MENU
11 Jul

TUDO SOBRE A ESTRADA NACIONAL 2 (EN2)- PORTUGAL: ROTEIROS, DISTRITOS, HOTÉIS, PRAIAS, GASTRONOMIA, FESTAS, MONUMENTOS, TERMAS

 

ROTEIRO COMPLETO DA ESTRADA NACIONAL 2 (EN2) -PORTUGAL

 

A Estrada Nacional nº 2 atravessa Portugal de Norte a Sul e é a estrada de maior extensão do país, tendo o seu início em Chaves (Km 0) e terminando em Faro (Km 738,5), passando por 11 distritos (Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro), 8 províncias (Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Alta, Beira Litoral, Beira Baixa, Ribatejo, Alto Alentejo, Baixo Alentejo e Algarve), 4 serras, 11 rios e 32 concelhos.

A EN 2 (ou simplesmente N2) – Estrada de Portugal é uma estrada nacional que integra a rede nacional de estradas de Portugal, ligando Faro a Chaves. É a terceira estrada mais extensa do mundo (que atravessa um país de um extremo ao outro, numa única estrada), com 738,5 km, logo a seguir à rota 66 dos Estados Unidos e à rota 40 da Argentina.

 

ESTRADA REAL- ESTRADA MÍTICA DE PORTUGAL- MAIOR ESTRADA DA EUROPA

MAPA DA ESTRADA NACIONAL Nº2 – EN2- PORTUGAL

 

HISTÓRIA

O troço da EN2 confunde-se com a própria história, sendo que muitos segmentos já eram as principais vias romanas que atravessavam a Lusitânia.

Com o passar do tempo, as principais vias foram sendo melhoradas e ligadas umas às outras e até ao final do séc. XIX, grande parte daquela que é hoje a EN2 já era Estrada Real.

Em 1884, o percurso de Faro a Castro Verde passa a designar-se Estrada Distrital nº 128.

Com a implantação da república a estrada chega a Beja e ganha o título de Estrada Nacional nº 17, passando a chamar-se mais tarde a Estrada Nacional nº 19 – 1ª.

Um dos grandes projectos do Estado Novo era a criação de uma estrada que ligasse o país de lés a lés pelo centro, e a partir de 1930 começaram a ser alcatroados os troços de pedra e de terra e construídas as ligações necessárias, até que em 1945 é classificada a Estrada Nacional nº 2 através do Decreto-lei 34:593 de 11 de Maio de 1945.

O troço que liga Almodôvar a São Brás de Alportel foi, em 2003, classificado como Estrada Património devido ao riquíssimo património que a envolve, fazendo parte da primeira edição em livro das estradas património em Portugal, lançado pelas infraestruturas de Portugal.

Na Foz do Dão, Santa Comba Dão, a estrada atravessava a imponente Ponte Salazar que estabelece também os limites dos concelhos de Santa Comba Dão, Penacova e Mortágua, divide os distritos de Coimbra e Viseu e separa a Beira Litoral da Beira Alta, hoje submersa pela Barragem da Aguieira. O trajecto efectua-se actualmente pela ponte resultante do paredão da barragem.

 

Estrada Nacional 2- Portugal

EN2-Chaves a Faro

 

ROTEIRO

DIA 1- Lisboa / Porto» Chaves

DIA 2- Chaves» Vidago» Vila Real

DIA 3- Vila Real» Lamego» Viseu

DIA 4- Viseu» Penacova» Sertã

DIA 5- Sertã» Ponte de Sor» Mora

DIA 6- Mora

DIA 7- Mora» Montemor-o-Novo» Loulé

DIA 8- Loulé» Faro» Lisboa / Porto

 

Estrada Nacional 2- Portugal

EN2- KM738- Portugal

 

Portugal encontra-se dividido administrativamente em 18 distritos, mais 2 regiões autónomas que formam os arquipélagos dos Açores e Madeira.     

O país apresenta uma paisagem diversificada, das planícies alentejanas até ás praias, das principais cidades de distrito até ás aldeias históricas, aos monumentos nacionais, aos parques naturais, à gastronomia e ás tradições de cada região.

A Estrada Nacional nº 2 atravessa Portugal de Norte a Sul e, sem dúvida a experiência mais abrangente para conhecer um país diversificado como Portugal!

 

Estrada Nacional N2- Portugal

Casa do Cantoneiro- EN2- Vila Real

 

GASTRONOMIA

 

Portugal tem uma gastronomia tão rica e variada como a sua paisagem. O melhor peixe do mundo, pescado na sua extensa costa atlântica, a cataplana, ou a caldeirada de peixe.

Conforme a região encontra uma extensa gastronomia. As tripas à moda do Porto, as iscas lisboetas, as alheiras de Mirandela, a sopa de tomate  ou o ensopado de borrego do Alentejo. Os diversos queijos e enchidos, as sardinhas, o bacalhau ou o cozido à portuguesa acompanhado dos bons vinhos portugueses. E para finalizar os doces regionais e conventuais das regiões do Minho ao Algarve, passando pelos Açores e Madeira.

Um mundo de paladares para quem aprecia a convocação de todos os sentidos em volta da mesa.

 

EN2- Entrecosto de Porco Ibérico com Migas- Castro Verde- Portugal

 

ESPECIALIDADES GASTRONÓMICAS

 

PORTO E NORTE DE PORTUGAL

Caldo verde; papas de Sarrabulho; rojões; vitela e cabrito assado; chanfana; peixes do rio; arroz ou cabidela de lampreia; sável de escabeche; ensopado de enguias; posta à mirandesa; coelho à caçador; arroz de marisco; açorda de marisco; bacalhau com batatas a murro; pescada à marinheiro; bacalhau à Zé do Pipo; tripas à moda do Porto; presunto; broa de milho.

Doces: Folar doce; pudim àAbade de Priscos; bolo da Pedra; bucho doce; migas doces; folar da Páscoa; queijadas raianas; toucinho do céu; leite creme; rabanadas; papos de anjo; barrigas-de-freira.

Vinhos: vinhos verdes e vinho do Porto.

 

CENTRO DE PORTUGAL (BEIRAS)

Caldeirada de enguias; ensopado ou escabeche de enguias; peixe fresco e marisco; leitão assado da Mealhada; chanfana de cabrito; cabrito assado no forno do Caramulo; enchidos e fumados; queijo da Serra (Seia) e de Castelo Branco; arroz de carqueija; rancho à moda de Viseu; bacalhau com migas de Nelas; cabrito e papas de carolo de Belmonte; javali da Sortelha; trutas do Sabugal; espetada de mexilhões; arroz de lampreia; empadas de Castelo Branco;

Doces: ovos moles; pão-de-ló; creme queimado; folares; cavacas; broas de mel; filhós; doces da Curia; castanhas de ovos de Viseu; gargantas-de-freira da Covilhã; pastéis e brisas da Figueira da Foz; pastéis de Santa Clara (Coimbra) e Pintos de Tocha; biscoitos de azeite de Castelo Branco e tijeladas.

Vinhos: da Bairrada, espumantes, rosé, Lafões, região do Dão.

                                                   

LISBOA E VALE DO TEJO

Sopas de peixe e caldeiradas; sopa do vidreiro da Marinha Grande; lampreia com molho de sangue e fatias de Tomar; lagosta suada de S.Martinho do Porto; enguias (ensopado e escabeche); sardinhas e carapaus assados; frango na púcara de Alcobaça; caldeirada de  peixe da Lagoa de Óbidos; marisco; caldeirada e sardinha assada de Peniche; caldeirada, marisco e sardinha assada de Sesimbra; sopa da Pedra de Almeirim; bacalhau guisado à Lisboa; salmonetes e choco frito de Setúbal; queijos de Azeitão e queijos frescos; pão saloio de Mafra.

Doces: queijadas e travesseiros de Sintra; pastéis de Belém de Lisboa; pão-de-ló de Alfeizerão; pastéis de feijão de Torres Vedras; fogaças de Palmela; tortas e esses de Azeitão.

Vinhos: Arruda,  Carcavelo, Colares, Palmela, Bucelas, Moscatel de Setúbal.

 

ALENTEJO

Sopas (de cação, de peixe, de tomate, gaspacho); sopa de lampreia; afogado; sarapatel; maranhos; migas com entrecosto; fígado; boleima; carne de porco à alentejana e migas; enchidos; açorda de coentros; coelho e lebre; ensopados (cabrito e borrego); feijoada de javali de Borba; ensopado de borrego com arroz amarelo de Alter do Chão; pezinhos de coentrada; pratos de caça e achigã grelhada de  Avis; poejada de bacalhau de Arraiolos; cachola; caldeirada de peixe do rio de Serpa; queijos de Nisa, Serpa, Évora ou Elvas.

Doces: Farófias do Crato; nógados e fatias paridas de Sousel;  tiborna de amêndoa e gila; sericá de Vila Viçosa; pão-de-rala; barrigas de freira; encharcadas de  Estremoz; sargalheta de Évora; morgados e papos-de-anjo de Beja.

Vinhos: Borba, Redondo, Vidigueira, Cuba e Alvito. Licores de Castelo de Vide.

 

ALGARVE

Sopas (peixe, conquilhas, baldroegas, de pão com tomate, de xarém com sardinhas); marisco e peixe fresco; cataplanas; bifes de atum de cebolada; feijoada de buzinas; sardinha assada; carapaus alimados; feijão branco com buzinas; papas moiras; cozido de rabo de boi; polvo no forno; arroz de lingueirão; cataplana de peixe ou de marisco; gaspacho; grelhados de dourada, robalo ou outros peixes de mar; perceves; peixe do rio Guadiana; xarém de torresmos; choquinhos com tinta.

Doces: Doces de figo, amêndoa e ovos; morgado; bolo de amêndoa; queijo de figo; filhós; toucinhos e  figos recheados com amêndoas; bolachas bêbedas; bolo do tacho; pudim de laranja; bolo de chila; bolo de massa de pão; Dom Rodrigo.

Vinhos e licores: Vinhos do Algarve. Aguardente de medronho e a aguardente de mel.

 

Alhada de Cação – Alentejo- Portugal

 

TERMAS E SPAS

SPAS

O nome SPA foi uma inspiração derivado do culto dos banhos romanos, e nos mais antigos saberes medicinais do mundo. O significado: A “Saúde pela Água” (latim: sanus per aquam).

Os seus efeitos acentuam-se quando se combina a água com a luz, o ar,  a temperatura e os minerais, já que estas associações ajudam a activar e a purificar o corpo. Também se  tem vindo a aprofundar a sua vertente espiritual, essencial para a saúde e o bem estar do ser humano.

Segundo a definição, são estâncias ou complexos termais onde emergem uma ou mais águas minerais naturais (águas minero-medicinais) adequadas à prática de termalismo. Permitem tratamentos de saúde e bem-estar, para recuperar as energias da vida quotidiana ou cuidar da sua imagem.

 

TERMAS

Segundo a definição, são estâncias ou complexos termais onde emergem uma ou mais águas minerais naturais (águas minero-medicinais) adequadas à prática de termalismo. Permitem tratamentos de saúde e bem-estar, para recuperar as energias da vida quotidiana ou cuidar da sua imagem.

 

Tratamentos possíveis de realizar:

Curas anti-tabaco;

Pernas tonificantes;

Anticelulite;

Recuperação de forma;

Tratamento para stress, depressão ou fadiga;

Massagem por jactos de água para facilitar a circulação;

Tratamento de algas e lamas marinhas (p/combater excesso de peso, reumatismo, fadiga e dores diversas);

Tratamento de osteopatia;

Massagem de hidrojacto, drenagem celulítica e linfática (eficaz em casos de edemas e facilita a circulação venosa e linfática);

Tratamento anti-rugas;

Tratamentos específicos nas termas (entre outros).

 

Algumas termas que ficam situadas na EN2 (ou próximo):

 

Termas que ficam situadas na EN2

 

Termas de CHAVES;

 

Termas do VIDAGO;

 

Termas de PEDRAS SALGADAS.

 

Termas e Spas de Porutgal

Termas & Spas- Circuito de Bem-Estar

 

Termas que se encontram nas proximidades da EN2:

 

Termas de Alcafache (Viseu)

Situada no vale do rio Dão, a oito quilómetros de Viseu, estas termas possuem o Spa Termal, o Spa Vinoterapia, as massagens com pedras quentes e a piscina individual com jacuzzi e essências, entre outras possibilidades.

Indicações terapêuticas: Doenças músculo-esqueléticas, reumatológicas, pneumologia, otorrinolaringologia, stress ou fadiga.

Tratamento: Aplicação de lamas, duche de jacto, duche Vichy, duche de agulheta, hidromassagem em banheira e piscina,  irrigação nasal, aerossóis, nebulizações, banho turco, entre outros.

Morada: Alcafache- Viseu > tel: 232 479 797

 

Termas da Curia (Curia)

A vinte e cinco quilómetros de Coimbra encontramos as Termas da Curia. Uma vasta área envolvente convida a umas férias relaxantes.

Indicações terapêuticas: Doenças metabólico-endócrinas, infecções urinárias, hipertensão arterial, doenças reumáticas e músculo-esqueléticas.

Tratamento: Banho de imersão, duche Vichy, circular e de leque, hidromassagem, banho turco,  sauna, massagens.

Morada: Termas da Curia– Tamengos > tel: 231 519 825

 

Termas de São Pedro do Sul (Viseu)

A poucos quilómetros de Viseu, possui tratamento inovadores, na área de saúde e bem-estar, além de programa de actividades especialmente para crianças.

Indicações terapêuticas: Problemas músculo-esqueléticas, reumatológicos, das vias respiratórias e do sistema nervoso.

Tratamento: Nebulização, aerossóis, duche Vichy, hidromassagem, imersão global e com bolha de ar, aerobanho, irrigação nasal, inalação, entre outros.

Morada: Termas de São Pedro do Sul – S.Pedro do Sul > tel: 232 720 300

 

Termas da Felgueira (Canas de Senhorim- Viseu)

No Vale do Alto Mondego em Canhas de Senhorim (distrito de Viseu) esta estância possui programas diversos de bem-estar e beleza.

Indicações terapêuticas: Problemas das vias respiratórias e doenças crónicas do sistema musculo-esquelético.

Tratamento: Nebulização, duche Vichy e de jacto, hidromassagem, pressoterapia, massagens, entre outros.

Morada: Termas da Felgueira – Canas de Senhorim> tel: 232 941 060

 

ENOTURISMO

De Norte a Sul, passando pelo Centro e Litoral, é possível percorrer as diferentes regiões vitivinícolas através de cerca de 20 regiões distintas.

Rota do Vinho é uma forma de conhecer cada região de Portugal, através do Vinho e da sua Cultura.

Quintas, adegas, restaurantes, unidades de alojamento e empresas de animação turística, são algumas das actividades e itinerários para tornar a sua experiência única e memorável.

Ao percorrer uma das Rotas de Vinho de Portugal pode desfrutar de praias e  montanhas, vales e rios, num país com uma vasta paisagem diversificada.

Uma viagem diferente por regiões demarcadas, onde se produzem alguns dos melhores vinhos do Mundo.

 

Rota dos Vinhos do Alentejo

 

PRAIAS FLUVIAIS

Portugal é um país repleto de beleza e com a chegada do calor ficamos com aquele bichinho de explorar o que a natureza tem para nos oferecer. As praias fluviais sem dúvida que são um óptimo refúgio não só pelo contacto directo com a natureza, mas também pelas paisagens incríveis que podemos encontrar em algumas delas.

São locais de lazer e bem-estar únicos que, devido ás suas características naturais, proporcionam recantos de enorme beleza.

 

Algumas praias fluviais próximo da EN2:

 

Aldeia do Mato- Abrantes

Situada na Albufeira de Castelo de Bode, é uma praia com completas infra-estruturas de apoio.

Carvoeiro- Mação- Santarém

Em Mação fica a praia fluvial com óptimas infra -estruturas. Um extenso relvado e parque de merendas.

Góis- Arganil

A praia fluvial em Góis, fica situada na região de Arganil e dispõe de boas infra-estruturas de  apoio.

 

EN2- Góis- Portugal

 

PARQUES DE CAMPISMO

De Norte a Sul do País são diversos os parques de campismo disponíveis. Desde os que se situam perto de barragens, aos que se inserem em parques naturais, ou ficam ao lado de uma praia fluvial. Várias soluções à sua escolha!

 

Algumas parques de campismo próximo da EN2:

 

Parque da Markádia

Barragem de Odivelas
Alvito- Ferreira do Alentejo
Tel. 284 763 141
www.markadia.net

Fica mesmo junto da albufeira de Odivelas, numa península de 10 hectares podendo servir até 480 pessoas. O único senão é o chão duro, o que dificulta a montagem da tenda.

 

Campismo selvagem- Portugal

 

TURISMO RURAL

Estabelecimentos hoteleiros instalados em ambiente rural e familiar. O contacto directo e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais.

Casas antigas, quintas e herdades com características arquitectónicas da região onde estão inseridos.

Foi feita uma escolha criteriosa para lhe apresentar alguns dos melhores locais para Turismo Rural e de Habitação em Portugal.

 

Turismo em espaço rural – Modalidade do turismo que tem por objectivo permitir a todos um contacto mais directo e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospedagem domiciliar em ambiente rural e familiar. Apresentamos alguns dos melhores locais nas diferentes opções:

Casas Antigas & Rústicas – As Casas Rústicas integram maioritariamente unidades classificadas em turismo rural e localizam-se no campo, caracterizando-se pelo acolhimento familiar e pelo valor etnográfico da sua arquitectura simples de pequenas dimensões, usando materiais e processos construtivos locais;

Quintas & Herdades – Caracterizadas pela existência de uma propriedade agrícola, as Quintas e Herdades têm actividades diversas de agro-turismo, ecoturismo e de natureza e constituem a base perfeita para conhecer a ruralidade do país. Muitas das Quintas são produtoras de vinhos e proporcionam provas, visitas á adega e aos vinhedos;

Estalagens – São estabelecimentos hoteleiros instalados em um ou mais edifícios, que, pelas suas características arquitectónicas, estilo do mobiliário e serviço prestado, estejam integrados na arquitectura regional e disponham de zona verde ou logradouro natural envolvente.

 

Animais em espaço de Turismo Rural – Portugal

 

FESTAS E  ROMARIAS

 

A tradição portuguesa é uma herança ímpar de bens culturais e costumes do país.

As Festas e Romarias de Portugal incluem uma enorme variedade de gastronomia tradicional, foclore ou artesanato local.

Tradições de um povo, crente e folião, com um papel de cariz religioso e social.

 

PORTO E NORTE DE PORTUGAL

Festa da Semana Santa (Braga);

Festas de S.João (Porto, Junho);

Romaria de S.Torcato (Guimarães, Julho);

Festas da Senhora da Agonia (Viana do Castelo, Agosto);

Festas da Senhora do Amparo e Feira de S.Tiago (Mirandela, Julho/Agosto);

Romaria da Senhora dos Remédios (Lamego, Setembro).

 

BEIRAS

Queima das Fitas (Coimbra, Maio);

Festas da Rainha Santa (Coimbra, Julho);

Comemorações da Batalha do Buçaco (Buçaco, Setembro);

Festas das Cruzes (Monsanto, Maio);

Feira de S.Mateus (Viseu, Setembro).

 

LISBOA E VALE DO TEJO

Festas dos Santos Populares (Lisboa, Junho);

Festas do Colete Encarnado (Vila Franca de Xira, Julho);

Feira de Artesanato do Estoril (Julho e Agosto);

Feira de Santiago (Setúbal, Julho e Agosto);

Festival do Mar (Sesimbra, Setembro);

Festa do Carnaval (Torres Vedras, Fevereiro);

Festa dos Tabuleiros (Tomar, a cada quatro anos);

Festival Nacional de Gastronomia e Artesanato (Santarém, Outubro e Novembro);

Feira do Cavalo (Golegã,Novembro).

 

ALENTEJO Feira de S.João (Évora, Junho);

Museu Aberto  (Monsaraz, Julho);

Festival de música Évora clássica (Julho);

Semana do Guadiana (Alandroal, Maio);

Festa da Vinha e do Vinho (Borba, Novembro);

Ovibeja- Feira Agrícola e Industrial e de Animação (Beja, Março).

 

ALGARVE

Festas do Carnaval (Loulé, Fevereiro);

Romaria de Nossa Senhora da Piedade ou da Mãe Soberana (Loulé, Maio);

Festa e Feira da Senhora do Carmo (Faro, Julho);

Festa e Feira da Senhora dos Mártires (Castro Marim, Agosto);

Festival do Foclore do Algarve (diversas localidades, Setembro);

Feira de Santa Iria (Faro, Outubro);

Feira de Outubro (Monchique).

 

Alentejo- Portugal

Festas do Povo- Campo Maior

 

DISTRITO VILA REAL (CHAVES- VILA REAL- PESO DA RÉGUA)

 

Distrito de VILA REAL

Atravesse a bela serra do Marão;

Conheça a Sé Catedral e o Monte do Calvário em Vila Real;

Observe a paisagem de Vinhas em Socalcos nas proximidades do Douro;

Visite o Parque Natural da Serra do Alvão e suas aldeias na região;

Conheça a cidade de Chaves;

Prove os enchidos de Montalegre;

Aprecie os Jardins, Casa e Capela da Fundação da Casa de Mateus em Vila Real;

Assista a uma Chega de Bois de raça Barrosã em Montalegre;

Percorra o Parque Natural do Alvão com suas aldeias de construção em granito;

Conheça Mirandela, a ponte romana e prove as tradicionais Alheiras de Mirandela.

 

CHAVES

Chaves é uma cidade portuguesa do Distrito de Vila Real, Região Norte, sub-região do Alto Tâmega, com cerca de 18 500 habitantes no seu perímetro urbano, sendo por isso a segunda maior cidade do Distrito de Vila Real.

À época da invasão romana da Península Ibérica, os romanos instalaram-se no vale do rio Tâmega, onde hoje se ergue a cidade e, construíram fortificações pela periferia, aproveitando alguns dos castros existentes.

O auge da dominação romana verificou-se até ao início do Século III, aquando da chegada gradual dos vulgarmente apelidados bárbaros. Eram eles os Suevos, Visigodos e Alanos, provenientes do leste europeu e que puseram termo à colonização romana. As guerras entre Remismundo e Frumário, na disputa do direito ao trono, tiveram como consequência a quase total destruição da cidade, a vitória de Frumário e a prisão de Idácio, notável Bispo de Chaves. O domínio bárbaro durou até que os mouros, oriundos do Norte de África, invadiram a região e venceram Rodrigo, o último monarca visigodo, no início do Século VIII.

Com os árabes, também o islamismo invadiu o espaço ocupado pelo cristianismo, o que causou uma azeda querela religiosa e provocou a fuga das populações residentes para as montanhas a noroeste, com inevitáveis destruições. As escaramuças entre mouros e cristãos duraram até ao século XI. A cidade começou por ser reconquistada aos mouros no século IX, por D. Afonso, rei de Leão que a reconstruiu parcialmente. Porém, logo depois, no primeiro quartel do século X, voltou a cair no poder dos mouros, até que no século XI, D. Afonso III, rei de Leão, a resgatou, mandou reconstruir, povoar e cercar novamente de muralhas.Já aqui prosperava uma importante judiaria,cuja sinagoga se situava num edifício entre a Travessa da Rua Direita,e a Rua 25 de Abril,onde se lê em antiga inscrição na soleira da porta o nome “Salomão”.

 

EN2- KM1- Chaves- Portugal

 

DIA 1- LISBOA OU PORTO» CHAVES

 

PONTOS DE INTERESSE:

Monumentos

Varandas Tradicionais de Chaves

Termas de Chaves

 

RESTAURANTES:

Adega Faustino- Chaves

A Talha- Chaves

O Forno- EN2- Vilarinho de Samardã

Chaxoila- EN2- Borralha

 

GASTRONOMIA

Entre os pratos típicos e os produtos gastronómicos de Chaves e do Alto Tâmega podem-se referir o presunto de Chaves e Barroso, o salpicão, as linguiças, as alheiras, a posta barrosã, o cabrito assado ou estufado, o cozido à transmontana, a feijoada à transmontana, os milhos à romana, as trutas recheadas com o famoso presunto de Chaves, os pastéis de Chaves e o folar, uma iguaria à base de massa fofa recheada de carne de porco, presunto, salpicão e linguiça, o pão de centeio, couve penca, batata de Trás-os-Montes, mel e o seu apreciado vinho.

Tanto o presunto como os enchidos são secos e curados ao fumo das lareiras, sendo ingredientes fundamentais para a confecção do Folar de Chaves, especialidade culinária, característica da Páscoa, que é famosa, tal como os pastéis de Chaves, uma especialidade local feita de massa folhada, com carne picada no interior. Os peixes mais típicos são os do rio Tâmega, barbos, escalos, bogas e trutas, sendo estas últimas recheadas habitualmente com presunto. Outros pratos da cozinha regional merecem ser destacados, como o cabrito estufado, a feijoada e o cozido à transmontana, os milhos e as rabanadas.

 

HOTÉIS:

Forte S. Francisco Hotel- Chaves

Hotel Casino de Chaves- Chaves

Hotel Aquae Flaviae- Chaves

 

Festas e Romarias

Festas de Santo António, no dia 13 de Junho em Vila Real

Festa de Nossa Senhora dos Remédios 2º Domingo de Setembro, Lebução

Romaria de Santa Bárbara e Nª Srª do Rosário, nos dias 7, 8 e 9 de Setembro em Sabrosa.

Romaria de Nossa Senhora da Piedade, no 2.º Domingo de Agosto no Santuário de Nossa Senhora da Piedade e em Sanfins do Douro.

Romaria de Nossa Senhora da Boa Morte – Freguesia do Pópulo (Alijó) no 1º Domingo de Setembro

Festas do Senhor Jesus do Outeiro em Favaios (Alijó) no 1º Domingo de Agosto

Romaria de Santa Eufémia e Nossa Senhora das Graças em S. Mamede Ribatua (Alijó), no 1º Domingo de Setembro

Romaria de Nossa Senhora dos Aflitos em Pegarinhos (Alijó), no último Domingo de Agosto

Festas de Santa Maria Maior na Vila de Alijó, no dia 15 de Agosto

Imponente Romaria em honra de Santa Bárbara em Chã (Alijó) no 2º Domingo de Setembro

Festa de Nossa Senhora da Livração (Boticas) em Agosto

Festas de Santo Antonio último domingo de Junho em Vale de Agodim (Alijó)

Festas do Senhor da Capelinha no 2º Domingo de Julho em Vilar Macada (Alijó)

Romaria de Nossa Senhora da Saúde nos dias 7, 8 e 9 de Agosto em S. Lourenço de Ribapinhão (Sabrosa)

Festa de Nossa Senhora da Pena – Freguesia de Mouçós (Vila Real) 2ª e 3ª semanas de Setembro – sexta, sábado, domingo e segunda

Festa em honra de Nossa Senhora das Dores Telões – Vila Pouca de Aguiar – 3º fim de semana de julho

 

EN2- KM0- Tradicionais varandas de Chaves- Portugal

 

EN2- KM0- Câmara Municipal de Chaves- Portugal

 

DIA 2- VIDAGO» VILA REAL» PESO DA RÉGUA

 

VIDAGO

Vidago está situada a quinze quilómetros de Chaves, sede do concelho a que pertence. Fica na zona sul da circunscrição, sendo atravessada pela estrada nacional nº2. A vila está localizada no fundo de um vale apertado onde confluem o rio Avelames e a Ribeira de Oura, em cujas margens se plantam videiras. Em volta estão as serras do Alvão e da Padrela.

Vidago é ainda conhecido pelas suas águas termais e pelo ex-libris da vila: Vidago-Palace Hotel. As águas de Vidago, muito especialmente as da nascente n.º 1, de uma alcalinidade superior a qualquer água portuguesa, excedem também em alcalinidade a de Vichy. Na Europa só há outra estância, onde se dão injecções de água viva, Uriage (França). Tais injecções são intramusculares, para a cura de eczemas, coriza hidroreica, urticária, bronquites, asma, etc.

 

VILA REAL

Vila Real (por vezes dita Vila Real de Trás-os-Montes) é uma cidade portuguesa e capital do Distrito de Vila Real, situada na Região Norte e sub-região do Douro e na antiga província de Trás-os-Montes e Alto Douro, com cerca de 30 000 habitantes no seu perímetro urbano (2012). É capital da província tradicional de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Crescida num planalto situado na confluência dos rios Corgo e Cabril, a cidade está enquadrada numa bela paisagem natural (Escarpas do Corgo), tendo como pano de fundo as serras do Alvão e, mais distante, do Marão. Com mais de setecentos anos de existência, Vila Real foi outrora conhecida como a “Corte de Trás-os-Montes”, devido ao elevado número de casas brasonadas que então tinha.

 

PESO DA RÉGUA

Aqui foi criada a Companhia Geral das Vinhas do Alto Douro (actual sede do Museu do Douro) em 1756 pelo Marquês de Pombal, tendo este mandado delimitar as vinhas do Vale do Douro com marcos de granito (Marcos de Feitoria), criando a primeira região demarcada e regulamentada do mundo no Douro. Nesta cidade também se localiza a Casa do Douro criada em 1932 como entidade reguladora dos vinhos da região onde, no seu interior, se pode admirar um tríptico de vitrais da autoria do mestre Lino António que retratam a labuta diária da vinha na região duriense.

Poderá observar a deslumbrante paisagem através do miradouro com vistas sobre o Rio Douro – Miradouro de São Leonardo da Galafura.

Rio Douro é o 2º maior rio de Portugal (e o 3º da Península Ibérica), nasce em Espanha a cerca de 2000 metros de altitude na província de Sória nos picos da Serra de Urbião (Sierra de Urbión) e desagua em Portugal junto às cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia.

 

Em Portugal a região do Rio Douro e dos seus afluentes está dividida em 3 sub-regiões: Douro Superior, Cima Corgo e Baixo Corgo.

Parque Natural do Douro Internacional (e que do lado de Espanha o Parque Natural ganha a designação de Arribes del Duero) faz parte da classificação de “Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica” pela UNESCO, pertencente à sub-região do Douro Superior, abrange a área onde o Rio Douro constitui a fronteira entre Portugal e Espanha, bem como a do Rio Águeda (afluente do Douro) e engloba os municípios portugueses de Miranda do Douro (onde inicia o seu percurso), Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo.

 

Sé Catedral de Vila Real

 

EN2- Região da Régua- Portugal

 

Pontos de interesse:

Igreja Românica de N. Sra. Conceição- Vidago

Vidago Palace

Palácio de Mateus

Quinta do Zimbro (ou outras similares) – Peso da Régua

Museu do Douro- Régua

 

RESTAURANTES:

Castas e Pratos- Peso da Régua

 

HOTÉIS:

Vidago Palace- Vidago

Palácio de Mateus- Vila Real

Hotel Régua Douro- Peso da Régua

Quinta de Arcossó- Vila Real

Hotel Miracorgo- Vila Real

Pedras Salgadas SPA& Nature Park- P.Salgadas

Hotel Régua Douro- Peso da Régua

The Vintage House- Douro-Pinhão

 

Hotel The Vintage House – Pinhão

Lugar da Ponte, 5085-034 Pinhão, Portugal

Situado numa antiga propriedade vinícola do Século XVIII (a 50 metros do Rio Douro), este hotel de luxo dispõe de vista para as vinhas e Vale do Douro. Apresenta uma piscina exterior com vista panorâmica sobre o rio e quartos espaçosos com varandas mobiladas.

Os quartos do The Vintage House – Douro incluem camas de luxo e mobiliário moderno. As acomodações estão equipadas com ar condicionado e televisão de ecrã plano com canais por satélite.

 

ADEGAS COOPERATIVAS

Palmeirim D’ Inglaterra- Faioura- Soc. Vitivinícola, Lda. (Faiões- Chaves)

Head Rock- Estrada Nacional nº2- nº25 (Adega em Vila Pouca de Aguiar)

Caves de Santa Marta de Penaguião

H.O.- Horta Osório Wines- Quinta do Pontão- Cumieira (Santa Marta de Penaguião)

Quinta Vale Dornas- Sergude- Godim

Quinta Santa Júlia- Loureiro

Quinta Seara d’ Ordens- Poiares (Peso da Régua)

Quinta do Zimbro- Vilarinho dos Freires (Peso da Régua)

 

Apontamentos de viagem:

Chaves» Vila Real: 61km-1:20h

Vila Real» Peso da Régua: 22km; 0:30’

Palácio Mateus(2km de V.Real)

Vila Real» Viseu (89km; 2h)- curvas

 

EN2- Entrada do Palácio de Mateus- Vila Real- Portugal

 

DISTRITO DE VISEU (LAMEGO» VISEU)

 

Distrito de VISEU

 

Visite o centro de Viseu percorrendo a pé a praça central do Rossio, a Rua Direita e suas envolventes;

Prove os Vinhos da Região do Dão;

Conheça as paisagens rústicas passando por Satão, Aguiar da Beira ou Vila Nova de Paiva;

Descubra o incrível Museu Automóvel do Caramulo;

Visite as Termas de São Pedro do Sul;

Conheça o Museu Grão Vasco;

Percorra as aldeias medievais construídas em Xisto de Aldeia da Póvoa Dão ou a Aldeia da Pena;

Visite Lamego e o Santuário de N.Sra. dos Remédios;

Conheça as Caves da Murganheira em Tarouca;

Percorra as diversas Praias Fluviais do distrito de Viseu.

 

EN2- KM100- Lamego- Portugal

 

DIA 3- LAMEGO» VISEU

 

LAMEGO

Concelho do distrito de Viseu, fica localizado a 116km do Porto e 358km de Lisboa.

Considerada uma cidade histórica e monumental, pois possui uma grande quantidade de monumentos, igrejas e casas brasonadas, sendo também uma diocese portuguesa.

 

PONTOS DE INTERESSE

Pedro de Balsemão – é o segundo templo mais antigo da Península Ibérica. Há quem diga que foi construída durante a dominação visigótica, mas há quem defenda que tem origem no século X.

Sé Catedral – A Sé de Lamego, foi fundada em 1129. É uma catedral gótica, mantém a torre quadrada original, mas o resto da arquitecturareflecte as modificações feitas nos séculos XVI e XVIII, incluindo um claustro renascentista com uma dúzia de arcos bem proporcionados.

Santuário de N.Sra. dos Remédios (séc.XVIII) – No topo do monte de Santo Estêvão, o santuário é atualmente parte integrante do panorama da cidade à qual está unido por um escadório cenográfico.

Castelo de Lamego – Castelo originalmente de montanha, actualmente os seus dois panos de muralha, interna e externa, inserem-se na malha urbana. Ex-libris da cidade, do alto de seus muros podem-se avistar as águas dos rios Coura, Balsemão e Varosa.

Teatro Ribeiro Conceição – O edifício foi construído em 1727 com o objectivo de ali funcionar o Hospital da Misericórdia. Mais tarde, em 1886, o Quartel do Regimento da cidade de Lamego sofreu um grande incêndio e a Misericórdia cedeu-lhe o espaço do velho hospital. Porém, no ano seguinte, essa fatalidade também assombrou este edifício, ficando reduzido a escombros.

 

FESTAS E ROMARIAS

Festa de Nossa Senhora dos Remédios – 8 de Setembro

Festa de Nossa Senhora dos Remédios- Durante três semanas que antecedem o Domingo de Páscoa

Feira de Santa Cruz – 3 de Maio

Carnaval de Lazarim – Fevereiro

 

ARTESANATO

Cestaria, tanoaria, máscaras de Carnaval, olaria, marcenaria, funilaria, tecelagem, ferro forjado, escultura popular de granito.

 

VISEU

Cidade capital de distrito situada a 292km de Lisboa e 133 km do Porto, tem uma história repleta de acontecimentos, sendo uma das cidades mais antigas de Portugal. Por aqui passaram Celtas, Romanos, Muçulmanos e por fim os Cristãos.

Uma cidade-museu com igrejas que marcam a paisagem urbana, casas históricas, museus ou o seu belo centro histórico.

 

PONTOS DE INTERESSE

Catedral de Viseu (séc.XIII-XIV) – A Catedral apresenta uma variedade de estilos arquitectónicos: românico, gótico e manuelino. O gótico da Sé viseense seguiu as linhas originais, com um corpo de três naves e três tramos, aproximando-se assim de um estilo românico, mais do que gótico, tipicamente espaçoso. No período manuelino, a Sé viseense viria a absorver intervenções de grande qualidade estética, como as típicas abóbadas das naves. O barroco trouxe a este edifício ricas obras de talha, azulejo e pintura. O órgão, retábulo-mor, os painéis em azulejo do claustro e a casa do cabido são exemplos perfeitos, que revelam como esta Sé de Viseu se conseguiu manter actualizada durante as correntes estéticas dominantes do século XVIII.

Museu de Arte Sacra (na Catedral de Viseu) – Antigos objectos litúrgicos

Museu Etnográfico – História da tecelagem e seu processo de confecção

Museu Grão Vasco – Colecção de pintura do séc.XV de Vasco Fernandes (Grão Vasco)

Igreja da Misericórdia (séc.XVIII) – A Igreja da Misericórdia começou a ser edificada em 1775. O corpo central da fachada prolonga-se por mais dois corpos laterais, dando à igreja ares de solar, nos últimos dos quais assentam, de forma incaracterística, as duas torres sineiras.

Igreja dos Terceiros de São Francisco (séc.XVIII) – É um templo da cidade de Viseu e situa-se na extremidade do Parque Aquilino Ribeiro voltada para o Rossio (Praça da República).

 

FESTAS E ROMARIAS

Festa das Janeiras, em Passos de Silvueiros

Feira Franca de São Mateus – de 24 de Agosto a 24 de Setembro (realiza-se há mais de 600 anos)

Semana Gastronómica – Março

Feira de São Mateus em Viseu

 

ARTESANATO

Trabalhos em vime, ferro forjado e em estanho, mobiliário rústico e entalhados em madeira, vitrais, flores de papel, rendas de bilros, tecelagem e olaria

 

Portugal

Mosteiro de N.Sra. dos Remédios- Lamego

 

PONTOS DE INTERESSE:

Santuário de N. Sra. dos Remédios – Lamego

Sé de Lamego

Museu Nacional Grão Vasco- Viseu

Termas de S. Pedro do Sul

Museu do Caramulo- Caramulo (IP5/IP3 a 16km)

 

RESTAURANTES:

Vindouro- Lamego

Adega Matos- Lamego

Muralhas da Sé- Viseu

Casa Arouquesa- Repeses- Viseu

 

GASTRONOMIA

Pratos de leitão, chanfana, coelho bêbedo ou a lebre com feijão branco. Na doçaria destacam-se o creme de ovos, os bolos de Aljobre, os Viriatos. Acompanhados os pratos com vinho da região do Dão.

 

HOTÉIS:

Six Senses Douro Valley- Lamego

Hotel Lamego- Lamego

Vila Galé Douro- Lamego

Montbelo Viseu hotel & Spa- Viseu

Hotel Palácio dos Melos- Viseu

Pousada de Viseu

Hotel Monte Rio Agueira- Barragem da Aguieira- Mortágua

Hotel Rural Casa dos Viscondes de Várzea – Lamego

 

Hotel Palácio dos Melos – Viseu

Rua Chão do Mestre, nº4, 3500-103 Viseu, Portugal

O Hotel Palácio dos Melos está localizado em Viseu, apenas a 100 metros do Museu Grão Vasco. Foi completamente remodelado e equipado com comodidades modernas, mantendo a sua fachada original. Dispõe de um terraço com vistas panorâmica.

Os quartos individualmente decorados do Hotel Palácio dos Melos foram luxuosamente mobilados. Todos incluem ar condicionado, televisão por satélite e uma secretária.

O restaurante à carta do hotel serve especialidades locais, bem como pratos internacionais e os melhores vinhos da região. Está disponível para grupos, mediante reserva. Existe também um bar.

Os hóspedes poderão relaxar no elegante lounge do hotel ou simplesmente explorar a área circundante, Também podem desfrutar das vistas panorâmicas sobre a cidade de Viseu a partir do terraço do bar do hotel, situado nas paredes do hotel.

 

Hotel Rural Casa dos Viscondes de Várzea – Lamego

Quinta da Varzea, 5100-878 Lamego, Portugal

O Viscondes da Várzea é um hotel encantador situado numa mansão aristocrática de estilo rústico que remonta ao século XVII. Está rodeado por vinhas, pomares e olivais no centro da Região do Douro.

O Rural Casa dos Viscondes da Varzea é um exemplo da arquitectura gótico-manuelina de Portugal. As maravilhas que poderá encontrar no local incluem uma capela com um altar barroco, adegas de vinho seculares e um lagar de azeite ainda em funcionamento.

Os quartos ambientais do hotel providenciam mobiliário antigo e uma casa de banho luxuosa com uma banheira de hidromassagem, um roupão de banho gratuito e chinelos. Os elementos decorativos ostentam corrimões em pedra e cálices barrocos.

Beneficia de uma piscina de água salgada elevada e de um campo de ténis. Durante os meses de produção de vinho, os hóspedes poderão participar na prensa do vinho e em jantares folclóricos acompanhados por música de concertina.

O Hotel Rural Casa está localizado em Lamego, próximo das Caves da Murganheira onde se realizam provas de vinhos espumantes regularmente.

 

ADEGAS COOPERATIVAS

Quinta da Pacheca- Cambres (Lamego)

Quinta da Casa Amarela- Riobom (Lamego)

Caves Vinícolas Martinho Alves – Tondela

Casa de Mouraz – Quinta do Outeiro- Mouraz (Tondela)

 

Apontamentos de viagem:

Viseu» Tondela: 25km; 0:35’- N2/IP3

Tondela» Penacova: 43km» 0:50’

 

EN2- Viseu – Restaurante Forno da Mimi- Portugal

 

DISTRITO DE COIMBRA (PENACOVA- GÓIS)

 

Distrito de COIMBRA

Visite o Portugal dos Pequenitos em Coimbra;

Passeie pelo Parque Verde do Mondego e observe o sereno rio;

Conheça a famosa Universidade de Coimbra;

Observe as paisagens deslumbrantes da serra do Açor;

Experimente a estadia de uma noite no majestoso palácio na Mata do Bussaco- Palace Hotel Bussaco;

Visite as ruínas romanas de Conímbriga;

Experimente uma refeição do maravilhoso Leitão Assado da Bairrada e o Vinho Frisante a acompanhar;

Descubra a região de Arganil, Côja, Góis, Avô, a Fraga da Pena ou o Piódão;

Conheça a cidade costeira da Figueira da Foz;

Realize uma visita às piscinas de ondas de Castanheira de Pêra.

 

GASTRONOMIA

Leitão assado da Bairrada;

Arrufadas (Coimbra);

Pastéis de Santa Clara (Coimbra);

Pintos da Tocha (Coimbra);

Chanfana (Coimbra);

Arroz de Lampreia (Coimbra);

Espetada de Mexilhões (Figueira da Foz);

Pastéis e brisas da Figueira (Figueira da Foz);

Tigelada (Coimbra).

 

ADEGAS COOPERATIVAS

Quinta de Foz de Arouce-  Lousã

 

Praias fluviais de Portugal

Praia Fluvial de Côja

 

DISTRITO DE CASTELO BRANCO (SERTÃ- VILA DE REI)

 

Distrito de CASTELO BRANCO

 

Conheça o jardim barroco do Paço Episcopal em Castelo Branco;

Visite a povoação de Malpica do Tejo;

Passeie pelo Largo e Cruzeiro de S. João. O convento de N.Sra.da Graça em Castelo Branco;

Descubra as aldeias históricas: Monsanto, Alpedrinha, Monfortinho ou Penha Garcia;

Prove o típico Bucho e o Maranhos na região da Sertã;

Percorra os pontos medievais de Castelo Branco: o castelo dos Templários, a igreja Santa Maria, o miradouro de S.Gens;

Visite o Fundão e prove a gastronomia regional. Dos queijos e enchidos, do Cabrito Assado ás Papas de Serrabulho, ou até ás famosas Cerejas;

Observe as montanhas, planícies e margens do rio Zêzere;

Percorra a bonita aldeia histórica de Monsanto;

Visite Idanha-a-Nova. Conheça a sua história e achados arqueológicos.

 

GASTRONOMIA

Empadas de Castelo Branco;

Laburdo (C.Branco);

Cabrito assado;

Cabrito recheado (Alcains);

Miga de peixe (Malpica do Tejo);

Ensopado de cabrito (Tinalhas);

Broas de mel;

Papas de carolo (C.Branco);

Biscoitos de azeite (Castelo Branco);

Tijelada (Castelo Branco).

 

EN2- Zona do distrito de Coimbra – Portugal

 

DIA 4- PENACOVA» GÓIS» SERTÃ

 

PENACOVA

A lampreia é o produto chave da gastronomia de Penacova, atraindo muitas pessoas ao concelho. Outros pratos famosos são o arroz de míscaros e o serrabulho. Além dos doces, salientam-se as Nevadas de Penacova e os Pastéis de Lorvão, à base de ovos e miolo de amêndoa. No alto concelho é tradicional a chanfana e o arroz de fressura, ambos de ovelha.

 

GÓIS

Góis é uma vila portuguesa no Distrito de Coimbra, região Centro e sub-região do Pinhal Interior Norte, com menos de 2 000 habitantes, e banhada pelo rio Ceira.

O município é limitado a norte pelo município de Arganil, a leste por Pampilhosa da Serra, a sudoeste por Pedrógão Grande e por Castanheira de Pera, a oeste pela Lousã e a noroeste por Vila Nova de Poiares.

A praia da Peneda, a Praia Fluvial das Canaveias e a Praia Fluvial do Pego Escuro são pontos turísticos de interesse.

 

SERTÃ

A Sertã é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Castelo Branco, região Centro, sub-região do Pinhal Interior Sul e diocese de Portalegre e Castelo Branco, com cerca de 5 500 habitantes, sendo a principal vila do Pinhal Interior Sul.

A gastronomia da Sertã é muito rica. Destacam-se os maranhos e o bucho recheado, sendo de referir, ainda, a presença do cabrito estonado, que apesar de ser um símbolo gastronómico de Oleiros, enriquece a mesa sertaginense desde tempos imemoriais. Na doçaria: Cartuchos à moda de Cernache do Bonjardim.

 

EN2- Restaurante Ponte Velha- Sertã- Portugal

 

PONTOS DE INTERESSE:

Águas das Caldas de Penacova

Penedo de Castro

Vila Nova de Poiares – Gastronomia: “Chanfana”

Góis (Praia Fluvial)

Mosteiro de Lorvão- Monumento Nacional

Termas das Caldas de Penacova

Ponte Velha; Capela de N. Sra. Remédios- Sertã

 

RESTAURANTES:

Restaurante Alvaro´s- Góis

O Burgo- Lousã

Restaurante Ponte Velha- Sertã

 

HOTÉIS:

Palace Hotel do Bussaco- Luso

Grande Hotel do Luso- Luso

Montebelo Aguieira Lake Resort&Spa- Mortagua

Palácio da Lousã- Boutique Hotel- Lousã

Parque de Campismo de Góis – Góis

Hotel Convento da Sertã- Sertã

Parque Municipal de Campismo do Vale de Góis

 

Palace Hotel do Bussaco – Luso

Mata do Bussaco, 3050-261 Luso, Portugal

Situado na Mata Nacional do Bussaco, este hotel de 5 estrelas ocupa o palácio de caça dos últimos reis portugueses. O seu elegante restaurante propõe uma variedade de vinhos exclusivos do Bussaco.

Não deixe de provar os pratos de cozinha francesa clássica e tradicionais portugueses servidos no restaurante do Palace Hotel do Bussaco. Este espaço está decorado com pinturas de João Vaz, tectos mouriscos e pisos de madeiras exóticas. Um Vinho do Porto vintage raro espera-o no bar.

Os quartos estão decorados individualmente e apresentam uma decoração clássica e uma televisão por satélite, que lhes confere um toque moderno. Todos incluem mobiliário de época, variando desde o século XVIII até peças de Arte Nova, e alguns proporcionam vistas para os extensos jardins do hotel.

O Palace Hotel do Bussaco é um excelente exemplo da arquitectura manuelina-gótica. Os seus corredores ricamente decorados apresentam mobiliário antigo, pinturas grandes e azulejos vidrados tradicionais portugueses.

Localizado no coração da Serra do Bussaco, o Palace Hotel do Bussaco fica a cerca de 29 km de Coimbra.

 

Apontamentos de viagem:

Penacova» Mortagua: 18km; 0:25’- N228

Penacova» Góis: 28km- 0:40’

Góis» Sertã: 90km- 1:23h

Lousã» Sertã (68km- A13+ IC8)

Sertã» Abrantes (N2- Perfeitas condições)

 

DISTRITO DE LEIRIA (CASTANHEIRA DE PÊRA- PEDROGÃO GRANDE)

 

Distrito de LEIRIA

Descubra os pormenores arquitectónicos do Mosteiro da Batalha;

A vila de Óbidos com o seu castelo e cerca medieval e o tesouro natural da Lagoa de Óbidos;

Conheça a Aldeia do Xisto de Casal de São Simão e as praias fluviais da região (Fragas S.Simão, Ana de Aviz, Poço Corga);

Visite o Mosteiro de Alcobaça;

Prove um peixe grelhado na Nazaré e visite o “Sítio” de funicular;

Conheça a vila piscatória de Peniche;

Visite uma das 7 maravilhas naturais de Portugal: as Grutas de Mira de Aire;

Conheça a cidade das Caldas da Rainha, as suas loiças algo peculiar e o museu José Malhoa;

Aprecie o museu do vidro na Marinha Grande;

Realize um passeio ou caminhada no Parque Natural das Serras de Aires e Candeeiros.

 

EN2- Pedrogão Grande- Portugal

 

DISTRITO DE SANTARÉM (SARDOAL- ABRANTES)

 

Distrito de SANTARÉM

 

Visite o Convento de Cristo e a Ponte de Dom Manuel (ou Ponte Velha) em Tomar;

Saboreie a famosa Sopa da Pedra no Restaurante “ O Toucinho” em Almeirim;

Faça a Rota dos Vinhos do Ribatejo;

Visite a Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça;

Prove os vinhos regionais e visite o Museu Rural e do Vinho no Cartaxo;

Visite o Castelo de Almourol, Vila Nova da Barquinha e Constância;

Desça o rio Zêzere em canoa;

Conheça um pouco da história e tradição das touradas e dos forcados;

Visite a Barragem de Castelo do Bode;

Aprecie o Castelo de Torres Novas e as margens do Rio Almonda.

 

DIA 5- CONSTÂNCIA» ALMOUROL» ABRANTES

 

CONSTÂNCIA

Constância é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro e sub-região do Médio Tejo, com cerca de 900 habitantes.

Constância é conhecida por ter sido local de residência do poeta Luís de Camões, que aqui escreveu alguns dos seus poemas líricos, por ocasião do seu desterro no Ribatejo (possivelmente entre 1546 ou 1547).

A Praia fluvial de Constância, fica situada junto à confluência do rio Zêzere com o Tejo, é o local preferido durante os calores abrasadores do verão. Tem um pequeno areal, zona de piqueniques e um bar.

 

ALMOUROL

castelo de Almourol, está situado numa pequena ilha que já era habitada no tempo da ocupação romana da península, a partir do século VIII, foi ocupada pelos muçulmanos, que a terão conquistado aos visigodos.  No âmbito da reconquista cristã da Península Ibérica, Almourol foi conquistado por D. Afonso Henriques, em 1129, que o entregou à Ordem do Templo. Esta ordem é responsável pela reconstrução do castelo, conferindo-lhe as características das fortificações templárias.

 

ABRANTES

Abrantes é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Santarém, na sub-região do Médio Tejo, na região Centro, com cerca de 18 500 habitantes.

A cidade de Abrantes ergue-se numa colina a 100 m da margem direita do rio Tejo, à altitude média de 100 m, dominando todo o vale desde o oeste de Belver, concelho do Gavião, até ao município de Constância.

 

O Castelo de Abrantes, também referido como Fortaleza de Abrantes, construído em alvenaria de pedra, apresenta planta poligonal irregular (orgânica), acompanhando o afloramento rochoso em que se ergue, com muralhas de faces predominantemente retas.

Originalmente em estilo românico, as reformas que lhe foram introduzidas no século XIII conferiram-lhe o aspecto gótico.

Do antigo e austero castelo medieval, envolto por um jardim público de onde se descortina uma invejável panorâmica, restam actualmente apenas a sólida Torre de Menagem, a Porta de Armas (no ângulo nordeste) e a arcaria de suporte a dois distintos panos de muralhas que servem de parapeito a um miradouro sobre a cidade.

No interior do recinto amuralhado ergue-se a Igreja de Santa Maria do Castelo de estilo gótico, convertida em museu histórico, onde se observam coleções de escultura romana, escultura tumular do século XV e século XVI, além de painéis de azulejos sevilhanos e outras obras de arte.

 

Quinta de Coalhos TH – Abrantes

 

PONTOS DE INTERESSE:

Picoto Rainho – Centro Geodésico de Portugal- Vila de Rei

Barragem do Cabril

Praia Fluvial do Mosteiro

Vila de Constância

Castelo de Almourol

Castelo de Abrantes

 

RESTAURANTES:

Restaurante Santa Isabel- Abrantes

Restaurante As Três Naus- Sardoal

Restaurante A Taberna- Abrantes

 

ADEGAS COOPERATIVAS

Quinta do Casal da Coelheira- Centro Agrícola do Tramagal (Abrantes)

Monte Olivete – Sociedade Agrícola Unipessoal, Lda- Casal da Igreja- Mouriscas (Abrantes)

 

HOTÉIS:

Hotel Segredos de Vale Manso (14km de Abrantes)

Quinta do Côro – Sardoal

Quinta de Coalhos TH – Abrantes

 

Quinta de Coalhos TH – Abrantes

Quinta de Coalhos. Lugar de Coalhos.  Est Nac 118, 2205-306 Abrantes, Portugal

A Quinta de Coalhos TH dispõe de uma piscina sazonal, de comodidades para churrascos e de um parque infantil, e está localizada em Abrantes, na Região Centro, a 45 km de Fátima.

Poderá jogar ténis de mesa, bilhar e dardos neste alojamento rural.

Tomar fica a 27 km da Quinta de Coalhos TH e Golegã a 28 km.

 

Apontamentos de viagem:

Abrantes» Almourol: 24km- 0:22’

Abrantes» Mora: 76km- 1:12h

 

DISTRITO DE PORTALEGRE (PONTE DE SOR- MONTARGIL- AVIS)

 

Distrito de PORTALEGRE

Conheça a vila de Marvão situada num planalto acima dos 700mts. de altura;

Visite o museu das tapeçarias de Portalegre;

Percorra os trilhos no Parque Natural da Serra de S. Mamede;

Visite a Barragem de Póvoa e Meadas- Uma das mais antigas do país (1927);

Conheça um típico Fumeiro na Biquinha onde se preparam os tradicionais enchidos da região;

Percorra de Castelo de Vide a Nisa, observando belas paisagens;

Assista à tradicional Festa das Flores de Campo Maior;

Passeie pelas margens da Barragem de Montargil;

Percorra a Rota dos Vinhos do Norte Alentejo desde Marvão até Sousel;

Visite a cidade de Elvas.

 

ARTESANATO

Cestaria, carroças alentejanas com os respectivos animais, arados, grades e outras peças em cortiça, miniaturas de mobiliário em madeira, vários tipos de rendas e peças decorativas e utilitárias em olaria.

 

GASTRONOMIA

Cachafrito de cabrito, borrego, sarapatel, molhinhos de tomatada, migas com entrecosto, ensopado de cabrito, açorda, alhada de cação, morcela, chouriço, farinheira de assar, linguiça, paio.

 

DIA 6- PONTE DE SOR» MONTARGIL

 

PONTE DE SOR

A origem do nome da cidade, deve-se à existência da ponte romana sobre a ribeira de Sor, sendo esta o ex-líbris do município

 

Dos principais monumentos históricos, destaca-se a ponte oitocentista sobre a ribeira de Sor; a Igreja Matriz, do século XVII, reedificada após um incêndio e que apresenta um belo altar de ferro forjado na janela da sacristia; a Capela do senhor das Almas; o edifício dos antigos Paços do Concelho, erguido em 1886; e a antiga Fábrica de Moagem de Cereais e Descasque de Arroz, hoje um moderno centro cultural onde funciona a Biblioteca Municipal, o Arquivo Histórico Municipal e o Centro de Artes e Cultura – um centro de exposições de arte.

A cidade de Ponte de Sor está dotada de um cine-teatro, com excelentes condições, com linhas arquitectônicas “Art Deco”.

No município de Ponte de Sor, mas fora do seu núcleo urbano, encontram-se, por exemplo, a Igreja da Misericórdia de Galveias, classificada como Imóvel de Interesse Público; a Igreja da Misericórdia Montargil ou ainda a Capela de Santo António de Montargil.

Aconselha-se ainda a visita, na cidade de Ponte de Sor, à moderna e muito agradável Zona Ribeirinha.

 

EN2- KM450- Montargil

 

MONTARGIL

A Barragem de Montargil localiza-se no distrito de Portalegre, concelho de Ponte de Sôr, freguesia de Montargil.

Pertence à bacia hidrográfica do rio Tejo, e situa-se na ribeira de Sôr. Foi projectada pela Direcção-Geral dos Serviços Hidráulicos em 1954 e ficou concluída no ano de 1958. Actualmente é propriedade da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia e, conjuntamente com a barragem de Maranhão e a barragem de Magos alimenta o Canal do Sorraia.

A albufeira da barragem é muito utilizada na prática de desportos náuticos, na pesca desportiva e para as atividades relacionadas com a natureza como a Observação de aves.

EN2- KM450- Montargil- Portugal

 

PONTOS DE INTERESSE:

Barragem de Montargil- Praia de areia fina

Maior Mosaico de Cortiça do Mundo (Centro de Artes) – Ponte de Sor

 

RESTAURANTES:

Retiro do Mocho- Foros do Mocho- Montargil

O Olivença- Ponte de Sor

Petisqueira Alentejana- Ponte de Sor

Quadrifonia- Ponte de Sor

Oficina d’ Anjos- Tapas&Vinhos- Montargil

 

GASTRONOMIA

A gastronomia de excepção e a diversificada oferta hoteleira, faz do Alentejo uma das mais relevantes regiões vitivinícolas do país. Percorra a Rota dos Vinhos e visite algumas das mais belas vilas e cidades alentejanas. E porque um bom vinho pede um bom petisco, delicie-se com as entradas, a queijaria e a charcutaria alentejana, os torresmos, os pimentos assados, a salada de polvo e os pezinhos de coentrada. Depois, há imperdíveis como os ensopados, as migas, as excelentes carnes de caça, as caldeiradas, a sopa de cação e os peixes grelhados. No final, prove os doces conventuais, as queijadas de requeijão, a sericaia com ameixas; tudo combinado com os excelentes licores da região.

 

ADEGAS COOPERATIVAS

Casa de Sarmento, SA- Sernadelo (Mealhada)

Fonte de Avis- Soc. Agrícola, Lda- Figueira de Barros (Avis)

Fundação Abreu Callado- Benavila (Avis)

Herdade da Anta de Cima- Ponte de Sor

 

HOTÉIS:

Lago Montargil & Villas Hotel- Montargil

Herdade da Sanguinheira- Longomel- Ponte de Sor

Herdade do Chamusquinho- Foros do Mocho- Montargil

Parque de Campismo Orbitur- Montargil

Montargil Monte Novo- Montargil

 

DISTRITO DE ÉVORA (MORA- VIANA DO ALENTEJO)

 

Distrito de ÉVORA

Passeie pela Praça do Giraldo e observe os seus arcos da época medieval em Évora;

Visite a obra macabra da Capela dos Ossos na capital de distrito;

Prove a boa gastronomia da região e seus vinhos;

Ouça os cantares alentejanos. Uma das maiores tradições da região;

Conheça os vestígios do Templo Romano de Diana em Évora;

Percorra as diversas pedreiras de extracção de mármore em Vila Viçosa,  Borba ou Bencatel;

Visite a antiga cidade de Évora;

Realize a Rota de Vinhos Alentejanos, e visite típicas “tascas” alentejanas;

Aprecie os bordados dos Tapetes de Arraiolos;

Percorra as margens em redor do lago Alqueva.

 

DISTRITO DE SETÚBAL (TORRÃO)

 

Distrito de SETÚBAL

Conheça Sesimbra e o Cabo Espichel;

Dê um longo passeio por uma das maravilhas naturais de Portugal- O parque Natural da Serra da Arrábida;

Visite a Fortaleza de São Filipe. Uma das principais do país;

Apanhe em Setúbal um Ferry Boat e vá até Tróia;

Prove as Tortas de Azeitão e visite as Caves José Maria da Fonseca;

Conheça a  igreja de Santa Maria do Castelo em Alcácer do Sal;

Visite as belas praias de Setúbal até Sesimbra;

Passeie pela Praça do Bocage e ruas envolventes na baixa Setubalense;

Percorra as margens do rio Sado e visite Alcácer do Sal;

Siga até à Comporta e descubra praias isoladas de enorme beleza.

 

EN2- Minas de Aljustrel- Portugal

 

DISTRITO DE BEJA (FERREIRA DO ALENTEJO- ALJUSTREL- CASTRO VERDE)

 

Distrito de BEJA

Realize um passeio pelo Parque Natural do Sudoeste Alentejano;

Conheça a costa Vicentina e suas praias de enorme beleza;

Descubra a gastronomia do Baixo Guadiana: marisco, caldeirada, cataplana, ou a carne de porco à alentejana;

Passe uma noite instalado no Clube de Campo da Vila Galé hotéis;

Realize uma prova de vinhos e visite adegas da região;

Faça um passeio pedestre pela zona histórica da vila de Mértola;

Descubra a história da Mina de S.Domingos ou da Mina de Aljustrel;

Visite o castelo de Beja, o museu Rainha D.Leonor e o museu Jorge Vieira;

Conheça o grande lago do Alqueva;

Descubra o Parque Natural do Vale do Guadiana. 

EN2- Bando de Cegonhas- Aljustrel- Alentejo- Portugal

 

DIA 7- MORA» MONTEMOR-O-NOVO» CASTRO VERDE

 

MORA

A vila de Mora está inserida no distrito de Évora. É data incerta a formação do município, mas pensa-se ter sido constituída no início do século XVI.

Situada a 120kms de Lisboa, 57kms de Évora e a 22kms de Montargil, tem no Fluviário de Mora uma das principais atracções turísticas da vila.

 

Mora (Alentejo)- Portugal

Açorda de Peixe – Mora

 

O Fluviário de Mora é um aquário público dedicado aos ecossistemas de água doce, privilegiando o conhecimento da sua diversidade, importância e relação com a humanidade. Foi inaugurado a 21 de Março de 2007 e ao longo da visita ficará a conhecer algumas das espécies dulciaquícolas de Portugal da nascente até à foz, outras que ocorrem na Península Ibérica, e também da bacia hidrográfica do rio Amazonas e dos grandes lagos africanos do vale do Rift. Com a água doce como tema transversal a diversas áreas de conhecimento e culturas, a visita a este aquário é um local de sensibilização para cuidarmos desses ecossistemas que albergam uma enorme diversidade, apesar da água doce disponível em estado líquido à superfície constituir somente 0,01% de toda a água do planeta Terra.

Outros pontos de interesse: Igreja Matriz; Igreja de Brotas; Santa Casa da Misericórdia (séc.XVII); Torre Águias; Anta Pavia; Pelourinho Cabeção e o recente Museu Interactivo do Megalitismo.

 

Museu Interactivo do Megalitismo

Localizado praticamente no centro da vila de Mora, a escassos quilómetros do Fluviário, o Museu do Megalitismo, único a nível nacional, é a concretização de um sonho antigo da autarquia (inaugurado em 2016), no sentido da valorização do vasto e riquíssimo património megalítico existente no Concelho.

O Museu Interactivo do Megalitismo de Mora resgata uma infraestrutura historicamente importante para a população, a antiga Estação do Caminho de Ferro. A inovação, o dinamismo e a interactividade marcam a diferença neste equipamento único a nível nacional. Um espaço de cultura e lazer, cuja exposição permanente dá a conhecer o legado arqueológico da região, resultado do vasto trabalho desenvolvido ao longo dos anos. A criação desta nova valência representa também o crescimento da oferta turística e sócio-económica do Concelho, funcionando como complemento à já existente, como é o caso do Fluviário de Mora.

Mora (Alentejo)- Portugal

Rio Seda- Azenhas da Seda – Mora (Glamping)

 

Mora (Alentejo)- Portugal

Elemento representativo do Tear no Museu Interactivo do Megalitismo – Mora

 

Mora (Alentejo)- Portugal

Carpas no Fluviário de Mora

 

MONTEMOR-O-NOVO

A cidade de Montemor-o-Novo foi edificada entre três montes: (o maior) o do Castelo de Montemor-o-Novo, o da igreja da Nossa Senhora da Visitação e o da igreja da Nossa Senhora da Conceição.

 

CASTRO VERDE

Castro Verde está situado no Baixo Alentejo, na região do Alentejo, num território conhecido como Campo Branco. Uma grande parte do território do município encontra-se dentro de uma zona da Rede Natura 2000 da União Europeia, representadas por uma Zona de Proteção Especial para as espécies de aves estepárias ameaçadas como a abetarda e o peneireiro-das-torres. As fronteiras do município são marcadas nas bermas das estradas que conduzem até aos limites do território com o emblema logotipo do concelho – o marco do município – “Uma janela sobre a planície”.

A atividade mineira nesta região remonta há milhares de anos, com restos de estruturas de mineração que remontam à época romana, quando a região teve um papel significativo na expansão da metalurgia romana. Esta zona sul da Lusitânia, foi uma província romana e, durante vários séculos foi uma fonte abundante de minerais de minério em que se incluem ouro, prata, cobre, estanho, chumbo e ferro.

 

PONTOS DE INTERESSE:

Fluviário de Mora

Castelo de Montemor-o-Novo

Grutas do Escoural

Museu do Chocalho- Alcáçovas

Barragem do Roxo- Ervidel (Aljustrel)

Basílica Real de N. Sra. da Conceição- Castro Verde

Ponte Romana de Alfundão

Quintas produtoras de vinho alentejano

 

RESTAURANTES:

O Poço- Brotas- Mora

Quinta do Espanhol- Foros de Mora- Mora

A Palmeira- Cabeção- Mora

Afonso- Mora

Pátio dos Petiscos- Montemor-o-Novo

Excelentíssimo- Torrão

Fio d’Azeite- Aljustrel

Castro- Aljustrel

 

Mora (Alentejo)- Portugal

Restaurante “O Afonso”- Mora

 

GASTRONOMIA

Açorda de Bacalhau; Gaspacho; Ensopado de Borrego; Migas; Coelho à Caçador; Sopa de Cação; Tomatada; Sopa da Panela e Sopa de Beldroegas.

 

ADEGAS COOPERATIVAS

Herdade das Soberanas- EN2, Km574- Vinhos Península Setúbal e Alentejo

Herdade do Menir/ Couteiro Mor

Fernando Manuel Roma Pereira Toscano- Quinta da Horta de Chaves- Mora

L’ And Vineyards- EN4- Herdade das Valadas- Montemor-o-Novo

 

HOTÉIS:

Azenhas da Seda (Glamping)- Pavia

Solar dos Lilases – Mora

L’and Vineyards Resort- Montemor-o-Novo

Herdade dos Grous- Albernoa- Beja

Clube de Campo Vila Galé- Albernoa- Castro Verde

 

Clube de Campo Vila Galé – Beja

Herdade da Figueirinha, 7801-905 Albernoa (Alentejo), Portugal

Este hotel de 4 estrelas em Albernoa fica a uma curta viagem de carro do centro do Alentejo. Apresenta uma piscina interior e um restaurante que serve cozinha local. O hotel proporciona um mini-zoológico, cavalos e passeios de charrete, bem como degustações de vinhos.

Todos os quartos dispõem de uma varanda privada. O hotel possui Quartos Familiares e Quartos Twin, cada um com ar condicionado, televisão por cabo e uma casa de banho privativa.

Os hóspedes podem explorar a região ou relaxar no centro de bem-estar, com uma piscina interior, uma banheira de hidromassagem e banho turco. Os tratamentos de beleza também são providenciados por um custo adicional. As crianças podem divertir-se enquanto observam os estábulos dos burros com a ajuda da equipa de funcionários.

Os quartos do Clube de Campo Vila Galé possuem ar condicionado, são luminosos e têm pisos em azulejos. Incluem ainda televisão por satélite, uma área de estar e vistas para as vinhas da Casa de Santa Vitória.

O Restaurante Pavilhão de Caça, do hotel, serve refeições portuguesas tradicionais e pratos internacionais, acompanhados pelos vinhos premiados da Casa de Santa Vitoria. As refeições são servidas no interior ou ao ar livre.

O Vila Galé Clube de Campo também beneficia de uma variedade de comodidades e actividades como passeios em moto-quatro e bicicletas, desportos aquáticos (caiaque), mini-golfe e caminhadas.

 

FESTAS E ROMARIAS

Festa de Nossa Senhora das Brotas (Agosto); Feira dos Passos (segunda semana antes da Páscoa); Feira Anual de Mora  (Setembro); Festa das Migas  (Fevereiro).

 

Apontamentos de viagem:

Mora» Montemor-o-Novo: 47km- 0:46’

Montemor-o-Novo» Ferreira do Alentejo: 76km, 1:15h

Ferreira do Alentejo» Aljustrel: 25km, 0:30’

Aljustrel» Castro Verde: 21km- 0:20’

 

EN2- KM637- Castro Verde- Portugal

 

DISTRITO DE FARO (LOULÉ- FARO)

 

Distrito de FARO

Descubra o Cabo de S. Vicente e a sua fortaleza em Sagres;

Prove os famosos doces de amêndoa: o Dom Rodrigo ou o Morgado de Amêndoa. Beba um Medronho ou uma Amarguinha;

Conheça a vida nocturna de Albufeira;

Passeie de barco pela região de Lagos, e aprecie a enorme beleza natural de praias e grutas formações rochosas;

Visite a Marina de Vilamoura e o Casino;

Prove o Arroz de Lingueirão em Olhão;

Pratique Golfe nos melhores campos do país;

Experimente um dos diversos parques aquáticos/temáticos do Algarve: Zoomarine, Slide&Splash ou o Aquashow;

Percorra a Serra de Monchique e Parque Natural do Sudoeste Alentejano;

Conheça as inúmeras e diversificadas praias ao longo de quase 200kms.

 

ALGARVE RURAL 

Pelo interior do Algarve, descubra a natureza genuína, e um rico património natural.

Fontes, igrejas, castelos, pontes romanas, miradouros, barragens e ribeiras, são percursos que poderá percorrer pelo interior do Algarve, pela região de Loulé ou S. Braz de Alportel.

Percorra a Serra do Caldeirão, com os seus contrastes de florestas de eucalipto, sobreiros, pinheiros e os seus campos cultivados de trigo e cevada.

 

Serra de Monchique

Pontos de interesse: Igreja Matriz de Alferce; Igreja Matriz de Monchique; Núcleo de Arte Sacra (Monchique); Convento de N. Sra. Do Desterro (Monchique); o Complexo de Termas de Monchique; o Complexo Natural das Caldas; Miradouro da Fóia.

 

Região de Loulé

Muralhas do Castelo de Loulé; Igreja Matriz de Loulé; Convento do Espírito Santo (Loulé); Ruínas do Castelo e Centro Interpretativo Arqueológico de Salir; Casa Museu João de Deus (S. Bartolomeu de Messines); o Castelo, a Fonte e a Ponte Medieval de Paderne; as Barragens do Funcho e do Arade; a Ribeira de Quarteira.

 

ARTESANATO

Artefactos de verga e vime;

Chapéus e alcofas de palha;

Artigos de cobre e latão;

Artigos de madeira;

Cerâmica de Porches.

 

EN2- Próximo de São Braz de Alportel – Portugal

 

DIA 8- LOULÉ» FARO

 

LOULÉ

É sede do mais extenso e populoso município algarvio, com 763,67 km² de área e 71 000 habitantes (2011), subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Almodôvar, a nordeste por Alcoutim e Tavira, a leste por São Brás de Alportel, a sudeste por Faro, a sudoeste por Albufeira, a oeste por Silves e a sul tem litoral no Oceano Atlântico.

O município de Loulé engloba duas cidades, Loulé e Quarteira, e nele localiza-se o Santuário de Nossa Senhora da Piedade (Mãe Soberana).

No concelho de Loulé situam-se os complexos turísticos de Vilamoura/Quarteira, Quinta do Lago e Vale do Lobo (os dois últimos na freguesia de Almancil).

 

FARO

É sede de um município com 65 000 habitantes (2011). Limitado a norte e oeste pelo município de São Brás de Alportel, a leste por Olhão, a oeste por Loulé e a sul tem costa no Oceano Atlântico.

Através do Aeroporto de Faro, a cidade constitui a terceira maior entrada externa do país (a seguir a Lisboa e Porto), o que lhe confere uma valência vincadamente cosmopolita.

 

PRINCIPAIS EVENTOS

Concentração de Motos de Faro; FOLKFARO – Folclore Internacional da Cidade de Faro; FARCUME: Festival Internacional de Curtas-Metragens de Faro; Feira de Santa Iria; Festival de Órgão de Faro; Moura Encantada – Festival de Tunas Femininas no Algarve; Semana Académica do Algarve; Festival de Flamenco de Faro; FARTUNA: Festival de Tunas Académicas da Cidade de Faro; Festa da Ria Formosa; Alameda Beer Fest.

 

 

PONTOS DE INTERESSE:

Miradouro do Caldeirão – Serra do Caldeirão

Fábrica de Cortiça – Alportel

 

RESTAURANTES:

Tasquinha do Medronho- Almodôvar

O Moinho- Almodôvar

Casa dos Presuntos- Cortelha

A Tia Bia- Barranco do Velho- Salir (Loulé)

 

GASTRONOMIA

Além do peixe e marisco fresco, destaque para o Xarém, a caldeirada e o arjamalho que são pratos típicos. A doçaria vai desde o Dom Rodrigo ao morgado de amêndoas. Beba como aperitivo um medronho ou uma amarguinha.

 

Outras iguarias algarvias:

Sopa de berbigão com coentros;

Sopa de conquilhas;

Sopa de baldroegas;

Galinha mourisca;

Arroz de Safio;

Feijoada de búzios;

Arroz de lingueirão;

Cataplana de peixe ou marisco;

Variedades de peixe fresco e marisco;

Doces regionais do Algarve (à base de amêndoa).

 

HOTÉIS:

Pousada do Palácio de Estói (Estói)

Hotel Quinta do Lago- Quinta do Lago

Martinal Quinta Family Resort- Quinta do Lago

 

EN2- Km738 – Faro – Portugal

 

DIA 9- FARO» LISBOA OU PORTO

Regresso à origem.

 

Pousada de Estói- Faro- Portugal

 

N2- MITICA ESTRADA NACIONAL 2 -PORTUGAL

 

ROTEIRO- AVENTURA

 

DIA 1- Lisboa / Porto» Chaves

DIA 2- Chaves» Vidago» Vila Real

DIA 3- Vila Real» Lamego» Viseu

DIA 4- Viseu» Penacova» Sertã

DIA 5- Sertã» Ponte de Sor» Mora

DIA 6- Mora

DIA 7- Mora» Montemor-o-Novo» Loulé

DIA 8- Loulé» Faro» Lisboa / Porto

 

DIA 1- LISBOA OU PORTO» CHAVES

Deslocação: Autocarro» Automóvel» Comboio

 

PONTOS DE INTERESSE:

Dia Livre

Monumentos (Castelo,…) & Varandas Tradicionais de Chaves

 

RESTAURANTES:

O Forno- EN2- Vilarinho de Samardã

Chaxoila- EN2- Borralha

 

HOTÉIS:

Parque Campismo

 

Rota da Estrada Nacional nº2 (EN2)- Portugal

 

DIA 2- VIDAGO» VILA REAL» PESO DA RÉGUA

 

PONTOS DE INTERESSE:

Manhã

Igreja Românica de N. Sra. Conceição- Vidago

Vidago Palace

Palácio de Mateus

 

Tarde

Quinta do Zimbro (ou outras similares) – Peso da Régua

 

RESTAURANTES:

Castas e Pratos- Peso da Régua

 

HOTÉIS:

Hotel Régua Douro- Peso da Régua

Hotel Miracorgo- Vila Real

 

VIAGEM:

Chaves» Vila Real: 61km-1:20h

Vila Real» Peso da Régua: 22km; 0:30’

Palácio Mateus(2km de V.Real)

Vila Real» Viseu (89km; 2h)- curvas

 

DIA 3- LAMEGO» VISEU

 

PONTOS DE INTERESSE:

Manhã

Santuário de N. Sra. dos Remédios – Lamego

Sé de Lamego

Tarde

Museu Nacional Grão Vasco- Viseu

Museu do Caramulo- Caramulo (IP5/IP3 a 16km)

 

RESTAURANTES:

Vindouro- Lamego

Adega Matos- Lamego

Muralhas da Sé- Viseu

Casa Arouquesa- Repeses- Viseu

 

HOTÉIS:

Hotel Lamego- Lamego

 

VIAGEM:

Viseu» Tondela: 25km; 0:35’- N2/IP3

Tondela» Penacova: 43km» 0:50’

 

EN2- Vidago- Portugal

DIA 4- PENACOVA» GÓIS» SERTÃ

 

PONTOS DE INTERESSE:

Manhã

Termas das Caldas de Penacova

Penedo de Castro

Góis (Praia Fluvial)

 

Tarde

Vila Nova de Poiares – Gastronomia: “Chanfana”

(ou) Ponte Velha; Capela de N. Sra. Remédios- Sertã

 

RESTAURANTES:

Restaurante Alvaro´s- Góis

O Burgo- Lousã

  

HOTÉIS:

Parque Municipal de Campismo do Vale de Góis

 

VIAGEM:

Penacova» Mortagua: 18km; 0:25’- N228

Penacova» Góis: 28km- 0:40’

Góis» Sertã: 90km- 1:23h

Lousã» Sertã (68km- A13+ IC8)

Sertã» Abrantes (N2- Perfeitas condições)

 

Chanfana - Gasdtronomia de Coimbra

Chanfana -Penacova – Portugal

 

DIA 5- CONSTÂNCIA» ALMOUROL» ABRANTES

 

PONTOS DE INTERESSE:

Manhã

Picoto Rainho – Centro Geodésico de Portugal- Vila de Rei

Barragem do Cabril

Praia Fluvial do Mosteiro

 

Tarde

Vila de Constância

Castelo de Almourol

Castelo de Abrantes

 

RESTAURANTES:

Restaurante Santa Isabel- Abrantes

Restaurante As Três Naus- Sardoal

Restaurante A Taberna- Abrantes

 

HOTÉIS:

Parque de Campismo

 

VIAGEM:

Abrantes» Almourol: 24km- 0:22’

Abrantes» Mora: 76km- 1:12h

 

EN2- Vila de Rei- Portugal

 

DIA 6- PONTE DE SOR» MONTARGIL

 

PONTOS DE INTERESSE:

Manhã

Maior Mosaico de Cortiça do Mundo (Centro de Artes) – Ponte de Sor

 

Tarde

Barragem de Montargil- Praia de areia fina

 

RESTAURANTES:

Retiro do Mocho- Foros do Mocho- Montargil

O Olivença- Ponte de Sor

Petisqueira Alentejana- Ponte de Sor

Quadrifonia- Ponte de Sor

Oficina d’ Anjos- Tapas&Vinhos- Montargil

 

HOTÉIS:

Parque de Campismo Orbitur- Montargil

 

EN2- KM450- Montargil

 

DIA 7- MORA» MONTEMOR-O-NOVO» CASTRO VERDE

 

PONTOS DE INTERESSE:

Manhã

Fluviário de Mora

Castelo de Montemor-o-Novo

Quintas produtoras de vinho alentejano

 

Tarde

Grutas do Escoural

Museu do Chocalho- Alcáçovas

Barragem do Roxo- Ervidel (Aljustrel)

Basílica Real de N. Sra. da Conceição- Castro Verde

 

RESTAURANTES:

O Poço- Brotas- Mora

A Palmeira- Cabeção- Mora

Afonso- Mora

Pátio dos Petiscos- Montemor-o-Novo

Excelentíssimo- Torrão

Fio d’Azeite- Aljustrel

Castro- Aljustrel

 

HOTÉIS:

Azenhas da Seda (Glamping)- Pavia

 

VIAGEM:

Mora» Montemor-o-Novo: 47km- 0:46’

Montemor-o-Novo» Ferreira do Alentejo: 76km, 1:15h

Ferreira do Alentejo» Aljustrel: 25km, 0:30’

Aljustrel» Castro Verde: 21km- 0:20’

 

EN2- Casa Dona Maria- Castro Verde- Portugal

 

DIA 8- LOULÉ» FARO

 

PONTOS DE INTERESSE:

Manhã

Miradouro do Caldeirão – Serra do Caldeirão

 

Tarde

Fábrica de Cortiça – Alportel

 

RESTAURANTES:

Tasquinha do Medronho- Almodôvar

O Moinho- Almodôvar

Casa dos Presuntos- Cortelha

A Tia Bia- Barranco do Velho- Salir (Loulé)

 

HOTÉIS:

Parque de Campismo de Tavira

 

EN2- KM637- Castro Verde- Portugal

 

DIA 9- FARO» LISBOA OU PORTO

Deslocação: Autocarro» Automóvel» Comboio

 

EN2- Casa de Cantoneiros – Portugal

 

ROTEIRO- EXPERIÊNCIA TOTAL

 

DIA 1- Lisboa / Porto» Chaves

DIA 2- Chaves» Vidago» Vila Real

DIA 3- Vila Real» Lamego» Viseu

DIA 4- Viseu» Penacova» Sertã

DIA 5- Sertã» Ponte de Sor» Mora

DIA 6- Mora

DIA 7- Mora» Montemor-o-Novo» Loulé

DIA 8- Loulé» Faro» Lisboa / Porto

 

DIA 1- LISBOA OU PORTO» CHAVES

Deslocação: Autocarro» Automóvel» Comboio

 

PONTOS DE INTERESSE:

Dia Livre

Monumentos (Castelo,…) & Varandas Tradicionais de Chaves

Termas de Chaves

 

RESTAURANTES:

Adega Faustino- Chaves

A Talha- Chaves

O Forno- EN2- Vilarinho de Samardã

Chaxoila- EN2- Borralha

 

HOTÉIS:

Forte S. Francisco Hotel- Chaves

Hotel Casino de Chaves- Chaves

Hotel Aquae Flaviae- Chaves

 

EN2- KM0- Igreja de Santa Maria Maior- Chaves- Portugal

 

DIA 2- VIDAGO» VILA REAL» PESO DA RÉGUA

 

PONTOS DE INTERESSE:

Manhã

Igreja Românica de N. Sra. Conceição- Vidago

Vidago Palace

Palácio de Mateus

 

Tarde

Quinta do Zimbro (ou outras similares) – Peso da Régua

Museu do Douro- Régua

 

RESTAURANTES:

Castas e Pratos- Peso da Régua

 

HOTÉIS:

 

Vidago Palace- Vidago

Hotel Régua Douro- Peso da Régua

Quinta de Arcossó- Vila Real

Hotel Miracorgo- Vila Real

Pedras Salgadas SPA& Nature Park- P.Salgadas

Hotel Régua Douro- Peso da Régua

 

ADEGAS COOPERATIVAS

Palmeirim D’ Inglaterra- Faioura- Soc. Vitivinícola, Lda. (Faiões- Chaves)

Head Rock- Estrada Nacional nº2- nº25 (Adega em Vila Pouca de Aguiar)

Caves de Santa Marta de Penaguião

H.O.- Horta Osório Wines- Quinta do Pontão- Cumieira (Santa Marta de Penaguião)

Quinta Vale Dornas- Sergude- Godim

Quinta Santa Júlia- Loureiro

Quinta Seara d’ Ordens- Poiares (Peso da Régua)

Quinta do Zimbro- Vilarinho dos Freires (Peso da Régua)

 

VIAGEM:

Chaves» Vila Real: 61km-1:20h

Vila Real» Peso da Régua: 22km; 0:30’

Palácio Mateus(2km de V.Real)

Vila Real» Viseu (89km; 2h)- curvas

 

Melhores hotéis de Portugal

Vidago Palace Hotel – Portugal

DIA 3- LAMEGO» VISEU

PONTOS DE INTERESSE:

Manhã

Santuário de N. Sra. dos Remédios – Lamego

Sé de Lamego

 

Tarde

Museu Nacional Grão Vasco- Viseu

Termas de S. Pedro do Sul

Museu do Caramulo- Caramulo (IP5/IP3 a 16km)

 

RESTAURANTES:

Vindouro- Lamego

Adega Matos- Lamego

Muralhas da Sé- Viseu

Casa Arouquesa- Repeses- Viseu

 

HOTÉIS:

Hotel Lamego- Lamego

Vila Galé Douro- Lamego

Montbelo Viseu hotel & Spa- Viseu

Hotel Palácio dos Melos- Viseu

Pousada de Viseu

Hotel Monte Rio Agueira- Barragem da Aguieira- Mortágua

Hotel Rural Casa dos Viscondes de Várzea – Lamego

 

VIAGEM:

Viseu» Tondela: 25km; 0:35’- N2/IP3

Tondela» Penacova: 43km» 0:50’

 

Pousada de Viseu - Portugal

Pousada de Viseu – Portugal

 

DIA 4- PENACOVA» GÓIS» SERTÃ

 

PONTOS DE INTERESSE:

Manhã

Termas das Caldas de Penacova

Penedo de Castro

Góis (Praia Fluvial)

Mosteiro de Lorvão- Monumento Nacional

 

Tarde

Vila Nova de Poiares – Gastronomia: “Chanfana”

(ou) Ponte Velha; Capela de N. Sra. Remédios- Sertã

 

RESTAURANTES:

Restaurante Alvaro´s- Góis

O Burgo- Lousã

Restaurante Ponte Velha- Sertã

 

HOTÉIS:

Grande Hotel do Luso- Luso

Palácio da Lousã- Boutique Hotel- Lousã

Hotel Convento da Sertã- Sertã

 

VIAGEM:

Penacova» Mortagua: 18km; 0:25’- N228

Penacova» Góis: 28km- 0:40’

Góis» Sertã: 90km- 1:23h

Lousã» Sertã (68km- A13+ IC8)

Sertã» Abrantes (N2- Perfeitas condições)

 

EN2- Vila de Rei- Portugal

 

DIA 5- CONSTÂNCIA» ALMOUROL» ABRANTES

 

PONTOS DE INTERESSE:

Manhã

Picoto Rainho – Centro Geodésico de Portugal- Vila de Rei

Barragem do Cabril

Vila de Constância

 

Tarde

Castelo de Almourol

Castelo de Abrantes

 

RESTAURANTES:

Restaurante Santa Isabel- Abrantes

Restaurante As Três Naus- Sardoal

Restaurante A Taberna- Abrantes

 

ADEGAS COOPERATIVAS

Quinta do Casal da Coelheira- Centro Agrícola do Tramagal (Abrantes)

Monte Olivete – Sociedade Agrícola Unipessoal, Lda- Casal da Igreja- Mouriscas (Abrantes)

 

HOTÉIS:

Hotel Segredos de Vale Manso (14km de Abrantes)

Quinta do Côro – Sardoal

Quinta de Coalhos TH – Abrantes

 

VIAGEM:

Abrantes» Almourol: 24km- 0:22’

Abrantes» Mora: 76km- 1:12h

 

Castelo de Almourol- Portugal

 

DIA 6- PONTE DE SOR» MONTARGIL

 

PONTOS DE INTERESSE:

Manhã

Maior Mosaico de Cortiça do Mundo (Centro de Artes) – Ponte de Sor

 

Tarde

Barragem de Montargil- Praia de areia fina

 

RESTAURANTES:

Retiro do Mocho- Foros do Mocho- Montargil

O Olivença- Ponte de Sor

Petisqueira Alentejana- Ponte de Sor

Quadrifonia- Ponte de Sor

Oficina d’ Anjos- Tapas&Vinhos- Montargil

 

ADEGAS COOPERATIVAS

Casa de Sarmento, SA- Sernadelo (Mealhada)

Fonte de Avis- Soc. Agrícola, Lda- Figueira de Barros (Avis)

Fundação Abreu Callado- Benavila (Avis)

Herdade da Anta de Cima- Ponte de Sor

 

HOTÉIS:

Herdade da Sanguinheira- Longomel- Ponte de Sor

Herdade do Chamusquinho- Foros do Mocho- Montargil

Montargil Monte Novo- Montargil

 

EN2- KM450- Montargil

 

DIA 7- MORA» MONTEMOR-O-NOVO» CASTRO VERDE

 

PONTOS DE INTERESSE:

Manhã

Fluviário de Mora

Castelo de Montemor-o-Novo

Grutas do Escoural

 

Tarde

Museu do Chocalho- Alcáçovas

Barragem do Roxo- Ervidel (Aljustrel)

Basílica Real de N. Sra. da Conceição- Castro Verde

Ponte Romana de Alfundão

Quintas produtoras de vinho alentejano

 

RESTAURANTES:

O Poço- Brotas- Mora

Quinta do Espanhol- Foros de Mora- Mora

A Palmeira- Cabeção- Mora

Afonso- Mora

Pátio dos Petiscos- Montemor-o-Novo

Excelentíssimo- Torrão

Fio d’Azeite- Aljustrel

Castro- Aljustrel

 

ADEGAS COOPERATIVAS

Herdade das Soberanas- EN2, Km574- Vinhos Península Setúbal e Alentejo

Herdade do Menir/ Couteiro Mor

Fernando Manuel Roma Pereira Toscano- Quinta da Horta de Chaves- Mora

L’ And Vineyards- EN4- Herdade das Valadas- Montemor-o-Novo

 

HOTÉIS:

Herdade dos Grous- Albernoa- Beja

Clube de Campo Vila Galé- Albernoa- Castro Verde

 

VIAGEM:

Mora» Montemor-o-Novo: 47km- 0:46’

Montemor-o-Novo» Ferreira do Alentejo: 76km, 1:15h

Ferreira do Alentejo» Aljustrel: 25km, 0:30’

Aljustrel» Castro Verde: 21km- 0:20’

 

EN2- Gruta do Escoural- Montemor-o-Novo- Portugal

 

DIA 8- LOULÉ» FARO

 

PONTOS DE INTERESSE:

Manhã

Miradouro do Caldeirão – Serra do Caldeirão

Tarde

Fábrica de Cortiça – Alportel

 

RESTAURANTES:

Tasquinha do Medronho- Almodôvar

O Moinho- Almodôvar

Casa dos Presuntos- Cortelha

A Tia Bia- Barranco do Velho- Salir (Loulé)

 

HOTÉIS:

Pousada do Palácio de Estói (Estói)

Hotel Quinta do Lago- Quinta do Lago

 

EN2 – Parque da Fonte Férrea – São Braz de Alportel

 

DIA 9- FARO» LISBOA OU PORTO

Regresso à origem

 

Algarve Rural

Mercado de Santa Catarina da Fonte do Bispo – São Brás de Alportel

 

ROTEIRO- DELUXE

 

DIA 1- Lisboa / Porto» Chaves

DIA 2- Chaves» Vidago» Vila Real

DIA 3- Vila Real» Lamego» Viseu

DIA 4- Viseu» Penacova» Sertã

DIA 5- Sertã» Ponte de Sor» Mora

DIA 6- Mora

DIA 7- Mora» Montemor-o-Novo» Loulé

DIA 8- Loulé» Faro» Lisboa / Porto

 

DIA 1- LISBOA OU PORTO» CHAVES

Deslocação até Chaves

 

PONTOS DE INTERESSE:

Monumentos

Varandas Tradicionais de Chaves

Termas de Chaves

 

RESTAURANTES:

Adega Faustino- Chaves

A Talha- Chaves

O Forno- EN2- Vilarinho de Samardã

Chaxoila- EN2- Borralha

 

HOTÉIS:

Forte S. Francisco Hotel- Chaves

Hotel Casino de Chaves- Chaves

Hotel Aquae Flaviae- Chaves

 

EN2- KM0- Castelo de Chaves- Portugal

 

DIA 2- VIDAGO» VILA REAL» PESO DA RÉGUA

 

PONTOS DE INTERESSE:

Manhã

Igreja Românica de N. Sra. Conceição- Vidago

Vidago Palace

Palácio de Mateus

 

Tarde

Quinta do Zimbro (ou outras similares) – Peso da Régua

Museu do Douro- Régua

 

RESTAURANTES:

Castas e Pratos- Peso da Régua

 

HOTÉIS:

Vidago Palace- Vidago

Palácio de Mateus- Vila Real

Pedras Salgadas SPA & Nature Park- P.Salgadas

The Vintage House- Douro-Pinhão

 

The Vintage House – Douro

 

ADEGAS COOPERATIVAS

Palmeirim D’ Inglaterra- Faioura- Soc. Vitivinícola, Lda. (Faiões- Chaves)

Head Rock- Estrada Nacional nº2- nº25 (Adega em Vila Pouca de Aguiar)

Caves de Santa Marta de Penaguião

H.O.- Horta Osório Wines- Quinta do Pontão- Cumieira (Santa Marta de Penaguião)

Quinta Vale Dornas- Sergude- Godim

Quinta Santa Júlia- Loureiro

Quinta Seara d’ Ordens- Poiares (Peso da Régua)

Quinta do Zimbro- Vilarinho dos Freires (Peso da Régua)

 

VIAGEM:

Chaves» Vila Real: 61km-1:20h

Vila Real» Peso da Régua: 22km; 0:30’

Palácio Mateus(2km de V.Real)

Vila Real» Viseu (89km; 2h)- curvas

 

Douro- Portugal

Régua- Portugal

 

DIA 3- LAMEGO» VISEU

 

PONTOS DE INTERESSE:

Manhã

Santuário de N. Sra. dos Remédios – Lamego

Sé de Lamego

Tarde

Museu Nacional Grão Vasco- Viseu

Termas de S. Pedro do Sul

Museu do Caramulo- Caramulo (IP5/IP3 a 16km)

 

RESTAURANTES:

Vindouro- Lamego

Adega Matos- Lamego

Muralhas da Sé- Viseu

Casa Arouquesa- Repeses- Viseu

 

HOTÉIS:

Six Senses Douro Valley- Lamego

Hotel Palácio dos Melos- Viseu

Pousada de Viseu

Hotel Rural Casa dos Viscondes de Várzea – Lamego

 

VIAGEM:

Viseu» Tondela: 25km; 0:35’- N2/IP3

Tondela» Penacova: 43km» 0:50’

 

Melhores hotéis de Portugal

Six Senses Douro Valley – Portugal

 

DIA 4- PENACOVA» GÓIS» SERTÃ

 

PONTOS DE INTERESSE:

Manhã

Águas das Caldas de Penacova

Penedo de Castro

Vila Nova de Poiares – Gastronomia: “Chanfana”

Góis (Praia Fluvial)

Tarde

Mosteiro de Lorvão- Monumento Nacional

Termas das Caldas de Penacova

Ponte Velha; Capela de N. Sra. Remédios- Sertã

 

RESTAURANTES:

Restaurante Alvaro´s- Góis

O Burgo- Lousã

Restaurante Ponte Velha- Sertã

 

HOTÉIS:

Palace Hotel do Bussaco- Luso

Montebelo Aguieira Lake Resort & Spa- Mortagua

Hotel Convento da Sertã- Sertã

 

VIAGEM:

Penacova» Mortagua: 18km; 0:25’- N228

Penacova» Góis: 28km- 0:40’

Góis» Sertã: 90km- 1:23h

Lousã» Sertã (68km- A13+ IC8)

Sertã» Abrantes (N2- Perfeitas condições)

 

Aveiro

Palace Hotel do Bussaco – Portugal

 

DIA 5- CONSTÂNCIA» ALMOUROL» ABRANTES

 

PONTOS DE INTERESSE:

Manhã

Picoto Rainho – Centro Geodésico de Portugal- Vila de Rei

Vila de Constância

Tarde

Castelo de Almourol

 

RESTAURANTES:

Restaurante Santa Isabel- Abrantes

Restaurante As Três Naus- Sardoal

Restaurante A Taberna- Abrantes

 

ADEGAS COOPERATIVAS

Quinta do Casal da Coelheira- Centro Agrícola do Tramagal (Abrantes)

Monte Olivete – Sociedade Agrícola Unipessoal, Lda- Casal da Igreja- Mouriscas (Abrantes)

 

HOTÉIS:

Quinta do Côro – Sardoal

Quinta de Coalhos TH – Abrantes

 

VIAGEM:

Abrantes» Almourol: 24km- 0:22’

Abrantes» Mora: 76km- 1:12h

 

Quinta de Coalhos TH – Abrantes

 

DIA 6- PONTE DE SOR» MONTARGIL

 

PONTOS DE INTERESSE:

Manhã

Barragem de Montargil- Praia de areia fina

Tarde

Maior Mosaico de Cortiça do Mundo (Centro de Artes) – Ponte de Sor

 

RESTAURANTES:

Retiro do Mocho- Foros do Mocho- Montargil

O Olivença- Ponte de Sor

Petisqueira Alentejana- Ponte de Sor

Quadrifonia- Ponte de Sor

Oficina d’ Anjos- Tapas&Vinhos- Montargil

 

ADEGAS COOPERATIVAS

Casa de Sarmento, SA- Sernadelo (Mealhada)

Fonte de Avis- Soc. Agrícola, Lda- Figueira de Barros (Avis)

Fundação Abreu Callado- Benavila (Avis)

Herdade da Anta de Cima- Ponte de Sor

 

HOTÉIS:

Lago Montargil & Villas Hotel- Montargil

Herdade da Sanguinheira- Longomel- Ponte de Sor

Herdade do Chamusquinho- Foros do Mocho- Montargil

 

Alentejo- Portugal

Lago Montargil & Villas – Portugal

 

DIA 7- MORA» MONTEMOR-O-NOVO» CASTRO VERDE

 

PONTOS DE INTERESSE:

Manhã

Fluviário de Mora

Grutas do Escoural

Tarde

Basílica Real de N. Sra. da Conceição- Castro Verde

Ponte Romana de Alfundão

Quintas produtoras de vinho alentejano

 

RESTAURANTES:

O Poço- Brotas- Mora

Quinta do Espanhol- Foros de Mora- Mora

A Palmeira- Cabeção- Mora

Afonso- Mora

Pátio dos Petiscos- Montemor-o-Novo

Excelentíssimo- Torrão

Fio d’Azeite- Aljustrel

Castro- Aljustrel

 

ADEGAS COOPERATIVAS

Herdade das Soberanas- EN2, Km574- Vinhos Península Setúbal e Alentejo

Herdade do Menir/ Couteiro Mor

Fernando Manuel Roma Pereira Toscano- Quinta da Horta de Chaves- Mora

L’ And Vineyards- EN4- Herdade das Valadas- Montemor-o-Novo

 

HOTÉIS:

L’and Vineyards Resort- Montemor-o-Novo

Herdade dos Grous- Albernoa- Beja

Clube de Campo Vila Galé- Albernoa- Castro Verde

 

VIAGEM:

Mora» Montemor-o-Novo: 47km- 0:46’

Montemor-o-Novo» Ferreira do Alentejo: 76km, 1:15h

Ferreira do Alentejo» Aljustrel: 25km, 0:30’

Aljustrel» Castro Verde: 21km- 0:20’

 

Alentejo - Portugal

L’AND Vineyards – Montemor-o-Novo

 

DIA 8- LOULÉ» FARO

 

PONTOS DE INTERESSE:

Manhã

Miradouro do Caldeirão – Serra do Caldeirão

Tarde

Fábrica de Cortiça- Alportel

 

RESTAURANTES:

Tasquinha do Medronho- Almodôvar

O Moinho- Almodôvar

Casa dos Presuntos- Cortelha

A Tia Bia- Barranco do Velho- Salir (Loulé)

 

HOTÉIS:

Pousada do Palácio de Estói (Estói)

Hotel Quinta do Lago- Quinta do Lago

Martinal Quinta Family Resort- Quinta do Lago

 

Pousada de Estói- Faro- Portugal

 

DIA 9- FARO» LISBOA OU PORTO

Regresso à origem

 

Para alojamento em Portugal (pela EN2), consulte aqui.

 

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Iati- Seguro de Viagem

BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio

 

 

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais (+552K):

 

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS (+552.000)