MENU
22 Mar

EDIMBURGO – PEQUENA MARAVILHA À ESPERA DE SER DESCOBERTO

 

Edimburgo- pequena maravilha à espera de ser descoberto

Texto & Fotos de Susana Correia

 

Ser mãe é querer uma pausa dessa missão de vez em quando e, quando a temos, morrer de saudades dos pequenos terrores. Portanto, ser mãe é ser sempre um bocadinho bipolar.
De 07 a 10 de Dezembro de 2019 estive em Edimburgo, pausa para a mamã e para o papá para recarregar baterias, dormir e passear muito!

Chegámos com uma chuvada de bradar aos céus, frio e vento, mas o que tem que ser tem muita força e lá fomos nós explorar a cidade.

Edimburgo é uma pequena maravilha à espera de ser descoberto, as pessoas estão sempre disponíveis para ajudar (ainda que debaixo de chuva), e são prestáveis e simpáticas.

 

Winter Wonderland- Edimburgo- Escócia

 

Mercado de Natal- Edimburgo- Escócia

Monumento a Scott- Edimburgo- Escócia

 

A cidade está dividida pela old town e new town, nós começamos pelo Castelo de Edimburgo, que é o ex-libris do sítio, imponente, e visível por quase toda a cidade, erguido sobre o cume de um vulcão extinto há mais de 300 milhões de anos — Castle Rock — o castelo é o grande destaque da cidade. Consta que está assombrado, facto comprovado por estudos feitos há uns anos pela Universidade inglesa de Hertfordshire, o que não será um total espanto quando falamos, também, da cidade mais mal-assombrada do mundo.

 

Castelo de Edimburgo – Edimburgo- Escócia

 

Castelo de Edimburgo – Edimburgo- Escócia

 

Entre a peste negra, os inúmeros prisioneiros capturados nas guerras — incluindo doze piratas do Caribe — e bruxas julgadas e queimadas na esplanada do castelo no século XVI, foram muitas as mortes que esta cidade assistiu. Inclusivamente, durante a peste negra, foram erguidos muros em determinadas zonas da cidade para impedir que as pessoas que lá estavam saíssem e propagassem a doença, acabando por morrer isoladas.

 

Edimburgo – Escócia

 

Ainda na temática do misticismo e do paranormal, existem túneis que foram construídos no final do século XVIII para servirem de locais de armazenamento de produtos proibidos, no entanto, com a Revolução Industrial, acabaram por ser habitados pelos sem-abrigos ou classe baixa. É por este motivo que é chamada de cidade subterrânea, embora nunca tenha existido uma cidade por baixo da atual. Desde prostitutas, violações, mortes, tráfico de cadáveres que seriam utilizados em experiências médicas, lutas de galos e de cães ou outros degredos, tudo era permitido nestes túneis, devido ao seu secretismo, pois só em 1985 quando os mesmos foram descobertos, se contatou que haviam sido habitados.

Tivemos acesso a estes relatos enquanto passeávamos nos túneis, à espera de sermos — quiçá — assombrados por alguma destas almas penadas.

 

Princes Street Gardens- Edimburgo- Escócia

 

Existem várias empresas que se dedicam ao lado sobrenatural da cidade e vendem viagens deste género — ghost tours — que podem ser feitas a pé pelos túneis (a que fizemos), de autocarro e também pelo cemitério.

A tour não é especialmente surpreendente porque, ainda que não queiramos, vamos com expectativas elevadas de presenciarmos algum fenómeno paranormal. Connosco não aconteceu, mas quem nos fez a visita contou episódios de quem sentiu ou viu mais do que ali deveria estar. Eu, tenho para mim que, com tantas noites sem dormir à conta da minha filha, os ditos ghosts olharam para as minhas olheiras e acharam que fazia parte do mundo deles…!

 

Ghost Tour- Edimburgo- Escócia

 

Ao longo da Royal Mile, que é a rua mais visitada da cidade, encontramos comércio, restaurantes, museus e ruelas que levam a outras ruas tornando-a confusa, mas fascinante, visitar essas ruelas é mesmo um dos roteiros mais apreciados pelos turistas.

 

Royal Mile- Edimburgo- Escócia

 

Tem uma arquitetura magnífica onde encontrámos vários monumentos para visitar, tais como St. Giles Cathedral, Parlamento, Palácio de Holyrood, Scott Monument e Greyfriars Bobby. Este último é uma estatua de um cão da raça Skye Terrier, que passou 14 anos a guardar o túmulo do seu dono, até à sua própria morte.

 

Holyrood Palace – Edimburgo- Escócia

 

Greyfriars Cemetery – Edimburgo- Escócia

 

Greyfriars Bobby Statue- Edimburgo- Escócia

 

Mas não só de momentos e histórias assombradas é feito Edimburgo, quem visita pode também contar com paisagens deslumbrantes como o Arthurs Seat e Calton Hill. Como sou apreciadora da natureza e nem tanto da cidade, deslumbrei-me com Dean Village, uma pequena vila dentro da cidade, atravessada por um rio e onde nos podemos perder ao longo do mesmo, unicamente a apreciar a natureza envolvente.

 

Arthur’s Seat – Edimburgo- Escócia

 

Arthur’s Seat – Edimburgo- Escócia

 

Calton Hill – Edimburgo- Escócia

 

Calton Hill – Edimburgo- Escócia

 

Dean Village- Edimburgo- Escócia

 

Outra das atrações principais de Edimburgo é um café. Mas não é um café qualquer, é o The Elephant House, que terá sido onde a J. K. Rowling escreveu os primeiros capítulos do Harry Potter. É também muito fácil de identificar — até para quem não é grande fã da saga, como eu — as inúmeras referências aos livros espalhadas pela cidade.

 

The Elephant House- Edimburgo- Escócia

 

Para quem vai com vontade de fazer umas compritas, há lojas para todos os gostos e zonas propícias a esses gastos, tais como Princess Street ou Grassmarket, no entanto, para quem viaja de Portugal com Euros convertidos em Libras, a vida em Edimburgo não é barata, 3 imãs para o frigorífico custam 10£, uma refeição para duas pessoas com um sumo ou água custa, em média, 35£ e dois chás pequenos e uma dose de 4 panquecas custa 12£, portanto, preparem as carteiras!

 

Edimburgo- Escócia

 

Grassmarket- Edimburgo- Escócia

 

Grassmarket – Edimburgo- Escócia

 

Gostaria de dizer que vim de Edimburgo renovada, mas estaria a mentir, pobre continua a fazer viagens de 3 dias pela Europa porque não tem liquidez para mais, faz mais km a pé nestes dias do que o resto do ano na terrinha, chega ao hotel e toma banhos de 20 minutos com água a ferver (desculpa Greta) e antes sequer de pensar em ir para a night curtir um som e beber um copo já está arreado na cama e capaz de morrer p’rá vida!

Para além de tudo isto, cada vez que via um bebé, dava-me um aperto no coração e um pequenino nó na garganta e só pensava em abraçar a minha pequenina, apesar de saber que esse sentimento duraria o tempo aproximado da chegada da primeira birra, e da minha pessoa a tentar lembrar-se que foi de férias porque precisava de uma pausa!
Ainda assim, viajar, sair de casa, respirar outros ares é sempre muito bom e recomenda-se!

Boas viagens!

 

Edimburgo – Escócia

 

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Iati- Seguro de Viagem

BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio

 

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais (+552K):

 

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS (+552.000)