MENU
22 Jul

SÓFIA (BULGÁRIA), A CIDADE QUE SE CONHECE DE PASSAGEM

 

Sófia, a cidade que se conhece de passagem

Texto & fotos de Mário Menezes

 

A Bulgária, um dos países do antigo bloco de Leste, hoje é um 27 países da União Europeia. Com a sua entrada em 2007 uma nova língua oficial entrou no Mercado Comum, o Búlgaro. O alfabeto cirílico com o qual se escreve a língua Búlgara foi por conseguinte o terceiro alfabeto a entrar nas línguas oficiais da União Europeia. À custa disso, as atuais notas de Euro contêm inscritas nas referências, além do alfabeto romano e do alfabeto Grego, também no alfabeto cirílico.

A Bulgária não pertence à zona Euro, tendo como moeda o “Lev”. É o país mais pobre da União Europeia e aquele que possui o salário mínimo mais baixo.

Atualmente está entrando nas rotas turísticas. As lindíssimas praias do Mar Negro no Verão e as estâncias de ski da Cordilheira dos Bálcãs no Inverno são destinos de eleição.

 

O Largo, situando-se no centro o edifício de apoio à Assembleia Nacional Búlgara , outrora pertença do Partido Comunista Búlgaro

 

Sófia é uma das cidades mais antigas da Europa, mas ainda é tida como o “parente pobre” do turismo na Bulgária. É sobretudo um ponto de passagem dos turistas que viajam por terra para os locais de grande afluxo sazonal de dentro ou de fora da Bulgária. A localização geográfica é perfeita para isto.

Visitei Sófia de passagem entre Belgrado e Kiev, numa viagem pela Europa com cerca de 2 semanas. A Sófia cheguei de manhã cedo de comboio e no dia seguinte ao início da tarde deixei o país de avião.

 

Catedral de Alexandre Nevsky

 

Uma noite mal dormida no comboio, apesar de ter uma cabine só para mim, com visita a meio da noite da guarda de fronteira  para o controlo alfandegário.Estas rotas são usadas para contrabando de tabaco, bem mais barato na Sérvia que na União Europeia. A verdadeira hipocrisia de uma Europa que deixa fugir milhões para paraísos fiscais e limita-se a caçar tostões nos comboios noturnos.

Trolley, meio de transporte usado em larga escala no Leste da Europa

 

A cidade de Sófia desilude um pouco, sobretudo pelos seus habitantes. Grosseiros, antipáticos e pouco comunicativos. Muitos nem falam Inglês. Totalmente diferente de Belgrado. É uma cidade grande, no entanto o seu centro histórico rapidamente se explora. Em termos de infraestruturas, Sófia parece ser mais evoluída que Belgrado, sobretudo por possuir um sistema de metropolitano subterrâneo.

 

Metropolitano de Sófia

 

E foi no metro a minha primeira experiência na capital Búlgara. Ao entrar na Estação ferroviária Central e descer na estação “Serdika”, no centro da cidade. Ao subir as escadas para a rua, deparo-me com a visão lá no fundo da Mesquita Banya Bashi. A cidade tem inúmeros templos religiosos e este é o único que funciona como Mesquita.  A estátua de Santa Sofia fica ali perto. Outrora ali existiu uma estátua de Lenine. Símbolos de repressão que vão desaparecendo com o tempo.

 

Estação de metro Serdika e vista para a Mesquita Banya Bashi

 

Vista para a Mesquita Banya Bashi

 

Boulevard Knyaginya Maria Luiza com a Mesquita Banya Bashi ao fundo

 

O templo religioso mais famoso, a principal atração turística de Sófia é a Catedral de Alexandre Nevsky. De dia e de noite a vista é impressionante. Catedral Ortodoxa com arquitetura de estilo neobizantina. Foi construída para homenagear os soldados russos mortos em combate durante a Guerra Russo-Turca  que libertaram a Bulgária do domínio Otomano. O seu interior é decorado com alabastro e muitos materiais preciosos mas é proibido fotografar.

 

Catedral de Alexandre Nevsky

Na vizinhança da Catedral de Alexandre Nevsky  ficam localizados diversos edifícios Estatais como por exemplo  a Academia de Ciências da Bulgária, o Teatro Nacional Ivan Vazov onde é possível assistir a excelentes espetáculos a baixos preços e a Assembleia Nacional Búlgara onde funciona o Parlamento.

 

Assembleia Nacional-Edifício parlamentar

 

Academia de Ciências da Bulgária

 

Existe outro edifício pertencente à Assembleia Nacional Búlgara. Trata-se de um locais mais famosos de Sófia. Outrora sede do Partido Comunista Búlgaro, com a sua Arquitetura Stalinista, alberga serviços de apoio ao parlamento, mas há intenção política de para lá serem transferidos os trabalhos parlamentares. Aquele local, engloba o conjunto daquele edifício com outros dois, e é chamado de “Largo”.

 

O Estádio Nacional Vasil Levski, a casa da Seleção Búlgara de futebol, é um local que importa visitar a qualquer amante do futebol. Infelizmente não me deixaram passar da porta de entrada. O funcionário lá dentro era mesmo bruto e prepotente, e não simpatizava com turistas estrangeiros!

 

Estádio Nacional Vasil Levski

 

A Boulevar Vitosha é a rua comercial mais importante de Sófia. Passa junto ao Palácio Nacional da Cultura, um local onde se realizam exposições, concertos, diversos eventos culturais e também congressos, tendo já sido considerado o maior centro de congressos do Mundo. A sua arquitetura hexagonal faz lembrar um castelo contemporâneo e torna-o um dos locais mais fotografados de Sófia.

 

Palácio Nacional da Cultura

 

Teatro Nacional Ivan Vazov

 

O vinho Búlgaro tem fama, assim como os pratos de carne e a doçaria tradicional em que a influência Turca se faz sentir.

 

Vinho Búlgaro

 

Gastronomia Búlgara – espetada de carnes

 

Doçaria tradicional da Bulgária

 

A Bulgária é um país que um dia espero voltar, sobretudo para conhecer as praias do Mar negro e outros encantos que o país oferece, mas desta vez foi mesmo uma passagem que por sinal valeu bem a pena e assim posso ostentar mais uma bandeira no meu rol de países estrangeiros que visitei.

 

Doçaria tradicional da Bulgária

 

Links

Voos: A Wizzair tem de momento voos diretos de Lisboa para Sófia. Na altura voei nesta companhia para Kiev, mas a rota já não é operada.

 

Estátua de Santa Sofia

 

Para alojamento em Sófia, consulte aqui.

Reserva de Bilhetes para Bus, Ferry ou Comboio: Aqui

 

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Iati- Seguro de Viagem

BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio

 

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais (+552K):

 

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS (+552.000)