MENU
26 Nov

DESCOBRIR A CAPITAL DA UCRÂNIA

Descobrir a capital da Ucrânia

Texto & Fotos de António Ribeiro

 

Continuo a dizer que os destinos mais improváveis são sempre os que mais me surpreendem, desta vez mais um destino no leste da Europa; Kiev, a bela capital da Ucrânia.

Esta bonita cidade repleta de história e de inúmeros monumentos, começa a abrir-se para o turismo. Uma agradável surpresa num país que tanto tem sofrido, ainda mais recentemente com a situação da Crimeia.

Para Kiev, parti de Madrid, sendo eu de Viseu, em termos de custo benefício era compensador. Fui pela Fly UIA, a companhia de bandeira da Ucrânia; o voo foi  de madrugada e chegou a Kiev cerca das 8h da manhã.

 

Casa do Governo- Kiev – Ucrânia

 

Dia 1

 

Chegado ao aeroporto, fui de Bus (Sky Bus), que custa apenas cerca de 3€, e para na estação central de comboio PIVDENNY; tendo ao lado, atravessando a mesma a estação de metro VOKZALNA, onde comprei o cartão com  recarregável de metro com 10 viagens, e fui para o meu Hostel.

O hostel era bastante próximo do estádio olímpico de Kiev. Após o check in, fui de imediato à descoberta da cidade; primeira paragem, a praça da independência.

Nesse dia era feriado, e parte da avenida junto à praça, estava fechada ao trânsito, e havia actividades e barraquinhas com comida de bebida, onde acabei por almoçar mais tarde de seguida fui até ao Friendship of Nations Arch, onde para além do belo monumento pude desfrutar da vista sobre parte da cidade e sobre o rio Dniepre.

 

Friendship of Nations Arch – Kiev- Ucrânia

 

Friendship of Nations Arch – Kiev- Ucrânia

 

Mercado local – Kiev- Ucrânia

 

Depois de almoçar bem, fui até Golden Gate, que foi o principal portão de fortificação no século XI em Kiev; seguido da Catedral de Santa Sofia de Kiev, um dos principais pontos turísticos da cidade, sendo inclusive património mundial da Unesco;  Estando também, próximos de mais alguns belos pontos turísticos como o Bohdan Khmelntsky, um dos mais antigos da cidade, na praça frente à catedral; ao fundo deslumbrava-se o mosteiro de S. Miguel das cúpulas douradas, impressionante o estado imaculado deste monumento, com as paredes num azul, que parece ter sido acabado de pintar.

 

Bohdan Khmelnytsky- Kiev- Ucrânia

 

Golden Gate- Kiev- Ucrânia

 

Catedral Santa Sofia- Kiev- Ucrânia

 

Catedral Santa Sofia- Kiev- Ucrânia

 

Mosteiro S. Miguel- Kiev- Ucrânia

 

Mosteiro S. Miguel- Kiev- Ucrânia

 

Daí desci no funicular, para a parte junto à margem do rio Dniepre… percorri a margem até à ponte pedonal. Paragem mais tarde, já junto ao pôr-do-sol na St. Volodymyr’s Catedral, indo em seguida para o hostel maravilhado com o primeiro dia que esta cidade me  proporcionou.

 

Funicular de Kiev – Kiev- Ucrânia

 

Monumento junto ao rio – Kiev- Ucrânia

 

Dia 2

 

Pela manhã fiz uma viagem de metro, onde fiquei a saber que em algumas estações tal como acontece, em outras cidades como Estocolmo e Moscovo, são autênticos monumentos; uma passagem por alguns pontos turísticos menos conhecidos, que de momento não consigo precisar o nome… de seguida fui até á igreja st. Andrew’s, belíssima catedral, pena não poder ver o interior devido às suas obras de restauro. Desci até à zona baixa de Podil (podol), que é um bairro histórico e antigo de Kiev.

Voltando junto à igreja de s.Andrew’s passei por um parque repleto de arte urbana, muito engraçado.

 

Parque arte urbana – Kiev- Ucrânia

 

Bairro Podil – Kiev- Ucrânia

 

Bairro Podil – Kiev- Ucrânia

 

Depois de paragem por um mercado local, para comer e beber algo, fui até ao museu de Chernobyl, dado que seria difícil ir mesmo a Chernobyl, fui apenas até ao museu, gostei bastante.

 

Exterior Museu Chernobyl – Kiev- Ucrânia

 

Depois de vaguear pela cidade, e ter ficado surpreendido com a qualidade de café, existente, no caso bebi maioria das vezes em Aroma Kava (kava em ucraniano é café), ao fim da tarde fui até á zona do meu hostel, onde ficava também a fortaleza de Kiev, numa encosta alta, ficando com uma boa vista para o topo do estádio Olímpico.

 

Fortaleza – Kiev – Ucrânia

 

Fortaleza – Kiev – Ucrânia

 

Fortaleza – Kiev – Ucrânia

 

Dia 3

 

Comecei pelo palácio Mariyinky, e seus jardins envolventes e vistas, do outro lado da rua a casa do governo e  mais abaixo o  museu de arte Nacional da Ucrânia, ficando o estádio do Dínamo de Kiev do outro lado, desci até á ponte pedonal atravessei e fui até ás margens do rio Dniepre, que serve como praia, apesar de estarem a maioria dos bares e restaurantes fechados, deu para tirar a t-shirt e apanhar um pouco de sol.

Aproveitando estando ali, andei mais um pouco e fiz uma travessia de barco de 1h.

 

Palácio Mariyinky- Kiev – Ucrânia

 

Mosteiro Kiev – Ucrânia

 

Mosteiro Kiev – Ucrânia

 

O meu almoço na praça da independência – Kiev- Ucrânia

 

Depois de muitas fotos para o horizonte ode se via a imponente estátua da Mother Land, altura de visitar a mesma; após algumas peripécias por ter ido para um local mais longe, lá fui dar com a imponente estátua, inserida num complexo memorial dos grande patriotas que lutaram na guerra (The Ukranian State museum of great patriotic war), seguindo mais á frente estava o mosteiro de Kiev, belíssimo monumento, como já era ao anoitecer, não pude visitar o interior, mas fiquei deslumbrado.

 

Mother Land – Kiev – Ucrânia

 

Chegado á estação de Arsenala, uma das mais bonitas e a mais profunda do metro de kiev, assim como do mundo. Chegada ao hostel jantar e preparar para a próxima partida, pela manhã seguia para a Bielorrusia…Até á próxima Kiev!

 

Mercado Bessarabsky- Kiev- Ucrânia

 

Para alojamento na Ucrânia, consulte aqui.

 

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Iati- Seguro de Viagem

BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio

 

 

 

 

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais (+552K):

 

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS (+552.000)