos conhecer uma pequena e simpática cidade próxima de Vigo, em direção a Santiago de Compostela, Pontevedra.

Pontevedra é uma cidade interessante, principalmente caso por exemplo estejam por Vigo, podendo fazer um bate volta, pois as cidades distam apenas cerca de 30 km; outra sugestão é numa passagem para Santiago de Compostela (fica a cerca de 64 km), estando inclusive no roteiro do caminho de Santiago.

Uma cidade histórica, que merece pelo menos uma tarde completa para percorrer o seu acolhedor centro histórico, o rio Lérez que rompe pela cidade, algumas alterações espalhadas pela cidade e uma calma que permite desfrutar a tranquilidade desta acolhedora cidade Galega.

Ficámos num apartamento de alojamento local próximo do centro, ideal caso vão em grupo grande deixo aqui o link, no total existem 3 locais deste proprietário, nós ficamos no Alameda, recomendo.

 

ruínas San Domingos, Pontevedra

 

ruínas San Domingos, Pontevedra

 

ruínas San Domingos, Pontevedra

 

O centro Histórico de Pontevedra pode facilmente ser percorrido a pé, tendo algumas atrações de destaque para conhecer esta acolhedora cidade, logo no seu início temos as ruínas de San Domingos, que era um convento e que foi fundado em 1281, é de estilo gótico, pode ser visitado gratuitamente; próximos daqui temos a Alameda de Pontevedra, que é uma avenida (outrora era o pomar do convento San Domingos), era também o local de feiras (agora ficam aqui os jardins Vincenti), ainda o parque las Palmeras também fica junto da alameda; ficam também aqui avenida edifícios do estado Galego, como o conselho Provincial; no extremo da alameda, em frente às ruínas San Domingos, fica a estátua em homenagem aos Heróis de Pontesampaio, que foi inaugurada em Agosto de 1911, do outro lado da estátua (e das ruínas), fica a Câmara Municipal.

 

Conselho Provincial Pontevedra

 

centro histórico Pontevedra

 

Alameda de Pontevedra

 

Entramos então no coração do centro histórico, antes de vaguear pelo centro histórico, nas ruelas, praças, casas em granito e uma atmosfera muito acolhedora, temos logo em destaque no horizonte a Praza Peregrina, logo de inicio à direita temos o Papagaio Ravachol, uma escultura em metal de um artista local, José Penado; em destaque nesta praça fica a igreja da Virgem Peregrina, para mim um dos locais mais bonitos da cidade, a igreja é de estilo barroco, com um pequena escadaria, é do século XVIII e a virgem Peregrina é a padroeira da cidade; foi restaurada recentemente em 2008 e é sem dúvida um local a visitar e fotografar (entrada gratuita).

 

jardim Casto São Pedro, Pontevedra

 

Aqui ao lado está a Praza de Ourense, destaque para as letras “Pontevedra” (os nomes de cada cidade que já têm sido uma constante em várias cidades, embora penso que das pioneiras foi Amesterdão),  a praça é bastante  bonita, com várias casas típicas à sua volta e o jardim Casto São Pedro, junto deste temos uma elevação e numa pequena subida fica outro local de grande destaque, o Convento de S. Francisco, um convento Franciscano, com o seu interior muito bonito, com enormes arcos e vitrais, é do século XIV, pode ser visitado gratuitamente.

 

Praza Ourense

 

Pontevedra- Espanha

 

De volta à praza Ourense, subindo numa rua que passa junto do jardim (em frente ao convento), vamos encontrar mais algumas atrações podendo seguir depois descer para junto da margem do rio Lérez, neste percurso destaque para a Praza de la Leña ( praça da lenha), onde no passada existia o mercado de lenha, uma praça que faz lembrar o tempo medieval, com casas típicas e um cruzeiro no centro; aqui estão também: o  Edifício Castro Monteagudo e o Edíficio Fernandez Lopes, que compõem o Museu Provincial de Pontevedra, este “conjunto” de Museus é composto além destes dois edifícios (o primeiro data do século XVII e que foi inaugurado como museu em 1929; o segundo construído entre 1962 e o final de 1965); pelas Ruínas San Domingo,  o Edifício Sarmiento (um antigo colégio jesuíta) e pelo edifício Castelao, este que é o 6º edifício, é o mais moderno, inaugurado em 2013 e alberga coleções de arte Galega, este fica a caminho das margens do rio, nota ainda para a Igreja de S. Bartolomeu (que fica nas suas costas), uma igreja de estilo Barroco.

 

ponte dos tirantes e pazo da cultura, Pontevedra

 

Museu Provincial (edf. Castelao) Pontevedra

 

No centro histórico, nota ainda para o Convento de S. Clara (fundado em 1260, sendo que o edifício atual é do século XVIII); o Paço Mogartegui (inserido na praça de la Pedrera, onde era comercializada a pedra na época, é um palácio barroco do século XVIII); junto da fortificação da Muralha de Pontevedra, fica um dos locais mais populares da cidade (infelizmente devido à chuva não podemos visitar) que é a Basílica de Santa Maria Maior, uma igreja católica do século XVI, que é uma das obras de estilo gótico de maior importância da região Galega (abre para as missas, 4 aos domingos e 3 nos restantes dias).

 

Convento São Francisco, Pontevedra

 

Convento S. Clara, Pontevedra

Já junto das margens do rio Lérez, que além da beleza do rio, tem acrescento de beleza arquitetónica com as pontes que conectam a esta simpática cidade, a ponte da Barca, que é a principal porta de entrada da cidade, a ponte das correntes, num estilo mais moderno em contraste com a ponte do Burgo, que é uma ponte medieval e que faz parte do caminho para Santiago; por fim uma das mais bonitas, a ponte dos Tirantes, uma ponte estaiada que fica próxima do Pazo da Cultura, que é o centro de convenções e auditório, um local moderno que concentra as atividades culturais da cidade, como concertos, exposições, peças de teatro e dança, conta com um auditório para mais de 700 pessoas, sala de espetáculos e exposições e um recinto ferial. Caminhando um pouco ao longo da margem do rio encontramos um bonito local de lazer, um pequena “ilha”, em que o rio se divide com pequeno braço e fica então esta porção de terra no meio, a Ilha das esculturas, como que um grande parque rodeado de água, um local agradável para um passeio, ou mesmo para fazer exercício.

 

Igreja S. Bartolomeu, Pontevedra

 

igreja da Virgem Peregrina e papagaio,Pontevedra

 

Uma nota de grande destaque vai para uma pequena povoação (Poble) de Combarro, que fica a cerca de 6 km de Pontevedra; é uma espécie de aldeia museu, com inúmeros espigueiros de estilo Galego (Hórreos), ficam junto da água, da ria de pontevedra, além de estarem super bem conservados, dão um toque pitoresco e belo a esta povoação, alguns cruzeiros, casas rurais bem conservadas (algumas com alojamento local), com várias flores e vasos decorando as estreitas ruas, é sem dúvida uma pitoresca aldeia que apesar de ser vista em pouco tempo tem um charme soberbo e merece uma visita.

 

Combarro- Espanha

 

Combarro- Espanha

 

Combarro- Espanha

 

Pontevedra é acolhedora e apesar de ter um boa oferta de diversão noturna é bem calma comparada com outras cidades espanholas, a sua cultura Galega que se assemelha mais à portuguesa penso que não denota tanto uma diferença substancial em muitos aspectos, uma visita mesmo que breve, ou fazer uma paragem para pernoitar, irá por certo ser um bom local para visitar .

Viagens Felizes

 

ilha das escultura, Pontevedra

 

Dicas e Notas:

A melhor maneira para conhecer Pontevedra é de carro, numa passagem ou deslocação de Santiago de Compostela o Vigo, contudo na cidade podem chegar quer de Comboio, quer de Bus; a estação de Comboios fica a menos de 2km do centro da cidade deixo aqui o link da Adif com informações sobre a estação, no site da Renfe podem ver e comprar bilhetes para várias cidades em Espanha; próximo da estação de comboio, fica a Estação de Bus de Pontevedra, daqui temos operadoras como a Alsa, ou Avanzabus, que levam para cidades mais distantes como a Monbus, que faz as rotas principalmente na região da Galiza.

A cidade é muito acolhedora, tranquila e segura, em termos de preços anda na mesma linha como a nossa cidade, Viseu; aproveitar o combustível mais barato é sempre uma boa opção para reduzir os gastos da viagem.

Em Espanha o fuso horário é de mais uma hora e o indicativo telefónico é +34.

 

Site turismo Pontevedra: Aqui

Site turismo Galiza: Aqui 

Site Caminho de Santiago: Aqui

 

Combarro- Espanha

 

Reserva de Bilhetes para Bus, Ferry ou Comboio: Aqui

 

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Iati- Seguro de Viagem

BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio

 

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais (+552K):

 

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS (+552.000)