MENU
10 Set

OS ENCANTOS DA RIA FORMOSA: UM DIA POR FARO

 

Os encantos da Ria Formosa: Um dia por Faro

Texto & Fotos de Mário Menezes

 

Aguardando que em breve possa voltar a viajar para o estrangeiro, algo que há mais de um ano me tem sido negado, passear por Portugal tem sido uma alternativa condigna. Há sempre algo a descobrir e muitas coisas até se encontram ali “ao virar da esquina”.

 

Passo férias no Algarve, na zona da Praia da Falésia, onde possuo um apartamento, e nos últimos tempos tenho aproveitado para colocar no meu mapa alguns dos locais da região para mim até então desconhecidos. Foi o caso das Ilhas pertencentes ao concelho de Tavira e de Olhão. Seguiu-se a ilha principal do concelho de Faro.

 

Ria Formosa (Algarve) – Portugal

 

Ria Formosa-Por do Sol visto do barco

 

Ria Formosa-Por do Sol visto do barco

 

Faro, capital e maior cidade da região do Algarve, não é de todo um destino turístico. A grande maioria dos visitantes internacionais, assim que aterram em Faro, seguem para os seus destinos de praia com Albufeira, Lagos, Portimão e Vilamoura à cabeça. O Aeroporto de Faro, situado a cerca de 7Km do centro da cidade, é uma das portas de entrada e saída de visitantes, para os estrangeiros é mesmo a principal. Também é um excelente ponto de partida para escapadelas a preços bem simpáticos, que as companhias aéreas “low cost” nos proporcionam. De Faro já viajei para Cardiff, para Estocolmo e também para o Porto para passar o São João com pessoas amigas.  Este ano a pandemia impediu-me de juntar Belfast a esta lista. Passar esse dia na Ilha do Farol foi alternativa!

 

Faro-Vista para as Muralhas da cidade desde o barco a caminho das Ilhas

 

Faro-Zona Ribeirinha,cais de embarque para as Ilhas

 

Faro é uma cidade cuja atividade está ligada, não tanto ao turismo, mas sobretudo a serviços e à indústria. Em Faro, tenho feito bons negócios. Três vezes que ali troquei de carro.  Por três Toyota, em anos diferentes. O primeiro em 1994 e fiz questão que os outros dois também ali fossem comprados, no concessionário “Caetano Auto”, mesmo na entrada da cidade, a zona comercial onde as grandes superfícies como é exemplo o Fórum Algarve, marcam presença. Engraçado que em Faro, na Casa do Benfica, adquiri durante as férias de Verão em 2004, o meu “Red pass” que sucessivamente vou renovando. O Algarve tem sido terra “talismã” para os negócios que tenho feito, sejam eles móveis ou imóveis!

 

Faro-Zona Ribeirinha, linha férrea do Algarve

 

A cidade de Faro tem um historial de ocupações de vários povos, os Fenícios foram os primeiros a chegar e lhe deram o nome de “Ossónoba”. Os Romanos e os Árabes também por lá andaram e os vestígios dessas ocupações podem ser encontrados facilmente. Desde a “sala de visitas” de Faro, o coração da cidade, onde se encontra o famoso Hotel Eva, a marina e a zona ribeirinha, facilmente caminhamos até às Muralhas de Faro que contêm o antigo castelo, ou o que resta dessas estruturas.  Essa zona chamada de “Cidade Velha” ou “Faro Adentro” é também um local de animação onde existem inúmeros restaurantes e bares. A vida noturna de Faro, é composta por estudantes universitários, pois a Universidade do Algarve, cujo lema é “Estudar onde é bom viver”, possui vários polos pela cidade.

 

Faro-Zona Ribeirinha, a sala de visitas da cidade

 

Faro, há muito que entrou no mapa futebolístico Nacional. O Sporting Clube Farense é o clube da terra. Nos últimos tempos tem passado por gravíssimos problemas financeiros que quase o levaram à extinção. O Estádio São Luís é a sua casa. Na década de 80 e 90 era um campo terrível para os seus adversários. Sobretudo pela sua conceção e pelas suas dimensões, e pela proximidade das bancadas dos adeptos mais fervorosos com o terreno de jogo. O seu hino é um dos mais bonitos dos clubes Portugueses e ouvi-lo tocar no São Luís era um clássico. Benfica, Porto e Sporting perderam muitos pontos no “velhinho”, agora remodelado, São Luís. As duas vezes que ali fui ver o Benfica, não voltei satisfeito. Em 1994 um empate 0-0 e em 1998 uma derrota por 1-0 ao cair do pano com um golo de Hassan. Um internacional Marroquino que na Luz não deixou saudades, mas em Faro foi um ídolo. Tal como Peter Rufai, guarda redes internacional Nigeriano, chamado de “Príncipe de Faro”, pois é filho de um rei tribal, mas negou o seu direito ao trono para jogar futebol. E Ramos, o pai do atual jogador do Benfica, Gonçalo Ramos, também ali brilhou. Mas a maior estrela de sempre deste clube, antigo jogador e treinador, foi um Espanhol, nascido em Barcelona, Paco Fortes. Além de jogador talentoso, era um homem excêntrico e temperamental. No final da época 1997/98, então treinador, cumpriu a promessa de ir de Faro a Ayamonte, cerca de 75 Km, a pé pelo facto do Farense se manter na 1ª Divisão!

 

Faro-Estádio São Luís

 

Inaugurado em 2003, o Estádio do Algarve, localizado à saída da cidade em direção à Via do Infante, no Parque das Cidades, pertencente também ao Município de Loulé, trouxe Faro para a ribalta do plano futebolístico internacional. Ali foram realizados três jogos do Euro 2004, incluindo um dos 1/4 final. Vários jogos do Benfica e da Seleção Nacional já ali fui ver e só por uma vez a minha equipa ali saiu sem vencer.
O Estádio do Algarve foi projetado pela empresa Australiana que projetou o Estádio Olímpico de Sydney e o novo Estádio da Luz. A sua arquitetura é inspirada num barco, é um complexo desportivo moderno, com capacidade para cerca de 30.000 espetadores e que atualmente recebe vários eventos extrafutebol. Porém os seus elevados custos de manutenção colocam-no no panorama dos “elefantes brancos” que endividam as autarquias proprietárias. Ali não joga nenhuma equipa da 1ª divisão o que não o rentabiliza.

 

Faro-Estádio do Algarve

 

Faro-Estádio do Algarve

 

As últimas vezes que andei por Faro, o objetivo foi conhecer a Ilha da Culatra e a Ilha do Farol. A Ilha de Faro,cuja praia é também acessível por estrada, já a visitei várias vezes desde 1992, ano em que pela primeira vez passei férias no Algarve.

A Ilha do Farol e a Ilha da Culatra, são na realidade a mesma ilha, sendo essas denominações dadas aos seus povoados. É acessível por carreiras regulares de barcos desde o Cais das Portas do Mar, na zona ribeirinha de Faro ou de Olhão nas imediações dos Mercados, por um preço em conta. A viagem desde Faro é mais longa, durando cerca de 1 hora, durante a qual podemos desfrutar das paisagens maravilhosas da Ria Formosa, e assistirmos às descolagens e aterragens dos aviões na pista do Aeroporto de Faro.

 

A Ilha da Culatra tem um Historial ligado à I Guerra Mundial pois ali começou a ser construído um Centro de Aviação Naval vocacionado para a luta anti-submarina. Parcialmente construído e utilizado, com o fim da guerra o centro nunca foi oficialmente ativado, sendo atualmente as suas instalações utilizadas para apoio a um campo de tiro da Marinha ali existente.

A sua população residente, cerca de 700 pessoas são na maioria pescadores e mariscadores.  A ilha está integrada no Parque Natural da Ria Formosa. Desembarcando chegamos às suas praias voltadas para a Ria Formosa, junto ao povoado. E, daqui, percorrendo os seus trilhos e passadiços pelas dunas fora, encontramos as suas praias selvagens, voltadas para o mar. Praias com muito menos afluxo que as de romaria tradicional. Na sua maior parte reina a fauna local sendo por exemplo, possível encontrarmos camaleões, uma das espécies ex libris do Algarve.

 

Ilha do Farol-Um camaleão

 

Ilha da Culatra-Povoado

 

Ilha da Culatra-Povoado

 

Chegando à praia, a “Praia da Ilha da Culatra”, podemos percorrer o areal ao longo de 6 Km para Oeste até à Praia da Culatra (mar) e depois até à Praia da Barra Velha que já é voltada para a Ria Formosa. Daqui podemos observar do outro lado a Ilha de Armona que é em tudo muito semelhante.

 

Ilha da Culatra-Dunas

 

Ilha da Culatra-Passadiços de acesso à praia

 

Desde a Praia da Ilha da Culatra, se percorremos cerca de 3Km para Este, encontramos a Praia da Ilha do  Farol, com o seu povoado cujo Farol do Cabo de Santa Maria é dominante. É visível ao longe quando viajamos de barco.

 

Ilha da Culatra-Praia, vista Este para a Praia da Ilha do Farol

 

lha do Farol-Praia

 

Ilha do Farol-praia-vista para Oeste

 

Ilha do Farol-Vista para a Ilha Deserta

 

lha do Farol-Farol de Barra Nova – Molhe E visto do dique

 

Comparativamente ao Povoado da Ilha da Culatra, o da Ilha do Farol é maior, assim como a sua proximidade com a praia, que já não é acessível atravessando dunas, e é possível caminhar por aquelas ruas e pelo dique até à sua ponta de onde podemos avistar ao perto a Ilha Deserta, com a sua praia da Barreta.

 

lha do Farol-Praia

 

lha do Farol-Farol do Cabo de Santa Maria

 

Ilha do Farol-Cais de embarque

 

A Ilha Deserta é acessível por tours privados e faz “jus” ao nome. A única infraestrutura existente é um restaurante, o Estaminé que recentemente reabriu depois de ter sido destruído por um incêndio.

Ao contrário da Ilha Deserta, na Culatra e Farol, existe uma boa oferta de restaurantes onde é possível saborear deliciosos pratos de peixe, nomeadamente cataplanas e caldeiradas.

 

Cataplana-Prato típico Algarvio

 

Caldeirada de peixes-Prato típico Algarvio

 

Em Faro, a cidade Portuguesa que “está no nariz do cão”, podemos passar um dia inesquecível. Aqui, a História, a praia e a natureza, o desporto, a ciência, pois existe o Centro de Ciência viva do Algarve que apresenta regularmente exposições muito interessantes, e as compras encontra-se tudo a curta distância.

 

Faro-Exposição de Aranhas no Centro Ciência Viva do Algarve

 

Ria Formosa-Avião preparando-se para aterrar no Aeroporto de Faro, ao pôr do Sol, visto do barco

 

 

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Iati- Seguro de Viagem

 

 

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais (+552K):

 

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS (+552.000)