MENU
12 Mai

CABO VERDE – ILHA DO SAL E BOA VISTA

 

CABO VERDE

 

Mapa de Cabo Verde

Mapa de Cabo Verde

 

CAPITAL: Praia  

 

PONTOS DE INTERESSE: Ilhas de Santiago, Fogo, Santo Antão, São Vicente, Sal e Boa Vista.

 

MOEDA: Escudo de Cabo Verde (CVE)

 

VACINAS: Registam-se casos esporádicos de dengue e malária.

Beber somente água engarrafada e sem gelo. Evitar o consumo de vegetais crus (ex. saladas) e de alimentos confeccionados com ovos crus ou mal cozidos.

 

Resort no Sal

Resort no Sal

 

Cabo Verde é um país insular localizado num arquipélago formado por dez ilhas vulcânicas na região central do Oceano Atlântico.

Cabo Verde é um arquipélago localizado ao largo da costa da África Ocidental. As ilhas vulcânicas que o compõem são pequenas e montanhosas. Existe um vulcão activo, na ilha do Fogo, que é igualmente o ponto mais elevado do arquipélago, com 2829 m. O país é constituído por 10 ilhas, das quais 9 habitadas, e vários ilhéus desabitados, divididos em dois grupos:

Ao norte, as ilhas de Barlavento. Relacionando de oeste para leste: Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia (desabitada), São Nicolau, Sal e Boa Vista.

Ao sul, as ilhas de Sotavento. Enumerando de leste para oeste: Maio, Santiago, Fogo e Brava.

As maiores ilhas são a de Santiago a sudeste, onde se situa Praia, a capital do país, e a ilha de Santo Antão, no extremo noroeste. Praia é também o principal aglomerado populacional do arquipélago, seguida por Mindelo, na ilha de São Vicente.

Poderá encontrar as mais diversas paisagens, desde praias deslumbrantes, vulcões, montanhas, pequenos oásis, vales verdejantes, desertos lunares, cidades ou aldeias tradicionais.

 

Clima

O país é um arquipélago que fica situado a 600 km de África. Em Cabo Verde o clima é tropical seco com temperaturas médias anuais de 25ºC. Os meses mais quentes são de Junho a Setembro sendo estes meses de maior afluência turística. Entre Dezembro e Fevereiro ocorre a estação com maior probabilidade de vento.

Ilha do Fogo

Ilha do Fogo

 

Festividades

Um dos mais incríveis carnavais de todo África ocorre em Cabo Verde, principalmente na ilha de S. Vicente. Pelas ruas de Mindelo e da Praia decorrem paradas pelas ruas.

 

Gastronomia

Existe uma enorme variedade de peixe: peixe-serra, atum, garoupa ou polvo. No marisco, os búzios, percebes, lapas, cracas, lagosta ou camarão são algumas das iguarias. Nas carnes, destacam-se a cachupa (confeccionada com milho, feijão, mandioca, batata-doce, banana verde entre outros) e a carne de porco.

Mercado em Cabo Verde

Mercado em Cabo Verde

 

Artesanato

Os objectos típicos de Cabo Verde são trabalhos em cestaria e caniço, o sisal ou a casca de coco. Os trabalhos de tapeçaria ou os inúmeros batiques coloridos.

 

ILHA DO SAL E BOA VISTA – CABO VERDE

 

DICAS DOS AMANTES DE VIAGENS

A melhor informação sobre destinos é aquela que todos os dias são partilhados no nosso grupo de facebook AMANTES DE VIAGENS. Aqui encontra alguma informação útil dos membros, para preparar a sua próxima viagem!

 

Estas são as sugestões dos membros do nosso grupo acerca de CABO VERDE…

 

 A.Faria: “ Cabo Verde: Sal ou Boa Vista??”

P.Diogo: ” Depende do seu gosto pessoal. Se pretende algo mais animado e com mais coisas para ver e fazer sugiro o Sal. Pessoalmente gostei muito mais de estar no Sal. O hotel onde fiquei foi o Oásis Belorizonte, que fica próximo da vila”

O.Mendonça : ”Conheço as duas… Para cima de bom, é gosto pessoal, eu gostei mais do Sal, o marido gostou mais da Boavista”

P.Duarte: ” A Boavista é uma ilha para quem gosta de praia e de lazer, não é uma ilha com muito para conhecer.Os Hotéis ficam isolados e não se pode vir a pé ao centro da Vila como no Sal ( nem vi vila nenhuma). Mas de resto é idêntica ao Sal que também pouco tem para ver. Mas as praias são fantásticas, adorei as duas ilhas.”

A.Silvestre: ” Já estive nas 2 ilhas…aconselho sal…se está já tem pouco para se visitar…Boa vista ainda tem menos…”

M.Santos : ”Se quiser fazer maioritariamente praia e ficar no resort deve ir para a Boavista. Se quiser fazer praia e interagir com o povo de Cabo Verde e passear deve ir para o Sal. Depende do gosto de cada um e não do destino.”

Mara C. : ”Pode sempre fazer as duas . Sal e boa vista. Pode ir para o sal e fazer visita guiada para a boa vista com voos inc e guia por 185 € (1 dia )”

Catarina : ”Boavista 3x et Sal 1x, se pudesse voltar, ia outra vez par Boavista mas… uma vontade enorme de conhecer as outras ilhas do arquipélago!”

H.Silva: ” O Sal é mais fama…. mas sem duvida a Boavista.Hotel iberostar as equipas de animaçao sao espetaculares.”

V.Barbosa : ”Conheço as 2 cada uma com a sua beleza. Eu gostei mais do sal, é mais turística, um pouquinho mais evoluída que a Boavista.”

O.Neves : ”Qualquer uma é excelente para passar uns dias de belo descanso. Qualquer uma tem a sua beleza. Recomendo se puderem club hotel Riu…serviço excelente e com actividades e animaçao diária. Boavista nao perder visita noturna às tartarugas se for a época e no sal nao deixar de tomar banho numdo lago salgados. Recentemente descobri santiago…tarrafal…para qu gosta de paisagem vulcanica e tem muito verde, o que nao acontece nas outras…ai nao deixem de visitar a comunidades dos rabelados..fazer passeio de barco ao redor do tarrafal…boa comida e estadia nao é cara. Aproveitem!”

 

ILHA DO SAL

O que pode ser melhor descrito como o paraíso dos amantes de praia, Sal é a ilha mais popular do arquipélago para os turistas.

A capital do Sal, Espargos, pode ser encontrada a norte da ilha.

A este, Pedra de Lume é o local onde se encontra uma antiga mina de sal na cratera de um vulcão extinto, reconhecida pela sua água salgada considerada terapêutica.

As praias de areia branca da ilha incluem o longo porto em Santa Maria, uma cidade movimentada na costa meridional.

 

Ilha do Sal

Ilha do Sal- Cabo Verde

 

ILHA DA BOA VISTA

A Boa Vista é uma das ilhas menos povoadas de Cabo Verde, com um interior coberto por desertos de areia e por planícies rochosas. As paisagens, a cultura e a fauna tornam esta ilha única.

Entre os locais a conhecer, destaque para a capital de Sal Rei, Praia de Chaves, Morro de Areia, o Deserto de Viana, a Praia de Santa Mónica, o Barco Encalhado e a Observação de Tartarugas.

Cabo Verde

Praia de Chaves- Boa Vista

 

Cabo Verde

Praia de Chaves- Boa Vista

 

ONDE FICAR

O Hotel Iberostar, o ClubHotel Riu Karamboa, ou o Royal Horizon ficam próximo do aeroporto na Praia de Chaves. O Hotel Riu Touareg fica situado na praia de Santa Mónica. Estes 4 resorts são as principais opções na ilha.

De uma forma geral, todos apresentam condições similares, onde o regime tudo incluído é a opção mais comum.

De forma geral, dispõem de infra-estruturas com restaurantes à la carte e em serviço de buffet, snack-bar, bar de piscina e de praia, discoteca, piscinas exteriores, clube infantil, campos de ténis, campo multiusos, ginásio e spa.

O Iberostar, Riu Karamboa e o Royal Horizon ficam localizados a apenas 5 minutos do aeroporto internacional, estando situado sobre a Praia de Chaves com uma extensão de cinco quilómetros, de areia clara, com uma vasta área de Dunas (chamado de Morro de Areia) sendo considerada uma das mais belas praias de Cabo Verde.

Cabo Verde

Royal Horizon Resort- Praia de Chaves- Boa Vista

 

Imperdível…

MORRO DE AREIA- MOTO 4

Uma excursão em moto 4 com saída de Sal Rei ou Rabil, com passagem pelo Morro de Areia, a praia de Varandinha e praia de Santa Mónica são locais a visitar.

Cabo Verde

Morro de Areia- Praia de Chaves- Boa Vista

 

OBSERVAÇÃO DE TARTARUGAS

A ilha da Boa Vista é conhecida por preservar aquilo que a torna única, como as tartarugas marinhas que ocorrem aos areais na época da desova (mês de Agosto). Para garantir a preservação desta espécie, existem fundações que intervêm localmente para reduzir os danos que possam causar na espécie.

Cabo Verde

Barco Encalhado- Boa Vista

 

Cabo Verde

Igreja em Sal Rei- Boa Vista

 

Reservas (click):

Booking – Alojamento

Get Your Guide– Tours, entrada em monumentos

Iati- Seguro de Viagem

BookAway- Reserva de bilhetes Bus, Ferry, Comboio

 

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos nas redes sociais (+552K):

 

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

GRUPO FACEBOOK AMANTES DE VIAGENS (+552.000)