RECOMENDAÇÕES POR PAÍS

Recomendações Por País

DIVIDER

Países e capitais do mundo por continentes

Mapa da Europa

 

EUROPA – ALBÂNIA

Mosaicos de Baptristy em Butrint- Albânia

CAPITAL: TIRANA               

PONTOS DE INTERESSE: CASTELO MEDIEVAL DE BUTRINT

Albânia é um pequeno país montanhoso da península Balcânica, no sudeste da Europa. Tem uma área total de 28 748 km² e uma população de cerca de três milhões de pessoas. Sua capital é Tirana, também a maior e mais importante cidade do país. Situada na borda ocidental da península Balcânica, limita-se ao norte com o Montenegro, a nordeste com o Kosovo, a leste com Macedônia e Grécia e ao sul e oeste com o Mar Adriático, do outro lado do qual se encontra a Itália. 

 

EUROPA – ALEMANHA

Castelo de Neuschwanstein

CAPITAL: BERLIM

PONTOS DE INTERESSE: CASTELO DE NEUSCHWANSTEIN NA BAVIERA; BERLIM E A ILHA DOS MUSEUS; CATEDRAL DE COLÓNIA; CATEDRAL DE AACHEN; CIDADE DE LUBECK; CATEDRAL DE SANTA MARIA  EM HILDESHEIM

Alemanha é um país localizado na Europa central. É limitado a norte pelomar do Norte, Dinamarca e pelo mar Báltico, a leste pela Polônia e pela República Checa, a sul pela Áustria e pela Suíça e a oeste pela França, Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos. A Alemanha é uma república parlamentar federal de dezesseis estados. A capital e maior cidade do país é Berlim, localizada no nordeste do território alemão. É uma grande potência com a quarta maior economia do mundo por PIB nominal e a quinta maior emparidade do poder de compra. É o segundo maior exportador e o segundo maior importador de mercadorias. Em termos absolutos, a Alemanha atribui o segundo maior orçamento anual de ajudas ao desenvolvimento no mundo.

 

EUROPA – ANDORRA

Pas de la Casa- Andorra

CAPITAL: ANDORRA-A-VELHA         

PONTOS DE INTERESSE: PAISAGENS DE MONTANHAS DOS PIRINÉUS

Andorra oficialmente Principado de Andorra é um pequeno país europeu localizado na cordilheira pirenaica entre o nordeste da Espanha e o sudoeste da França. Antes isolado, o principado é hoje um país próspero principalmente devido ao crescimento do turismo e por seu status de paraíso fiscal. Atualmente, a população andorrana está listada como tendo a maior expectativa de vida do mundo, com média de 83,52 anos (2007). Andorra também é o sexto menor país da Europa, maior apenas que Malta, Liechtenstein, São Marinho, Mónaco e Vaticano. Sua capital é a cidade de Andorra-a-Velha, também conhecida como Andorra la Vella.

 

EUROPA – AUSTRIA

Hallstatt- Austria

CAPITAL:VIENA   

PONTOS DE INTERESSE: PALÁCIO BELVEDERE; CENTRO HISTÓRICO DE SALZEBURGO; PALÁCIO E JARDINS DE SCHÖNBRUNN; PAISAGEM DE HALLSTATT-  DACHSTEIN

Áustria é um país de cerca de 8,3 milhões de habitantes, localizado na Europa Central. É limitada pela Alemanha e República Checa a norte, Eslováquia e Hungria a leste, Eslovênia e Itália a sul, e Suíça e Liechtenstein a oeste. O território da Áustria abrange 83 872 quilômetros quadrados e é influenciado por um clima temperado e alpino. O terreno da Áustria é muito montanhoso, devido à presença dos Alpes; apenas 32% do país é inferior a 500 metros de altura e seu ponto mais alto está a 3797 metros. A maioria da população fala alemão, que também é língua oficial do país. Outros idiomas regionais reconhecidos são croata, húngaro e esloveno.

 

EUROPA- CHIPRE

Praias de Chipre

CAPITAL: NICOSIA              

PONTOS DE INTERESSE: MONTANHAS DE KYRENIA

Chipre é uma ilha situada no mar Mediterrâneo oriental ao sul da Turquia, cujo território é o mais próximo, seguindo-se a Síria e o Líbano, a leste. Segundo as leis internacionais, a ilha de Chipre, em sua totalidade, é um país independente. Todavia, em 1974, após 11 anos de violência entre as comunidades e um golpe de Estado de nacionalistas cipriotas gregos, a Turquia invadiu e ocupou a parte norte da ilha. A violência entre as comunidades e a posterior invasão turca levou ao deslocamento de centenas de milhares de cipriotas além do estabelecimento de uma entidade turco-cipriota separada políticamente ao norte, reconhecida somente pela própria Turquia. Nicósia, a capital de Chipre, é a última capital dividida por um muro em todo mundo.

 

EUROPA – BÉLGICA

Tapete florido na Grand Place de Bruxelas

CAPITAL: BRUXELAS           

PONTOS DE INTERESSE: BRUGES; A GRANDE PRAÇA DE BRUXELAS; ANTUÉRPIA; ATALAIAS FLAMENGAS

Bélgica é um país situado na Europa ocidental. A Bélgica tem uma área de 30.510 km², distribuídos por três regiões físicas principais: a planície costeira (localizada a noroeste), o planalto central e as elevações das Ardenas (situadas a sudeste), e uma população de cerca de 10,7 milhões de habitantes. A planície costeira consiste principalmente de dunas de areia. A segunda região física, o planalto central, fica mais no interior. É uma área pouco acidentada, cuja altitude sobe lentamente à medida que se afasta do litoral, com muitos vales férteis e irrigada por muitos cursos de água.

A terceira região física, as Ardenas, é um pouco mais acidentada que as outras duas. Trata-se de planalto densamente florestado, muito rochoso e não muito adequado para a agricultura. É nas Ardenas que está situado o ponto mais elevado da Bélgica: o Signal de Botrange, com apenas 694 metros de altura.

Os dois principais rios da Bélgica são o Escalda e o Mosa. Esses são fundamentais para tornar prósperas cidades como Tournai, Gante, Antuérpia, Bruges, Liège e Namur.

O clima é fresco, temperado e chuvoso: as temperaturas médias de verão são de 25 °C e de inverno de 7 °C.

 

EUROPA – BIELORÚSSIA

Castelo Mir- Bielorússia

CAPITAL: MINSK 

PONTOS DE INTERESSE: CASTELO DE MIR

Bielorússia é um país sem saída para o mar localizado na Europa do Leste, que faz fronteira com a Rússia a nordeste, com a Ucrânia, ao sul, com a Polônia a oeste, e com a Lituânia e Letônia a noroeste. Sua capital é Minsk, e outras de suas principais cidades são Brest, Grodno (Hrodna), Gomel (Homiel), Mogilev (Mahilyow) e Vitebsk (Viciebsk). Cerca de 40% da sua área total de 207.500 quilômetros quadrados é coberto por florestas, e os seus setores econômicos que mais se destacam são a agricultura e a indústria manufactureira. Diversos riachos e cerca de 11.000 lagos podem ser encontrados na Bielorrússia. Três grandes rios cortam o país: o Neman, o Pripyat, e o Dnieper.

 

EUROPA – BÓSNIA E HERZEGOVINA

Stari Most- Mostar- Bosnia e Herzegovina

CAPITAL: SARAJEVO           

PONTOS DE INTERESSE: STARI MOST, A “VELHA PONTE” DE MOSTAR

Bósnia e Herzegovina é uma república federal dos Balcãs, resultante da dissolução da Jugoslávia, limitada a norte e oeste pela Croácia, a leste e a sul pela Sérvia, e a sul pelo Montenegro, dispondo ainda de uma minúscula extensão de litoral, no mar Adriático. Sua capital é a cidade de Sarajevo. É composta por duas entidades politicamente autónomas, a Federação da Bósnia e Herzegovina (federação croato-bosníaca) e a República Sérvia.

A Bósnia-Herzegovina situa-se nos Balcãs ocidentais e nos Alpes Dináricos orientais. Faz fronteira com a Croácia a norte e sudoeste, Sérvia a leste, Montenegro a sudeste.

 

EUROPA – BULGÁRIA

Catedral de Alexander Nevsky em Sófia

CAPITAL: SÓFIA  

PONTOS DE INTERESSE: CATEDRAL ALEXANDER NEVSKY EM SÓFIA; IGREJAS RUPESTRES DE IVANOVO

Bulgária é um país dos Balcãs, limitado a norte pela Roménia, a leste pelo Mar Negro, a sul pela Turquia e pela Grécia e a oeste pela Macedónia e pela Sérvia. Sua capital é Sófia. 

A Bulgária é composta pelas regiões clássicas da Trácia, Mésia e Macedónia. O sudoeste do país é montanhoso e contém o ponto mais elevado da península Balcânica, o Musala, com 2 925 m. A cordilheira dos Balcãs atravessa o centro do país de leste a oeste, a norte do famoso vale das Rosas. Há regiões de planície e colinas a sudeste, ao longo da costa do mar Negro e nas margens do rio principal da Bulgária, o Danúbio, a norte. Outros rios importantes são o Struma e o Maritsa, no sul do país.

O clima búlgaro é temperado, com invernos frios e húmidos e verões mediterrânicos, quentes e secos.

 

EUROPA – REPÚBLICA CHECA

Centro histórico de Praga- República Checa

CAPITAL: PRAGA 

PONTOS DE INTERESSE: CIDADE DE CESKY KRUMLOV; CASTELO DE LITOMYSL; CENTRO HISTÓRICO DE PRAGA

República Checa é um país da Europa Central, limitado ao norte pela Polónia e pela Alemanha; a leste, pela Eslováquia; ao sul, pela Áustria; a oeste, pela Alemanha. A capital do país é Praga, que também é sua maior e mais populosa cidade. A Boémia, na parte ocidental do país, é cercada por morros baixos e forma uma bacia drenada pelo Labe (Elba) e Moldava (Vltava). Morávia, a parte oriental também é montanhosa e é banhada pelo rio Morava. Silésia, a parte do norte da Morávia, entre a Morávia e a Polônia.

A paisagem Checa é extremamente variada. Boêmia, a oeste, consiste numa bacia drenada pelos rios Elba (Labe, em checo) e Moldava (Vltava, em checo), respectivamente. Esta região é cercada principalmente por montanhas baixas, como as Montanhas dos Gigantes e os Sudetos, sendo que este último é o ponto de delimitação da fronteira do país com a Polônia. O ponto mais alto do país, Sněžka, possui 1.602 metros e está localizado nos Sudetos. Na parte oriental do país, chamada de Morávia, a paisagem também é bastante montanhosa. Esta última é drenada principalmente pelo rio Morava, mas também percebe-se a influência do rio Oder (Odra, em checo).

 

EUROPA – CROÁCIA

Dubrovnik- Croácia

CAPITAL: ZAGREB

PONTOS DE INTERESSE: DUBROVNIK; PARQUE NACIONAL DOS LAGOS DE PLITVICE

Croácia é um país europeu que limita ao norte com a Eslovénia e Hungria, a nordeste com a Sérvia, a leste com aBósnia e Herzegovina e ao sul com Montenegro. É banhado a oeste pelo mar Adriático e possui uma fronteira marítima com a Itália, no golfo de Trieste.

A Croácia é um país europeu cujo território apresenta uma forma peculiar, parecida com uma ferradura, e faz fronteira com um número considerável de países vizinhos: Eslovênia, Hungria, Sérvia, Montenegro e Bósnia e Herzegovina, além de uma fronteira marítima com a Itália no Adriático. O seu território continental é dividido em duas partes pelo Porto de Neum, na Bósnia e Herzegovina.

Banhado pelo Mar Adriático, o litoral croata é bastante recortado, com penínsulas, baías e mais de 1 000 ilhas que formam uma paisagem semelhante à da costa grega.

 

EUROPA- DINAMARCA

Copenhaga- Dinamarca

CAPITAL: COPENHAGA      

PONTOS DE INTERESSE: PORTO DE COPENHAGA; TÚMULOS, PEDRAS RÚNICAS E IGREJA DE JELLING

Dinamarca é um país nórdico da Europa setentrional e membro sênior do Reino da Dinamarca. É o mais meridional dos países nórdicos, a sudoeste da Suécia e ao sul da Noruega, delimitado no sul pela Alemanha. As fronteiras da Dinamarca estão no Mar Báltico e no Mar do Norte. O país é composto por uma grande península, a Jutlândia, e 443 ilhas, das quais 78 habitadas, assim como centenas de ilhas menores, muitas vezes referidas como o Arquipélago Dinamarquês. A Dinamarca há muito tempo controla a entrada e a saída do mar Báltico, já que isso só pode acontecer através de três canais, que também são conhecidos como os “Estreitos Dinamarqueses”.

A Dinamarca compartilha uma fronteira de 68 km com a Alemanha no sul e é cercada por 7 314km de mar (incluindo pequenas baías e enseadas). Possui área total de 43 094km². Desde 2000, a Dinamarca está ligada à Suécia através da Ponte do Øresund.

 

EUROPA- ESLOVÁQUIA

Castelo em Bratislava- Eslováquia

CAPITAL: BRATISLAVA       

PONTOS DE INTERESSE: CASTELO DE BECOVE E DE BOJNICE; CASTELO DE SPISKY SHRAD E MONUMENTOS CULTURAIS

Eslováquia é um país na Europa Central. É limitado pela República Checa e pela Áustria a oeste, pela Polônia ao norte, pela Ucrânia ao leste e Hungria ao sul. O território eslovaco se estende por cerca de 49 mil quilômetros quadrados e é em grande parte montanhoso. A população é de mais de 5 milhões e é composta principalmente de eslovacos étnicos. A capital e maior cidade é Bratislava. A língua oficial é oeslovaco, um membro da família de línguas eslavas.

A paisagem eslovaca é digna de nota em especial pela sua natureza montanhosa, com os montes Cárpatos a desenrolarem-se ao longo da maior parte da metade norte do país. É nos Cárpatos que se situam os elevados picos dos montes Tatra e também zona de muitos lagos e vales espectaculares, além de albergarem o ponto mais alto da Eslováquia: Gerlachovský štít, com 2 655 m. Existem terras baixas nas extremidades sudoeste (nas margens do Danúbio) e sudeste da Eslováquia.

A Eslováquia é o único país da Europa cuja capital faz parte da fronteira com dois outros países, neste caso a Áustria e a Hungria.

 

EUROPA-ESLOVÉNIA

Liubliana- Eslovénia

CAPITAL: LIUBLIANA         

PONTOS DE INTERESSE: CIDADE ANTIGA DE LIUBLIANA

Eslovénia é um pequeno país do Leste Europeu, limitado a norte pela Áustria, a leste pela Hungria, a leste e a sul pela Croácia e a oeste pela Itália e pelo mar Adriático. O país está localizado no encontro de quatro grandes regiões europeias: a região dos Alpes, a dinárica, a panónica e a mediterrânica.

Encontram-se na Eslovénia quatro grandes regiões geográficas europeias: os Alpes, a área Dinárica, a planície da Panónia e o Mediterrâneo. O ponto mais elevado da Eslovénia é o monte Triglav (2 864 metros) e a altitude média do país é de 557 metros acima do nível do mar. Cerca de metade do país (10 124 km²) está coberta por florestas, o que torna a Eslovénia no terceiro país europeu mais florestado, depois da Finlândia e da Suécia.

O clima é mediterrânico na costa, alpino nas montanhas e continental com Verões entre suaves e quentes e Invernos frios nos planaltos e vales do leste do país. As temperaturas médias são de -2 °C em Janeiro e 21 °C em Julho.

 

EUROPA- ESPANHA

Barcelona- Espanha

Sagrada Família- Barcelona- Espanha

CAPITAL: MADRID

PONTOS DE INTERESSE: MADRID; BARCELONA; SEVILHA; CÓRDOBA; SALAMANCA; ALHAMBRA; CATEDRAL DE BURGOS; ASTÚRIAS; SANTIAGO DE COMPOSTELA; ÁVILA; TERUEL; CÁCERES; MONTSERRAT; CUENCA

Espanha é um país situado na Europa meridional, na Península Ibérica. Os limites físicos da Espanha são os seguintes: Portugal e o Oceano Atlântico a oeste; o Mar Mediterrâneo a leste, o Estreito de Gibraltar, Mar Mediterrâneo e Oceano Atlântico a sul; os Pirenéus a nordeste e o Golfo da Biscaia e o Mar Cantábrico a norte.

O território espanhol inclui ainda as Ilhas Baleares, no Mediterrâneo, as Ilhas Canárias, no Oceano Atlântico, próximas da costa Africana e duas cidades autônomas no norte de África, Ceuta e Melilla, que fazem fronteira com o Marrocos. Com uma área de 504 030 km², a Espanha é, depois da França, o segundo maior país da Europa Ocidental e da União Europeia.

Em extensão territorial, é o quarto maior país da Europa, atrás apenas da Rússia (que é o maior país do mundo, tendo em conta apenas a parte europeia), Ucrânia e França, e o segundo maior da União Europeia, atrás apenas da França.

 

EUROPA – ESTÓNIA

Talin- Estónia

CAPITAL: TALLÍN

PONTOS DE INTERESSE: CIDADE MEDIEVAL DE TALLIN

A Estónia é um dos três países bálticos, situado na Europa Setentrional, constituído por uma porção continental e um grande arquipélago no mar Báltico. Limita-se ao norte com o golfo da Finlândia que o separa da Finlândia, a leste limita-se com a Rússia, ao sul com a Letônia e a oeste com o mar Báltico, que o separa da Suécia.

A maior cidade da Estónia, e também capital, é Tallinn, onde reside 1/3 da população. Outras maiores cidades são a universitária Tartu, a industrial Narva, e a de veraneio Pärnu. Pärnu é apreciada no verão, devido ao seu vento ameno e à temperatura da água agradável, que lembra bastante o litoral do Mediterrâneo.

A maior cidade próxima de Tallinn é Helsinque, capital da Finlândia, que dista 85 km pelo Golfo da Finlândia. Outras próximas são Riga, 307 km, São Petersburgo, 395 km e Estocolmo, 405 km.

 

EUROPA- FINLÂNDIA

Cidade de Helsinquia e sua Catedral – Finlândia

CAPITAL: HELSINQUIA      

PONTOS DE INTERESSE: LAPÓNIA E O “SOL DA MEIA-NOITE”; FORTALEZA DE SUOMENLINNA; CATEDRAL DE  HELSINQUIA

Finlândia é um país nórdico situado na região da Fino-Escandinávia, no norte da Europa. Faz fronteira com a Suécia a oeste, com a Rússia a leste e com a Noruega ao norte, enquanto a Estônia está ao sul através do Golfo da Finlândia. A capital do país é Helsinque. Cerca de 5,3 milhões de pessoas vivem na Finlândia, sendo que a maior parte da população está concentrada no sul do país. É o oitavo maior país da Europa em extensão e o país menos densamente povoado da União Europeia.

A Finlândia é um país com milhares de lagos e ilhas. A paisagem finlandesa é predominantemente plana, com algumas colinas e montes baixos. O ponto mais alto do país, o Halti, com 1328 m, encontra-se no extremo norte da Lapónia.

Um quarto do território finlandês situa-se a norte do Círculo Polar Ártico, e consequentemente é possível experimentar o Sol da meia-noite, mais frequente à medida que se caminha para norte. No ponto mais setentrional da Finlândia, o Sol não se põe durante 73 dias no verão e não nasce durante 51 dias no inverno. A distância que separa o extremo sul do país, Hanko, do extremo norte, Nuorgam, é de cerca de 1.445 quilômetros, o que daria cerca de 18 horas de condução.

 

EUROPA-FRANÇA

Monte Saint-Michel- França

CAPITAL: PARIS   

PONTOS DE INTERESSE: PALÁCIO DE VERSAILLES; PARIS; CATEDRAL DE CHARTRES; MONTE SAINT-MICHEL; PALÁCIO DE FONTAINNEBLEAU; CATEDRAL, ABADIA E PALÁCIO DE REIMS

França é um país localizado na Europa Ocidental, com várias ilhas e territórios ultramarinos noutros continentes. A França Metropolitana estende-se do Mediterrâneo ao Canal da Mancha e Mar do Norte, e do Rio Reno aoOceano Atlântico. É muitas vezes referida como L’Hexagone (“O Hexágono”) por causa da forma geométrica do seu território e partilha fronteiras com a Bélgica e Luxemburgo a norte; Alemanha a nordeste; Suíça e Itália a leste; Espanha ao sul e com as micronações de Mônaco e Andorra. A nação é o maior país da União Europeia em área é o terceiro maior da Europa, atrás apenas da Rússia e da Ucrânia (incluindo seus territórios extraeuropeus, como a Guiana Francesa, o país torna-se maior que o território ucraniano).

Enquanto a França metropolitana está localizada na Europa Ocidental, a França também tem territórios na América do Norte, Caribe,América do Sul, sul do Oceano Índico, Oceano Pacífico e uma reivindicação na Antártida. Estes territórios têm diferentes formas de governo que vão desde departamento de ultramar à coletividade de ultramar. Os departamentos e coletividades ultramarinas da França e partilham fronteiras terrestres com o Brasil e Suriname (fronteira com a Guiana Francesa) e com as antigas Antilhas Holandesas (fronteira com Saint-Martin).

 A França possui uma grande variedade de paisagens, desde as planícies costeiras no norte e oeste, as cordilheiras dos Alpes no sudeste, o Maciço Central da região centro-sul até aos Pirenéus no sudoeste. Com 4 810m acima do nível do mar, o Mont Blanc é o ponto mais alto da Europa Ocidental, situado nos Alpes, sobre a fronteira França-Itália. A França Metropolitana também tem sistemas fluviais extensos como o Sena, o Loire, Garona e o Ródano, que divide o Maciço Central dos Alpes e desagua no Mar Mediterrâneo. A Córsega está ao largo da costa do Mediterrâneo.

                                               

EUROPA- GRÉCIA

Santorini- Grécia

CAPITAL: ATENAS               

PONTOS DE INTERESSE: SANTORINI; MYKONOS; ACRÓPOLE DE ATENAS; SITIO ARQUEOLÓGICO DE DELFOS; MOSTEIRO DE METEOROS; MONUMENTOS PALEOCRISTÃOS E BISANTINOS DE SALONICA;  CIDADE MEDIEVAL DE RODES

Grécia é um país localizado no sul da Europa. De acordo com dados do censo de 2011, a população grega é de cerca de 11 milhões de pessoas. Atenas é a capital e a maior cidade do país.

O país está estrategicamente localizado no cruzamento entre a Europa, a Ásia, o Oriente Médio e a África. Tem fronteiras terrestres com a Albânia a noroeste, com a República da Macedônia e a Bulgária ao norte e com a Turquia no nordeste. O país é composto por nove regiões geográficas: Macedônia, Grécia Central, Peloponeso, Tessália, Épiro, Ilhas Egeias, Trácia, Creta e Ilhas Jônicas. O Mar Egeu fica a leste do continente, o Mar Jônico a oeste e o Mar Mediterrâneo ao sul. A Grécia tem a 11ª maior costa do mundo, com um grande número de ilhas (cerca de 1 400, das quais 227 são habitadas).

Cerca de 80% da Grécia é território montanhoso ou, pelo menos, acidentado. A maior parte do país é seco e rochoso. Só 28% da terra é arável. A Grécia Ocidental contém lagos e zonas hhúmidas. O Pindo, a cadeia montanhosa central, tem uma altitude média de 2650 m. O lendário monte Olimpo (Macedônia) é o ponto mais alto da Grécia, atingindo 2917 m de altitude.

 

EUROPA – HUNGRIA

Budapeste- Hungria

CAPITAL: BUDAPESTE        

PONTOS DE INTERESSE: LAGOS DALATON; BUDAPESTE; MARGENS DO RIO DANÚBIO; BAIRRO DO CASTELO DE BUDA; GRUTAS DE AGGTELEK E KARST ESLOVACO

Hungria é um país localizado na Europa Central,especificamente na Bacia dos Cárpatos. Faz fronteira com a Eslováquia ao norte, Romênia ao leste, Sérvia ao sul, Croácia a sudoeste, Eslovênia a oeste, Áustria a noroeste e Ucrânia a nordeste. A capital do país é a cidade de Budapeste.

Com 93 000 km², a Hungria é um dos maiores países da Europa Central, com 2 258 quilômetros de divisas com os sete países (Sérvia, Croácia, Eslovênia, Ucrânia, Romênia,Eslováquia e Áustria) que o cerca.

A maior cidade é a capital Budapeste, que em sua região metropolitana tem 2 550 000 de habitantes. Com menor proporção, a universitária Debrecen, em Hajdú-Bihar, é a segunda maior com 205 000 habitantes. A terceira é Miskolc, com pouco mais de 179 000 habitantes, no condado de Borsod-Abaúj-Zemplén, no nordeste húngaro.

 

EUROPA – IRLANDA

Parque Nacional Ring of Kerry – Irlanda

CAPITAL: DUBLIN               

PONTOS DE INTERESSE: CIRCUITO RING OF KERRY (SUDOESTE ILHA); CONJUNTO ARQUEOLÓGICO DO VALE DO BOYNE

A ilha da Irlanda tem uma extensão de mais 84 421 km², dos quais cinco sextos pertencem à República, constituindo o restante a Irlanda do Norte. É banhada a oeste pelo oceano Atlântico, a nordeste pelo canal do Norte, a leste pelo mar da Irlanda e a sudeste e sul pelo canal de São Jorge e pelo mar Céltico. 

A costa ocidental da Irlanda consiste principalmente de arribas, colinas e montanhas baixas (o ponto mais elevado é o Carrauntoohil, com 1 041 m). O interior do país é predominantemente composto por terras agrícolas relativamente planas, atravessadas por rios como o Shannon e ponteado por vários lagos grandes. O centro do país faz parte da bacia hidrográfica do rio Shannon, e contém grandes áreas de paul, usados para a produção de turfa. Os verões raramente são muito quentes, faz frio no inverno, algumas vezes chega a nevar.

As cidades principais são a capital, Dublin, na costa oriental, Cork no sul, Galway e Limerick na costa ocidental e Waterford na costa sueste.

 

EUROPA – ISLÂNDIA

Reiquejavique- Islândia

CAPITAL: REIQUEJAVIQUE

PONTOS DE INTERESSE: GEISERS, LAGOS, GLACIARES, VULCÕES

A Islândia é uma grande ilha vulcânica localizada no norte do oceano Atlântico um pouco ao sul do Círculo Polar Ártico. Culturalmente ligada à Europa, a Islândia não possui nenhum traço geológico em comum com o continente europeu. Com uma área de mais de 102 mil quilômetros quadrados, é a décima oitava maior ilha do mundo e a segunda maior da Europa. Existem outras numerosas pequenas ilhas no litoral como as ilhas Hrísey, Grímsey e o arquipélago de Vestmannaeyjar. As outras massas de terra mais próximas do país são a Groenlândia (Gronelândia em português europeu) a 286 quilômetros, a Escócia a 795 quilômetros e a Noruega a 950 quilômetros.

 

EUROPA-ITÁLIA

Veneza- Itália

CAPITAL: ROMA  

PONTOS DE INTERESSE: FLORENÇA; ROMA; PISA; VENEZA; CIDADE DO VATICANO; SIENA; SAN GIMIGNANO; MILÃO; MODENA; PÁDUA; COSTA AMALFITANA; REGIÃO DE TOSCANA; PÁDUA

A Itália está localizada no sul da Europa e compreende a península Itálica e uma série de ilhas, incluindo as duas maiores, Sicília e Sardenha. Embora o país compreenda a totalidade península e a maior parte da bacia sulalpina, alguns do território da Itália se estendem além da bacia alpina e algumas ilhas estão localizadas fora da plataforma continental da Eurásia. Esses territórios são as comunas de Livigno, Sesto, Innichen, Dobbiaco, Chiusaforte, Tarvisio, Curon Venosta, que fazem parte da bacia do rio Danúbio, enquanto o Val di Lei constitui parte do bacia do Reno e as ilhas de Lampedusa e Lampione estão na plataforma continental africano.

Itália tem um litoral e uma fronteira de 7.600 km nos mares Adriático, Jônico e Tirreno (740 km) e as fronteiras comuns com a França (488 km), Áustria (430 km), Eslovênia (232 km) e Suíça; San Marino (39 km) e Cidade do Vaticano (3,2 km), ambos enclaves, também entram como fronteiras.

 

EUROPA-LETÓNIA

Riga- Letónia

CAPITAL: RIGA    

PONTOS DE INTERESSE: PALÁCIO DE RUNDALE; RIGA; PAISAGENS NATURAIS

Letônia é uma nação europeia, sendo uma das três repúblicas bálticas. Limita a norte com a Estónia, a leste com a Rússia, a sudeste com a Bielorrússia, a sul com a Lituânia e a oeste com o mar Báltico.

Letónia situa-se na margem oriental do mar Báltico sobre o nível da parte noroeste da plataforma do Leste Europeu, entre a Estónia e a Lituânia ; também faz divisa com a Rússia. Cerca de 98% do país está acima dos 200 metros de altitude. O clima húmido assemelha-se ao da Nova Inglaterra. Com excepção da planície costeira, a Letónia era glacial, dividindo-a em três grandes regiões. A Letónia detém mais de 12000 rios, dos quais apenas 17 têm mais de 90 km, e mais de 3000 pequenos lagos, a maioria dos quais estão eutrofizadas. Mais de metade da área florestal é composta por pinheiros, que cobrem cerca de 41% do país. A Letónia tem 531 quilómetros de litoral arenoso, e os portos de Liepaja e Ventspils fornecem água quente e abrigam importantes áreas da costa báltica.

 

EUROPA-LIECHTENSTEIN

Vaduz- Liechtenstein

CAPITAL: VADUZ

PONTOS DE INTERESSE: PRAÇA-FORTE DE GUTENBERG

Liechtenstein é um minúsculo principado localizado no centro da Europa, encravado nos Alpes entre a Áustria, a leste, e a Suíça a oeste. Pouco mais de 34 mil habitantes moram nos seus 160 km².

O Liechtenstein é um micro-estado situado na Europa Central, fronteiresco à Áustria e à Suíça. A sua capital é Vaduz, cidade esta que representa também uma das onze comunas em que o país se divide. Tem uma área equivalente a 161 km², incluindo os poucos rios que passam pelo seu território até às fronteiras. A sua linha de fronteira compreende cerca de 76 km, sendo que a linha de fronteira com a Áustria mede 35 km e com a Suíça equivale a 41 km.

 

EUROPA- LITUÂNIA

Igreja St.Anne’s e Bernardine’s- Vilnius- Lituâna

VILNIUS

PONTOS DE INTERESSE: PRAÇA-FORTE DE TRAKAI; PARQUE NACIONAL KURSIU NERIJA

Sendo a maior e a mais populosa República Báltica, a Lituânia é um país com pequena costa arenosa de aproximadamente 100 km; desses, apenas 40 km são abertos ao mar Báltico. O maior porto de águas quentes do país é o de Klaipėda, localizado na desembocadura da laguna da Curlândia (uma laguna rasa que se estende ao sul de Kaliningrad e que se separa do mar Báltico por um enorme banco de areia de 100 km). A reserva natural da laguna da Curlândia – o Parque Nacional Kursiu Nerija – é considerada Patrimônio Comum da Humanidade pela UNESCO.

A Lituânia é plana, excepto por colinas de morainas em planaltos do oeste e nas montanhas do leste, não superiores, entretanto, a 300 metros. O terreno é marcado por numerosos lagos pequenos e pântanos, e também por zonas de floresta que cobrem cerca de 30% do país.

Segundo alguns geógrafos, a capital da Lituânia, Vilnius, está localizada no centro geográfico da Europa.

 

EUROPA-LUXEMBURGO

Castelo de Viaden- Luxemburgo

CAPITAL: LUXEMBURGO   

PONTOS DE INTERESSE: CASTELO DE VIANDEN; CIDADE DO LUXEMBURGO: BAIRROS ANTIGOS E FORTIFICAÇÕES

O Luxemburgo, a leste faz fronteira com os estados alemães de Renânia-Palatinado e Sarre, e ao sul com a região da Lorena na França. A oeste e a norte faz fronteira com as províncias belgas do Luxemburgo, que tem quase o dobro do tamanho do país (4433 km²) e Liège.

A região norte do país é conhecida como o ‘Oesling’, e faz parte das Ardenas. Ela é dominada por colinas e montanhas de baixa altitude, incluindo a Kneiff, que é o ponto mais alto, com 560 metros (1 837 pés). A região é pouco povoada, com apenas uma cidade (Wiltz), com uma população de pouco mais de quatro mil habitantes.

Dois terços do sul do país é chamado de “Gutland”, e é mais densamente povoada do que o Oesling. O vale Mosela é a mais baixo leito da região, que corre ao longo da fronteira sul-oriental. As terras vermelhas, no extremo sul e sudoeste, são o centro industrial do Luxemburgo e sede de muitas das maiores cidades do Luxemburgo.

A fronteira entre o Luxemburgo e a Alemanha é formada por três rios: o Mosela, o Sûre e Our. Outros rios importantes são o Alzette, oAttert, o Clerve e o Wiltz. Os vales entre o rio Sauer e o rio Attert formam a fronteira entre a Gutland e da Oesling.

 

EUROPA- MACEDÓNIA

Igreja Ortodoxa de Saint John em Kaneo – Macedónia

CAPITAL: SKOPJE 

PONTOS DE INTERESSE: IGREJA ORTODOXA DE S. JOÃO EM KANEO

A Macedónia situa-se na península Balcânica, fazendo fronteira ao sul com a Grécia, a oeste com a Albânia, a leste com a Bulgária, ao norte com a Sérvia. Sua região é montanhosa, com vales férteis excelentes para culturas temperadas.

Um país sem litoral, a República da Macedónia faz fronteira com o Kosovo ao noroeste, com a Sérvia ao norte, com aBulgária ao leste, com a Grécia ao sul e com a Albânia a oeste. Constitui aproximadamente a terceira maior região geográfica da Macedónia, que também inclui as partes vizinhas do norte da Grécia e uma parcela menor na Bulgária. A sua capital é a cidade de Escópia, que também é sua maior e mais populosa cidade, e outras cidades importantes da nação incluem Bitola, Kumanovo, Prilep, Tetovo, Ohrid, Veles, Štip, Kočani, Gostivar, Kavadarci e Strumica. Possui mais de 50 lagos, além de dezesseis montanhas com mais de 2 000 metros de altura.

 

EUROPA- MALTA

La Valletta- Malta

CAPITAL: LA VALLETTA        

PONTOS DE INTERESSE: FORTIFICAÇÕES E CIDADE VELHA DE LA VALETtA

Malta é um país desenvolvido no sul do continente europeu e consiste em um arquipélago situado no Mar Mediterrâneo, 93 km ao sul da ilha da Sicília (Itália) e 288 km a nordeste da Tunísia (África), 1 826 km a leste de Gibraltar e 1 510 quilômetros a oeste de Alexandria.

Malta abrange uma área terrestre de 316 km², tornando-se um dos menores países da Europa, possuindo também a terceira maior densidade demográfica do continente. Sua capital é Valeta e a maior cidade é Birkirkara.

Inúmeras baías ao longo da costa maltesa oferecem bons portos. A paisagem é constituída por baixas colinas com campos. O ponto mais alto em Malta é o Ta’Dmejrek, com 253 metros de altitude perto de Dingli.

 

EUROPA-MOLDÁVIA

Mosteiro de Chaprianu- Moldávia

CAPITAL: QUICHINAU       

PONTOS DE INTERESSE: RIOS PRUT E DNIESTRE; MOSTEIRO CHAPRIANU

Moldovia é um país sem costa marítima da Europa oriental, que faz fronteira com a Ucrânia e com a Roménia. Sua capital é a cidade de Quichinau.

A maior parte do país encontra-se entre os rios Prut e Dniester. O solo rico e o clima continental temperado (com verões quentes e invernos relativamente leves) possibilitaram o seu desenvolvimento agrícola, tornando a Moldávia um dos maiores fornecedores de produtos agrícolas da região.

A fronteira Oeste da Moldávia é formada pelo rio Prut, que se conecta ao Danúbio antes de desembocar no Mar Negro. Na parte Nordeste do país, o Dniester é o principal rio, atravessando-o de norte a sul.

 

EUROPA-MÓNACO

Vista panorâmica do Mónaco

CAPITAL: MÓNACO            

PONTOS DE INTERESSE: MONTE CARLO

O Mónaco é um pequeno principado soberano situado ao sul da França. O território monegasco, ampliado em mais de 30 hectares entre 1969 e 1972, com terrenos ganhos no mar, estende-se por quase 3 km ao longo da costa lígure-provençal.

O principado encontra-se protegido pelos contrafortes do departamento francês dos Alpes Marítimos (Tête de Chien, 573 m; monte Agel, 1100 m).

O clima é mediterrânico, com verões quentes e secos e invernos suaves e húmidos. Primaveras e outonos são estações de transição. As temperaturas médias variam de 18 °C a 27 °C no Verão, de 9 °C a 19 °C no outono, de 11 °C a 21 °C na primavera e de 6 °C a 12 °C no inverno.

 

EUROPA-MONTENEGRO

Sveti Stefan- Montenegro

CAPITAL: PODGORICA       

PONTOS DE INTERESSE: SVETI STEFAN; MONTE ORJEN; VALE DO RIO ZETA

Montenegro é uma pequena e montanhosa república situada nos Balcãs, no Sudeste da Europa, fazendo fronteira com o mar Adriático a sudoeste, com a Albânia e o Kosovo a sudeste, com a Bósnia e Herzegovina e uma pequena fronteira com a Croácia a noroeste, e com a Sérvia a nordeste. A sua capital é a cidade de Podgorica.

O relevo montenegrino varia de altos picos montanhosos nas fronteiras com Albânia e Sérvia, passando por segmentos de Carste no Oeste da Península Balcânica, até uma estreita faixa plana no litoral. A parte plana transforma-se abruptamente nas montanhas presentes à beira da Baía de Kotor como o Monte Lovćen e o Monte Orjen.

A principal região de Carste em Montenegro alcança em média elevações de 1.000 metros acima da linha do nível do mar; entretanto, em algumas partes, chegam bem próximos de 2.000 metros, como o Monte Orjen (1.894 m), o maior maciço entre a cadeia de montanhas da costa montenegrina. O vale do Rio Zeta, possui o mais baixo segmento, alcançando cerca de 500 metros.

 

EUROPA- NORUEGA

Fiordes da Noruega

CAPITAL: OSLO   

PONTOS DE INTERESSE: FIORDES, GLACIAR DE BRIKDAL, BERGEN

Possui uma área de 385 199 km², uma parte da qual se distribui por mais de 150 000 ilhas. Na área continental, predomina a paisagem de montanhas e fiordes. A Noruega possui uma fronteira territorial de 2 542 km com a Suécia ao leste, Finlândia ao nordeste e a Rússia no extremo norte. Ao sul a Noruega se separa da Dinamarca pelo estreito de Skagerrak. A extensão aproximada do país, de norte a sul, é de 1 700 km.

O terreno glacial é formado em maior parte por platôs altos e montanhas ásperas, através dos quais aparecem vales férteis; possui pequenas e irregulares planícies, a linha costeira bastante recortada por fiordes e tundra ao norte.

O clima da Noruega pode ser oceânico, continental, subártico e alpino, com verões amenos e invernos longos e rigorosos, com ventos fortes e alta precipitação de neve; porém, diferentemente dos outros países escandinavos, uma grande faixa litorânea do país à beira do Mar do Norte e do Mar da Noruega é aquecida pela corrente do golfo, fazendo com que apresente-se mesmo no mês mais frio, janeiro, regiões com temperaturas médias superiores a 0 °C, sendo mais comum precipitações em forma de chuva do que neve, como é o caso de Bergen, que em janeiro registra médias em torno de 2 °C.

 

EUROPA- HOLANDA

Amesterdão- Holanda

CAPITAL: AMESTERDÃO    

PONTOS DE INTERESSE: AMESTERDÃO; ROTERDÃO; HAIA; MOINHOS DE KINDERDIJK-ESHOUT; LINHAS DE DEFESA DE AMESTERDÃO

Um aspecto notável do país é o facto de ser extremamente plano. Aproximadamente metade do território fica a menos de 1 metro acima do nível do mar, e boa parte das terras estão de fato abaixo do nível do mar. O ponto mais baixo, Nieuwerkerk aan den IJssel, perto de Roterdão, localiza-se a um nível de 6,76 m abaixo do nível do mar. O ponto mais alto, Vaalserberg, na fronteira sudeste, localiza-se a uma altitude de 321 m. Muitas áreas baixas estão protegidas por diques e barragens. Partes dos Países Baixos, inclusive quase toda a moderna província da Flevolândia, foram conquistadas ao mar.

O país é cheio de canais e o transporte fluvial torna-se um dos principais meios de exportação e importação. A localização geográfica dos Países Baixos é bastante favorável em relação à Europa. Do aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, é possível chegar a Berlim, Londres ou Paris em apenas uma hora de voo. O país é dividido em duas partes principais pelos rios Reno, Waal e Mosa. Há muitos dialetos falados a norte e sul desses grandes rios. Os ventos predominantes no país são de sudoeste, o que causa um clima marítimo moderado, com verões agradáveis e invernos suaves.

 

EUROPA-POLÓNIA

Gdansk- Polónia

CAPITAL: VARSÓVIA          

PONTOS DE INTERESSE: GDANSK; CASTELO KORNIK; CENTRO HISTÓRICO DE VARSÓVIA; CENTRO HISTÓRICO DE CARCÓVIA; MINAS DE SAL DE WIELICZKA; CIDADE VELHA DE ZAMOSC

Polónia é um país da Europa Central que tem fronteiras comuns com a Alemanha a oeste; com a República Checa e a Eslováquia ao sul; com a Ucrânia e a Bielorrússia a leste; com o Mar Báltico, o Kaliningrad Oblast (um enclave russo) e a Lituânia ao norte. A área total da nação é 312 679 quilômetros quadrados, o que a torna o 69º maior país do mundo e o 9º maior da Europa. Com uma população de mais de 38,5 milhões de pessoas, a Polônia é o 34º país mais populoso do mundo.

A paisagem da Polónia consiste quase inteiramente em terras baixas da planície da Europa do Norte, com uma altitude média de 173 metros, embora os Sudetos  (incluindo o Karkonosze) e os Cárpatos  (incluindo os montes Tatra, onde se encontra o ponto mais alto da Polónia, o Rysy, com 2 499 m de altitude) constituem a fronteira Sul.

A Polónia tem um clima temperado, com invernos frios, encobertos e moderadamente severos, com precipitação frequente, e verões suaves, com aguaceiros e trovoadas frequentes.

 

EUROPA – PORTUGAL

Vila Nova de Gaia- Portugal

Vista panorâmica do Porto e rio Douro- Portugal

CAPITAL: LISBOA

PONTOS DE INTERESSE: PRAIAS; CAPITAIS DISTRITO; ALDEIAS HISTÓRICAS; PARQUES NACIONAIS; RESERVAS NATURAL; AÇORES; MADEIRA E PORTO SANTO.

Portugal é um país soberano localizado no Sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte. O território português tem uma área total de 92 090 km², sendo delimitado a norte e leste por Espanha e a sul e oeste pelo oceano Atlântico, compreendendo uma parte continental e duas regiões autónomas: os arquipélagos dos Açores e da Madeira. Portugal é a nação mais a ocidente do continente europeu. O nome do país provém da sua segunda maior cidade, Porto, cujo nome latino-celta era Portus Cale.

O território é dividido no continente pelo rio principal, o Tejo. A norte, a paisagem é montanhosa nas zonas do interior com planaltos, intercalados por áreas que permitem o desenvolvimento da agricultura. A sul, até ao Algarve, o relevo é caraterizado por planícies, sendo as serras esporádicas. Outros rios principais são o Douro, o Minho e o Guadiana, que tal como o Tejo nascem em Espanha. Entre os rios que têm todo o seu percurso no território Português temos o Vouga, o Sado, o Zêzere e o maior, o Mondego (estes últimos nascem na Serra da Estrela, a montanha mais alta de Portugal Continental — 1 993 m de altitude máxima, e a 2.ª mais alta de Portugal — apenas atrás da Montanha do Pico, nos Açores).

 

EUROPA – INGLATERRA

Londres através do London Eye- Inglaterra

CAPITAL: LONDRES            

PONTOS DE INTERESSE: STONEHENGE; UNIVERSIDADE CRAMBRIDGE; PALÁCIO DE WINDSOR; CATEDRAL E CASTELO DE DURHAM; CASTELO DE CAERNARFON; MURO DE ADRIANO

Inglaterra é uma das nações constituintes do Reino Unido. O país faz fronteira com a Escócia ao norte e com o País de Gales a oeste; o Mar da Irlanda está a noroeste, o Mar Celta está a sudoeste, enquanto o Mar do Norte está a leste e o Canal da Mancha, ao sul, a separa da Europa continental. A maior parte da Inglaterra compreende a parte central e sul da ilha da Grã-Bretanha, no Atlântico Norte. O país também inclui mais de 100 ilhas menores, como as Ilhas Scilly e a Ilha de Wight.

A Inglaterra corresponde à maior parte dos dois terços sul da Grã-Bretanha. É limitada ao norte pela Escócia e ao oeste pelo País de Gales.

A maior parte da Inglaterra é coberta de colinas (“Roling Hills”), sendo mais montanhosa no norte. A linha divisora entre tipos do terreno é indicada geralmente pela linha Tees-Exe. Há também uma área de pântanos, a leste, que foi drenada para uso agrícola.

 

EUROPA – ROMÉNIA

Parlamento de Bucareste- Roménia

CAPITAL: BUCARESTE

PONTOS DE INTERESSE: MONTES CIUCAS NOS CARPATOS; IGREJAS DA MOLDÁVIA; FORTALEZAS DÁCIAS

Roménia é uma república unitária semi presidencialista localizada no centro-sudeste da Europa, no norte da península dos Balcãs e na costa ocidental do mar Negro. O país faz fronteira com Hungria, Sérvia, Ucrânia, Moldávia e Bulgária. Ele abrange um território de 238.391 quilômetros quadrados e tem um clima temperado-continental.

Uma grande parte das fronteiras da Roménia com a Sérvia e a Bulgária seguem o curso do Danúbio. O Danúbio desagua no mar Negro onde forma o delta do Danúbio, juntamente com o rio Prut que serve de fronteira com a República da Moldávia. Os montes Cárpatos dominam a parte ocidental da Roménia, com picos de até 2.700 metros. O mais elevado, o Moldoveanu, atinge os 2.744 metros. As principais cidades são a capital, Bucareste, Brașov, Timișoara e ClujNapoca.

 

EUROPA- RÚSSIA

Praça Vermelha em Moscovo- Rússia

CAPITAL: MOSCOVO          

PONTOS DE INTERESSE: CATEDRAL E PALÁCIO DE SÃO PETERSBURGO; KREMLIN E A PRAÇA VERMELHA DE MOSCOVO

Rússia é um país localizado no norte da Eurásia. Com 17 075 400 de quilômetros quadrados, a Rússia é o país com maior área do planeta, cobrindo mais de um nono da área terrestre. É também o nono país mais populoso, com 142 milhões de habitantes. Faz fronteira com os seguintes países, de noroeste para sudeste: Noruega, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia (ambas através do enclave de Kaliningrado), Bielorrússia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão, Cazaquistão, China, Mongólia eCoreia do Norte. Também tem fronteiras marítimas com o Japão, pelo Mar de Okhotsk, e com os Estados Unidos, pelo Estreito de Bering.

De norte a sul, a planície europeia oriental é revestida majoritariamente pela tundra, florestas de coníferas, pastagens e regiões áridas (no mar Cáspio), enquanto as mudanças na vegetação refletem as mudanças no clima. A Sibéria suporta uma sequência semelhante, mas coberta em sua maior parte pela taiga. O país possui 41 parques nacionais, 101 reservas biológicas e 40 reservas da biosfera da UNESCO. A Rússia tem as maiores reservas florestais do mundo, conhecidas como “os pulmões da Europa”, perdendo apenas para a Floresta Amazônica, no montante dedióxido de carbono que absorve.

A Rússia domina quase metade da Europa e um terço da Ásia. Este factor faz com que a Rússia possua vários climas diferentes. O país é atravessado por quatro climas: ártico, subártico, temperado e subtropical. As estações podem ser caracterizadas assim: inverno longo e nevoso, primavera temperada, verão curto e quente e outono chuvoso. Essas características, entretanto, variam muito por região. O verão na Rússia também é variável de região a região, registando-se temperaturas médias de 25 °C. Em certos casos extremos, já houve dias em que se registraram temperaturas superiores a 45°C.

A região mais a norte do país, chamada Sibéria, é a mais fria de todo o país. Registam-se temperaturas no inverno da ordem dos -40 °C ou -50 °C, às vezes chegando aos -60 °C ou até menos. A sul, o clima é mais quente, havendo campos e estepes onde as temperaturas chegam aos -8 °C. O frio proveniente da Sibéria alastra-se não só por toda a Rússia como por quase toda a totalidade da Europa e grande parte da Ásia.

 

EUROPA – SAN MARINO

San Marino

CAPITAL: CIDADE DE SAN MARINO

PONTOS DE INTERESSE: CIDADE FORTIFICADA DE SAN MARINO

San Marino é um país situado nos Apeninos. Ele é um enclave encravado, completamente envolto pela Itália. Seu tamanho é de apenas 61 km² com uma população estimada em 30 000 hab. Sua capital é aCidade de San Marino. 

San Marino é um enclave no centro da Itália. Está situado entre as regiões de Emília-Romanha e Marcas. Até a independência de Nauruem 1968, San Marino era o menor Estado republicano do mundo. Seu território é montanhoso, incrustado no monte Titano, ramificação oriental dos Apeninos. O Pico de la Rocca (749 m) é o ponto mais alto do país. San Marino possui clima mediterrânico.

 

EUROPA- SERVIA

Belgrado- Sérvia

CAPITAL: BELGRADO          

PONTOS DE INTERESSE: FORTALEZA DE KALEMAGDAN

A Sérvia situa-se nos Balcãs (uma região histórica e geograficamente distinta do sudeste da Europa) e na Panónia (uma região da Europa Central). Faz fronteira com a Albânia, o Montenegro, a Bósnia e Herzegovina, a Bulgária, a Croácia, aHungria, a República da Macedónia, e a Roménia. A Sérvia não tem saída ao mar, se bem que o rio Danúbio proporcione o acesso de barco até à Europa central e ao mar Negro.

O território da Sérvia abrange desde os planos, ricos, férteis da região nortenha de Vojvodina, montanhas de rocha de calcário e vales a leste, e, a sudeste, montanhas e colinas antigas. O norte é dominado pelo rio Danúbio. Um afluente, orio Morava, atravessa as regiões mais montanhosas do sul.

O clima sérvio varia entre o clima continental no norte, com invernos frios, e verões quentes, húmidos com padrões de precipitação bem distribuídos, e um clima mais mediterrânico no sul com Verões e Outonos quentes, secos e invernos relativamente frios com fortes nevões no interior.

 

EUROPA – SUÉCIA

Estocolmo- Suécia

CAPITAL: ESTOCOLMO      

PONTOS DE INTERESSE: ILHA DE GOTLAND; DROTTNINGHOLM

Suécia um país nórdico, localizado na península Escandinava na Europa Setentrional. A Suécia divide fronteiras terrestres com a Noruega, a oeste, e com a Finlândia, a nordeste, além de estar ligada à Dinamarca através da Ponte do Øresund, no sul.

Apesar da sua latitude setentrional, grande parte da Suécia beneficia de um clima temperado, principalmente devido à influência dacorrente do Golfo. No sul da Suécia, árvores de folha larga são prolíficas, e no norte são os pinheiros e os vidoeiros que dominam a paisagem. Nas montanhas do norte da Suécia, predomina um clima subártico.

A leste da Suécia, estendem-se o mar Báltico e o golfo de Bótnia, o que dá ao país uma longa linha de costa e contribui para suavizar ainda mais o clima. A oeste ergue-se a cadeia montanhosa da Escandinávia, que separa a Suécia da Noruega.

A parte sul do país é em boa parte ocupada pela agricultura, com as florestas cobrindo uma percentagem maior do terreno à medida que se avança para o norte. A densidade populacional também é mais elevada no sul da Suécia, com centros no vale do lago Mälaren e na região de Öresund. Gotland e Öland são as duas maiores ilhas da Suécia. A Suécia é geralmente plana a sul e leste, e o seu ponto mais alto é o monte Kebnekaise, no município de Kiruna (2117 m de altitude).

 

EUROPA- SUIÇA

Região montanhosa dos Alpes – Suiça

CAPITAL: BERNA 

PONTOS DE INTERESSE: ZURIQUE; REGIÃO MONTANHOSA DOS ALPES; CIDADE VELHA DE BERNA; CONVENTO DE SAINT-GALL

A Suíça é um país localizado no centro da Europa com uma área total é de 41.285 km² em que 1.520 são cobertos de água. Faz fronteira com a França a Oeste, a Alemanha a Norte, a Áustria e o Liechtenstein a Leste e com aItália a Sul. De uma maneira geral, pode-se dividir a Suíça em três regiões geográficas: os Alpes, o planalto e o Jura.

O planalto suíço, ocupa um terço da área do país e aí mora cerca de dois terços da população naquela área geográfica. A densidade populacional é de cerca de 450 pessoas por quilómetro quadrado. Vai desde o Lago Leman na fronteira francesa, atravessando o centro da Suíça e terminando no Lago de Constança, nas fronteiras com a Alemanha e a Áustria. Tem uma altitude média de 580 metros. O Sul e o centro-Sul da Suíça são dominados pela cadeia montanhosa alpina enquanto o restante é uma zona plana exceptuando-se um faixa ao longo da região Noroeste que é dominada pelo Jura.

 

EUROPA- UCRÂNIA

Catedral em Kiev – Ucrânia

CAPITAL: KIEV     

PONTOS DE INTERESSE: CATEDRAL DE S. MIGUEL EM KIEV; CATEDRAL DE SANTA SOFIA E MOSTEIRO DE KIEVO-PETCHERSK

Ucrânia é um país da Europa Oriental que faz fronteira com a Federação Russa a leste e nordeste; Bielorrúsia a noroeste; Polônia,Eslováquia e Hungria a oeste; Romênia e Moldávia a sudoeste; e Mar Negro e Mar de Azov ao sul e sudeste, respectivamente. O país possui um território que compreende uma área de 603.628 quilômetros quadrados, o que o torna o maior país totalmente no continente europeu.

Com uma área de 603 700 km², a Ucrânia é o 44° país do mundo em território, sendo o segundo maior país da Europa.

A paisagem ucraniana é formada principalmente por planícies férteis e planaltos. A sudoeste, o delta do Danúbio serve de fronteira com a Romênia. Só se encontram montanhas a oeste, a cordilheira dos Cárpatos, cujo ponto culminante é o Hora Hoverla (2 061 m), e no sudeste da península da Crimeia, as cordilheiras.

 

EUROPA- VATICANO

Praça de São Pedro- Vaticano

CAPITAL: CIDADE DO VATICANO    

PONTOS DE INTERESSE: CAPELA SISTINA;  BASILICA DE SÃO PEDRO

Vaticano é a sede da Igreja Católica e uma cidade-Estado soberanasem costa marítima cujo território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma, capital da Itália. Com aproximadamente 44 hectares (0,44 km²) e com uma população de pouco mais de 800 habitantes, é o menor país do mundo, por área. 

A área do Vaticano está situada sobre as sete colinas de Roma (CapitólioQuirinaleViminale,EsquilinoCélioAventino e Palatino), sendo o menor Estado do mundo com reconhecimento internacional. Está situado no meio da capital italiana, Roma. Por isso, não possui área costeira e é um enclave, sendo um Estado independente e soberano. Partilha 3,2 km de fronteira com a Itália, mais concretamente com Roma. A defesa do país é da responsabilidade da Itália, enquanto que a segurança do Papa fica a cargo da Guarda Suíça.

 

Continente América

 

AMÉRICA- ANTIGUA E BARBUDA    

Ilha de Antigua- Antigua e Barbuda

CAPITAL: SAINT JOHN’S    

PONTOS DE INTERESSE: ILHAS DE RECIFE DE CORAL

Antiga e Barbuda, é um país independente das Américas constituído por 37 ilhas situadas entre mar das Caraíbas e o Oceano Atlântico. É constituída por duas grandes ilhas, Antiga e Barbuda, e outras seis ilhotas, além de outras 29 ilhotas desabitadas.

A área total compreende a ilha maior, Antígua, a mais populosa, com 280 km² e suas dependências: Barbuda, com 160 km², e Redonda, com 2 km². As ilhas pertencem ao grupo de Sotavento das Pequenas Antilhas ou Antilhas Menores.

Antígua possui baías com recifes de coral e grandes dunas. As amplas baías, que oferecem portos seguros, a diferenciam do resto do Caribe.

Barbuda tem origem coralina, com uma grande lacuna no lado ocidental. Ela se compõe de um pequeno vulcão unido a uma planície calcária. Praias de areia fina completam sua paisagem. Redonda é uma pequena ilha rochosa desabitada, reserva da fauna e flora.

As ilhas têm um clima tropical, com temperaturas bastante constantes ao longo de todo o ano e chuvas abundantes. Os furacões são habituais de julho a outubro.

As ilhas são em geral baixas. O ponto mais elevado é o Monte Obama, com 402 m de altitude. A principal cidade deste pequeno país é a capital, Saint John’s, em Antígua. A maior cidade de Barbuda é Codrington.

 

AMÉRICA- ARGENTINA

Patagónia- Argentina

CAPITAL: BUENOS AIRES   

PONTOS DE INTERESSE: PATAGÓNIA; PARQUE NACIONAL DOS GLACIARES; PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU; MISSÕES JESUÍTAS DOS GUARINIS; PENÍNSULA DE VALDÉS; RIO PINTURAS; TALAMPAYA-ISCHIGUALASTO; TERRA DO FOGO

Argentina é o segundo maior país da América do Sul em território e o terceiro em população, constituída como uma federação de 23 províncias e uma cidade autônoma, Buenos Aires. É o oitavo maior país do mundo em área territorial e o maior entre as nações de língua espanhola, embora México, Colômbia e Espanha, que possuem menor território, sejam mais populosos.

A área continental da Argentina está entre a cordilheira dos Andes a oeste e o oceano Atlântico, a leste. Faz fronteira com Paraguai e Bolívia ao norte, Brasil e Uruguai a nordeste e com o Chile a oeste e sul. A Argentina reivindica uma parte da Antártida, sobrepondo as reivindicações do Chile e do Reino Unido no continente antártico. O país reivindica ainda as Ilhas Malvinas e Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, que são administradas pelo Reino Unido como territórios britânicos ultramarinos.

O território argentino é dividido em seis principais regiões. Os Pampas são as planícies férteis localizadas no centro e no leste. A Mesopotâmia é uma planície delimitada pelos rios Paraná e Uruguai, e o Gran Chaco localiza-se entre a Mesopotâmia e os Andes. O Cuyo está no lado leste dos Andes, e o noroeste argentino fica no norte. A Patagônia é um grande planalto localizado ao sul do país.

O ponto mais alto acima do nível do mar é o Monte Aconcágua, na província de Mendoza, com 6.959 metros de altura, sendo considerado também o ponto mais alto do hemisfério sul e do mundo ocidental. O ponto continental mais ocidental é o Parque Nacional Perito Moreno, província de Santa Cruz. O ponto mais setentrional está na confluência dos rios San Juan e Mojinete na província de Jujuy, e o mais ao sul é o Cabo San Pío, Terra do Fogo.

 

AMÉRICA- BAHAMAS

Resort nas Bahamas

CAPITAL: NASSAU              

PONTOS DE INTERESSE: 700 ILHAS DE ENORME BELEZA

As Bahamas são um país insular constituído por mais de 3 000 ilhas, cayos e ilhéus no oceano Atlântico, a norte de Cuba, do Haiti e da República Dominicana, a noroeste do território ultramarino britânico das ilhas Turcas e Caicos e a sudoeste do estado estadunidense da Flórida. Sua capital é Nassau, na ilha de Nova Providência. A maior ilha das Bahamas é a ilha de Andros, no ocidente do arquipélago. A ilha de New Providence, a leste de Andros, é onde se localiza a capital, Nassau, e onde mora cerca de dois terços de toda a população do país. Outras ilhas importantes são a Grande Bahama no norte eInágua a sul.

A maior parte das ilhas com formações de coral, são relativamente planas, com algumas colinas baixas e arredondadas, a mais alta das quais é o monte Alvernia, na ilha Cat, com 63 m de altitude. O clima local é tropical, moderado pelas águas quentes da corrente do Golfo, com furacões e tempestades tropicais frequentes entre Maio e Outubro.

 

AMÉRICA- BARBADOS

Praia em Barbados

CAPITAL: BRIDGETOWN    

PONTOS DE INTERESSE: RECIFES DE CORAL

Barbados é um país insular soberano nas Pequenas Antilhas, na América Central, sendo o país mais oriental do Caribe. Possui 34 quilômetros de comprimento e 23 quilômetros de largura, cobrindo uma área de 432 km². Situa-se na região ocidental do Atlântico Norte, distante 100 quilômetros a leste das Ilhas de Barlavento e do Mar do Caribe. Os países mais próximos da ilha são Trinidad e Tobago, estando a 400 quilômetros a sudoeste, e São Vicente e Granadinas, estando a 168 quilômetros a oeste. Barbados está fora da principal área de Cinturão de furacões.

Barbados é uma ilha relativamente plana, erguendo-se em vertentes de pequena inclinação até uma região central mais elevada, cujo ponto cimeiro é o monte Hillaby, com 336 m de altitude. Situa-se numa posição ligeiramente excêntrica no Oceano Atlântico, quando comparada com as restantes ilhas das Caraíbas. O clima é tropical, com uma estação das chuvas de Junho a Outubro. A cidade principal é Bridgetown.

 

AMÉRICA- BELIZE

Recifes de Coral em Belize

CAPITAL: BELMOPÁN        

PONTOS DE INTERESSE: REDE DE RESERVAS DA BARREIRA DE RECIFES DE BELIZE

Belize é um pequeno Estado soberano situado na costa nordeste da América Central, e onde o inglês é língua oficial, apesar de o crioulo belizenho e de o castelhano serem comumente falados. O Belize é limitado a norte pelo México, a leste pelo golfo de Honduras, parte do Mar das Caraíbas e a sul e a oeste pela Guatemala. A sua parte continental tem 290 km de norte a sul e 110 km de leste a oeste.

O norte de Belize consiste principalmente de planícies costeiras planas e pantanosas, densamente florestadas em alguns lugares. Para o sul se encontra a corrente montanhosa baixa das Montanhas Maia, das quais o ponto mais alto em Belize é o Doyle’s Delight, a 1124 metros de altitude.

Belize é o lar da barreira de coral mais longa do hemisfério ocidental e a segunda mais longa no mundo depois da Grande Barreira de Coral. O clima local é tropical e normalmente muito quente e húmido. A temporada chuvosa dura de maio a novembro, durante a qual perigos naturais como furacões e inundações são comuns.

 

AMÉRICA- BOLÍVIA

Salar de Uyuni- Bolívia

CAPITAL: LA PAZ 

PONTOS DE INTERESSE: LAGO TITICACA; DESERTO SALINO DE UYUNI; CIDADE DE POTOSI; MISSÕES JESUÍTAS DE CHIQUITOS; CIDADE HISTÓRICA DE SUCRE

Bolívia é um país encravado no centro-oeste da América do Sul. Faz fronteira com o Brasil ao norte e leste,Paraguai e Argentina ao sul, e Chile e Peru ao oeste.

Juntamente com o vizinho Paraguai, a Bolívia é um dos dois únicos países das Américas que não possuem saída para o mar. O ocidente da Bolívia está situado na cordilheira dos Andes, com o pico mais elevado, o Nevado Sajama, a chegar aos 6542 metros. O centro do país é formado por um planalto, o Altiplano, onde vive a maioria dos bolivianos. O leste do país é constituído por terras baixas e coberto pela floresta hhúmida da Amazônia. O lago Titicaca situa-se na fronteira entre a Bolívia e o Peru, o maior lago sul-americano por volume de água. No sudoeste do país, no departamento de Potosi, encontra-se o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo.

A região Oriente, a norte e leste, compreende três quintos do território boliviano, é formada por baixas planícies de muitos rios e grandes pântanos. No extremo sul, localiza-se o Chaco boliviano, pantanoso na estação chuvosa e semi-desértico nos meses de seca. A nordeste da bacia do Titicaca, visualizam-se montanhas extremamente altas de 3 000 a 6 500 metros. As montanhas de mais altitude caem em ângulos praticamente retos até se transformarem em planícies.

Os Andes atingem a Bolívia e se dividem em duas grandes cadeias, a Oriental e a Ocidental. Nota-se que a cordilheira Ocidental é formada por vulcões inativos ou extintos, e suas rochas são formadas de lava vulcânica petrificada. A altitude máxima é de 3 700 m, com 800 km de comprimento e 130 km de largura. A cordilheira Oriental é composta de diversos tipos de rochas e areia.

 

AMÉRICA- BRASIL

Cristo Redentor e Rio de Janeiro- Brasil

CAPITAL: BRASILIA

PONTOS DE INTERESSE: RIO DE JANEIRO; CATARATAS DO IGUAÇU; AMAZÓNIA; SALVADOR DA BAÍA; OURO PRETO; SANTUÁRIO DO BOM JESUS EM CONGONHAS; PARQUE NACIONAL DA SERRA DE CAPIVARA

Brasil é o maior país da América do Sul e da região da América Latina, sendo o quinto maior do mundo em área territorial (equivalente a 47% do território sul-americano) e população (com mais de 200 milhões de habitantes). É o único país na América onde se fala majoritariamente a língua portuguesa e o maior país lusófono do planeta, além de ser uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas, em decorrência da forte imigração oriunda de variados locais do mundo.

O território brasileiro é cortado por dois círculos imaginários: a Linha do Equador, que passa pela embocadura do Amazonas, e o Trópico de Capricórnio, que corta o município de São Paulo. O país ocupa uma vasta área ao longo da costa leste da América do Sul e inclui grande parte do interior do continente, compartilhando fronteiras terrestres com Uruguai ao sul; Argentina e Paraguai a sudoeste;Bolívia e Peru a oeste; Colômbia a noroeste e Venezuela, Suriname, Guiana e com o departamento ultramarino francês da Guiana Francesa ao norte. O país compartilha uma fronteira comum com todos os países da América do Sul, exceto Equador e Chile. Ele também engloba uma série de arquipélagos oceânicos, como Fernando de Noronha, Atol das Rocas, São Pedro e São Paulo e Trindade e Martim Vaz. O seu tamanho, relevo, clima e recursos naturais fazem do Brasil um país geograficamente diverso.

O país é o quinto maior do mundo em área territorial, depois de Rússia, Canadá, China e Estados Unidos, e o terceiro maior da América.

 

AMÉRICA- CANADÁ

Cataratas do Niagara- Canadá

CAPITAL: OTAVA

PONTOS DE INTERESSE: TORONTO; CATARATAS NIÁGARA; PARQUES NACIONAIS; pARQUES DAS MONTANHAS ROCHOSAS; DISTRITO HISTÓRICO DE QUEBEQUE; CIDADE ANTIGA DE LUNENBURG

Canadá é um país que ocupa grande parte da América do Norte e se estende desde o Oceano Atlântico, a leste, até o Oceano Pacífico, a oeste. Ao norte o país é limitado pelo Oceano Ártico. É o segundo maior país do mundo em área total, superado apenas pela Rússia, e a sua fronteira comum com os Estados Unidos, no sul e no noroeste, é a mais longa fronteira terrestre do mundo.

As temperaturas médias do inverno e do verão em todo o Canadá variam de acordo com a região. O inverno pode ser rigoroso em muitas regiões do país, particularmente no interior e naspradarias canadenses, que têm um clima continental, onde as temperaturas médias diárias estão perto de -15 °C, mas podem cair abaixo de -40 °C com uma sensação térmica extremamente fria. No interior, a neve pode cobrir o solo durante quase seis meses do ano (mais no norte). O litoral da Colúmbia Britânica desfruta de um clima temperado, com um inverno ameno e chuvoso. Nas costas leste e oeste, as temperaturas médias são mais elevadas, geralmente um pouco acima de 20 °C, enquanto entre as costas, a média de temperatura máxima no verão varia de 25 a 30 °C, com calor extremo ocasional em algumas localidades do interior superior a 40 °C.

 

AMÉRICA- CHILE

Parque nacional Torres del Paine- Chile

CAPITAL: SANTIAGO DO CHILE        

PONTOS DE INTERESSE: PARQUE NACIONAL TORRES DEL PAINE; PARQUE NACIONAL RAPA NUI

Chile é um país da América do Sul, que ocupa uma longa e estreita faixa costeira encravada entre a cordilheira dos Andes e o oceano Pacífico. Faz fronteira ao norte com o Peru, a nordeste com a Bolívia, a leste com a Argentina e a Passagem de Drake, a ponta mais meridional do país. É um dos dois únicos países da América do Sul que não tem uma fronteira comum com o Brasil, além do Equador. O Pacífico forma toda a fronteira oeste do país, com um litoral que se estende por 6 435 quilômetros. O território chileno inclui alguns territórios ultramarinos, como o Arquipélago Juan Fernández, as Ilhas Desventuradas, a ilha Sala y Gómez e a ilha de Páscoa, as duas últimas localizadas na Polinésia.

A sua curta extensão leste-oeste em relação a sua longa extensão norte-sul faz com que ele se torne o país mais estreito do mundo.

O norte do Deserto do Atacama contém uma grande riqueza mineral, principalmente de cobre e nitratos. O relativamente pequeno Vale Central, que inclui Santiago, domina o país em termos de população e de recursos agrícolas.

O sul do Chile é rico em florestas,pastagens e apresenta uma série de vulcões e lagos. A costa sul é um labirinto de penínsulas de fiordes, enseadas, canais e ilhas. ACordilheira dos Andes está localizada na fronteira oriental. O Chile é o maior país Norte-Sul do mundo,

 

AMÉRICA- COLÔMBIA

Centro histórico de Cartagena- Colombia

CAPITAL: BOGOTÁ              

PONTOS DE INTERESSE: PARQUE NATURAL DE TAYRONA; CARTAGENA; PARQUE ARQUELÓGICO DE SAM AGUSTIN; CENTRO HISTÓRICO DE SANTA CRUZ DE MOMPOX; PARQUE ARQUEOLÓGICO DE TIERRADENTRO

Colômbia é uma república constitucional do noroeste da América do Sul. A Colômbia faz fronteira a leste com a Venezuela e Brasil; ao sul com o Equador e Peru; para o norte com o Mar das Caraíbas, ao noroeste com o Panamá; e a oeste com o Oceano Pacífico. A Colômbia também tem fronteiras marítimas com a Venezuela, Jamaica, Haiti, República Dominicana, Honduras, Nicarágua e Costa Rica. Com uma população de mais de 47 milhões de pessoas, a Colômbia tem a 29ª maior população do mundo e a segunda maior da América do Sul, depois do Brasil. 

A Colômbia tem uma superfície territorial é de 1 141 748 km², fazendo deste o 25.º maior país do mundo. O seu maior limite territorial é com a Venezuela, compartilhando com esta 2.219 quilômetros de fronteira, seguido do Brasil e Peru, com 1.645 e 1.626 quilômetros de fronteira, respectivamente. O país possui, ainda 2.900 quilômetros de costa litorânea. A menor fronteira é registrada com o Panamá, com 266 quilômetros fronteiriços.

 

AMÉRICA- COSTA RICA

Parque Natural – Costa Rica

CAPITAL: SAN JOSÉ            

PONTOS DE INTERESSE: PARQUE NATURAL DE IRAZÚ; PARQUE NACIONAL ILHA DO COCO

Costa Rica é um país da América Central, com 4,8 milhões de habitantes, limitado a norte pela Nicarágua, a leste pelo mar do Caribe, a sudeste pelo Panamá e a oeste pelo oceano Pacífico. 

A Costa Rica é um país da América Central situado numa das zonas mais estreitas do subcontinente. O terreno é constituído por um conjunto de cordilheiras escarpadas que atravessam o país de noroeste para sudeste, as Cordilheiras de Guanacaste e Talamanca, ladeadas por planícies costeiras de largura variável, sendo que as maiores são a do nordeste e o largo vale do rio Tempisque, a noroeste. As montanhas estão semeadas de vulcões, alguns dos quais ativos, e atingem a máxima altitude no Cerro Chirripó, com 3810 m.

A capital, San José, é a maior cidade do país e situa-se na zona das cordilheiras. Outras cidades importantes são Alajuela, próxima de San José, Puntarenas, na costa do oceano Pacífico e Limón, na costa caribenha.

 

AMÉRICA – CUBA

Havana- Cuba

CAPITAL: HAVANA             

PONTOS DE INTERESSE: CIDADE VELHA DE HAVANA E AS SUAS FORTIFICAÇÕES; VARADERO; TRINIDAD; SAN PEDRO DE LA ROCA; VALE DE VIÑALES

Cuba, é um país insular localizado no mar das Caraíbas. O arquipélago cubano consiste na ilha principal de Cuba, além daIlha da Juventude e de várias ilhas menores. Havana é a maior cidade de Cuba e a capital do país, sendo Santiago de Cuba a segunda maior cidade.  Ao norte de Cuba se encontram localizados os Estados Unidos e as Bahamas; a oeste está o México; ao sul estão as Ilhas Cayman e a Jamaica; enquanto a sudeste estão situados a Ilha de Navassa e oHaiti. A Base Naval dos Estados Unidos em Guantánamo está situada na ilha principal, Cuba.

Cuba é um arquipélago formado por mais de 1500 ilhas. As maiores são a Ilha de Cuba e a Ilha da Juventude (que tem uma superfície de 2200 km²). A Ilha de Cuba é a maior ilha do Caribe, com uma superfície 104 945 km².

Banhada a norte pelo estreito da Flórida e pelo oceano Atlântico Norte, a noroeste pelo golfo do México, a oeste pelo canal da Península de Iucatã, a sul pelo mar das Caraíbas e a leste pela passagem de Barlavento. A baía de Guantanamo contém uma base naval tomada pelos Estados Unidos desde 1903. A ilha de Cuba é a 16.ª maior ilha do mundo.

 

AMÉRICA- DOMINICA

Zona costeira de Dominica

CAPITAL: ROSEAU

PONTOS DE INTERESSE: QUEDAS D’ÁGUA DE TRAFALGAR; PARQUE NACIONAL MONTE TROIS PITONS

Dominica é um Estado soberano insular constituído pela ilha homónima e situado no mar das Caraíbas, mais precisamente na região das Pequenas Antilhas. Os seus vizinhos são dois departamentos ultramarinos franceses: Guadalupe, a nor-noroeste, e Martinica, a sudeste. A Comunidade da Dominica tem 71 293 habitantes. A sua capital e maior cidade é Roseau.

Dominica tem muitas quedas d’água, nascentes e rios. O Calibishie na área nordeste do país tem praias de areia. Algumas plantas e animais, que se pensava estarem extintos, em torno das ilhas, encontrado nas da Dominica. A natureza vulcânica da ilha tem atraído mergulhadores. A ilha tem várias áreas protegidas , incluindo Parque Nacional Cabrits , bem como 365 rios.

 

AMÉRICA- REPÚBLICA DOMINICANA

Republica Dominicana

Praia da Ilha Saona- República Dominicana

CAPITAL: SANTO DOMINGO            

PONTOS DE INTERESSE: ILHA SAONA; CIDADE COLONIAL DE SANTO DOMINGO

República Dominicana é uma nação na ilha de Hispaniola, parte do arquipélago das Grandes Antilhas na região do Caribe. A parte ocidental da ilha é ocupada pela nação do Haiti, fazendo da ilha uma das duas no Caribe, juntamente com Saint Martin, que é compartilhada por dois países. Tanto por área quanto por população, a República Dominicana é o segundo maior país do Caribe (depois de Cuba), com 48 445 quilômetros quadrados e uma população estimada em 10 milhões de pessoas de habitantes, um milhão dos quais vivem na capital, Santo Domingo.

A região central República Dominicana é montanhosa e coberta por florestas, e uma planície estende-se na região leste.

O clima é tropical húmido. A temperatura média anual oscila entre 18 °C e 27 °C.

 

AMÉRICA- EQUADOR

Ilhas Galápagos- Equador

CAPITAL: QUITO 

PONTOS DE INTERESSE: CORDILHEIRA DOS ANDES, PARQUE NACIONAL DAS ILHAS GALÁPAGOS; CIDADE VELHA DE QUITO

Equador é uma república democrática  localizada na América do Sul limitada a norte pela Colômbia, a leste e sul pelo Perú, e a oeste pelo oceano Pacífico. É um dos dois países da região que não tem fronteiras comuns com o Brasil, além doChile. Além do território continental, o Equador possui também as ilhas Galápagos, a cerca de 1 000 km do território continental, sendo o país mais próximo daquelas ilhas. Seu território de 256 370 km² é cortado ao meio pela imaginária linha do Equador.

O Equador é um dos menores países da América do Sul e, assim como o Chile, não partilha fronteira com o Brasil. A paisagem é dominada pelos Andes, que atravessam o centro do país no sentido norte-sul, com altitudes que chegam aos 6310 m no Chimborazo (praticamente no centro do país). A leste dos Andes, cerca de um quarto do território está integrado na bacia amazônica, e a oeste estende-se uma das mais extensas planícies costeiras da costa sul-americana do Pacífico.

A capital, Quito, localiza-se nos Andes e não é a maior cidade do país. Esse título cabe a Guayaquil, um porto de mar no golfo de Guayaquil, no sudoeste. O Equador também possui o arquipélago das Galápagos (Ilhas Galápagos) situado a cerca de 1000 km ao oeste do continente.

 

AMÉRICA- EL SALVADOR

Praia de El Salvador

CAPITAL: SAN SALVADOR 

PONTOS DE INTERESSE: PARQUE NACIONAL EL IMPOSIBLE

El Salvador é um país da  América Central. Faz fronteira com o Oceano Pacífico, a sul, a Guatemala a oeste e Honduras para o norte e leste. Sua região oriental fica na costa do Golfo de Fonseca, em frente a Nicarágua. Tem a população de 6 279 783 habitantes, sendo o país mais densamente povoado do subcontinente. Sua área territorial, de 21.040 km², faz deste o menor país da América Central. A sua capital e maior cidade é San Salvador.

El Salvador é o único país da América Central que não é banhado pelo Mar das Caraíbas, tendo apenas costa pacífica. O interior é montanhoso e no litoral existe uma estreita planície costeira, que é mais larga no centro do país, na área da foz do rio Lempa e da baía de Jiquilisco. No interior centro existe também um planalto. Em termos de área, é o menor país da América continental. O clima é tropical na costa e temperado nas zonas altas.

 

AMÉRICA- ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Nova Iorque- Estados Unidos da América

CAPITAL: WASHINGTON D. C.         

PONTOS DE INTERESSE: LOS ANGELES; NOVA IORQUE; PARQUES NATURAIS; SÃO FRANCISCO; MIAMI

Os Estados Unidos da América são uma república constitucional federal composta por 50 estados e um distrito federal. A maior parte do país situa-se na região central da América do Norte, formada por 48 estados e Washington, D.C., o distrito federal da capital. Banhado pelos oceanos Pacífico e Atlântico, faz fronteira com o Canadá ao norte e com o México ao sul. O estado do Alasca está no noroeste do continente, fazendo fronteira com o Canadá no leste e com a Rússia a oeste, através do estreito de Bering. O estado do Havaí é um arquipélago no Pacífico Central. O país também possui vários outros territórios no Caribe e no Oceano Pacífico. Com 9,37 milhões de km² de área e uma população de mais de 300 milhões de habitantes, o país é o quarto maior em área total, o quinto maior em área contígua e o terceiro em população. Os Estados Unidos são uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do mundo, produto da forte imigração vinda de muitos países.

A seguir à Rússia e ao Canadá, os Estados Unidos são a quarta maior nação do mundo em área total (terra e água), posição abaixo da China.

 

AMÉRICA- GRANADA

Saint Georges- Granada

CAPITAL: SAINT GEORGE’S

PONTOS DE INTERESSE: BAÍA DE ST.GEORGE E O FORTE GEORGE

Granada é um paíscaribenho constituído pela ilha homónima e pela metade sul das ilhas Granadinas, das quais a maior é Carriacou. Tem fronteira marítima com São Vicente e Granadinas, a nordeste, e está também próxima de Trinidad e Tobago, a sueste, e da Venezuela, a sudoeste. A capital do país é Saint George’s.

De origem vulcânica , Granada é atravessada de norte a sul por uma cadeia de montanhas cujo ponto culminante está no monte Saint Catherine, de 840m de altitude. O Grande Estanque, no centro da ilha, é um lago que ocupa acratera de vulcão extinto, a 530m de altitude. A costa norte tem muitas praias, e a do sul numerosas enseadas, que formam portos naturais.

O clima é tropical marítimo com duas estações: a húmida (junho-dezembro) e a seca (janeiro-maio). Com relativa frequência é atingida por ciclones que causam grandes danos à agricultura.

As chuvas frequentes e intensas, e o solo fértil, de sedimentos vulcânicos, dão lugar a uma densa vegetal tropical, em que se destacam madeiras de lei, como o mogno. Bananeiras, coqueiros e mangueiras crescem em profusão. Entre asespeciarias características da ilha estão a noz-moscada, o gengibre, a pimenta e a baunilha. A fauna inclui macacos,cutias, tartarugas e caranguejos terrestres.

 

AMÉRICA- GUATEMALA

Parque Nacional de Tikal- Guatemala

CAPITAL: CIDADE DE GUATEMALA

PONTOS DE INTERESSE: PARQUE NACIONAL DE TIKAL; ANTIGUA GUATEMALA; PARQUE ARQUEOLÓGICO E RUÍNAS DE QUIRIGUÁ

Guatemala é um país da América Central, limitado a oeste e a norte pelo México, a leste pelo Belize, pelo Golfo das Honduras e pelas Honduras e a sul por El Salvador e pelo Oceano Pacífico. A sua capital é a Cidade da Guatemala, que também é seu maior e mais populoso centro urbano.

A Guatemala é o terceiro maior país da América Central. Possui diversos lagos, cadeias de montanhas, que são prolongamento da Serra Madre mexicana, e grandes vulcões – alguns chegam a atingir mais de 4.000 metros de altitude e ainda estão ativos, como o Tajumulco (4.210 metros) e o Tacaná (4.093 metros).

 

AMÉRICA- GUIANA

Trajes das mulheres de Guiana

CAPITAL: GEORGETOWN   

PONTOS DE INTERESSE: FLORESTA TROPICAL E RIOS CAUDALOSOS

Guiana é um país localizado no norte da América do Sul. Limita-se com o Suriname a leste, Brasil ao sul e sudoeste, Venezuela a oeste, e com o oceano Atlântico ao norte. Culturalmente, é parte do Caribe anglófono (Caraíbas anglófonas, em português europeu).

O território da Guiana é formado por uma faixa costeira pantanosa, por um planalto central no interior e por uma região montanhosa situada na fronteira com a Venezuela e com o Brasil. A oeste situa-se o principal sistema montanhoso na serra de Pacaraíma. No sul, com altitudes menores, ergue-se a serra do Acaraí, chamada pelos indígenas de Guayanas, que significa “terra de águas”.

O clima é semelhante ao equatorial: a temperatura média é alta, as variações térmicas são pequenas, e as chuvas abundantes, em particular na costa. Além da floresta tropical, existem manguezais no litoral e pastagens de savana nas zonas de maior altitude.

 

AMÉRICA- HAITÍ

Kyona Beach- Haiti

CAPITAL: PORT-AU-PRINCE              

PONTOS DE INTERESSE: MUSEUS DA CAPITAL

Haiti é um país do Caribe. Ocupa uma pequena porção ocidental da ilha de Hispaniola, no arquipélago das Grandes Antilhas, que partilha com a República Dominicana.

O país é o terceiro maior do Caribe atrás de Cuba e da República Dominicana (esta última partilha uma fronteira de 360 ​​quilômetros com o Haiti).

O país em seu ponto mais próximo fica a cerca de 83 quilômetros de distância de Cuba e tem o segundo maior litoral (1.771 quilômetros) das Grandes Antilhas, sendo o de Cuba o mais longo.

 

AMÉRICA- HONDURAS

Praia nas Honduras

CAPITAL: TEGUCIGALPA    

PONTOS DE INTERESSE: GRUPOS INDÍGENAS ISOLADOS; RUÍNAS MAIAS DE CÓPAN

Honduras é um país da América Central, limitado a norte pelo Golfo das Honduras, e a leste pelo Mar das Caraíbas (por onde possui fronteira marítima com o território colombiano de San Andrés e Providencia), a sul pela Nicarágua, pelo Golfo de Fonseca e por El Salvador e a oeste pela Guatemala. Sua capital é Tegucigalpa.

Honduras apresenta três regiões geográficas diferenciadas: as planícies do norte do país, que constituem uma faixa paralela à costa do Caribe; as terras baixas do sul, que margeiam a desembocadura do Rio Choluteca, no Golfo de Fonseca; e as montanhas do interior, cujas altitudes superam 2500 m. O território hondurenho tem 650 km de litoral voltado para o Mar do Caribe e 95 km para o Oceano Pacífico.

 

AMÉRICA- JAMAICA

Jamaica

CAPITAL: KINGSTON          

PONTOS DE INTERESSE: MUSEU BOB MARLEY

Jamaica é um país insular situado no Mar das Caraíbas, que compreende a terceira maior ilha das Grandes Antilhas. A ilha, que tem uma área de 10.990 quilômetros quadrados, fica a cerca de 145 km ao sul de Cuba e 191 km a oeste de Hispaniola, a ilha caribenha que é o lar dos Estados-nação do Haiti e da República Dominicana.

É uma Ilha de clima temperado, com ocorrência de ciclones e pequenas oscilações sazonais. Os ventos oceânicos aliviam o calor e a humidade. A estação chuvosa vai de maio a outubro. Os ventos fortes são frequentes, pois a ilha situa-se entre áreas de baixa e alta pressão, ocorrendo furacões.

 

AMÉRICA- MÉXICO

Chichen- Itza- México

CAPITAL: MÉXICO D. F.     

PONTOS DE INTERESSE: CHICHEN ITZA E OUTROS VESTÍGIOS MAIA; CIDADE DO MÉXICO; OAXACA; PARQUE NACIONAL DE PALENQUE; ZONA HISTÓRICA DO MONTE ALBÁN; PRAIAS

México é uma república constitucional federal localizada na América do Norte. O país é limitado a norte pelos Estados Unidos; ao sul e oeste pelo Oceano Pacífico; a sudeste pela Guatemala, Belize eMar do Caribe; a leste pelo Golfo do México. Com um território que abrange quase 2 milhões de quilômetros quadrados, o México é o quinto maior país das Américas por área total e o 14.º maior país independente do mundo. Com uma população estimada em 118 milhões de habitantes,  é o 11.º país mais populoso do mundo e o mais populoso país da hispanofonia.

Geopoliticamente, no entanto, o México é totalmente considerado parte da América do Norte, juntamente com o Canadá e com os Estados Unidos.[70] [71]

A área total do México é 1.972.550 km², tornando-o 14.º maior país do mundo em área total, e inclui cerca de 6.000 km² de ilhas no Oceano Pacífico, Golfo do México, Caribe e no Golfo da Califórnia. No norte, o país divide uma fronteira de 3141 km com os Estados Unidos. Ao sul, o México divide uma fronteira de 871 km com a Guatemala e outra com 251 km com Belize.

 

AMÉRICA- NICARAGUA

San Juan Del Sur- Nicaragua

CAPITAL: MANÁGUA

PONTOS DE INTERESSE: ARQUITECTURA COLONIAL

Nicarágua é um país da América Central, limitado ao norte pelo Golfo de Fonseca (através do qual faz fronteira com El Salvador), Honduras, a leste pelo Mar das Caraíbas, através do qual faz fronteira com o território colombiano de San Andrés e Providencia, a sul com a Costa Rica e a oeste com o Oceano Pacífico. Sua capital éManágua.

A Nicarágua é a maior das repúblicas da América Central em território, com 130.373 km², situada entre o Caribe e o Pacífico. Há montanhas vulcânicas ativas paralelas à costa ocidental. O sul é dominado pelos lagos Manágua e Nicarágua. O clima é tropical, com chuvas em maio e outubro. A agricultura é a principal atividade econômica com algodão, café, cana-de-açúcar e frutas como principais exportações. São extraídos ouro, prata e cobre.

 

AMÉRICA- PANAMÁ

Canal do Panamá

CAPITAL: CIDADE DO PANAMÁ       

PONTOS DE INTERESSE: PARQUE NATURAL METROPOLITANO; FORTIFICAÇÕES DE PORTOBELO E SAN LORENZO; PARQUE NACIONAL DE DARIÉN; DISTRITO HISTÓRICO DO PANAMÁ E O SALÃO BOLIVAR

Panamá é o país mais meridional da América Central. Situado no istmo que liga as Américas do Norte e do Sul, o país faz fronteira com Costa Rica, a oeste; Colômbia, a sudeste; Caribe, ao norte, e com o Oceano Pacífico ao sul. A capital é a Cidade do Panamá.

A República do Panamá está situada no istmo que une a América do Sul à América Central. O país, dividido pelo Canal do Panamá, faz fronteira ao norte com o Mar do Caribe, a leste com a Colômbia, ao sul com o Oceano Pacífico e a oeste com a Costa Rica. Tem uma superfície de 77.082 km². A capital é a cidade do Panamá. Suamoeda é chamada Balboa.

Todo o país é atravessado por cadeias montanhosas. A serra de Tabasará, a oeste, tem uma altitude média de 1525 m. Outros sistemas montanhosos são a cordilheira de San Blas e a serra do Darién, situadas no interior. Os rios mais importantes são o Tuira e o Chagres. No Golfo do Panamá encontra-se o arquipélago das Pérolas.

O Panamá tem um clima tropical. As precipitações são abundantes, com um índice mais elevado na costa do Caribe que na do Pacífico.

 

AMÉRICA- PARAGUAI      

Povo indígena do Paraguai

CAPITAL: ASUNCION         

PONTOS DE INTERESSE: POVOS INDIGENAS GUARANIS

Paraguai (em castelhano: República del Paraguay; em guarani: Tetã Paraguái), é um país do centro da América do Sul, limitado a norte e oeste pela Bolívia, a nordeste e leste pelo Brasil e a sul e oeste pela Argentina. O Paraguai é um dos dois países da América do Sul que não possuem uma saída para o mar, juntamente com a Bolívia. Possui uma área de 406 752 quilômetros quadrados, um pouco maior que o estado brasileiro de Mato Grosso do Sul. A população paraguaia foi estimada em cerca de 6,5 milhões de habitantes em 2009, a maioria dos quais estão concentrados na região sudeste do país. 

 

AMÉRICA- PERÚ

Machu Picchu- Perú

CAPITAL: LIMA    

PONTOS DE INTERESSE: MACHU PICCHU; AREQUIPA; CIDADE DE CUZCO; CIDADE HISTÓRICA DE LIMA; SITIO ARQUEOLÓGICO DE CHAVIN; PARQUE NACIONAL DE HUASCARÁN; LINHAS E GEÓGLIFOS DE NAZCA E DAS PAMPAS DE JUMANA

Peru é um país sul-americano limitado ao norte pelo Equador e pela Colômbia, a leste pelo Brasil e pela Bolívia e ao sul pelo Chile. O seu litoral, a oeste, é banhado pelo oceano Pacífico.

As montanhas dos Andes e o oceano Pacífico definem as três regiões tradicionalmente usadas ​​para descrever o país geograficamente. A costa (litoral), a oeste, é uma planície estreita, em grande parte árida, exceto por vales criados por rios sazonais. A serra (planalto) é a região da cordilheira dos Andes, que inclui o planalto Altiplano, bem como o pico mais alto do país, oHuascarán, a 6 768 metros de altura. A terceira região é a selva (florestas), uma vasta extensão de planícies cobertas pela floresta Amazônica, que se estende a leste. Quase 60 por cento da área do país está localizada dentro desta região.

 

AMÉRICA- PORTO RICO

Praias de Porto Rico

CAPITAL: SAN JUAN           

PONTOS DE INTERESSE: PARQUE NACIONAL DE SAN JUAN

Porto Rico é um território sem personalidade jurídica dos Estados Unidos, localizado na parte oriental domar do Caribe a leste da República Dominicana e no oeste das Ilhas Virgens. Porto Rico é composto por um arquipélago, que inclui a ilha principal de Porto Rico e uma série de ilhas menores.

Porto Rico tem uma das economias mais dinâmicas e diversificadas da América Latina. Em meados do século XX, a economia porto-riquenha estava dominado pela agricultura, especialmente o cultivo da cana-de-açúcar.

 

AMÉRICA- SAN CRISTÓVÃO E NÉVIS

Prais de São Cristovão e Névis

CAPITAL: BASSETERRE

PONTOS DE INTERESSE: PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA

São Cristóvão e Névis é um país caribenho, localizado entre as ilhas de Barlavento, e constituído pelas ilhas de São Cristóvão e Nevis. É também o menor Estado soberano das Américas, tanto em extensão territorial quanto em número de habitantes.

O país é formado por duas ilhas, São Cristóvão e Nevis, no Mar do Caribe, América Central. O pico mais alto é o Monte Liamuiga, que chega a 1.156m de altitude. É o menor país das Américas, estando sujeito a ação de furacões.

 

AMÉRICA- SANTA LUCÍA

Santa Lucia

CAPITAL: CASTRIES             

PONTOS DE INTERESSE: BAÍA DE RODNEY

Santa Lúcia é um país insular das Pequenas Antilhas, nas Caraíbas, próximo à Martinica, São Vicente e Granadinas e Barbados.

A ilha de Santa Lúcia, como as suas vizinhas, tem origem vulcânica. É percorrida de norte a sul por uma cadeia de montanhas, a mais alta das quais é o monte Gimie, com 959 m de altitude. Dois montes gêmeos de grande beleza, o Gros Piton, com 798 m, é o Petit Piton, com 750 m, emolduram uma pequena baía no sudoeste.

O clima é tropical, com temperaturas médias de 27 ºC. A precipitação média anual oscila entre 1 300 mm no litoral e mais de 1 600 mm nasmontanhas. Os furacões constituem permanente perigo, embora sejam menos frequentes do que em outras ilhas próximas.

 

AMÉRICA- SÃO VICENTE E GRANADINAS

São Vicente e Grenadinas

CAPITAL: KINGSTOWN      

PONTOS DE INTERESSE: VULCÃO SOUFRIÉRE

São Vicente e Granadinas é um país das Caraíbas localizado nas Pequenas Antilhas. O seu território de 389 km² é constituído pela ilha de São Vicente e pelos dois terços norte da cadeia das Granadinas. Tem fronteiras marítimas com Santa Lúcia, a nordeste, e com Granada, a sudoeste, e é um dos países mais próximos de Barbados. 

A geografia da ilha de São Vicente é principalmente vulcânica e montanhosa em certos pontos distantes do litoral, e seu solo tem baixos níveis topográficos, próximos ao nível do mar. Também há uma grande diferença entre os litorais de cada lado da ilha: A parte onde mais ocorrem ventos é rochosa, enquanto o lado oposto constitui-se de várias praias arenosas e possui muito mais baías.

O ponto culminante da ilha – que também é o do país – é o vulcão Soufrière, com 1234m de altura. Há várias ilhotas próximas a São Vicente, tais como a Ilha Young ou as ilhas Cow e as Calves.

 

AMÉRICA- SURINAME

Tartaruga-Alaúde- Suriname

CAPITAL: PARAMARIBO    

PONTOS DE INTERESSE: TARTARUGA-ALAÚDE, A MAIOR DO MUNDO

Suriname é um país do norte da América do Sul, limitado a norte pelo oceano Atlântico, a leste pela Guiana Francesa, a sul pelo Brasil e a oeste pela Guiana.

O Suriname é o menor país independente na América do Sul. O país pode ser dividido em duas principais regiões geográficas. A área costeira do norte, formada por planície, é onde se registra as maiores áreas de cultivos e onde a maioria da população vive. A parte sul é composta porfloresta tropical e savana, além de ser pouco habitada, ao longo da fronteira com o Brasil, cobrindo cerca de 80% da superfície terrestre do Suriname.

 

AMÉRICA- TRINIDAD E TOBAGO

Trinidad e Tobago

CAPITAL: PORT OS SPAIN 

PONTOS DE INTERESSE: FLORESTA TROPICAL HÚMIDA

Trindad e Tobago é um Estado soberano insular das Caraíbas situado ao largo da costa nordeste da Venezuela e a sul de Granada, nas Pequenas Antilhas. Faz fronteira marítima com os Barbados a nordeste, com a Guiana a sudeste, e com a Venezuela a sul e a oeste.  Situa-se na confluência domar das Caraíbas com o oceano Atlântico.

Trinidad e Tobago é um país da América Central, embora as ilhas sejam uma extensão geológica da América do Sul. É constituído de duas ilhas incluídas entre as chamadas “Grandes Antilhas”. Localizadas no mar do Caribe, em frente à costa leste da Venezuela, Trinidad, a maior das ilhas, possui 4.828 km² enquanto Tobago conta com 330 km². A capital do país situa-se em Trinidad, e é Porto Espanha (Port-of-Spain). O relevo de Trinidad é caracterizado por três cadeias de montanhas baixas que se estendem de leste a oeste ao redor do território em cujo centro existe uma planície onde se desenvolve a cultura da cana-de-açúcar. Partes da costa leste e oeste apresentam formação de terrenos pantanosos. O ponto culminante é o monte del Aripo, com 940 m de altitude integrando a cadeia de montanhas do noroeste. Ao norte do país, as montanhas são cobertas por florestas.

 

AMÉRICA- URUGUAI 

Praça da Independência em Montevideo- Urugua         

CAPITAL: MONTEVIDEO    

PONTOS DE INTERESSE: MONUMENTOS DE MONTEVIDEO

Uruguai é um país localizado na parte sudeste da América do Sul. É a casa de cerca de 3,5 milhões de pessoas, dos quais 1,8 milhão vivem na capital, Montevidéu, e em sua área metropolitana. A única fronteira terrestre do Uruguai é com o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, no norte, sendo a segunda menor fronteira do Brasil com outro país sul-americano. Para o oeste encontra-se o rio Uruguai e a sudoeste situa-se o estuário do rio da Prata. O país faz fronteira com a Argentina apenas em alguns bancos de qualquer um dos rios citados acima, enquanto a sudeste fica o oceano Atlântico. O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul, sendo somente maior que o Suriname.

O Uruguai é o segundo menor país soberano na América do Sul (depois do Suriname) e o terceiro menor em território (Guiana Francesa é o menor). O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul, e a sua paisagem é constituída principalmente por planícies e colinas baixas, com uma planície costeira fértil. A terra está ocupada na sua maior parte por pradarias, ideais para a criação de bovinos e ovinos. O país tem um litoral de 660 quilômetros de extensão.

 

AMÉRICA- VENEZUELA

Salto Angel- Venezuela

CAPITAL: CARACAS            

PONTOS DE INTERESSE: PLANALTOS TEPUIS; CASCATA GRAN SALANA; PARQUE NACIONAL DE CANAIMA; QUEDAS D’AGUA – SALTO ANGEL 

Venezuela é um país da América localizado na parte norte da América do Sul, constituída por uma parte continental e um grande número de pequenas ilhas no mar das Caraíbas, cuja capital e maior aglomeração urbana é a cidade de Caracas.

As suas fronteiras são delimitadas a norte com o Mar do Caribe, a oeste com a Colômbia, ao sul com o Brasil e ao leste com a Guiana, com quem mantém disputas territoriais.

Com 2 800 km de costa, o país possui uma variedade de paisagens. As extensões da cordilheira dos Andes vão do extremo nordeste até o noroeste da Venezuela e continuam ao longo da costa norte do Caribe. O Pico Bolívar, o ponto mais alto da nação com 4 979 m de altura, encontra-se nesta região. O centro do país é caracterizado pelos llanos, que são extensas planícies que se estendem desde a fronteira colombiana ao extremo oeste do delta do rio Orinoco, no leste.

No sul, a região Guayana contém a região norte da Bacia Amazônica e o Salto Angel (queda de água).

 

Continente da Ásia

 

ASIA- AFEGANISTÃO    

Mercado de Cabul – Afeganistã   

CAPITAL: CABUL 

PONTOS DE INTERESSE: JARDINS DE BABUR

Afeganistão é um estado soberano sem litoral, localizado no centro da Ásia, estando na encruzilhada entre o Sul da Ásia, a Ásia Central e a Ásia Ocidental. Povoado por cerca de 29 milhões de habitantes, tem uma área de 647 500 km², sendo o 40.º país mais populoso do mundo e o 40.º maior do mundo em área. Faz fronteira com o Paquistão ao sul e ao leste, com o Irã ao oeste, com o Turcomenistão, Uzbequistão e Tajiquistão ao norte e com China no nordeste. O território do Afeganistão foi um ponto essencial para a rota da seda e para a migração humana. 

Um país em um enclave montanhoso, com planícies a norte e sudoeste, o Afeganistão é descrito como sendo localizado no sul da Ásia. O ponto mais alto do país é Noshaq com 7.492 metros acima do nível do mar.

 

ASIA- ARÁBIA SAUDITA

Sagrada Kaaba- Arábia Saudita

CAPITAL: RIADE   

PONTOS DE INTERESSE: RIADE; SAGRADA KAABA, VENERADA POR TODOS OS MUÇULMANOS- CIDADE SANTA DE MECA E MEDINA

Arábia Saudita é, por tamanho de território, o maior país árabe na Ásia e na Península Arábica (cerca de 2 150 000 quilômetros quadrados), constituindo a maior parte da Península Arábica, e o segundo maior país árabe do mundo (após a Argélia). Tem fronteiras com Jordânia e Iraque ao norte; Kuwait ao nordeste; Catar, Barém e Emirados Árabes Unidos a leste; Omã ao sudeste; Iêmen ao sul; mar Vermelho ao oeste e com o golfo Pérsico a leste. A sua população é estimada em 16 milhões de cidadãos nativos.  As suas principais cidades são: Riade, a capital; Gidá, principal porto e antiga capital; e Meca e Medina, cidades sagradas do islamismo.

 

ASIA- BAHRAIN

Mercado no Bahrain

CAPITAL: AL-MANAMA     

PONTOS DE INTERESSE: FORTE PORTUGUÊS EM QUAL’AT AL-BAHRAIN

A Arábia Saudita ocupa cerca de 80% da Península Arábica. Como as fronteiras ao sul do país com os Emirados Árabes Unidos e Omã não são definidas ou demarcadas com precisão, as dimensões exactas da Arábia Saudita ainda são desconhecidas. 

A geografia da Arábia Saudita é dominada pelo Deserto da Arábia e por algumas áreas semi-desérticas. Trata-se, na verdade, de uma série de desertos conectados e inclui 647 500 km² do Rub’ al-Khali (o chamado “Quarteirão Vazio”) na parte sul do país, a maior área de deserto de areia contíguo do mundo. Praticamente não há rios ou lagos no país. As poucas áreas férteis são encontradas nos depósitos aluviais em bacias e oásis. A principal característica topográfica é o planalto central que se eleva abruptamente do mar Vermelho e desce gradualmente para o Néjede e para o golfo Pérsico. Na costa do mar Vermelho, há uma estreita planície costeira, conhecida como a Tihamah, paralela a escarpas imponentes. A província sudoeste de Asir é montanhosa e contém o monte Jabal Sawda, que com 3 133 metros de altura é o ponto mais alto no país.

 

ASIA- BANGLADESH      

Centro de Daca no Bangladesh

     

CAPITAL: DACA   

PONTOS DE INTERESSE: TEMPLO DE ASHAN MANZIL; CIDADE-MESQUITA HISTÓRICA DE BAGERHAT; RUÍNAS DE VIHARA BUDISTA DE PAHARPUR

Bangladesh é um país asiático, rodeado quase por inteiro pela Índia, excepto a sudeste, onde tem uma pequena fronteira terrestre com Myanmar, e ao sul, onde tem litoral no Golfo de Bengala. A capital do país é Daca. O nordeste da Índia tem fronteiras com o Bangladesh em três lados. Muitos dos aspectos físicos e culturais do Bangladesh são partilhados com Bengala Ocidental, um estado da Índia vizinho ao Bangladesh.

O Bangladesh é um país com poucas elevações acima do nível do mar, com grandes rios em todo seu território situado ao sul da Ásia. Sua costa é uma imensa selva pantanosa de 710km de comprimento, limitando ao norte do Golfo de Bengala. Formada por uma grande planície formada pelo delta dos rios Ganges, Bramaputra e Meghna e seus afluentes, as terras de aluvião do Bangladesh são muito férteis, uma vez que são vulneráveis à inundações e à seca.

As únicas montanhas fora da planície são os trechos de colinas de Chittagong, onde situa-se o ponto culminante do país (Keokradong, com 1 230 m de altura), no sudeste, e a divisão de Sylhet, no nordeste.

Por ocupar o Trópico de Câncer, o clima do país é predominantemente tropical com um inverno ameno de outubro a março e um verão quente e húmido de março a junho. A estação das monções, quente e húmida, vai de junho a outubro e abrange a maior parte das chuvas do país.

 

ASIA- BRUNEI

Palácio residencial do Sultão- Brunei

CAPITAL: BANDAR SERI BEGAWAN 

PONTOS DE INTERESSE: MUSEU BRUNEI

Brunei é um Estado soberano localizado na costa norte da ilha de Bornéu, no Sudeste Asiático. Além de seu litoral com o mar da China Meridional, é completamente cercado pelo estado de Sarawak, na Malásia, e é dividido em duas partes pelo distrito de Sarawak, Limbang. É o único estado soberano completamente na ilha de Bornéu, com o restante da ilha, formando partes da Malásia e Indonésia.

Está dividido em dois territórios separados apenas pela baía do Brunei, ambos com a costa norte para o mar da China meridional, e partilha uma fronteira de 381 km com a Malásia. 

O Brunei consiste de duas partes sem ligação. Cerca de 97% da população vive na parte maior, a ocidente, enquanto só 10 000 pessoas vivem na parte leste, montanhosa, que constitui o distrito de Temburong. As cidades principais são a capital, Bandar Seri Begawan (cerca de 46 000 habitantes), a cidade portuária de Muara e Seria. 

O ponto mais alto do país é o Bukit Pagon (1850 m de altitude), no extremo sul da parte oriental do país, sobre a fronteira com a Malásia.

A maioria do território do Brunei está dentro da planície de chuva das florestas do Bornéu, uma ecorregião que cobre a maior parte da ilha, mas existem áreas de florestas tropicais de montanha do interior.

O clima no Brunei é tropical, com temperaturas e humidade atmosférica elevadas e muita chuva. O clima de Brunei é tropical equatorial. A temperatura média anual é de 26,1°C.

 

ASIA- BUTÃO 

Mosteiro Paro Taktsang- Butão

CAPITAL: THIMPHU            

PONTOS DE INTERESSE: MOSTEIRO PARO TAKTSANG

Butão é um país interior localizado no sul da Ásia, no extremo leste dos Himalaias. Faz fronteira a norte com a China e para o sul, leste e oeste pela Índia. Mais a oeste, ele é separado do Nepal pelo estado indiano de Sikkim, enquanto mais ao sul está separado do Bangladesh pelos estados indianos de Assam e Bengala Ocidental. A capital e maior cidade do Butão é Thimbu.

O Butão é uma nação muito montanhosa, de interior, situada na Ásia. Os picos do norte atingem mais de 7 000 m de altitude, e o ponto mais elevado é o Gangkhar Puensum, com 7 570 m, que nunca foi escalado. A parte sul do país tem menor altitude e contém vários vales férteis densamente florestados, que escoam para o rio Bramaputra, na Índia.

A maioria da população vive nas terras altas centrais. A maior cidade do país, a capital Thimphu (população de 50.000 habitantes), situa-se na parte ocidental destas terras altas. O clima varia de tropical no sul a um clima de invernos frescos e verões quentes nos vales centrais, com invernos severos e verões frescos nos Himalaias.

As montanhas Negras, na região central do Butão, formam um divisor de águas entre dois grandes sistemas fluviais: o Mo Chhu e o Drangme Chhu. Pontos nas Montanhas Negras variam entre 1.500 e 4.925 metros acima do nível do mar, e caudalosos rios esculpiram desfiladeiros profundos nas áreas mais baixas da montanha.

 

ASIA- CAMBOJA

Cambodia

Templos de Angkor Wat- Siem Riep- Camboja

CAPITAL: PNON PEHN       

PONTOS DE INTERESSE: ANGKOR WAT; PALÁCIO REAL; ALDEIAS FLUTUANTES

 Camboja é um Estado soberano localizado na porção sul da península da Indochina, no Sudeste Asiático. Faz fronteira com a Tailândia a noroeste, com o Laos a nordeste, com o Vietname a leste e com o Golfo da Tailândia na porção sudoeste.

A principal característica topográfica do país é a planície lacustre formada pelas inundações do Tonle Sap (Grande Lago), que tem cerca de 2 600 km² de superfície durante a estação seca e 10 400 km² na estação das chuvas. Esta planície densamente povoada, dedicada ao cultivo de arroz, constitui a parte central do Camboja. A maior parte do país (cerca de 75%) está situada a menos de 100 metros de altitude, sendo as três únicas excepções as montanhas Cardamon, com 1 771 metros em sentido norte-sul, os montes Dângrêk, com uma altura média de 500 metros acima do nível do mar, estendendo-se ao longo da fronteira norte com a Tailândia, e o Phnum Aoral, o ponto mais alto do Camboja com 1 813 metros de altitude.

 O clima do Camboja é o tropical, regido através dos ventos de monção, responsáveis por definir as duas principais temporadas. De meados de maio a início de outubro, os fortes ventos da monção sudoeste causam fortes chuvas e alta humidade no território. A partir do início de novembro a meados de abril, os ventos tornam-se mais leves e o clima mais seco, com nebulosidade variável, precipitação pouco frequente e menor humidade. As temperaturas são elevadas durante todo o ano, variando entre cerca de 28 °C e 35 °C. 

 

ASIA- QATAR

Área financeira de Doha – Qatar

CAPITAL: DOHA  

PONTOS DE INTERESSE: PAVILHÃO MULTIUSOS DE KHALIFA

Qatar é um país árabe, conhecido oficialmente como um emirado do Oriente Médio, ocupando a pequena Península do Qatar na costa nordeste da Península Arábica. Faz fronteira com a Arábia Saudita ao sul, e o Golfo Pérsico envolve o resto do país. Um estreito do Golfo Pérsico separa o Qatar da nação insular vizinha, o Bahrein.

O país ocupa toda a península de Qatar, na costa noroeste da península Arábica, junto ao Golfo Pérsico. O clima é seco e quente, e o território é plano e desértico.

Os municípios mais populosos são Doha (com 797 mil habitantes), Al Rayyan (com 456 mil habitantes) e Al Wakrah (com 141 mil habitantes).

 

ASIA- CHINA

Panorâmica nocturna de Hong Kong – China

CAPITAL: PEQUIM

PONTOS DE INTERESSE: HONG KONG; XANGAI; PEQUIM; GUILIN; A GRANDE MURALHA; PALÁCIOS IMPERIAIS DA DINASTIA MING E QIN; PALÁCIO DO POTOLA EM LHASA; MONTE HUANGSHAN

China, é o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, com mais de 1,36 bilhões de habitantes, quase um quinto da população da Terra. É uma república socialista, governada pelo Partido Comunista da China (PCC) sob um sistema unipartidário e que tem jurisdição sobre vinte e duas províncias, cinco regiões autônomas (Xinjiang, Mongólia Interior, Tibete, Ningxia e Guangxi), quatro municípios (Pequim, Tianjin, Xangai e Chongqing) e duas Regiões Administrativas Especiais com grande autonomia (Hong Kong e Macau). A capital da RPC é Pequim.

A China tem fronteiras com quatorze nações, mais do que qualquer outro país do mundo; no sentido horário, a partir do sul: Vietname, Laos, Myanmar, Índia, Butão, Nepal, Paquistão, Afeganistão, Tajiquistão, Quirguistão, Cazaquistão, Rú ssia, Mongólia e Coreia do Norte. Além disso, a fronteira entre a República Popular da China e a República da China (Taiwan) está localizada em águas territoriais. A China tem uma fronteira terrestre de 22.117 km, a maior do mundo.

O território da China possui uma grande variedade de paisagens. No leste, ao longo da costa do Mar Amarelo e do Mar da China Oriental, há extensas planícies aluviais densamente povoadas, enquanto nas bordas do planalto da Mongólia Interior, no norte, campos podem ser vistos. O sul da China é dominado por colinas e cordilheiras baixas.

No centro-leste estão os deltas dos dois maiores rios chineses, o rio Amarelo e o rio Yangtzé (Chang Jiang). Outros rios importantes são o Xi-Jiang, o Mekong, o Brahmaputra e o Amur. Para o oeste, estão cordilheiras importantes, especialmente o Himalaia, com o ponto mais alto da China na metade oriental do monte Everest, e caracterizado por altos planaltos entre as paisagens mais áridas, como o Taklamakan e o deserto de Gobi.

A China tem um clima dominado principalmente por estações secas e monções húmidas, o que leva a diferenças de temperatura noinverno e no verão. No inverno, os ventos do norte, provenientes de áreas de altas latitudes, são frios e secos; no verão, os ventos do sul, de zonas marítimas em baixa latitude, são quentes e húmidos. O clima na China é diferente de região para região por causa da extensa e complexa topografia do país.

 

ASIA- ARMÉNIA

Mosteiro de Noravank- Arménia

 

CAPITAL: IEREVAN             

PONTOS DE INTERESSE: MOSTEIRO DE NORAVANK

Arménia é um país sem costa marítima localizado numa região montanhosa na Eurásia, entre o mar Negro e o mar Cáspio, no sul do Cáucaso.

Faz fronteira com a Turquia a oeste, Geórgia a norte, Azerbaijão a leste, e com o Irão e com o enclave de Nakhchivan (pertencente ao Azerbaijão) ao sul. Apesar de geograficamente estar inteiramente localizada na Ásia, a Arménia possui extensas relações sociopolíticas e culturais com a Europa.

 

ASIA- COREIA DO NORTE

Pyongyang- Coreia do Norte

CAPITAL: PYONGYANG     

PONTOS DE INTERESSE: MONUMENTOS NACIONAIS

Coreia do Norte é um país do Leste Asiático que ocupa a metade norte da Península da Coreia. Sua capital e maior cidade é Pyongyang. A Zona Desmilitarizada da Coreia serve como uma área de divisão entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte. O Rio Amnok e o Rio Tumen formam a fronteira entre a Coreia do Norte e a República Popular da China. Uma seção do Rio Tumen no extremo nordeste é fronteira com a Rússia.

A oeste, há o Mar Amarelo e a Baía da Coreia, e ao leste, é banhada pelo Mar do Japão. O ponto mais alto da Coreia do Norte é a Montanha Baekdu com 2 744 metros de altura. O rio mais longo é o rio Amnok, que flui por 790 km.

O clima da Coreia do Norte é relativamente temperado. A maior parte do país é classificada com clima temperado frio, com inverno seco e com verão quente. 

 

ASIA- COREIA DO SUL  

Templo de Bulguksa- Coreia do Sul    

CAPITAL: SEÚL

PONTOS DE INTERESSE: TEMPLO BUDISTA DE BULGUKSA

Coreia do Sul é um país da Ásia Oriental, localizado na parte sul da Península da Coreia. A sua única fronteira terrestre é com a Coreia do Norte, com a qual formou apenas um país até 1945. Faz fronteira a leste com o Mar do Japão, a sul com o Estreito da Coreia, que o separa do Japão, e a oeste com o Mar Amarelo. Seu território compreende a metade sul da península coreana, englobando cerca de três mil ilhas que a rodeiam, dentre as quais se destacam Jeju, Ulleungdo e os Rochedos de Liancourt. Aproximadamente metade de sua população vive na capital, Seul, ou em sua área metropolitana, que é uma das maiores do mundo.

O território nacional pode ser dividido em quatro regiões gerais: a região oriental de montes altos, e planícies costeiras estreitas; a região ocidental com amplas planícies costeiras e bacias; a região sudoeste com montanhas e vales e a região sudeste, onde predomina a ampla bacia do Rio Nakdong. O relevo é predominantemente montanhoso, e a maior parte do solo não é cultivável. As terras baixas, localizadas principalmente a oeste e a sudeste, constituem apenas 30% da área total de terra.

 

ASIA- EMIRADOS ÁRABES UNIDOS

Mesquita Sheikh Zayed- Abu Dhabi- Emirados Arabes Unidos

CAPITAL: ABU DHABI         

PONTOS DE INTERESSE: ABU DHABI- MESQUITA SHEIKH ZAYED; DUBAI

Os Emirados Árabes Unidos são um país árabe localizado no Golfo Pérsico.

Formados por uma confederação de monarquias árabes, cada uma detendo sua soberania, chamadas emirados (equivalentes a principados), os Emirados Árabes Unidos estão situados no sudeste da Península Arábica e fazem fronteira com Omã e com a Arábia Saudita. Os sete emirados são Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain,Ras al-Khaimah e Fujairah. A capital e a segunda maior cidade dos Emirados Árabes Unidos é Abu Dhabi. A cidade também é o centro de atividades políticas, industriais e culturais.

 

ASIA- FILIPINAS

CAPITAL: MANILA

PONTOS DE INTERESSE: ILHA BOHOL; LAGO SEBU; IGREJAS BARROCAS DAS FILIPINAS; ARROZAIS DE SOCALCOS; PARQUE MARINHO DO RECIFE DE TUBBATAHA

As Filipinas são um arquipélago de 7107 ilhas com uma área terrestre total de cerca de 300 mil km², com Taiwan, a norte, o Mar das Filipinas a leste, o Mar de Celebes, a sul e o Mar da China Meridional a oeste. As ilhas costumam ser divididas em três grupos: Luzon, a norte, Visayas, no centro e Mindanao, no Sul. O movimentado porto de Manila, em Luzon (a maior ilha), é a capital do país e a sua segunda maior cidade, depois de Cidade Quezon.

O clima é quente, húmido e tropical. A temperatura média anual ronda os 26,5 °C. Os filipinos costumam falar de três estações: quente, ou verão, que dura de Março a Maio, a chuvosa entre Junho e Novembro e a estação fria, de Dezembro a Fevereiro.

 

ASIA- INDIA

Varanasi- India

CAPITAL: NOVA DELHI      

PONTOS DE INTERESSE: DELHI; AGRA; JAIPUR; VARANASI; GRUTAS DE ELLORA; CONJUNTO MONUMENTAL DE KHAJURAHO; FATEHPUR SIKRI; GOA

 Índia é um país da Ásia Meridional. É o segundo país mais populoso, o sétimo maior em área geográfica e a democracia mais populosa do mundo. Delimitada ao sul pelo Oceano Índico, pelo mar da Arábia a oeste e pela Baía de Bengala a leste, a Índia tem uma costa com 7 517 km de extensão. O país faz fronteira com Paquistão a oeste, República Popular da China, Nepal e Butão ao norte e Bangladesh e Myanmar a leste. Os países insulares do Oceano Índico — Sri Lanka e Maldivas— estão localizados próximo da Índia.

 

ASIA- INDONÉSIA

Bali- Indonésia

CAPITAL: JACARTA             

PONTOS DE INTERESSE: JAVA- CONJUNTO DE BOROBUDUR; BALI; BORNÉU; SAMATRA

Indonésia é um país localizado entre o Sudeste Asiático e a Austrália, sendo o maior arquipélago do mundo, composto pelas Ilhas de Sonda, a metade ocidental da Nova Guiné.  Por ser um arquipélago, tem fronteiras terrestres com Malásia (na ilha de Bornéu), Timor-Leste (na ilha do Timor) e Papua-Nova Guiné (na Nova Guiné); e marítimas com as Filipinas, Malásia, Singapura, Palau, Austrália e com o estado indiano de Andaman e Nicobar. A localização entre dois continentes — Ásia e Oceânia — faz da Indonésia uma nação transcontinental.

A Indonésia possui 17 508 ilhas das quais cerca de 6000 são habitadas. As principais são Java, Samatra, Bornéu (compartilhada com a Malásia e Brunei), Nova Guiné (compartilhada com a Papua-Nova Guiné) e Celebes. A capital, Jacarta, está localizada na ilha de Java e é a maior cidade do país, seguida de Bandung, Surabaya, Medan e Semarang.

 

ASIA- IRÃO

Isfahan- Irão

           

CAPITAL: TEERÃO                          

PONTOS DE INTERESSE: ISFAHAN; SHIRAZ; YAZD; KHARANAQ; PERSÉPOLIS

 Irão, anteriormente conhecido como Pérsia, é um país localizado na Ásia Ocidental. Tem fronteiras a norte com a Arménia, Azerbaijão e Turquemenistão e com o Cazaquistão e a Rússia através do Mar Cáspio; a leste com Afeganistão e Paquistão; ao sul com o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã; a oeste com o Iraque; e a noroeste com a Turquia. Composto por uma área de 1 648 195 quilómetros quadrados, é a segunda maior nação do Oriente Médio e a 18ª maior do mundo. Com mais de 77 milhões de habitantes, o Irão é o 17º país mais populoso do mundo. 

A maior parte do território do Irão corresponde a um planalto cercado por cadeias montanhosas. Na região centro-leste encontram-se dois desertos, o Dasht-e-Kavir e o Dasht-e-Lut. No primeiro formam-se alguns pântanos durante o Inverno e a Primavera, mas ambos são inóspitos e despovoados. No norte, em paralelo com o Mar Cáspio, estão as montanhas Elburz, que possuem vários vulcões activos. A montanha mais elevada desta cordilheira, que é igualmente o ponto mais alto do Irão, é o Monte Demavend (5671 metros). Os Montes Zagros estendem-se desde o noroeste do país, perto da fronteira com a Arménia, até ao sudeste, atingindo o Estreito de Ormuz.

 

ASIA- IRAQUE

Cerimónia Nawrouz- Iraque

CAPITAL: BAGDAD              

PONTOS DE INTERESSE: MARGENS DO RIO TIGRE E EUFRATES

Iraque é um país do Médio Oriente, limitado a norte pela Turquia, a leste pelo Irão, a sul pelo Golfo Pérsico, pelo Kuwait e pela Arábia Saudita e a oeste pela Jordânia e pela Síria. Sua capital é a cidade de Bagdad, no centro do país, às margens do rio Tigre.

A maior parte do país é desértica, porém as regiões dos rios Tigre e Eufrates são férteis, propiciando a agricultura. A capital Bagdad situa-se no centro do país às margens do Tigre.

 

ASIA- ISRAEL

Muro das Lamentações- Jerusalém- Israel

CAPITAL: JERUSALÉM          

PONTOS DE INTERESSE: MURO DAS LAMENTAÇÕES; MONTE DO TEMPLO; CIDADE VELHA DE JERUSALÉM E SUAS MURALHAS

O Estado de Israel, em sua área total de 27 800 km², é descrito dentro das linhas de cessar-fogo e do autogoverno da Palestina. De forma alongada e estreita, tem em seu comprimento 470 km, e em sua largura máxima, 135 km. Suas fronteiras estão entre o Líbano, a Síria, a Jordânia, o Egipto e o Mar Mediterrâneo. Dividido em quatro regiões geográficas – três faixas paralelas e uma grande área árida – tem em sua planície costeira do Mediterrâneo, os sítios mais férteis, que avançam em um total de quarenta quilômetros para o interior do país. A nordeste, nascem suas cadeias de montanhas, onde localiza-se ainda o planalto de Golan, formado por rochas de basalto, resultantes deerupções vulcânicas, que beiram o Vale do Hula. Seguindo a cadeia rochosa, localizam-se as montanhas da Galileia, compostas de rocha calcária branda e dolomita, que atingem até 1 200m de altura.

 

ASIA- JAPÃO      

Japan

Vista panorâmica de Tóquio- Japão

  

CAPITAL: TÓQUIO              

PONTOS DE INTERESSE: TÓQUIO; QUIOTO; MONTE FUJI; CASTELO HIMEJI

O Japão é um país insular que se estende ao longo da costa leste da Ásia. lhas principais, de norte para sul: Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyushu. Além destas maiores, o Japão inclui mais de seis mil outras menores, parte da qual constituem as ilhas Riukyu, inclusive Okinawa, que se estendem a sudoeste de Kyushu até perto de Taiwan.

Entre 70% e 80% do país é coberto por florestas e de relevo montanhoso com uma cordilheira no centro das ilhas principais, de forma que as pequenas planícies costeiras se tornam as áreas mais povoadas do país.

A montanha mais alta e o vulcão mais conhecido do Japão é o monte Fuji com 3.776 metros de altitude. Localizado no Círculo de fogo do Pacífico há oitenta vulcões ativos no país e ossismos são muito comuns, ocorrendo mil deles sensíveis por ano. A enorme quantidade de vulcões mostra que nas profundezas do arquipélago o solo é instável e cheio de energia. Isso faz com que o país esteja entre os que mais registram terremotos no mundo.

 

ASIA- JORDÂNIA

Petra- Jordânia

CAPITAL: AMÁN 

PONTOS DE INTERESSE: PETRA; KERAK; DJÉRACH; QUSAIR AMRA

A Jordânia faz fronteira com a Arábia Saudita ao sul e ao leste, o Iraque a nordeste, a Síria ao norte e Israel e Palestina a oeste.

A Jordânia é essencialmente um grande planalto cuja altitude vai decrescendo desde as serras relativamente baixas da zona ocidental.

 A parte ocidental é a mais acidentada, não só devido às cadeias montanhosas, mas também à descida abrupta até à depressão que liga o mar Vermelho ao mar Morto e ao rio Jordão.

Todo o país é desértico ou semi-desértico, sendo a zona menos árida também aquela onde se aglomera a maior parte da população: a região noroeste, separada da Cisjordânia pelo Jordão. As maiores cidades são Amã e Irbid. Na Jordânia ficava o oásis de Azrad, que se reduziu a pó após projectos de irrigação

 

ASIA- CAZAQUISTÃO   

Igreja Zenkov- Casaquistão

     

CAPITAL: ASTANÁ              

PONTOS DE INTERESSE: PAISAGENS DE MONTANHA CAZAQUES

 Cazaquistão, é um país transcontinental localizado na Ásia Central e com uma pequena parte a oeste do rio Ural na Europa. É o maior país sem costa marítima do mundo e o nono maior do planeta. O seu território é maior do que a área da Europa Ocidental. O Cazaquistão tem fronteiras com a Rússia, China, Quirguistão, Uzbequistão eTurcomenistão, além de uma grande parte do mar Cáspio. O terreno do país inclui planícies, desfiladeiros de rochas, montanhas, deltas, montanhas cobertas de neve e desertos. 

 

ASIA- QUIRGUISTÃO

Lago Toktogul – Quirquistão

CAPITAL: BISKEK 

PONTOS DE INTERESSE: ACAMPAMENTOS NÓMADAS DAS ALTAS PLANICIES

 Quirguizistão é um país da Ásia Central, ex-integrante da antiga União Soviética. Tem fronteira ao norte com o Cazaquistão, a oeste com o Uzbequistão, a sul com o Tajiquistão e a sudeste com a China. Sua capital é Biskek, a maior cidade do país.

O território do Quirguistão está encravado na Ásia Central, sem saída para o mar, cercado por quatro países:Uzbequistão a oeste, Cazaquistão ao norte, Tajiquistão a sudoeste e República Popular da China a leste e sudeste. O relevo é bastante montanhoso.

 

ASIA- KUWAIT

Grande Mesquita- Kuwait

CAPITAL: CIDADE DE KUWAIT          

PONTOS DE INTERESSE: GRANDE MESQUITA

 Kuwait é um emirado árabe soberano situado no nordeste da península Arábica na Ásia Ocidental. Faz fronteira com a Arábia Saudita ao sul e ao norte com o Iraque. Encontra-se na costa noroeste do Golfo Pérsico. 

É um dos menores países do mundo em termos de área territorial. A planície de areia do Deserto da Arábia abrange a maior parte do Kuwait. Há pouca diferença de altitude no país, sendo de 306 metros acima donível do mar o ponto mais alto do país. O Kuwait tem nove ilhas, as quais, com excepção da ilha Failaka, são desabitadas. A Cidade do Kuwait está localizada na Baía do Kuwait, um porto natural de águas profundas.

 

ASIA- LAOS

Templo Pha That Luang – Vientiane – Laos

CAPITAL: VIENTIANE (VIENCIANA)

PONTOS DE INTERESSE: PHA THAT LUANG; WAT SI SAKET; BUDDHA PARK

Laos é um país asiático, localizado na Indochina e limitado a norte pela China, a leste pelo Vietname, a sul pelo Camboja, a sul e oeste pela Tailândia e a noroeste por Myanmar.

O Laos é uma nação sem saída para o mar, localizada no sudeste asiático. Basicamente é formado ao oeste pela planície florestal do mais importante rio do país, o Mekong, e os planaltos escarpados da região central, onde localiza-se o ponto mais elevado no monte Phou Bia (2.817 metros), e em toda fronteira leste com o Vietname.

De clima tropical, a estação chuvosa começa em abril e termina em outubro. As chuvas são mais importantes no sul de Laos do que no norte. No Laos, o clima é muito cálido durante os meses de abril, maio e outubro. A estação seca é agradável com temperaturas relativamente suaves. Na altitude, as temperaturas são mais frescas entre dezembro e janeiro.

 

ASIA- LÍBANO

Palácio de Beiteddine – Líbano

CAPITAL: BEIRUTE              

PONTOS DE INTERESSE: PALÁCIO DE BEITEDDINE

Líbano é um país localizado na extremidade leste do mar Mediterrâneo, na Ásia Ocidental, numa região que faz ligação entre esse continente e a Europa. Faz fronteira com a Síria ao norte e a leste e com Israel ao sul e a oeste com Chipre pelo mar Mediterrâneo. No cruzamento da bacia do Mediterrâneo, o Líbano é uma das regiões de antigas civilizações, como fenícios, assírios,persas, gregos, bizantinos e turcos otomanos, sendo que sua rica história formou a identidade cultural única em diversidade étnica e religiosa do país.

O Líbano tem um litoral de 225 km ao longo do mar Mediterrâneo a oeste, uma fronteira de 375 km que compartilha com a Síria ao norte e oeste, além de uma fronteira de 79 km de comprimento com Israel ao sul. A fronteira ocupada por Israel nas colinas de Golã é disputada pelo Líbano em uma pequena área chamada Fazendas de Shebaa.

 

ASIA- MALÁSIA

Torres Petronas – Kuala Lumpur- Malásia

CAPITAL: KUALA LUMPUR               

PONTOS DE INTERESSE: TORRES PETRONAS; ILHA DE BORNÉU; PARQUES NACIONAIS

Malásia é um país do Sudeste Asiático que compreende dois territórios distintos: a parte sul da península Malaia e ilhas adjacentes, e uma seção do norte da ilha de Bornéu. A península da Malásia confina a norte com a Tailândia, a leste com o mar da China Meridional, e a sul e a oeste com o estreito de Malaca, fazendo fronteiras marítimas com a Indonésia, a leste, sul e oeste, com Singapura a sul e com o Vietname a nordeste.

A Malásia Insular limita a oeste e a norte com o mar da China Meridional, a norte com o Brunei, a leste com o mar de Sulu e a sul com a Indonésia, fazendo fronteira marítima com as Filipinas a norte e a leste. A capital do país é Kuala Lumpur, sendo Putrajaia a sede do governo federal.

 

ASIA- MALDIVAS

Maldives

Sun Island Resort- Maldivas

CAPITAL: MALÉ   

PONTOS DE INTERESSE: 200 ESPÉCIES DE CORAIS E MAIS DE 1000 DE PEIXES

Maldivas é um pequeno país insular situado no Oceano Índico ao sudoeste do Sri Lanka e da Índia, ao sul do continente asiático, constituido por 1.196 ilhas, das quais 203 são habitadas, localizadas a cerca de 450 km ao sul da península do Decão. A sua única fronteira real é com o território indiano das Laquedivas, a norte, mas são também os vizinhos mais próximos do Território Britânico do Oceano Índico, um conjunto de ilhas localizadas ao sul das Maldivas.

As Maldivas consistem de, aproximadamente, 1990 ilhas de coral, agrupadas em uma cadeia de 26 atóis, ao longo da direção norte-sul, espalhados por cerca de 90 000 km², tornando-as um dos países mais dispersos do mundo. 

 

ASIA- MONGÓLIA

Cozinhado com leite de Iaque – Deserto de Gobi- Mongólia

CAPITAL: ULAN BATOR     

PONTOS DE INTERESSE: DESERTO DE GOBI

Mongólia é um país sem costa marítima localizado na Ásia Oriental e Central. Faz fronteira com a Rússia no norte e com a República Popular da China no sul, leste e oeste. Embora a Mongólia não partilhe uma fronteira com o Cazaquistão, o seu ponto mais ocidental é de apenas 38 quilômetros da ponta leste do Cazaquistão. Ulan Bator, a capital e maior cidade, é o lar de cerca de 38% da população do país. O sistema político vigente na Mongólia é de uma república parlamentarista.

A maior parte do território da Mongólia é composta por planaltos, com cadeias montanhosas no norte e no oeste. A altitude média de todo o país é de aproximadamente 1 500 m — o ponto mais baixo do país, situado no sul, tem altitude superior a 500 m. A taiga (floresta de coníferas) cobre áreas extensas ao norte do país. Os montes Altai se situam no oeste, sendo o Tavan Bogd Uul, com 4 373 m, o ponto mais elevado do país, e o Deserto de Gobi, arenoso, cobre uma ampla extensão do sulao leste, enquanto o resto do país é coberto por estepes, com vegetação rasteira e herbácea.

 

ASIA- MYANMAR (BIRMÂNIA)

Uppatasanti Pagode – Myanmar

CAPITAL: NAYPYIDAW      

PONTOS DE INTERESSE: UPPATASANTI PAGODA; DELTA DO RIO IRRAWADDY

Myanmar ou Birmânia é um país do sul da Ásia continental limitado ao norte e nordeste pela China, a leste pelo Laos, a sudeste pela Tailândia, ao sul pelo Mar de Andamão e pelo Canal do Coco, a oeste pelo Golfo de Bengala e a noroeste por Bangladesh e pela Índia. Em 2006, a capital do país foi transferida de Rangum para Naypyidaw.

Com uma área total de 678 000 km², Myanmar é o maior país do sudeste da Ásia continental e o 39º maior do mundo. A noroeste, limita com a divisão de Chittagong, do Bangladesh (fronteira de 193 km), e com os estados de Assã, Nagaland e Manipur, da Índia (1 463 km). A nordeste, faz fronteira com o Tibete e Yunnan, da China (2 185 km). A sudeste, é limítrofe com o Laos (235 km) e a Tailândia (1 800 km). Myanmar possui um litoral contínuo de 1 930 km, banhado pelo golfo de Bengala e pelo mar de Andamão. Suas fronteiras terrestres totalizam 5 876 km.

No norte, os montes Hengduan Shan formam a fronteira com a China. O Hkakabo Razi, localizado no estado de Kachin, é o ponto culminante de Myanmar, com 5 881 m. O rio Irauádi é o mais longo de Myanmar, com quase 2 170 km de extensão, e no seu vale vive a maioria da população do país. Os vales entre as cordilheiras possuem planícies férteis.

 

ASIA- NEPAL

Montanhas do Himalaias – Nepal

CAPITAL: KATMANDÚ       

PONTOS DE INTERESSE: VALE DE KATMANDÚ; SWAYAMBUNATH; PATAN; EVERESTE; LUMBINI (LOCAL DO NASCIMENTO DE BUDA)

Nepal é um país asiático da região dos Himalaias. É limitado a norte pelo Tibete, região autónoma da China e a leste, sul e oeste pela Índia. É um país sem costa marítima. A sua capital é Katmandu. No país, se situa o Monte Evereste, o ponto mais alto da terra, com 8 848 metros, na fronteira norte com a China (Tibete).

O Nepal é um pequeno país localizado no sul da Ásia, entre a Índia e a República Popular da China (Tibete). O seu tamanho contrasta com uma superpopulação estimada entre 22 e 23 milhões de habitantes. O relevo do país é composto em grande parte pelas altas montanhas da Cordilheira do Himalaia, com vários picos de mais de 6 000 metros de altitude, destacando-se, entre estes, o Monte Everest, o ponto mais alto da Terra. Juntamente com o Everest, o Nepal abriga oito das quatorze montanhas que possuem mais de 8 000 metros de altitude. 

 

ASIA- OMÃ

Porta de Muscat – Omã

           

CAPITAL: MASCATE            

PONTOS DE INTERESSE: FORTE DE NIZA

Omã é um país situado na Arábia, mais especificamente na extremidade oriental da Península Arábica. Capital: Mascate.

O país é constituído por três territórios descontínuos. Os dois territórios menores estão encravados nos Emirados Árabes Unidos, sendo constituídos pelo Enclave de Madha e pela Península de Musandam e territórios adjacentes, no Estreito de Ormuz que separa o Golfo Pérsico do Golfo de Omã. O território maior limita a norte com o Golfo de Omã (do outro lado do qual se estendem as costas do Irão e Paquistão), a leste e sul com o Mar da Arábia e a oeste com o Iémen, com aArábia Saudita e com os Emirados Árabes Unidos.

Um vasto e plano deserto cobre o centro do território de Omã, com uma cadeia montanhosa que percorre do centro-leste ao norte chamada Montanhas al-Hajar, contendo o ponto mais elevado do país,Jebel Shams e seus 2.980 metros. As principais cidades omanis estão no litoral. Destaca-se a capital e a proximidade com os centros internacionais de Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

 

ASIA- PAQUISTÃO 

Mesquita Badshahi – Lahore – Paquistão

 

CAPITAL: ISLAMABAD       

PONTOS DE INTERESSE: VALE GLIGIT; MESQUITA BADSHAHI EM LAHORE; FORTE E JARDINS DE SHALIMAR EM LAHORE; RUÍNAS BUDISTAS DE TAKHT-I-BAHI E SAHR-I-BAHLOL; MOHENJO DARO; MONUMENTOS HISTÓRICOS DE THATTA

Paquistão é um país soberano doSul da Ásia. Com uma população superior a 180 milhões de pessoas, é o sexto país mais populoso do mundo e, com uma área de 796.095 quilômetros quadrados, é a 36ª maior nação do planeta em área territorial.

A área do Paquistão é de 881 640 km², equivalente à soma das superfícies de França e Reino Unido. A região leste do país encontra-se sobre a placa tectônica indiana, enquanto as regiões oeste e norte estão noplanalto iraniano e sobre a placa eurasiática. Com 1 046 km de litoral no mar Arábico, o Paquistão possui 6 774 km de fronteiras – 2 430 km com o Afeganistão a noroeste, 523 km com a China a nordeste, 2 912 km com a Índia a leste e 909 km com o Irão a sudoeste.

 

ASIA- SINGAPURA

Singapura

CAPITAL: SINGAPURA       

PONTOS DE INTERESSE: JARDIM BOTÂNICO DE SINGAPURA

Singapura, é uma cidade-Estado localizada na ponta sul da Península Malaia, no Sudeste Asiático, a 137 quilômetros ao norte do equador. Um país insularconstituído por 63 ilhas, é separado da Malásia pelo Estreito de Johor, ao norte, e das Ilhas Riau (Indonésia) pelo Estreito de Singapura, ao sul. Singapura é o país com melhor Índice de Desenvolvimento Humano dos países asiáticos, e 9° melhor do mundo em 2014. O seu território é altamente urbanizado, mas quase metade dele é coberto por vegetação. No entanto, mais terras estão sendo criadas para o desenvolvimento por meio de aterramento marítimo.

 

ASIA- SIRIA

Cidade de Damasco – Siria

CAPITAL: DAMASCO          

PONTOS DE INTERESSE: CIDADE VELHA DE ALEPO; DAMASCO

Síria é um país localizado na Ásia Ocidental. O território faz fronteira com o Líbano e o Mar Mediterrâneo a oeste; a Turquia ao norte; o Iraque a leste; a Jordânia ao sul e Israel ao sudoeste. No entanto, desde o início da guerra civil o controle real do governo sírio estende-se a apenas 30-40% da área do país e abrange menos de 60% da população. Um país de planícies férteis, altas montanhas e desertos, é o lar de diversos grupos étnicos e religiosos.

A Síria tem uma área de 185.000 quilômetros quadrados. A oeste faz limites com Mar Mediterrâneo, Líbano, e Israel, ao sul com Jordânia a leste com Iraque e Turquia. A faixa costeira, fértil, com 180 km de costa abrupta e rochosa, que se estende entre o Líbano e Turquia. As colinas Ansariyah (Jebel an-Nusariyah) formam praticamente a costa norte, e servem de base ao Sahl Akkar (planalto Akkal) ao sul. Os planos aluviais férteis são intensamente cultivados durante todo ano.

 

ASIA- SRI LANKA

Sri Lanka

Pollonaruwa- Sri Lanka

CAPITAL: COLOMBO          

PONTOS DE INTERESSE: COLOMBO; CIDADE ANTIGA DE SIGIRIYA; KANDY; TEMPLO DE OURO DE DAMBULLA; CIDADE ANTIGA DE POLONNARUWA; CIDADE SANTA DE ANURADHAPURA

Sri Lanka  conhecido pelo antigo Ceilão, adoptada pelo país até 1972 é um país insular asiático, localizado ao largo da extremidade sul do subcontinente indiano. Tem costas para a baía de Bengala a leste, oceano Índico a sul e a oeste, e o estreito de Palk a noroeste, que o separa da Índia.

A ilha tem cerca de 65 000 km² com comprimento máximo de 432 km e largura de 224km. Fica a 880km ao Norte da linha do Equador.

O pico mais alto é o monte Pidurutalagala com aproximadamente 2 520 metros.

 

 

ASIA- TAILÂNDIA

Grand Palace – Banguecoque – Tailândia

CAPITAL: BANGUECOQUE

PONTOS DE INTERESSE: BANGUECOQUE; MERCADO FLUTUANTE DE DAMNOEN SADUAK; CHIANG MAI; MAE HONG SON; TRIBOS DO NORTE; ILHAS PUKHET OU KHO SAMUI

Tailândia anteriormente conhecida como Sião, é um país no centro da península da Indochina, no Sudeste asiático. É limitado a norte por Myanmar e Laos, a leste por Laos e Camboja, a sul pelo Golfo da Tailândia e pela Malásia, e a oeste pelo Mar de Andamão e pela extremidade sul de Myanmar. Suas fronteiras marítimas incluem o Vietnã, no Golfo da Tailândia, para o sudeste; e a Indonésia e a Índia no mar de Andamão, a sudoeste.

O país possui um clima tropical húmido, afetado pela ação dos ventos de monção, que variam de direção segundo as estações do ano. De abril a outubro, os ventos são, em sua maioria, vindos do sudeste, e estão carregados de humidade. Nos outros meses do ano, os ventos sopram do nordeste.

As temperaturas na Tailândia são, no geral, elevadas, variando entre 15° C e 35° C. Os meses de março, abril e maio são os que registram as temperaturas mais elevadas, com a estação chuvosa indo de junho a outubro, quando são produzidas fortes precipitações. Os meses mais frios são novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, quando as temperaturas caem a 15° C à noite, e registram em torno de 30° C durante o dia.

 

ASIA- TAIWAN

Taipé – Taiwan

CAPITAL: TAIPÉ   

PONTOS DE INTERESSE: CASA NACIONAL DO TEATRO E CONCERTOS DE TAIPÉ

Taiwan é um Estado insular localizado na Ásia Oriental, que evoluiu de um regime unipartidário com reconhecimento mundial e jurisdição plena sobre toda a China para uma democracia com reconhecimento internacional limitado e com competência apenas sobre ailha Formosa e outras ilhas menores, apesar de usufruir de relações de facto com muitos outros países.

A ilha de Taiwan fica a cerca de 180 quilômetros da costa sudeste da China, através do estreito de Taiwan e tem uma área de 35 881 quilômetros quadrados.

 

ASIA- TAJIQUISTÃO   

Crianaças do Tajaquistã         

CAPITAL: DUCHAMBÉ        

PONTOS DE INTERESSE: ALTAS MONTANHAS DO PAMIR

Tajiquistão é um montanhoso país encravado na Ásia Central. O país faz fronteira com o Afeganistão ao sul, com o Usbequistão ao oeste,Quirguistão ao norte, e a República Popular da China ao leste. O Tajiquistão também se encontra junto ao Paquistão, mas é separada pelo estreito Corredor de Wakhan.

O Tajiquistão não tem qualquer contato com o mar e é a menor nação da Ásia Central em termos de área. O seu relevo é montanhoso e encontram-se no país muitas cordilheiras, incluindo o Pamir e o Tian Shan. Os rios Amu Daria e Panjmarcam a fronteira com o Afeganistão.

 

ASIA- TIMOR LESTE

Socalcos de Arroz- Timor Leste

CAPITAL: DILI      

PONTOS DE INTERESSE: MUSEU DA RESISTÊNCIA TIMORENSE

Timor-Leste é um dos países mais jovens do mundo, e ocupa a parte oriental da ilha de Timor, no Sudeste Asiático, além do enclave de Oecusse, na costa norte da parte ocidental de Timor, da ilha de Ataúro, a norte, e do ilhéu de Jaco, ao largo da ponta leste da ilha.

A ilha caracteriza-se pela existência de uma crista central montanhosa de orientação este-oeste, que divide o país na costa norte, mais quente e irregular, e a costa sul, com planícies de aluvião e um clima mais moderado. O ponto mais alto do país, o monte Ramelau (ou Tatamailau), regista 2 960 metros de altitude, com quatro outros pontos a subirem acima dos 2 000 metros: o monte Cablaque, na fronteira dos distritos de Ermera e Ainaru (Ainaro), os montes Merique e Loelaco, na zona oriental e o Matebian, entre Baukau (Baucau) e Vikeke (Viqueque).

 

ASIA- TURQUEMENISTÃO

Mesquita Kiptchak em Ashgabat – Turquemenistão

CAPITAL: ASHGABAT          

PONTOS DE INTERESSE: MESQUITA DE KIPTCHAK; DESERTO DE  KARAKUM

Turquemenistão é um país situado na Ásia Central. Faz fronteira com o Cazaquistão a noroeste,Uzbequistão a nordeste e leste, Afeganistão a sudeste, Irã ao sul e sudoeste, e o Mar Cáspio a oeste.

Com 488 100km², o Turquemenistão é o 52º maior país do mundo. Mais de 80% do país é coberto pelo Deserto de Karakum. O centro do país é dominado pela Depressão de Turan.

As áreas montanhosas localizam-se no leste e no sul. Os rios ausentes na maior parte do território, sulcam as regiões de fronteiras, como orio Amu Dária, que forma parte da fronteira Turquemenistão-Uzbequistão, e o Murgab, que nasce no Afeganistão.

O Turquemenistão está localizado em um dos desertos mais secos do mundo e, por isso, alguns lugares tem uma precipitação média anual de apenas 12mm. A temperatura mais alta registrada na capital Ashgabat é de 48°C e em Kerki, no interior do país nas margens do rio Amu Dária, 51,7°C.

O clima é um árido subtropical desértico, com pouca chuva. Os invernos são frescos e secos, com períodos de chuva entre janeiro e maio.

 

ASIA- TURQUIA

Passeio de balão na Capadócia- Turquia

CAPITAL: ANKARA              

PONTOS DE INTERESSE: ISTAMBUl; PAMUKKALE; PARQUE NACIONAL DE GOREME E SITIOS RUPESTRES DA CAPADÓCIA; NEMRUT DAG

Turquia é um país euro-asiático que ocupa toda a península da Anatólia, no extremo ocidental da Ásia, e se estende pela Trácia Oriental no sudeste da Europa. É um dos seis estados independentes cuja população é maioritariamente turca. Faz fronteira com oito países: a noroeste com a Bulgária, a oeste com a Grécia, a nordeste com a Geórgia, a Arménia e o enclave de Nakichevan do Azerbaijão, a leste com o Irão e a sudeste com o Iraque e a Síria. O mar Mediterrâneo e o Chipre situam-se a sul, o mar Egeu a sudoeste-oeste e o mar Negro a norte. O mar de Mármara, o Bósforo e o Dardanelos (que juntos formam os Estreitos Turcos) demarcam a fronteira entre a Trácia e a Anatólia e separam a Europa da Ásia.

 

ASIA- UZBEQUISTÃO   

 

Mesquita de Mir-I-Arab em Madrasah – Uzebequiatão

CAPITAL: TASHKENT           

PONTOS DE INTERESSE: BUCARA; MADRASSA DE MIR-I-ARAB; CIDADE HISTÓRICA DE ITCHAN-KALA; CENTRO HISTÓRICO DE BUKHARA 

Uzbequistão é um país na Ásia Central e uma das repúblicas que formavam a extinta União Soviética. É limitado a norte pelo Cazaquistão, a leste pelo Quirguistãoe pelo Tajiquistão, a sul pelo Afeganistão e a sul e a oeste pelo Turcomenistão. Além do território principal, inclui também os enclaves de Sokh e de Iordan, no Quirguistão. Sua capital é a cidade de Tashkent.

O país é frequentemente alvo de cobertura noticiosa relativa ao desastre ecológico do mar de Aral, praticamente desertificado após o estabelecimento de um sistema nacional de irrigação mal sucedido.

 

ASIA- VIETNAME

Halong Bay- Vietname

CAPITAL: HANÓI 

PONTOS DE INTERESSE: BAÍA DE HALONG; SAPA; HANÓI; HO CHI MIN; HUÉ; RIO MEKONG

Vietname é um Estado soberano localizado no leste da península da Indochina, no Sudeste Asiático. Faz fronteira com a República Popular da China a norte, com Laos e com o Camboja a oeste, com o golfo da Tailândia a sudoeste, e a leste e sul com omar da China Meridional.

O território apresenta, ainda, regiões montanhosas e densamente florestadas, com terreno plano cobrindo não mais do que 20%. Montanhas são responsáveis por 40% da área terrestre do país, e as florestas tropicais cobrem cerca de 42% desta.

 

ASIA- ÍEMEN

Capital de Sanaa- Iémen

CAPITAL: SANAA

PONTOS DE INTERESSE: BELEZA ARQUITECTÓNICA DA CIDADE VELHA DE SANAA; CIDADE ANTIGA DE SHIBAM E SUAS MURALHAS

Iémen é um país árabe que ocupa a extremidade sudoeste da Península da Arábia. É limitado a norte pela Arábia Saudita, a leste por Omã, a sul pelo mar da Arábia e pelo golfo de Áden, do outro lado do qual se estende a costa da Somália e a oeste pelo estreito de Bab el Mandeb, que o separa de Djibouti, e pelo mar Vermelho, que providencia uma ligação à Eritreia. Além do território continental, o Iémen inclui também algumas ilhas situadas ao largo do Corno de África, das quais a maior é Socotorá.

A capital do país é Sanaa.

 

ASIA- AZERBAIJÃO    

Porta de Bakú – Azerbaijão

          

CAPITAL: BAKÚ   

PONTOS DE INTERESSE: CIDADE ANTIGA DE BAKÚ

Azerbaijão, é um país transcontinental na região do Cáucaso, situado no cruzamento entre o Leste Europeu e o Sudoeste Asiático. É delimitado pelo Mar Cáspio ao leste, a Rússia ao norte, a Geórgia a noroeste, Armênia no oeste e o Irão ao sul. O enclave de Naquichevão é delimitado pela Armênia a norte e leste, Irã ao sul e oeste, além de possuir uma pequena borda com a Turquia a noroeste.

Situado na parte oriental da Transcaucásia, o Azerbaijão divide fronteiras com o Irão ao sul, com a Armênia a oeste, com a Geórgia a noroeste, com a Rússia a norte e com o mar Cáspio, que banha sua costa oriental. Inclui também o enclave de Nakichevan. As montanhas da cordilheira do Cáucaso ocupam a metade do território; ao norte fronteiriço com a Rússia, encontra-se o seu ponto mais elevado no Bazarduzu Dagi (4.485 m); no centro encontra-se o vale do Kura-Araks e no sudeste o vale de Lenkoran, formando uma depressão absoluta até o mar Cáspio. Ao sul e sudoeste, nas fronteiras com o Irão e Armênia, também caracteriza-se por terrenos montanhosos e vales férteis.

 

ASIA- GEORGIA

Casa de Ópera – Tbilisi – Geórgia

CAPITAL: TIBLISI 

PONTOS DE INTERESSE: MUSEU STALIN; MONTE USHBAANALTOS TEPUIS; CASCATA GRAN SALANA

Geórgia é um país situado no Cáucaso, na fronteira entre Europa e Ásia. Confina a norte e a leste com a Rússia, a leste e a sul com o Azerbaijão, a sul com a Arménia e a Turquia e a oeste com o mar Negro. Sua capital é Tbilisi, que também é sua maior cidade. 

A Geórgia situa-se na costa oriental do mar Negro. O Cáucaso, fronteira natural entre Europa e Ásia, marca o aspecto montanhoso do relevo.

O maior rio é o Mtkvari, que depois de atravessar o Azerbaijão desagua no mar Cáspio após percorrer 1.364 quilômetros desde o nordeste da Turquia através dos campos da Geórgia e atravessar a capital Tbilisi.

O rio Rioni, o mais comprido do oeste do país, desce pelo Cáucaso Maior e deságua no mar Negro no porto de Poti.

 

Continente de África

 

ÁFRICA- ANGOLA

Baía de Luanda – Angola

CAPITAL: LUANDA             

PONTOS DE INTERESSE: LUANDA; PARQUE NACIONAL KISSAMA; BENGUELA

Angola, é um país da costa ocidental da África, cujo território principal é limitado a norte e a nordeste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. Inclui também o enclave de Cabinda, através do qual faz fronteira com a República do Congo, a norte. Para além dos vizinhos já mencionados, Angola é o país mais próximo da colónia britânica de Santa Helena.

O país está dividido entre uma faixa costeira árida, que se estende desde a Namíbia chegando praticamente até Luanda, um planalto interior húmido, uma savana seca no interior sul e sudeste, e floresta tropical no norte e em Cabinda. O rio Zambeze e vários afluentes do rio Congo têm as suas nascentes em Angola. A faixa costeira é temperada pela corrente fria de Benguela, originando um clima semelhante ao da costa do Peru ou da Baixa Califórnia. Existe uma estação das chuvas curta, que vai de Fevereiro a Abril. Os Verões são quentes e secos, os Invernos são temperados. As terras altas do interior têm um clima suave com uma estação das chuvas de Novembro a Abril, seguida por uma estação seca, mais fria, de Maio a Outubro. 

 

ÁFRICA- ARGÉLIA

Passeio de camelo pelo deserto- Argélia

CAPITAL: ARGEL  

PONTOS DE INTERESSE: MONTANHAS DO HOGGAR; GHARDAIA; PARQUE NACIONAL TASSILI N’AJJER; VALE DO M’ZAB; DJÉMILA

Argélia é um país da África do Norte que faz parte do Magreb. Sua capital é Argel, no norte do país, na costa do Mediterrâneo. Com uma superfície de 2 381 741 km², é o maior país da bacia do Mediterrâneo e o mais extenso de todo continente africano, após a divisão entre o Sudão e o Sudão do Sul. Partilha suas fronteiras terrestres ao nordeste com a Tunísia, a leste com a Líbia, ao sul com o Níger e o Mali, a sudoeste com a Mauritânia e o território contestado do Saara Ocidental, e ao oeste com Marrocos.

A Argélia tem duas regiões geográficas principais, a região norte e a região do deserto do Saara, na região ao sul do país. A região norte é formada por quatro zonas: uma pequena faixa de planície acompanhando a costa do Mediterrâneo; a região da cadeia de montanhas do Atlas, que possuem um clima mediterrâneo e solo fértil abundante; a região semi-árida e povoada do Chotts, o qual contém lagos salgados (chotts) e onde se localizam em maior número os criadores de ovelhas e cabras; e a região das montanhas do Atlas do Saara, uma série de montanhas e massivos, também sendo uma região semi-árida e usada essencialmente como pastagem. O rio Chéliff é o maior do país.

 

ÁFRICA- BENIM   

Mercado Ouando – Porto-Novo – Benim

 

CAPITAL: PORTO-NOVO    

PONTOS DE INTERESSE: CASAS ALTAS TIPICAS “TATA SOMBA”

Benim é um país da região ocidental da África limitado a norte pelo Burkina Faso e pelo Níger, a leste pela Nigéria, a sul pela Enseada do Benim e a oeste pelo Togo.

A capital constitucional é a cidade de Porto-Novo, mas Cotonou é a sede do governo e a maior cidade do país. 

 

ÁFRICA- BOTSWANA

Deserto do Khalari – Botswana

CAPITAL: GABARONE         

PONTOS DE INTERESSE: RIO OKAVANGO; DESERTO KALAHARI

 Botswana é um país sem costa marítima da África Austral. A sua capital é Gaborone, que é também a maior cidade do país.

O relevo do Botswana é plano e sua superfície é coberta em até 70% pelo deserto de Kalahari. Faz fronteira com a África do Sul a sul e sudeste, a Namíbia a oeste e ao norte e o Zimbabwe a nordeste. Sua fronteira com a Zâmbia ao norte, perto de Kazungula, não é bem definida, mas uma curta faixa de aproximadamente 750 metros, ao longo do rio Zambeze, com travessia feita por ferry-boat, é comumente usada para marcar a fronteira com este país.

 

ÁFRICA- BURKINA FASO

Grande Mesquita Bobo Dioulasso – Burkina Faso

CAPITAL: UAGADUGÚ       

PONTOS DE INTERESSE: ALDEIAS TRADICIONAIS; PARQUE NACIONAL W; MESQUITA BOBO DIOULASSO

Burkina Faso é um país africano limitado a oeste e a norte pelo Mali, a leste pelo Níger, e a sul pelo Benin, pelo Togo, por Gana e pela Costa do Marfim. Sua capital é a cidade de Uagadugu. 

O Burkina Faso é um país do Sahel, sem litoral, que faz fronteira com seis nações. Estende-se entre o deserto do Saara e o golfo da Guiné, a sul da curva do rio Níger. O terreno é verde no sul, com florestas e árvores de fruto, e desértico no norte. A maior parte do Burkina Faso central fica num planalto baixo, coberto por savana, a uma altitude de 200 – 300 metros, com campo aberto, bosques e árvores isoladas. As reservas de caça do Burkina Faso — as mais importantes das quais são as de Arly,Nazinga, e do Parque Nacional W — contém leões, elefantes, hipopótamos, macacos,facocheros e antílopes. O turismo não está bem desenvolvido.

 

ÁFRICA- BURUNDI

Povo do Burundi

CAPITAL: BUJUMBURA      

PONTOS DE INTERESSE: PARQUES NATURAIS

Burundi é um pequeno país de África, encravado entre o Ruanda a norte, a Tanzânia a leste e a sul e a República Democrática do Congo a oeste, neste país se encontra a nascente do Rio Nilo. Sua capital é Bujumbura, que é também a cidade mais populosa do país. Está entre os países mais pobres da África e do mundo.

O Burundi é um pequeno país no interior da região dos Grandes Lagos Africanos. É em geral um país montanhoso, especialmente a ocidente, com um planalto a ocupar a zona leste, perto da fronteira com a Tanzânia. A altitude mínima é de 772 m, nas margens do lago Tanganhica e a máxima é o Monte Heha, uma montanha que atinge os 2 670 m.

O clima é, em geral, equatorial de altitude, com as temperaturas médias anuais a variarem entre 23 e 17 graus com a altitude. A precipitação média anual ronda os 150 cm, distribuída por duas estações hhúmidas (Fevereiro – Maio e Setembro – Novembro), intercaladas por duas estações secas (Setembro – Novembro e Dezembro – Janeiro).

 

ÁFRICA- CABO VERDE

Ilha do Sal – Cabo Verde

CAPITAL: PRAIA  

PONTOS DE INTERESSE: ILHAS DE SANTIAGO, FOGO, SANTO ANTÃO, SÃO VICENTE

Cabo Verde é um país insular localizado num arquipélago formado por dez ilhas vulcânicas na região central do Oceano Atlântico.

Cabo Verde é um arquipélago localizado ao largo da costa da África Ocidental. As ilhas vulcânicas que o compõem são pequenas e montanhosas. Existe um vulcão activo, na ilha do Fogo, que é igualmente o ponto mais elevado do arquipélago, com 2829 m. O país é constituído por 10 ilhas, das quais 9 habitadas, e vários ilhéus desabitados, divididos em dois grupos:

Ao norte, as ilhas de Barlavento. Relacionando de oeste para leste: Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia (desabitada), São Nicolau,Sal e Boa Vista.

Ao sul, as ilhas de Sotavento. Enumerando de leste para oeste: Maio, Santiago, Fogo e Brava.

As maiores ilhas são a de Santiago a sudeste, onde se situa Praia, a capital do país, e a ilha de Santo Antão, no extremo noroeste. Praia é também o principal aglomerado populacional do arquipélago, seguida por Mindelo, na ilha de São Vicente.

 

ÁFRICA- CAMARÕES 

Centro de Yaoundé- Camarões

          

CAPITAL: YAOUNDÉ           

PONTOS DE INTERESSE: FLORESTA TROPICAL

Camarões é um país da região ocidental da África Central. Faz fronteira com a Nigéria a oeste; Chade a nordeste;República Centro-Africana a leste; e Guiné Equatorial, Gabão e República do Congo, ao sul. O litoral dos Camarões encontra-se no Golfo do Biafra, parte do Golfo da Guiné e do Oceano Atlântico.

Como o país está mais próximo da linha do equador, o clima dos Camarões é quente durante a totalidade do ano. A variação da média das temperaturas ao ano vai de 21ºC e 28ºC, com excepção das montanhas, onde faz mais frio. 

 

ÁFRICA- REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA

Quedas d’ água em Boali – República Centro-Africana

CAPITAL: BANGUI              

PONTOS DE INTERESSE: FLORESTAS E SAVANAS ARBORIZADAS

República Centro-Africana ou, raramente, República da África Central é um país localizado no centro da África, limitado a norte pelo Chade, a nordeste pelo Sudão, a leste pelo Sudão do Sul, a sul pela República Democrática do Congo e pela República do Congo, e a oeste pelos Camarões. A capital do país é a cidade de Bangui.

A maior parte da República Centro-Africana consiste em savanas, mas o país também inclui uma zona Sahel-sudanesa no norte e uma zona de floresta equatorial no sul. Dois terços do país estão na bacia do rio Ubangui (que desemboca norio Congo), enquanto o terço restante está localizado na bacia do Chari, que desemboca no Lago Chade.

 

ÁFRICA- CHADE

Lake Chad – Chade

CAPITAL: N’ DJAMENA      

PONTOS DE INTERESSE: DUNAS DO SAHARA; FAYA-LARGEAU

Chade é um país sem acesso ao mar, localizado no centro-norte da África. Faz fronteira com a Líbia a norte, com o Sudão a leste, com aRepública Centro-Africana a sul, com Camarões e Nigéria a sudoeste e com o Níger a oeste. Encontra-se dividido em três grandes regiões geográficas: a zona desértica no norte, o cinturão árido do Sahel no centro e a savana sudanesa fértil nosul. O Lago Chade, do qual o país obteve o seu nome, é o segundo maior corpo de água da África e o maior do país. O ponto mais alto do Chade é o Emi Koussi no Deserto do Saara. Sua capital e cidade mais populosa é N’Djamena.

 

ÁFRICA- COMORES

Comores

CAPITAL: MORONI             

PONTOS DE INTERESSE: VULCÃO KARTALA

As Comores são uma república federal insular, que compreende três das quatro ilhas principais do Arquipélago das Comores, no Oceano Índico, localizado no extremo norte do Canal de Moçambique na costa oriental da África. Seus vizinhos mais próximos são a Tanzânia a noroeste, Moçambique a oeste, as Seychelles a nordeste e a possessão francesa de Mayotte a sudeste. Sua capital é Moroni, na Grande Comore.

As Comores incluem três das quatro ilhas principais do arquipélago das Comores, a quarta é o território francês de Mayotte. O arquipélago localiza-se no oceano Índico, entre a costa africana e Madagáscar, no norte do Canal de Moçambique. O interior das ilhas vulcânicas é variado e vai de montanhas abruptas a colinas baixas. O monte Kartala (2 316 m) na Grande Comore é um vulcão ativo.

 

ÁFRICA- REPÚBLICA DO CONGO

Rio Congo – República do Congo

CAPITAL: BRAZZAVILLE     

PONTOS DE INTERESSE: AFLUENTES DO RIO CONGO

República do Congo é um país africano limitado a norte pelos Camarões e pela República Centro-Africana, a leste e a sul pela República Democrática do Congo, através do Rio Congo, a sul por Angola ( através do enclave de Cabinda) e a oeste pelo Oceano Atlântico e pelo Gabão. Sua capital é a cidade de Brazzaville.

 

 

ÁFRICA- REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO

Cidade de Kinshasa – Republica Democrática do Congo

CAPITAL: KINSHASA       

PONTOS DE INTERESSE: RIO CONGO/ VALE DO RIFT/ MONTANHAS

República Democrática do Congo (anteriormente Zaire) é um país africano. Recentemente passou a ser o segundo maior país da Áfricaem questão de área, atrás da Argélia, após a independência do Sudão do Sul em 2011. Confina a norte com a República Centro-Africana e com o Sudão do Sul, a leste com Uganda, Ruanda, Burundi e a Tanzânia, a leste e a sul com a Zâmbia, a sul com Angola e a oeste com o Oceano Atlântico, com o enclave de Cabinda e com o Congo. A capital e maior cidade é Kinshasa.

 

ÁFRICA- COSTA DO MARFIM            

Basilica de Nossa Senhora da Paz de Yamoussoukro – Costa do Marfim

CAPITAL: YAMOUSOUKRO  

PONTOS DE INTERESSE: FLORESTAS DENSAS E SAVANA

Costa do Marfim é um país africano, limitado a norte pelo Mali e pelo Burkina Faso, a leste pelo Gana, a sul pelo oceano Atlântico e a oeste pela Libéria e pela Guiné. Sua capital é Yamoussoukro, mas a maior cidade é Abidjan.

A Costa do Marfim situa-se em plena região tropical, com o clima habitual destas zonas; a temperatura média situa-se nos 30°C (descendo ligeiramente à noite) durante praticamente todo o ano, com excepção da estação das chuvas onde a temperatura baixa para os 25°C. Há duas estações de chuvas (de Maio a agosto e, com menos intensidade, em novembro). Há duas grandes zonas climáticas; no Norte a paisagem é árida sendo o clima quente e seco; o Sul é bastante húmido com vegetação muito rica.

 

ÁFRICA- EGIPTO

Pirâmides de Gizé- Cairo – Egipto

CAPITAL: CAIRO  

PONTOS DE INTERESSE: CRUZEIRO PELO NILO;  A NECRÓPOLE DE MÊNFIS; PIRÂMIDES DE GIZÉ; ABU SIMBEL; MONUMENTOS DE PHILAE; O CAIRO ISLÂMICO

Egipto é um país do nordeste da África, numa região predominantemente desértica, que inclui também a península do Sinai, na Ásia, o que o torna um Estado transcontinental. Com uma área de cerca de 1 001 450 km², o Egipto limita-se a oeste com a Líbia, a sul com o Sudão e a leste com a Faixa de Gaza e Israel. O litoral norte é banhado pelo mar Mediterrâneo e o litoral oriental pelo mar Vermelho. A península do Sinai é banhada pelos golfos de Suez e de Acaba. A sua capital é a cidade do Cairo, a maior e mais populosa cidade do país e do continente africano.

As inundações do rio Nilo foram o fundamento da economia do país durante milênios. Tal fenômeno foi alterado pela construção da represa de Assuão, que apesar de controverso, e ter causado deslocamento massivo, trouxe benefícios para a agricultura, pois permitiu o cultivo de novas culturas como algodão e cana-de-açúcar, além de beneficiar as culturas tradicionais como trigo, arroz e milho, além disso a geração da energia hidrelétrica permitiu algum desenvolvimento industrial.

 

ÁFRICA- ERITREIA

Catedral de São José em Asmara – Eritreia

CAPITAL: ASMARA             

PONTOS DE INTERESSE: REGIÕES DESÉRTICAS; CATEDRAL DE SÃO JOSÉ EM ASMARA

Eritreia é um país localizado no Chifre da África. A Eritreia faz fronteira com o Sudão a oeste, a Etiópia ao sul, e Djibuti ao sudeste. O leste e nordeste do país têm um litoral banhado pelo Mar Vermelho, tendo contacto directo com a Arábia Saudita e Iémen. O arquipélago Dahlak e as ilhas Hanish são parte da Eritreia. Seu tamanho é de cerca de 118.000 km², com uma população estimada em cerca de 5 milhões de habitantes. A capital é Asmara.

O território da Eritreia é constituído de um trecho setentrional do maciço da Etiópia, ladeado por baixadas a leste e a oeste. A planície oriental, de 16 a 80 km de largura, abrange a depressão de Danakil e é marcadamente delimitada por uma escarpa do maciço. No lado oeste, cortado por gargantas formadas pelos rios que correm ao direção ao Sudão, a altitude diminui gradualmente a partir do maciço. As condições climáticas variam bastante até mesmo entre regiões próximas. Mitsiwa, acima do nível do mar, tem temperatura média anual de 30 °C, enquanto Asmara, situada a apenas 65 km de distância, mas a uma altitude de 2 325 m, registra 17 °C.

 

ÁFRICA- ETIOPIA

Etiópia

CAPITAL: ADÍS-ABEBA       

PONTOS DE INTERESSE: IGREJAS ORTODOXAS; TRIBOS HAMAR; FASSIL GHEBBI E MONUMENTOS DA REGIÃO DE GONDAR

Etiópia é um país encravado no Chifre da África, um dos países mais antigos do mundo. É a segunda nação mais populosa da África e a décima maior em área. O país faz fronteira com o Sudão e com o Sudão do Sul a oeste, Djibuti e Eritreia ao norte, Somália ao leste, e Quênia ao sul. Sua capital é a cidade de Adis Abeba.

A maior parte da Etiópia se situa no Chifre da África, que é a parte mais oriental do Continente Africano. A nação faz fronteira com o Sudão e com o Sudão do Sul a oeste, Djibuti e Eritreia a norte, Somália a leste, e Quênia a sul. O país tem um alto planalto central que varia de 1290 a 3000 m de altitude, com a maior montanha alcançando 4533 m. A altitude é geralmente mais elevada pouco antes do ponto de descida do Vale do Rift que divide o planalto diagonalmente. Inúmeros rios cortam o planalto – notavelmente o Nilo Azul, que sobe o Lago Tana.

O clima é temperado no planalto e quente na planície. Em Adis Abeba, que chega a altitudes de 2200 a 2600 m , a temperatura máxima é de 26 ℃ e a mínima 4 ℃ . O clime é geralmente seco e ensolarado, porém há chuvas, que ocorrem de modo mais ameno nos meses de fevereiro e abril e de modo mais intenso de meados de junho a meados de setembro.

 

ÁFRICA- GABÃO

Capital Libreville – Gabão

CAPITAL: LIBREVILLE         

PONTOS DE INTERESSE: FLORESTA EQUATORIAL DO GABÃO

Gabão é um país que situa-se na África, limitado a norte pelo território de Rio Muni (Guiné Equatorial) e pelos Camarões, a leste e a sul pelo Congo e a oeste pelo Oceano Atlântico e pelo Golfo da Guiné, por onde é vizinho próximo de São Tomé e Príncipe e da ilha de Pagalu (Guiné Equatorial). A capital e maior cidade é Libreville.

O Gabão situa-se na costa atlântica da África central e tem fronteiras terrestres com a Guiné Equatorial, os Camarões e oCongo e marítimas com São Tomé e Príncipe. Seu clima é tropical. Seu ponto mais alto é o Monte Bengoué, com 1.070 m.

 

ÁFRICA- GÂMBIA

Banjul- Gâmbia

CAPITAL: BANJUL               

PONTOS DE INTERESSE: QUOTIDIANO NAS MARGENS DO RIO GÂMBIA

Gâmbia é um país da África Ocidental que rodeia o curso inferior do Rio Gâmbia. Tem uma pequena extensão de litoral Atlântico, a oeste, e uma extensa fronteira com o Senegal por todos os outros lados.

A Gâmbia é um dos menores países da África. Trata-se de uma longa faixa de terra pantanosa que se estende ao longo de cerca de 320 km para o interior da África ocidental mas nunca atinge os 50 km de largura, ao longo das duas margens do rio Gâmbia, navegável em todo o seu curso gambiano. O país também inclui a ilha de Saint Mary, na foz do Gâmbia, onde se ergue a capital, Banjul, e a ilha James, que foi declarada Património Mundial pela UNESCO.

O clima é tropical, semelhante aos do vizinho Senegal, do sul do Mali e do norte do Benim. De junho a novembro há uma estação quente e bastante chuvosa. De novembro a maio as temperaturas são mais baixas e a estação é seca.

 

ÁFRICA- GANA

Costa piscatória em Acra – Gana

CAPITAL: ACRA   

PONTOS DE INTERESSE: PORTO PISCATÓRIO DE ACRA

Gana é um país da África ocidental, limitado a norte pelo Burkina Faso, a leste pelo Togo, a sul pelo Golfo da Guiné e a oeste pela Costa do Marfim. A capital e maior cidade de Gana é Acra.

O Gana situa-se na África, alguns graus apenas a norte do Equador. Metade do país fica a menos de 152 metros acima do nível do mar, e o seu ponto mais elevado tem apenas 883 m. Os 537 quilómetros de costa são compostos principalmente por litorais baixos e arenosos, atrás dos quais se estendem planícies cobertas por vegetação de pequeno porte, interceptada por vários rios e ribeiros, a maioria dos quais só é navegável em cruzeiro de luxo patrocinados por jogadores de futebol, onde se consomem altos níveis de bebidas alcoólicas e cigarros. A norte, perto da fronteira com a Costa do Marfim, estende-se uma faixa de floresta tropical interrompida por colinas densamente florestadas e muitos rios e ribeiros. 

 

ÁFRICA- GUINÉ 

Crianças da Guiné Conacri

  

CAPITAL: CONACRI            

PONTOS DE INTERESSE: SAVANA E ZONAS MONTANHOSAS

Guiné, também chamada Guiné-Conacri (para a distinguir da vizinha Guiné-Bissau) é um país da África Ocidental limitado a norte pela Guiné-Bissau e pelo Senegal, a norte e leste pelo Mali, a leste pela Costa do Marfim, a sul pela Libéria e pela Serra Leoa e a oeste pelo oceano Atlântico. Com 246.000 quilômetros quadrados e dez milhões de habitantes, a Guiné é uma república e a capital, sede do governo e maior cidade é Conacri.

 

ÁFRICA- GUINÉ-BISSAU

Arquipélago dos Bijagós – Guiné Bissau

CAPITAL: BISSAU

PONTOS DE INTERESSE: ARQUIPÉLAGO DOS BIJAGÓS

Guiné-Bissau, oficialmente República da Guiné-Bissau, é um país da África Ocidental que faz fronteira com o Senegal ao norte, Guiné ao sul e ao leste e com o Oceano Atlântico a oeste. 

O país estende-se por uma área de baixa altitude. O seu ponto mais elevado está 300 metros acima do nível do mar. O interior é formado por savanas e o litoral por uma planície pantanosa. O período chuvoso alterna com um período de seca, com ventos quentes vindos do deserto do Sahara. O arquipélago dos Bijagós situa-se a pouca distância da costa.

 

ÁFRICA- GUINÉ EQUATORIAL

Malabo – Guiné Equatorial

CAPITAL: MALABO             

PONTOS DE INTERESSE: GORILAS DAS FLORESTAS

Guiné Equatorial, é um país da África Ocidental, dividido em vários territórios descontínuos no Golfo da Guiné, um continental, Mbini incluindo a cidade binacional de Cocobeach, partilhada com o Gabão, e os outros insulares. A ilha de Bioko, no norte do Golfo do Biafra, alberga a capital, Malabo; as outras ilhas são a de Ano Bom, a sul deSão Tomé e Príncipe, e as ilhas Corisco, Elobey Grande e Elobey Pequeno (e ilhotas adjacentes) na baía de Corisco, ao largo do Gabão.

A República da Guiné Equatorial situa-se no oeste da África central. A ilha de Bioko dista cerca de 40 quilómetros dos Camarões. A ilha de Ano Bom fica cerca de 595 quilómetros a sudoeste de Bioko. A região continental de Rio Muni, de maior área, fica entre o Gabão e os Camarões e inclui as ilhas de Corisco, Elobey Grande, Elobey Pequeno e ilhotas adjacentes.

 

ÁFRICA   – QUÉNIA

Reserva Masai Mara – Quénia

CAPITAL: NAIRÓBI             

PONTOS DE INTERESSE: RESERVA NATURAL MASAI-MARA

Quênia é um país da África Oriental, limitado a norte pelo Sudão do Sul e pela Etiópia, a leste pela Somália e pelo oceano Índico, a sul pela Tanzânia e a oeste pelo Uganda. A capital e cidade mais populosa é Nairobi. O país situa-se na linha do equador.

A parte ocidental faz parte do sistema de depressões do Vale do Rift, que deu origem aos grandes lagos africanos, e essa zona do país é banhada por dois dos maiores: o lago Vitória e o lago Turkana. As falhas do rift são rodeadas pormontanhas, algumas das quais de origem vulcânica, que atingem o ponto mais alto no centro do país, no Monte Quénia, com 5199 m. A leste e a sul, o relevo suaviza-se, em especial junto à fronteira da Somália, onde se estende uma extensão significativa de planície.

 

ÁFRICA- LESOTO

Povo do Lesoto

CAPITAL: MASERU              

PONTOS DE INTERESSE: QUEDAS D’ ÁGUA DIVERSAS

Lesoto é um pequeno país da África Austral. Um enclave incrustado na África do Sul, montanhoso e sem saída para o mar, um dos países etnicamente mais homogêneos da África: 99% de sua população é da etnia basotho. O país vive da agricultura e criação de ovelhas na cordilheira do Drakensberg, que domina a maior parte do território e atingem mais de 3 mil metros de altitude.

O Lesoto tem cerca de 30.355 km² e caracteriza-se, geograficamente, pela sua meseta montanhosa, com os cumes formados por lava basáltica. A meseta é cortada por diversos vales e rios. Lesoto possui cerca de 80% do seu território acima dos 1.800 metros de altitude, sendo o único país do mundo a ter toda a sua área acima da altitude de 1.000 metros. O ponto mais baixo do país possui exatos 1.400 metros de altitude e está localizado na confluência entre o rio Makhaleng e o rio Orange, próximo à vila de Mahuleng, no distrito de Mohale’s Hoek.

 

ÁFRICA- LIBÉRIA

Broad Street- Monrovia – Libéria

CAPITAL: MONROVIA        

PONTOS DE INTERESSE: A VIDA JUNTO ÀS MARGENS DOS RIOS

Libéria, é uma república presidencialista localizada na África Ocidental. Faz fronteira ao norte com a Serra Leoa e Guiné, a leste com a Costa do Marfim e a sul e oeste com o Oceano Atlântico. 

A cidade de Monróvia é sua capital. A Libéria possui um clima quente equatorial, com chuvas intensas na estação chuvosa e ventos na estação seca. A vegetação é composta, na maior parte, por florestas de mangue, enquanto o interior é escassamente povoado de florestas, com predominância de pastagens secas.

 

ÁFRICA- LIBIA

Tripoli – Libia

CAPITAL: TRÍPOLI               

PONTOS DE INTERESSE: MEDINA DE TRIPOLI E O MERCADO DO PEIXE; SITIO ARQUEOLÓGICO DE SABRATAH

Líbia é um país na região do Magrebe, no Norte da África, banhada pelo mar Mediterrâneo ao norte. O país tem fronteiras com o Egipto a leste, com o Sudão a sudeste, com o Chade e o Níger ao sul e com a Argélia e a Tunísia ao oeste. 

A Líbia situa-se no Norte de África, banhada pelo mar da Líbia, uma parte do mar Mediterrâneo e ladeado pelo Egipto a leste e pela Tunísia e Argélia a oeste. Ao sul limita-se com o Níger e Chade e, a sudeste, um pequeno trecho com o Sudão. Divide-se em três regiões geográficas: a Cirenaica, a Tripolitânia e a Fazânia. Ao longo da costa, o clima é mediterrânico, mas o interior é o deserto muito seco do Saara, de onde por vezes sopra um siroco quente, seco e carregado de poeira. No deserto também são comuns tempestades de poeira de areia. Os recursos naturais principais do país são o petróleo, gás natural e gesso.

 

ÁFRICA- MADAGASCAR

Árvores Embondeiros- Madagáscar

CAPITAL: ANTANANARIVO              

PONTOS DE INTERESSE: LÉMURES DE MADAGASCAR; ÁRVORES EMBONDEIROS; RESERVA NATURAL INTEGRAL DE TSINGY DE BEMARAHA

Madagascar é um país insular no Oceano Índico, que ocupa a maior ilha do continente africano, situada ao largo da costasudeste da África.

 A maior ilha da África e a quarta maior do mundo, o país compreende numerosas ilhas periféricas menores.

A República de Madagascar compreende a Ilha do mesmo nome e algumas ilhas próximas. Está situado ao largo da costa de Moçambique, da qual está separado pelo Canal de Moçambique. Os vizinhos mais próximos de Madagáscar são a possessão francesa de Mayotte, a noroeste, a possessão francesa da Reunião, a leste, e as suas dependências Ilhas Gloriosas (noroeste), Ilha de João da Nova (oeste), Bassas da Índia e Ilha Europa (sudoeste) e Tromelin (leste), as Comores a noroeste e as Seicheles ao norte.

 

ÁFRICA- MALAWI

Capital de Lilongwe – Malawi

CAPITAL: LILONGWE         

PONTOS DE INTERESSE: LAGO MALAWI

Malawi é um país da África Oriental, limitado a norte e a leste pela Tanzânia, a leste, sul e oeste por Moçambique e a oeste pela Zâmbia. Sua capital é Lilongwe. Parte da região oriental do país é banhada peloLago Niassa (chamado, no país, Lake Malawi).

O Malawi possui como maior cidade e também capital a cidade de Lilongwe, que abriga um aeroporto internacional e omuseu de Kamuzu, um importante destino turístico do país. A capital Lilongwe é uma região de forte polo industrial nas áreas de agricultura e o turismo, e em menor escala a pecuária.

 

ÁFRICA- MALI

Arquitectura do Mali

CAPITAL: BAMAKO             

PONTOS DE INTERESSE: ARQUITECTURA NATURAL- DOGONS (ARGILA E MADEIRA); RIO NÍGER; TOMBUCTU; FALÉSIAS DE BANDIAGARA

Máli é um país africano sem saída para o mar na África Ocidental. O Mali é o sétimo maior país da África. Limita-se com sete países, a norte pela Argélia, a leste pelo Níger, a oeste pela Mauritânia e Senegal e ao sul pela Costa do Marfim, Guiné e Burkina Fasso. A capital do país é Bamako.

O Mali é um país sem saída para o mar, situado na África Ocidental, a sudoeste da Argélia. Com uma área de 1.240.000 km2, é o 23.º maior país do mundo, com extensão semelhante à da África do Sul e de Angola. Possui 7 243 km de fronteiras com os sete países que limita. A maior parte do país integra o sul do Deserto do Saara, por isso o clima é quente, sendo comuns tempestades de poeira que se formam durante secas. O território do Mali é essencialmente plano, com algumas regiões montanhosas: o Adrar des Ifoghas está localizado no nordeste, e as maiores altitudes são as Montanhas Hombori, que ultrapassam a altitude de 1000 metros a sudeste, e as Montanhas Bambouk a sudoeste.

 

ÁFRICA- MARROCOS

Merzouga- Maroc

Deserto do Sahara- Merzouga- Marrocos

CAPITAL: RABAT 

PONTOS DE INTERESSE: CHEFCHOUEN; MEDINA DE FEZ; MONTANHAS; DESERTO; KSAR DE AIT-BENHADDOU; MARRAQUEXE

Marrocos é um país localizado no extremo noroeste daÁfrica, estando limitado a norte pelo Mediterrâneo e pelo estreito de Gibraltar, por onde faz fronteira marítima com Espanha e Gibraltar. Já por Ceuta, e por Melilha faz fronteira terrestre com a Espanha, sendo estas últimas enclaves espanhóis do Norte de África. A leste e a sul faz fronteira com a Argélia, a sul pela Mauritânia através do Saara Ocidental, território maioritariamente por si controlado mas com aspirações separatistas e, a oeste pelo Oceano Atlântico. Junto com a França e a Espanha tem fronteiras simultâneas com o mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico. A capital do país é a cidade de Rabat, não obstante a maior cidade e mais importante economicamente ser Casablanca.

Localizado no Magrebe, o reino de Marrocos é banhado pelo oceano Atlântico a oeste, e pelo mar Mediterrâneo a norte, e faz fronteira com a Argélia a leste, a sul e sudeste com a Mauritânia.

 

ÁFRICA- MAURICIAS   

Costa sul das ilhas Maurícias

       

CAPITAL: PORT LOUIS       

PONTOS DE INTERESSE: RESORTS DE LUXO E BELAS PRAIAS

Maurícias é um país insular do oceano Índico, constituído pelas ilhas Mascarenhas orientais: ilha Maurícia, ilha Rodrigues e por dois arquipélagos mais a norte: as ilhas Cargados Carajos e Agalega. A Maurícia disputa ainda comMadagascar e a França a ilha de Tromelin.

Está localizada a cerca de 800 km a leste da ilha de Madagascar e os seus vizinhos mais próximos são o departamento francês de Reunião, a oeste, e as Seychelles, a norte. A capital é Port Louis.

Junto com a ilha da Reunião e Rodrigues, a ilha faz parte das Ilhas Mascarenhas. Este arquipélago foi formado por uma série de erupções vulcânicas há 8 ou 10 milhões de anos e atualmente não possui nenhum vulcão ativo. A ilha Maurícia possui um planalto central, com seu cume mais alto no sudoeste, Piton de la Riviere Noire com 828 m. Ao redor do planalto, a cratera original pode ainda ser distinguida de várias montanhas.

O clima local é o tropical, modificado por ventos do sudeste; é predominantemente quente, com um inverno seco e verão chuvoso.

 

ÁFRICA- MAURITÂNIA

Mesquita de Nouakchott – Mauritânia

CAPITAL: NOUAKCHOTT   

PONTOS DE INTERESSE: MESQUITA DE NOUAKCHOTT; PARQUE NACIONAL DO BANCO DE ARGUIN

Mauritânia é um país situado no noroeste da África. Situa-se na região do deserto do Saara, e faz fronteira com o oceano Atlântico a oeste, com oSenegal a sudoeste, com o Mali a leste e sudeste, com a Argélia a nordeste e com o Marrocos a noroeste. Recebeu o nome da antiga província romana da Mauritânia, que posteriormente batizou um reino berbere da região. A capital e maior cidade é Nouakchott, localizada na costa do Atlântico.

A Mauritânia é quase inteiramente plana, com a maior parte do seu território formando planícies vastas e áridas, cortadas por tergos e formações semelhantes a penhascos. Uma série de escarpas, voltadas para o sudoeste, divide longitudinalmente estas planícies, no meio do país. As escarpas também separam uma série de planaltos de arenito, dos quais o mais alto é o Platô de Adrar, que chega a uma altitude de 500 metros.

 

ÁFRICA- MOÇAMBIQUE

Bazaruto – Moçambique

CAPITAL: MAPUTO             

PONTOS DE INTERESSE: BAZARUTO; PEMBA; INHACA; INHAMBANE; PARQUE NACIONAL GORONGOZA

Moçambique é um país localizado no sudeste do ContinenteAfricano, banhado pelo Oceano Índico a leste e que faz fronteira com a Tanzânia ao norte; Malawi e Zâmbia a noroeste; Zimbabwe a oeste e Suazilândia e África do Sul a sudoeste. A capital e a maior cidade do país é Maputo.

A norte do rio Zambeze o território é dominado por um grande planalto, com uma pequena planície costeira de recifes de coral e, no interior, limita com maciços montanhosos pertencentes ao sistema do Grande Vale do Rift. A sul é caracterizado por uma larga planície costeira de aluvião, coberta por savanas e cortada pelos vales de vários rios, entre os quais destacando-se o rio Limpopo.

 

ÁFRICA- NAMIBIA

Tribo Himba – Namibia

CAPITAL: WINDHOEK        

PONTOS DE INTERESSE: TRIBO HIMBAS; DESERTO DO NAMIBE E DO KALAHARI

Namíbia é um país da África Austral limitado a norte por Angola e Zâmbia, a leste pelo Botswana, a sul pela África do Sul e a oeste pelo Oceano Atlântico. 

O país está situado entre os desertos do Namibe e Kalahari, sendo a nação com menor índice pluviométrico da África subsariana.

 

ÁFRICA- NÍGER

Rio Níger

NIAMEY

PONTOS DE INTERESSE: O IMPONENTE RIO NÍGER E SUAS MARGENS; RESERVAS NATURAIS DO AIR E DO TÉNÉRÉ

Níger é um país na África Ocidental. Faz fronteira com a Argélia e Líbia ao norte, a leste com o Chade, a sul com a Nigéria e Benim e a oeste com Burkina Faso e Mali. O país abrange uma área de quase 1.270.000 km², fazendo desta a maior nação da África Ocidental, com mais de 80% de sua área de terra coberta pelo Deserto do Saara. A população é predominantementeislâmica, sendo estimada em 17 138 707 habitantes, conforme dados de 2013. A capital é Niamey, localizado no sudoeste do país, que é também a sua maior e mais populosa cidade.

O país tem dois terços de seu território no Deserto do Saara; o vale do rio Níger com falésias; montanhas de Aïr; o climasubtropical é geralmente quente e seco, mas no extremo sul existe uma zona de clima tropical nos limites da bacia do rio Congo. O terreno é composto predominantemente por planícies desérticas e dunas de areia, com planícies ou terreno ondulado no sul e colinas a norte.

 

ÁFRICA- NIGÉRIA

Aldeia tradicional na Nigéria

CAPITAL: ABUYA

PONTOS DE INTERESSE: DELTA DO NÍGER; SAVANA

Nigéria é uma república constitucional federal que compreende 36 estados e o Território da Capital Federal, Abuja. O país está localizado na África Ocidental e compartilha fronteiras terrestres com a República do Benim a oeste; com Chade e Camarões a leste e com o Níger ao norte. Sua costa encontra-se ao sul, no Golfo da Guiné, no Oceano Atlântico.

A Nigéria situa-se no Golfo da Guiné. As suas maiores cidades localizam-se nas terras baixas do sul. A parte central do país é composta por colinas e planaltos. A leste, na divisa com Camarões, encontra-se parte do planalto ou maciço de Adamawa (conhecidas como Montanhas Gotel, atingindo 2419 metros em Chappal Waddi, o ponto mais elevado do país). O norte consiste de terras baixas áridas. Os países limítrofes são o Benim, o Níger, o Chade e Camarões.

A floresta e os bosques ocorrem principalmente no terço sul do país, que é afetado por chuvas sazonais vindas do oceano Atlântico entre Junho e Setembro. À medida que se segue para norte, o país vai-se tornando mais seco e a vegetação mais semelhante à da savana. O terço norte do país inclui-se na região semiárida do Sahel, que marca o limite sul do deserto do Saara.

 

ÁFRICA- REPÚBLICA SAHARAUI

Deserto do Saara

CAPITAL: EL AAIÚN            

PONTOS DE INTERESSE: MAR E O DESERTO

República Árabe Saarauí Democrática ou pela forma curta República Saarauí, é um estado parcialmente reconhecido internacionalmente, que reivindica soberania sobre todo o território do Saara Ocidental. Embora se encontre atualmente sob disputa entre a autoproclamada República Saarauí e o governo central do Marrocos, o território do Saara Ocidental, à luz do direito internacional, tem até hoje a Espanha como administrador de jure (perante a lei), estando o território do Saara Ocidental até hoje constando na lista da Organização das Nações Unidas (ONU) de territórios ainda não descolonizados.

A região do Saara Ocidental é predominantemente plano, baixo e desértico com pequenas montanhas rochosas no sul e no nordeste. O clima é quente e seco, as fontes de água são esparsas e menos de 1% da terra é arável. Por conta disso, a pesca é a principal fonte de indústria e também de alimento. O fósforo e o minério de ferro são os recursos naturais mais importantes. O Marrocos controla toda a costa e assinou, com a União Europeia, um acordo que permite a pesca, por barcos europeus, nas águas do Saara Ocidental.

 

ÁFRICA- RUANDA

Kigali – Ruanda

CAPITAL: KIGALI 

PONTOS DE INTERESSE: LAGO KIVU UM DOS MAIORES DE ÁFRICA; GORILAS DA MONTANHA

Ruanda é um país sem costa marítima localizado na região dos Grandes Lagos da África centro-oriental, fazendo fronteira com Uganda, Burundi, República Democrática do Congo eTanzânia.

Embora próximo da Linha do Equador, o país possui um clima temperado fresco, devido a sua alta elevação. O terreno consiste principalmente de planaltos gramíneos e colinas suaves. A abundante vida selvagem, incluindo raros gorilas-das-montanhas, resultou no turismo tornando-se um dos maiores setores da economia do país.

A capital e maior cidade, Kigali, está localizada próximo ao centro do território do país.

 

ÁFRICA- SANTO TOMÉ E PRÍNCIPE

São Tomé , Ilhéu de Rolas

São Tomé e Principe

CAPITAL: SANTO TOMÉ     

PONTOS DE INTERESSE: CIDADE DE SÃO TOMÉ; ROÇAS DE CAFÉ; PRAIAS DESERTAS; ILHÉU DE ROLAS; NEVES

São Tomé e Príncipe, é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (Ilha de São Tomé e Ilha do Príncipe) e várias ilhotas, num total de 1001 km², com cerca de 160 mil habitantes. Não tem fronteiras terrestres, mas situa-se relativamente próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria.

As ilhas de São Tomé e do Príncipe ficam situadas junto à linha do Equador (atravessa o Ilhéu das Rolas) e a cerca de 300 km da costa Ocidental de África. Todo o arquipélago está inserido no rifte da linha vulcânica dos Camarões.

São Tomé e Príncipe tem um clima do tipo equatorial, quente e húmido, com temperaturas médias anuais que variam entre os 22 °C e os 30 °C. É um país com uma multiplicidade de microclimas, definidos, principalmente, em função da pluviosidade, da temperatura e da localização. A temperatura varia em função da altitude e do relevo.

 

ÁFRICA- SENEGAL

Transporte tradicional do Senegal

CAPITAL: DAKAR 

PONTOS DE INTERESSE: PORTO DE PESCA DE OUAKAM; MERCADO DO PEIXE EM MBOUR

Senegal é um país localizado na África Ocidental. Faz fronteira com o Oceano Atlântico a oeste, com a Mauritânia ao norte e ao leste, com o Mali, a leste, e com a Guiné e a Guiné-Bissau ao sul. A Gâmbia forma um quase-enclave no Senegal, penetrando mais de 300 km para ointerior. As ilhas de Cabo Verde estão localizados 560 km da costa do Senegal. O país deve o seu nome ao rio que faz fronteira com ele para o leste e para o norte e sobe no Fouta Djallon na Guiné. O clima é tropical e seco com duas estações: a estação seca e a estação chuvosa.

 

ÁFRICA- SEYCHELLES

Seychelles

CAPITAL: VICTORIA            

PONTOS DE INTERESSE: ILHAS: MAHE, PRASLIN E LA DIGUE

Seycheles, são um país insular localizado no Oceano Índico ocidental, constituído por 115 ilhas distribuídas entre váriosarquipélagos localizados a norte e nordeste de Madagáscar. Fazem parte das Seicheles as Ilhas Seycheles propriamente ditas, as Ilhas Amirante, as ilhas Farquhar, as ilhas Aldabra e algumas outras ilhas dispersas. Além de Madagáscar, os seus vizinhos mais próximos são as Maurícias, a sudeste, as Comores e Mayotte, a sudoeste, e as Ilhas Gloriosas, a sul. Capital: Victoria. Juntamente com a Líbia e as Maurícias, são os únicos países do continente africano com Índice de Desenvolvimento Humano considerado alto.

O clima é tropical com humidade elevada, sendo mais fresco entre Maio e Setembro devido às monções vindas do sudeste. A monção noroeste é de Março a Maio, tendo temperaturas mais mornas. As chuvas têm precipitações médias de 2800 mm em Mahé, ao nível do mar, e 3550 mm nas montanhas.

 

ÁFRICA- SERRA LEOA

Mulheres de Serra Leoa

CAPITAL: FREETOWN         

PONTOS DE INTERESSE: SELVA DE MOYAMBE

Serra Leoa, é um país da África Ocidental. É delimitada com a Guiné ao norte e nordeste, a Libéria a sudeste, e com o Oceano Atlântico ao sudoeste. Abrange uma área total de 71.740 km² e sua população é estimada em 7 milhões de habitantes. O país possui um clima tropical, com um ambiente diversificado variando de savana para florestas tropicais. É uma república constitucional que compreende quatro províncias. A capital da república é Freetown, sede do governo, principal centro econômico e maior cidade do país.

O país tem quatro regiões geográficas distintas. No leste predomina o planalto, intercalado com altas montanhas, onde o Monte Bintumani – ponto mais elevado do país – atinge 1.948 metros. A parte superior da bacia de drenagem do rio Moa está localizado no sul da região. O clima do país é o tropical, com duas estações definidas que determinam o ciclo agrícola: a estação chuvosa, de maio a novembro, e uma estação seca de dezembro a abril, quando ventos frescos e secos sopram do Deserto do Saara.

 

ÁFRICA- SOMÁLIA

Crianças da Somália

CAPITAL: MOGADISCIO     

PONTOS DE INTERESSE: ARQUITECTURA DA CIDADE DE MOGADISCIO

Somália, é um país localizado no Corno de África. Faz fronteira com o Djibuti no noroeste, Quênia no sudoeste, o Golfo de Aden com o Iémena norte, o Oceano Índico a leste e com a Etiópia no oeste.

A Somália é o país mais oriental da África, e ocupa uma área de 637.657 km² (aproximadamente igual à soma da área dos estados brasileirosde Minas Gerais e Espírito Santo). A região ocupada pelo país é comumente chamada Chifre da África – pela semelhança entre o desenho de seu mapa com o chifre de um rinoceronte. A região do Chifre da África (ou Corno de África, como é conhecida em Portugal) também inclui os vizinhos Etiópia e Djibuti.

 

ÁFRICA- SUAZILÂNDIA

Cabana tradicional na Suazilândia

CAPITAL: MBABANE           

PONTOS DE INTERESSE: MANZINI; HHOHHO; LUBOMBO

Suazilândia é um pequeno país da África Austral, limitado a leste por Moçambique e em todas as outras direcções pela África do Sul. Suas capitais são Mbabane (administrativa) e Lobamba (legislativa).

Esse pequeno e montanhoso país do sul da África, sem saída para o mar, é uma das poucas monarquias remanescentes no continente. Em seu território predominam os planaltos cobertos por savanas e pastagens.

O clima é temperado nas áreas montanhosas, com média de 15 °C, e subtropical nas planícies, com 22 °C de média anual. As chuvas são abundantes em todo o país e aumentam com a altitude. A estação húmida é o verão, de outubro a março.

 

ÁFRICA- ÁFRICA DO SUL

Cidade do Cabo – Africa do Sul

CAPITAL: PRETÓRIA           

PONTOS DE INTERESSE: CIDADE DO CABO; PARQUE NACIONAL KRUGER; RIO LIMPOPO

África do Sul, é um país localizado no extremo sul da África, entre os oceanos Atlântico e Índico, com 2 798 quilômetros de litoral.  É limitado pela Namíbia, Botsuana e Zimbábue ao norte; Moçambique e Suazilândia a leste; e com o Lesoto, um enclave totalmente rodeado pelo território sul-africano.

O país é conhecido por sua biodiversidade e pela grande variedade de culturas, idiomas e crenças religiosas.

A África do Sul tem uma paisagem variada. Na parte ocidental, estende-se um grande planalto composto em parte por deserto e em parte por pastagens e savanas, cortado pelo curso do rio Orange e do seu principal afluente, o Vaal. A sul, erguem-se as cordilheiras doKaroo e, a leste, o Drakensberg, a maior cadeia montanhosa da África meridional, onde situa-se o ponto mais elevado do país no Mafadicom 3450 metros, na fronteira África do Sul-Lesoto. A norte, o curso do rio Limpopo serve de fronteira com o Botsuana e o Zimbabué. O clima varia entre uma pequena zona de clima mediterrânico, no extremo sul, na região do Cabo, a desértico a noroeste. No Drakensberg há áreas com clima de montanha e neve nos pontos mais elevados, comumente no inverno.

 

ÁFRICA- SUDÃO DO NORTE

Crianças a transportar água no Sudão do Norte

CAPITAL: CARTUM             

PONTOS DE INTERESSE: PROMONTÓRIO ROCHOSO DE DJEBEL PARKAL; RIO NILO

Sudão é um país africano, limitado a norte pelo Egipto, a leste pelo Mar Vermelho, por onde faz fronteira com a Arábia Saudita, pela Eritreia e pela Etiópia, a sul pelo Sudão do Sule a oeste pela República Centro-Africana, Chade e Líbia. O Rio Nilo divide o país em duas metades: a oriental e a ocidental.

Até 2011, o Sudão era o maior país da África e do Mundo árabe, quando o Sudão do Sul se separou em um país independente, após um referendo sobre a independência. O Sudão é hoje o terceiro maior país da África (após a Argéliae a República Democrática do Congo) e também o terceiro maior país do mundo árabe.

Os desertos da Núbia e da Líbia tem o clima árido e predominam no norte, enquanto no sul são as savanas e florestas tropicais que tomam conta da paisagem. O rio Nilo é o principal rio do país, e é fonte de energia eléctrica e de irrigação para as plantações dealgodão, principal produto de exportação, ao lado da goma-arábica. A maioria da população vive da agricultura de subsistência e dapecuária.

Da região central a sul do país o clima predominante é o tropical, tendo raras ocasiões onde o clima suptropical predomina e interfere no clima, por conta dos desertos presentes em quase todo o território.

 

ÁFRICA- SUDÃO DO SUL

Família no Sudão do Sul

CAPITAL: YUBA   

PONTOS DE INTERESSE: VALE DO NILO

Sudão do Sul é um país encravado localizado no nordeste da África. Tem esse nome devido à localização geográfica, ao sul do Sudão. Além da divisa com o Sudão ao norte, o Sudão do Sul faz fronteira a leste com a Etiópia, ao sul com o Quênia, Uganda eRepública Democrática do Congo e a oeste com a República Centro-Africana.

O Sudão do Sul, também chamado de Novo Sudão, possui quase todos os seus órgãos administrativos em Juba, a capital, que é também a maior cidade.

 

ÁFRICA- TANZÂNIA

Cratera de Ngorongoro – Tânzania

CAPITAL: DODOMA            

PONTOS DE INTERESSE: ZANZIBAR; LAGO VITÓRIA; CRATERA NGORONGORO (PARQUE NACIONAL DE SERENGUETI)

Tanzânia é um país da África Oriental, limitado a norte pelo Uganda e pelo Quénia, a leste pelo Oceano Índico, a sul por Moçambique, pelo Malaui e pela Zâmbia, e a oeste pelo Burúndi, por Ruanda e pela República Democrática do Congo (fronteira exclusivamente lacustre, através do lago Tanganica). Ademais de sua parte continental, a Tanzânia inclui o arquipélago de Zanzibar, no Oceano Índico.

A Tanzânia é montanhosa no nordeste, onde está situado o Monte Kilimanjaro, o pico mais alto da África. Para o norte e oeste estão os Grandes Lagos como o Lago Vitória (o maior lago da África) e o Lago Tanganica (o lago mais profundo da África, conhecido por suas espécies únicas de peixes). Na Tanzânia central se inclui uma grande planalto, com planícies e terras aráveis. A costa oriental é quente e húmida, com as ilhas do Arquipélago de Zanzibar.

A Tanzânia contém muitos grandes parques de fauna silvestre ecologicamente importantes, como a famosa Cratera Ngorongoro, no Parque Nacional de Serengueti ao norte.

 

ÁFRICA- TOGO

Aldeia tradicional no Togo

CAPITAL: LOMÉ   

PONTOS DE INTERESSE: PRAIAS; FLORESTA; MONTANHAS

Togo é um país africano, limitado a norte por Burkina Faso, a leste pelo Benin, a sul pelo Oceano Atlântico e a oeste por Gana. Capital: Lomé. Localizado no oeste da África, Togo é constituído por um estreito território que reúne povos de diferentes origens. O grupo étnico euê, o mais numeroso (45,4% da população), concentra-se no sul, perto do litoral, a região mais desenvolvida. A maioria dos habitantes vive da agricultura, cujos principais produtos são o algodão e a cana-de-açúcar. O país é importante centro de comércio regional graças ao porto de sua capital, Lomé.

 

ÁFRICA- TÚNISIA

Djerba – Tunisia

CAPITAL: TÚNEZ 

PONTOS DE INTERESSE: DESFILADEIROS DE TAMERZA; DJERBA; DESERTO; SITIO ARQUEOLÓGICO DE CARTAGO; ANFITEATRO DE EL JEM

Tunísia é um país da África do Norte que pertence à região do Magrebe. É limitada ao norte e o leste pelo mar Mediterrâneo, através do qual faz fronteira com a Itália, ficando especialmente próxima da ilha de Pantelária e das ilhas Pelágias. Possui fronteira ocidental com a Argélia (965 km) e a leste e sul com a Líbia (459 km). A sua capital e maior cidade é Túnis, que está situada no nordeste do país.

Embora seja relativamente pequeno em tamanho, o país conta com uma grande diversidade ambiental, devido à sua extensão norte-sul. A sua extensão leste-oeste é limitada. As diferenças da Tunísia como o resto do Magrebe, são em grande parte diferenças ambientais definidas na direção norte-sul, como a diminuição acentuada das chuvas na região sul.

O clima da Tunísia encontra-se sujeito a influências mediterrânicas e saarianas. O clima mediterrâneo predomina no norte e caracteriza-se por invernos amenos e verões quentes e secos. As temperaturas variam em função da latitude, altitude ou proximidade em relação ao Mar Mediterrâneo. As temperaturas médias são de 12 °C em Dezembro e 30 °C em Julho.

 

ÁFRICA- UGANDA

Uganda

CAPITAL: KAMPALA           

PONTOS DE INTERESSE: PARQUE NATURAL RAINHA ISABEL

Uganda é um país sem ligação com o mar no leste da África. Faz fronteira a leste com o Quénia, a norte com o Sudão do Sul, a oeste com a República Democrática do Congo, a sudoeste com Ruanda e a sul com a Tanzânia. Uganda é o segundo país sem litoral mais populoso no continente africano. A parte sul do país inclui uma parcela substancial do Lago Vitória, compartilhado com o Quênia e Tanzânia, situando o país na região dos Grandes Lagos Africanos. Uganda também se encontra dentro da bacia do Nilo, e tem um clima variado, mas geralmente equatorial.

O nome Uganda deriva do reino do Buganda, que ainda hoje é considerado administrativamente como uma entidade semiautónoma, compreendendo toda a Região Central do país, incluindo a capital, Kampala. 

 

ÁFRICA- DJIBOUTI

Centro de Djibouti

CAPITAL: DJIBOUTI               

PONTOS DE INTERESSE: PAISAGENS COM LAGOS, MONTANHAS E VULCÕES

Djibouti é um pequeno país do nordeste de África, limitado a norte pela Eritreia, a leste pelo estreito de Bab el Mandeb, pelo Golfo de Áden e pela Somália e a sul e oeste pela Etiópia. A capital é Djibuti.

O golfo, o mar Vermelho e o canal de Suez são acidentes geográficos que servem de acesso ao oceano Índico e ao mar Mediterrâneo. A contribuição dada pela localização de Djibouti foi a transformação da capital do mesmo nome, em um porto principal. De modo potencial, a importância dessa localização é estratégica. Apesar da livre passagem dos navios pela litoral de Djibuti, para uma nação poderosa tomar posse da área, a possibilidade seria o controle da navegação de navios entre o oceano Índico e o mar Mediterrâneo.

Em geral, toda a superfície do Djibuti é árida, recortada por depressões profundas e coberta de areais. Na zona montanhosa correm três riachos de leito arenoso, o Sadai, o Adaleyi e o Iboli. Um rio subterrâneo, o Ambouli, constitui importante fonte de fornecimento de água.

 

ÁFRICA- ZÂMBIA

Quedas de Água de Victória- Zâmbia

CAPITAL: LUSAKA               

PONTOS DE INTERESSE: ZAMBEZE E SUAS MARGENS; QUEDAS DE ÁGUA DE VICTÓRIA 

Zâmbia é um país sem costa marítima da África austral. É limitada a norte pela República Democrática do Congo e pela Tanzânia, a leste pelo Malawi, a sul por Moçambique, pelo Zimbábue e pela Namíbia, e a oeste por Angola. Sua capital é Lusaka, localizada no sudeste do país.

Situada no centro-sul da África, a Zâmbia abriga as famosas Cataratas de Vitória (Victoria Falls), no rio Zambeze, que formam uma cortina de água de cerca de 90 m de altura, na divisa com o Zimbábue. A maior parte de seu território é coberta por savanas.

Parques nacionais abrigam grande variedade de animais, sobretudo próximo aos rios Luangwa e Kafue. Um grande planalto predomina na porção leste e atinge o ponto mais alto no altiplano no Monte Nyika (2.606 m). A população, dividida em cerca de 70 etnias, concentra-se nas regiões de extração de cobre, ao norte da capital, Lusaka. A Zâmbia está entre os maiores produtores mundiais desse minério, responsável por 50% das exportações do país, em 1998. Possui ainda reservas de cobalto, zinco e chumbo. A agricultura, que ocupa 73,7% da força de trabalho, também é economicamente importante.

 

ÁFRICA- ZIMBABUÉ  

Reserva natural no Zimbabué

         

CAPITAL: HARARE               

PONTOS DE INTERESSE: CATARATAS VITÓRIA

Zimbábue é um país da África Austral, anteriormente designado Rodésia. É limitado a norte pela Zâmbia, a norte e a leste por Moçambique, a sul pela África do Sul e a sul e oeste pelo Botswana. A capital é Harare.

Os artistas são valorizados no Zimbabwe e muitos conseguem viver da atividade no próprio país. Ao contrário do que acontece em outros países africanos, cujos artistas muitas vezes são forçados a ir para a Europa. Nas artes tradicionais são destaques as obras de cerâmica, cestaria, tecidos pintados, jóias e esculturas em madeira.

No país encontra-se um dos poucos grandes edifícios antigos, feitos pelos nativos da África negra, a cidadela do Grande Zimbabwe, monumento que dá nome ao país.

 

Mapa da Oceania

 

OCEÂNIA- AUSTRÁLIA

Grande barreira de coral – Austrália

CAPITAL: CANBERRA          

PONTOS DE INTERESSE: AYERS ROCK; SYDNEY; GRANDE BARREIRA DE CORAL; ILHAS LORD HOWE; ILHA DE FRASER

Austrália é um país do hemisfério sul, localizado na Oceânia, que compreende a menor área continental do mundo  (“continente australiano”), a ilha da Tasmânia e várias ilhas adjacentes nos oceanos Índico e Pacífico. É banhado pelo oceano Índico, a sul e a oeste, pelomar de Timor, mar de Arafura e Estreito de Torres, a norte, e pelo mar de Coral e mar da Tasmânia, a leste. Através destes mares, tem fronteira marítima com a Indonésia, Timor-Leste e Papua-Nova Guiné, a norte, e com o território francês da Nova Caledónia, a leste, e a Nova Zelândia a sudeste.

 Apesar de ser considerado o “menor continente do mundo” a Austrália é o sexto maior país em área total  (ficando atrás somente de Rússia, Canadá, China, Estados Unidos e Brasil).

A Grande Barreira de Corais, o maior recife de coral do mundo, encontra-se a uma curta distância da costa nordeste e estende-se por mais de 2 000 quilômetros. O Monte Augustus, reivindicado como o maior monólito do mundo, situa-se na Austrália Ocidental. Com 2 228 metros, o Monte Kosciuszko, na Grande Cordilheira Divisória, é a montanha mais alta do continente australiano, apesar de o Pico Mawson, localizado no remoto território australiano da Ilha Heard, ser mais alto, com 2 745 metros de altura.

A Austrália é o continente mais plano, com os solos mais antigos e menos férteis; o deserto ou terra semiárida conhecida como Outback compõe a maior parte de terra. É o continente habitado mais seco, tendo apenas as partes sudeste e sudoeste um clima temperado. A densidade populacional, de 2,8 habitantes por quilômetro quadrado, está entre as mais baixas do mundo, embora uma grande parte da população esteja concentrada no litoral temperado do sudeste.

 

OCEÂNIA- FIJI

Ilhas Fiji

CAPITAL: SUVA   

PONTOS DE INTERESSE: ILHA VITI LEVU; ILHA DAS TARTARUGAS (NANUYA LEVU); FLORESTAS TROPICAIS

 Ilhas Fiji é um país insular da Oceânia, composto por 332 ilhas no Oceano Pacífico. Fíji faz fronteira marítima com Tuvalu e com o território francês de Wallis e Futuna a norte, com Tonga a leste, e com o território francês da Nova Caledónia, com Vanuatu e com as Ilhas Salomão a oeste. A sul, a terra mais próxima corresponde às ilhas neozelandesas de Kermadec, mas estão bastante afastadas.

As duas ilhas mais importantes são Viti Levu e Vanua Levu. É em Viti Levu que se situa a capital, Suva, e onde vivem quase três quartos da população. As ilhas são montanhosas, com picos que se erguem aos 1.324 m no Monte Vitória ou Tomanici na língua fijiana, na área central da ilha Viti Levu, e cobertas por florestas tropicais.

 

OCEÂNIA- KIRIBATI

Kiribati

CAPITAL: BARIKIRI             

PONTOS DE INTERESSE: ILHA FENUA- URA

 Kiribati  é um país soberano composto por dezenas de ilhas, atóis e recifes espalhados por uma vasta área ao centro doOceano Pacífico, abrangendo da Micronésia à Polinésia. É o único país do mundo com territórios nos quatro hemisférios da Terra. Apesar disso, seu território terrestre total, somado, coloca-o entre os menores países do mundo. É o primeiro país do mundo a mudar de ano, na ilha de Kiritimati, devido ao fuso horário (UTC+14), de modo que a República de Quiribáti é o país mais adiantado em questão de horário.

É considerado um dos países mais suscetíveis às mudanças climáticas e ao consequente aumento do nível dos oceanos. Especula-se que a existência do país esteja, assim, ameaçada, estando as ilhas de Quiribáti condenadas a desaparecer.

 

OCEÂNIA- ILHAS MARSHALL

Ilhas Marshall

CAPITAL: MAJURO             

PONTOS DE INTERESSE: RECIFES DE CORAL

Ilhas Marshall são um país da Micronésia, cujos vizinhos mais próximos são Kiribati, a sul, os Estados Federados da Micronésia, a oeste, e a Ilha Wake, pertencente aosEstados Unidos, a norte.

As Ilhas Marshall compreendem 29 atóis e 5 ilhas, agrupadas em duas secções, uma oriental chamada Grupo Ratak (“Ratak Chain” eminglês, e que significa o nascer-do-sol) e outra a ocidente, Ralik (que significa o pôr-do-sol). Dois terços da população vive em Majuro, a capital, e em Ebeye.

 

OCEÂNIA- MICRONÉSIA

Micronésia

CAPITAL: PALIKIR               

PONTOS DE INTERESSE: DIVERSAS CASCATAS

Micronésia é o nome de uma região do Oceano Pacífico ocidental localizada entre as Filipinas a oeste, a Indonésia a sudoeste, a Nova Guiné e a Melanésia a sul e a Polinésia a sudeste e leste.

É formada por centenas de pequenas ilhas agrupadas em vários arquipélagos e divididas por sete territórios: As Ilhas Marianas, divididas entre as Ilhas Marianas do Norte (um “Estado Livre Associado” aos Estados Unidos) e o Território de Guam (uma dependência dos Estados Unidos); As Ilhas Carolinas, que agrupam os Estados Federados da Micronésia e a República de Palau, a República das Ilhas Marshall, a República de Nauru e a República de Kiribati.

Paliquir  é a capital dos Estados Federados da Micronésia, uma pequena república federal composta por quatro grupos de ilhas localizadas no Oceano Pacífico. 

 

OCEÂNIA- NAURU

Praia em Nauru

CAPITAL: YAREN 

PONTOS DE INTERESSE: PARAÍSO PARA MERGULHADORES

 Nauru e antes conhecido por Pleasant Island (Ilha Aprazível), é um país insular do hemisfério sul, localizado na Oceânia, que compreende uma área de 21 quilômetros quadrados, o que faz dele o menor país insular do mundo. A ilha mais próxima ao país é a Ilha Banaba, no Kiribati, 300 quilômetros a leste.

Nauru é uma pequena ilha de fosfato rodeada de um arrecife que fica exposto com a maré baixa ao oeste do Oceano Pacífico, ao sul das Ilhas Marshall. A maior parte da população vive em estreito cinturão costeiro. Uma planície central cobre aproximadamente 45% do território e se eleva uns 65 metros sobre o nível do mar. Possui uma pequena laguna ao sudoeste da ilha, chamada Laguna Buada.

 

OCEÂNIA- NOVA ZELÂNDIA

Parque Nacional de Tongariro- Nova Zelândia

CAPITAL: WELLINGTON    

PONTOS DE INTERESSE: BELEZA NATURAL; DESPORTO DE AVENTURA; CULTURA MAORI; TE WAHIPOUNAMU

Nova Zelândia é um país insular no sudoeste do Oceano Pacífico formado por duas massas de terra principais (comumente chamadas de Ilha do Norte e Ilha do Sul) e por numerosas ilhas menores, sendo as mais notáveis as ilhas Stewart e Chatham. 

A Nova Zelândia é formada por duas ilhas principais e um algumas ilhas menores, situadas perto do centro do hemisfério de água. As principais ilhas do Norte e do Sul são separadas pelo Estreito de Cook, com 22 km de largura em seu ponto mais estreito. Além das duas ilhas principais, as cinco maiores ilhas habitadas são a Ilha Stewart, Ilhas Chatham, Ilha Grande Barreira (no Golfo de Hauraki), Ilha D’Urville e a Ilha Waiheke (há cerca de 22 km do centro de Auckland).

A Ilha do Sul é a maior massa de terra da Nova Zelândia e é dividida ao longo de seu comprimento pelos Alpes do Sul. Nessa cordilheira, há 18 picos com mais de 3.000 metros de altura, sendo o maior o Monte Cook, com 3 754 metros. A região de Fiordlandtem montanhas íngremes e fiordes profundos, registros da glaciação deste canto sudoeste da Ilha do Sul. A Ilha do Norte é menos montanhosa, mas é marcada pelo vulcanismo. A altamente ativa zona vulcânica de Taupo formou um grande planalto vulcânico, pontuado pela maior montanha da Ilha do Norte, o Monte Ruapehu, com 2 797 metros. O planalto também abriga o maior lago do país, o Lago Taupo, situado na cratera de um dos mais activos supervulcões do mundo.

 

OCEÂNIA- PALAU  

Ilha em Palau

             

CAPITAL: MELEKEOK          

PONTOS DE INTERESSE: FORMAÇÕES ROCHOSAS NAS LAGUNAS DAS ILHAS

Palau é um pequeno país insular da Micronésia, no Oceano Pacífico, entre os mares das Filipinas a oeste, Indonésia e Papua-Nova Guiné a sul e Estados Federados da Micronésia a leste.

A República de Palau é parte das ilhas Carolinas e consiste em oito ilhas principais e mais de 250 ilhotas e atóis, localizadas a oeste dos Estados Federados da Micronésia, entre o Mar das Filipinas, a norte e a Indonésia e Nova Guiné, a sul.

As ilhas mais importantes são Angaur, Babeldaob, Koror e Peleliu, perto da extremidade norte, todas rodeadas por uma barreira de corais.

Palau tem clima tropical com temperatura média anual de 27 °C. As chuvas ocorrem durante todo o ano, com média anual de 3800mm. A humidade média é de 82%. Os tufões são raros em Palau.

 

OCEÂNIA- PAPUA-NOVA GUINÉ  

Cerimónia tradicional em Papua-Nova Guiné

CAPITAL: PORT MORESBY 

PONTOS DE INTERESSE: CERIMÓNIAS TRADICIONAIS DA POPULAÇÃO PAPUA

Papua-Nova Guiné, é um país da Oceânia que ocupa a metade oriental da ilha da Nova Guiné, e uma série de ilhas e arquipélagos, a leste e a nordeste, embora sempre na Melanésia. A única fronteira terrestre que tem é com Papua Ocidental, a oeste, mas tem fronteiras marítimas com Palau e os Estados Federados da Micronésia, a norte, com as Ilhas Salomão, a sudeste, e com a Austrália, através do mar de Coral, estreito de Torres e mar de Arafura, a sul. A sua capital é Port Moresby.

A Papua-Nova Guiné é um dos países com maior diversidade cultural no mundo. De acordo com dados recentes, 848 línguas diferentes são listadas no país, das quais 12 não possuem nenhum falante vivo.

A Papua-Nova Guiné é um estado da Oceânia que ocupa a metade oriental da Nova Guiné e algumas ilhas próximas, como a Nova Bretanha, a Nova Irlanda ou o Arquipélago das Luisíadas. A outra metade da ilha de Nova Guiné pertence à Indonésia. Apenas faz fronteira com a Indonésia: essa fronteira tem 820 km de extensão. A sua costa tem um total de 5 152 km. Seu relevo resume-se em planícies costeiras de baixo relevo ao norte e ao sul onde é mais extensa, constituída por florestas tropicais densas e rios caudalosos como o rio Fly, o maior deles, que ruma para o sul até o Golfo de Papua, formando um extenso delta juntamente com outros rios.

 

OCEÂNIA- ILHAS SALOMÃO  

Negros loiros das ilhas de Salomão

           

CAPITAL: HONIARA            

PONTOS DE INTERESSE: RENNELL ORIENTAL

As Ilhas Salomão são um país no oceano Pacífico, na Melanésia, situados no arquipélago de mesmo nome.  O país inclui também as ilhas Santa Cruz e outras ilhas e atóis isolados. Tem fronteiras marítimas com a Papua-Nova Guiné, a oeste, com Nauru, a nordeste, e com Vanuatu, a sudeste. Capital: Honiara.

As Ilhas Salomão são uma pequena nação insular que se situa a leste da Papua-Nova Guiné e que consiste de muitas ilhas.A distância entre as ilhas situadas mais a leste e as situadas mais a oeste é de cerca de 1500 km. As ilhas de Santa Cruz, em especial, localizadas a norte de Vanuatu (país de que faz parte Tikopia), estão isoladas mais de 200 km das outras ilhas. Existem vulcões em vários graus de actividade em algumas das ilhas maiores, ao passo que a maior parte das menores são apenas pequenos atóis cobertos de areia e palmeiras.

 

OCEÂNIA- SAMOA

Ilha em Samoa

CAPITAL: APIA    

PONTOS DE INTERESSE: ILHA DE UPOLU

Samoa é um Estado soberano da Polinésia na Oceânia, constituído pelas duas ilhas ocidentais (e maiores) das Ilhas Samoa: Savai’i e Upolu. O seu vizinho mais próximo é a Samoa Americana, a leste, e os restantes são Tonga a sul,Tuvalu a noroeste, Wallis e Futuna a oeste e Tokelau a norte. A capital é Apia.

As ilhas de Samoa situam-se no sul do Oceano Pacífico, na região da Polinésia, entre o Havai e a Nova Zelândia. A área total do país é de 2.842 km², que consiste em duas grandes ilhas principais: Upolu e Savai’i, separadas pelo estreito de Apolima, que representam 99% da área total de Samoa, além de oito pequenas ilhotas.

 

OCEÂNIA- TONGA

Ilha de Mo’Unu em Tonga

CAPITAL: NUKU’ALOFA     

PONTOS DE INTERESSE: ILHA DE MO’UNU

Tonga é um país da Oceânia, integrante da Polinésia e formado pela união de 177 ilhas de mesmo nome, também conhecidas como Ilhas Amigáveis. Através de seu território marítimo, faz fronteira ao norte com o território ultramarino francês de Wallis e Futuna e com Samoa; a nordeste com a Samoa Americana; a leste com os territórios de Niue e das Ilhas Cook, pertencentes à Nova Zelândia; e a oeste com Fiji. Ao sul, as ilhas mais próximas são as Kermadec, também sob domínio da Nova Zelândia. Sua capital é Nuku’alofa, que também é o seu principal centro urbano.

O arquipélago se situa na Polinésia Ocidental, ligeiramente ao norte do Trópico de Capricórnio. A capital, Nuku’alofa, localiza-se a aproximadamente 1 770 km ao nordeste de Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia, e a 690 km de Suva, a capital e maior cidade de Fiji.

 

OCEÂNIA- TUVALU

Atol de Funafuti em Tuvalu

CAPITAL: FUNAFUTI

PONTOS DE INTERESSE: ATOL DE FUNAFUTI

Tuvalu é um Estado da Polinésia formado por um grupo de nove atóis. Tem fronteiras marítimas com o Kiribati, a norte e a nordeste; com o território neozelandês de Tokelau, a leste; com Samoa, a sudeste; com o território francês de Wallis e Futuna a sul; e com Fiji, também a sul. Fica estrategicamente localizado no sul da Oceânia. A oeste o vizinho mais próximo são as Ilhas Salomão, mas a distância entre os dois grupos de ilhas é considerável (cerca de 900 quilômetros).

Devido ao aquecimento global, o pequeno território do país corre o risco de ser submerso pelas águas oceânicas. Tal risco tem sido muito divulgado pelos ambientalistas como um exemplo das consequências das emissões descontroladas de gases poluentes na atmosfera terrestre causadores do efeito estufa,apesar de haver divergências no campo científico sobre a relação dos gases estufa e aquecimento global. Grande parte das ilhas não passam dos 7 metros de altura.

 

OCEÂNIA- VANUATU

Tribo de Vanuatu

CAPITAL: PORT VILA          

PONTOS DE INTERESSE: TRIBOS DE VANUATU

Vanuatu é um Estado soberano insular da Melanésia, que ocupa o arquipélago das Novas Hébridas. Tem fronteiras marítimas com as Ilhas Salomão, a norte; com o território francês da Nova Caledônia (Nova Caledónia, em português europeu), a sul; e com Fiji, a leste. A capital é Port Vila (ou Porto Vila, como também é chamada em português).

Vanuatu é um arquipélago composto por 83 ilhas relativamente pequenas, das quais duas – Matthew e Hunter – são também reclamadas pelo departamento francês de ultramar de Nova Caledônia. Geologicamente recentes, as ilhas são de origem vulcânica, espalhadas a uma distância de 1 300 km de norte a sul. 

 

INDICE DE PAÍSES  (POR CONTINENTE)

PORTUGAL

PORTUGAL

 

CONTINENTEPAÍSCAPITALRECOMENDAÇÕES
EUROPAALBÂNIATIRANAcastelo medieval de isutrint
EUROPAALEMANHABERLIMcastelo de neuchwanstein na baviera
EUROPAANDORRAANDORRA-A-VELHApaisagens de montanhas dos pirinéus
EUROPAAUSTRIAVIENApalácio belvedere
EUROPACHIPRENICOSIAmontanhas de quirinia
EUROPABÉLGICABRUXELASbruges
EUROPABIELORRÚSSIAMINSKcastelo de mir
EUROPABÓSNIA E HERZEGOVINASARAJEVOstari most, a “velha ponte” de mostar
EUROPABULGÁRIASÓFIAcatedral alexandre nevsky em sófia
EUROPAREPÚBLICA CHECAPRAGAcidade de cesky krumlov
EUROPACROÁCIAZAGREBdrubovnik
EUROPADINAMARCACOPENHAGAporto de copenhaga
EUROPAESLOVÁQUIABRATISLAVAcastelo de becove e de bojnice
EUROPAESLOVÉNIALIUBLIANAcidade antiga de liubliana
EUROPAESPANHAMADRIDbarcelona/ montserrat
EUROPAESTÓNIATALLÍNcidade medieval de tallin
EUROPAFINLÂNDIAHELSINQUIAlapónia
 EUROPA FRANÇA PARIS palácio de versailles
EUROPAGRÉCIAATENASsantorini / mykonos
EUROPAHUNGRIABUDAPESTElagos dalaton e danúbio
EUROPAIRLANDADUBLINcircuito ring of kerry (sudoeste ilha)
EUROPAISLÂNDIAREIQUEJAVIQUEgeisers, lagos, glaciares, vulcões
EUROPAITÁLIAROMAponte vecchio em florença
EUROPALETÓNIARIGApalácio de rundale
EUROPALIECHTENSTEINVADUZpraça-forte de gutenberg
EUROPALITUÂNIAVILNIUSpraça-forte de trakai
EUROPALUXEMBURGOLUXEMBURGOcastelo de vianden
EUROPA MACEDÓNIASKOPJEigreja ortodoxa de s.joão em kaneo
EUROPAMALTALA VALETAfortificações de la valeta
EUROPAMOLDÁVIAQUISINAUrios prut e dniestre
EUROPAMÓNACOMÓNACOcasino de monte carlo
EUROPAMONTENEGROPODGORICAsventi stefan
EUROPANORUEGAOSLOfiordes, glaciar de brikdal, bergen
EUROPAPAÍSES BAIXOSAMESTERDÃOarredores de amesterdão
EUROPAPOLÓNIAVARSÓVIAgdansk / castelo kornik
EUROPAPORTUGALLISBOApraias / capitais distrito / aldeias históricas
EUROPAREINO UNIDOLONDRESstonehenge / universidade crambridge
EUROPAROMÉNIABUCARESTEmontes ciucas nos carpatos
EUROPARÚSSIAMOSCOVOcatedral e palácio de s.petersburgo
EUROPASAN MARINOCIDADE DE SAN MARINOCidade fortificada de San Marino
EUROPASERVIABELGRADOfortaleza de kalemagdan
EUROPASUÉCIAESTOCOLMOilha de gotland
EUROPASUIÇABERNAzurique / alpes
EUROPAUCRÂNIAKIEVcatedral de s.miguel em kiev
EUROPAVATICANOCIDADE DO VATICANOCapela sistina / basilica de s.pedro
REPÚBLICA DOMINICANA

REPÚBLICA DOMINICANA

 

CONTINENTEPAÍSCAPITALRECOMENDAÇÕES
AMÉRICAANTIGUA E BARBADOSSAINT JOHN’SZonas costeiras
AMÉRICAARGENTINABUENOS AIRESpatagónia
AMÉRICABAHAMASNASSAU700 ilhas de enorme beleza
AMÉRICABARBADOSBRIDGETOWNrecifes de coral
AMÉRICABELIZEBELMOPÁNvestígios da civilização maia
AMÉRICABOLÍVIALA PAZlago titicaca/ deserto salino de uyuni
AMÉRICABRASILBRASILIArio de janeiro/ cataratas do iguaçu/  amazónia
AMÉRICACANADÁOTAVAtoronto/ cataratas niágara
AMÉRICACHILESANTIAGO DO CHILEparque nacional torres del paine
AMÉRICACOLÔMBIABOGOTÁparque natural de tayrona
AMÉRICACOSTA RICASAN JOSÉparque natural de irazú
AMÉRICACUBAHAVANAruas de havana/ varadero/ trinidad
AMÉRICADOMINICAROSEAUquedas d’água de trafalgar
AMÉRICAREPÚBLICA DOMINICANASANTO DOMINGOilha saona
AMÉRICAEQUADORQUITOcordilheira dos andes
AMÉRICAEL SALVADORSAN SALVADORparque nacional el imposible
AMÉRICAESTADOS UNIDOSWASHINGTON D. C. los angeles/ nova iorque/ parques naturais
AMÉRICAGRANADASAINT GEORGE’Sbaía de st.george e o forte george
AMÉRICAGUATEMALACIDADE DE GUATEMALAsitio arqueológico de tikal
AMÉRICAGUIANAGEORGETOWNfloresta tropical e rios caudalosos
AMÉRICAHAITÍPORT-AU-PRINCEmuseus nacionais da capital
AMÉRICAHONDURASTEGUCIGALPAgrupos indígenas isolados
AMÉRICAJAMAICAKINGSTONmuseu bob marley
AMÉRICAMÉXICOMÉXICO D. F.chitzén itzá e outros vestígios maia
AMÉRICANICARAGUAMANáGUAarquitectura colonial
AMÉRICAPANAMÁCIDADE DO PANAMÁparque natural metropolitano
AMÉRICAPARAGUAIASUNCIONPovos indigenas guaranis
AMÉRICAPERÚLIMAmachu picchu/ arequipa
AMÉRICAPORTO RICOSAN JUANparque nacional de san juan
AMÉRICASAN CRISTÓVÃO E NÉVISBASSETERREpraça da independência
AMÉRICASANTA LUCÍACASTRIESbaía de Rodney
AMÉRICASÃO VICENTE E GRANADINASKINGSTOWNvulcão soufriére
AMÉRICASURINAMEPARAMARIBOtartaruga-alaúde, a maior do mundo
AMÉRICATRINIDADE E TOBAGOPORT OF SPAINfloresta tropical húmida
AMÉRICAURUGUAIMONTEVIDEOmonumentos de montevideo
AMÉRICAVENEZUELACARACASplanaltos tepuis/ cascata gran salana
INDIA

INDIA

CONTINENTEPAÍSCAPITALRECOMENDAÇÕES
ASIAAFEGANISTÃOCABULjardins de babur
ASIAARÁBIA SAUDITARIADsagrada kaaba venerada por todos os muçulmanos- cidade santa de meca
ASIABAHRAINAl-MANAMAforte português em qal’at al-bahrain
ASIABANGLADESHDACAtemplo de ashan manzil
ASIABRUNEIBANDAR SERI BEGAWANmuseu brunei
ASIABUTÃOTHIMPHUmosteiro paro taktsang
ASIACAMBOJAPNON PEHNangkor wat/ palácio real/ aldeias flutuantes
ASIAQATARDOHApavilhão multiusos de khalifa
ASIACHINAPEQUIMhong kong/ xangai/ pequim/ guilin/ muralha da china
ASIAARMÉNIAIEREVANmosteiro de noravank
ASIACOREIA DO NORTEPYONGYANGmonumentos nacionais
ASIACOREIA DO SULSEÚLtemplo budista de bulguksa
ASIAEMIRATOS ÁRABES  UNIDOSABU DHABImesquita Sheikh zayed
ASIAFILIPINASMANILAilha bohol/ lago sebu
ASIAINDIANOVA DELHIdelhi/ agra/ jaipur/ varanasi
ASIAINDONÉSIAJACARTAjava- templo de borobudur/ bali
ASIAIRÃOTEERÃOEsfahan/ shiraz/ yazd/ kharanaq
ASIAIRAQUEBAGDADmargens do rio tigre e eufrates
ASIAISRAELJERUSALÉMmuro das lamentações/ monte do templo
ASIAJAPÃOTÓQUIOTÓquio/ quioto/ monte fuji/ castelo himeji
ASIAJORDÂNIAAMÁNpetra/ kerak/ djérach
ASIACAZAQUISTÃOASTANÁpaisagens de montanha cazaques
ASIAQUIRGUISTÃOBISKEKacampamentos nómadas das altas planicies
ASIAKUWAITCIDADE DE KUWAITgrande mesquita
ASIALAOSVIENCIANApha that luang/ wat si saket/ buddha park
ASIALÍBANOBEIRUTEpalácio de beiteddine
ASIAMALÁSIAKUALA LUMPURtorres petronas/ ilha de bornéu/ parques nacionais
ASIAMALDIVASMALÉ200 espécies de corais e mais de 1000 de peixes
ASIAMONGÓLIAULAN BATORdeserto de gobi
ASIAMYANMAR (BIRMÂNIA)NAYPYIDAWuppatasanti pagoda/ delta do rio irrawaddy
ASIANEPALKATMANDÚswayambunath/ patan/ evereste
ASIAOMÃMASCATEforte de nizua
ASIAPAQUISTÃOISLAMABADvale gligit/ mesquita badshahi em lahore
ASIAPALESTINARAMALLAHmercados de ramallah
ASIASINGAPURASINGAPURAjardim botânico de singapura
ASIASIRIADAMASCOaldeias tradicionais
ASIASRI LANKACOLOMBOcolombo/sigiriya/kandy/dambulla/polonnaruwa
ASIATAILÂNDIABANGUECOQUEdamnoen Saduak/ chiang mai/ ilhas
ASIATAIWANTAIPÉcasa nacional do teatro e concertos de taipé
ASIATAJIQUISTÃODUCHAMBÉaltas montanhas do pamir
ASIATIMOR LESTEDILImuseu da resistência timorense
ASIATURQUEMENISTÃOASHGABATmesquita de kiptchak
ASIATURQUIAANKARAistambul/ capadócia/ pamukkale
ASIAUZBEQUISTÃOTASHKENTbucara/ madrassa de mir-i-arab
ASIAVIETNAMEHANÓIbaía de halong/ sapa/ Hanói/ Ho Chi Min/ rio mekong
ASIAÍEMENSANAbeleza arquitectónica de sana
ASIAARMÉNIAYEREVÁNMuseu da história da Arménia
ASIAAZERBEIJÃOBAKÚcidade antiga de baku
ASIAGEORGIATIBLISImuseu stalin/ monte ushba
EGIPTO

EGIPTO

 

CONTINENTEPAÍSCAPITALRECOMENDAÇÕES
ÁFRICAANGOLALUANDAluanda/ parque nacional kissama/ benguela
ÁFRICAARGÉLIAARGELmontanhas do hoggar/ ghardaia
ÁFRICABENIMPORTO-NOVOcasas altas tipicas “tata somba”
ÁFRICABOTSWANAGABARONErio okavango/ deserto kalahari
ÁFRICABURKINA FASOUAGADUGÚaldeias tradicionais
ÁFRICABURUNDIBUYUMBURAparques naturais
ÁFRICACABO VERDEPRAIAilhas santiago/ pico
ÁFRICACAMARÕESYAOUNDÉfloresta tropical
ÁFRICAREPÚBLICA CENTROAFRICANABANGUIflorestas e savanas arborizadas
ÁFRICACHADEN’ DJAMENAdunas do sahara/ faya-largeau
ÁFRICACOMORESMORONIvulcão kartala
ÁFRICAREPÚBLICA DO CONGOBRAZZAVILLEafluentes do rio congo
ÁFRICAREPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGOQUINXASSArio congo/ vale do rift/ montanhas
ÁFRICACOSTA DO MARFIMYAMUSUKROflorestas densas e savana
ÁFRICAEGIPTOCAIROcruzeiro pelo nilo
ÁFRICAERITREIAASMARAregiões desérticas
ÁFRICAETIOPIAADÍS-ABEBAigrejas ortodoxas/ tribos hamar
ÁFRICAGABÃOLIBREVILLEfloresta equatorial do gabão
ÁFRICAGÂMBIABANJULquotidiano nas margens do rio gâmbia
ÁFRICAGANAACRAporto piscatório de acra
ÁFRICAGUINÉCONACRIsavana e zonas montanhosas
ÁFRICAGUINÉ-BISSAUBISSAUarquipélago dos bijagós
ÁFRICAGUINÉ EQUATORIALMALABOgorilas das florestas
ÁFRICAQUÉNIANAIRÓBIreserva natural masai-mara
ÁFRICALESOTOMASERUquedas d’ água diversas
ÁFRICALIBÉRIAMONROVIAa vida junto Às margens dos rios
ÁFRICALIBIATRÍPOLImedina de tripoli e o mercado do peixe
ÁFRICAMADAGASCARANTANANARIVOlémures de madagascar/ árvores embondeiros
ÁFRICAMALAWILILONGÜElago malawi
ÁFRICAMALIBAMAKOarquitectura natural- dogons (argila e madeira)
ÁFRICAMARROCOSRABATchefchouen / montanhas / deserto /Ait-Benhaddu/ marraquexe
ÁFRICAMAURICIASPORT LOUISresorts de luxo e belas praias
ÁFRICAMAURITÂNIANOVAKCHOTTmesquita de nouakchott
ÁFRICAMOÇAMBIQUEMAPUTObazaruto/ pemba/ inhaca / inhambane / p.n.gorongoza
ÁFRICANAMIBIAWINDHOEKtribo  himbas/ deserto do namibe
ÁFRICANÍGERNIAMEYo imponente rio níger e suas margens
ÁFRICANIGÉRIAABUYAdelta do níger/ savana
ÁFRICAREPÚBLICA SAHARAUIEL AAIÚNmar e o deserto
ÁFRICARUANDAKIGALIlago kivu um dos maiores de áfrica
ÁFRICASANTO TOMÉ E PRÍNCIPESANTO TOMÉroças de café/ praias desertas/ ilhéu de rolas
ÁFRICASENEGALDAKARporto de pesca de ouakam/ mercado do peixe em mbour
ÁFRICASEYCHELLESVICTORIAilhas: mahe, praslin e la digue
ÁFRICASERRA LEOAFREETOWNselva de moyambe
ÁFRICASOMÁLIAMOGADISCIOarquitectura da cidade de mogadiscio
ÁFRICASUAZILÂNDIAMBABANEmanzini/ hhohho/ lubombo
ÁFRICAÁFRICA DO SULPRETÓRIAcidade do cabo/ parque nacional kruger/ limpopo
ÁFRICASUDÃO DO NORTEcARTUMpromontório rochoso de djebel parkal
ÁFRICASUDÃO DO SULYUBAvale do nilo
ÁFRICATANZÂNIADODOMAzanzibar
ÁFRICATOGOLOMÉpraias/florestas/montanhas
ÁFRICATÚNISIATÚNEZdesfiladeiros de tamerza/ djerba/ deserto
ÁFRICAUGANDAKAMPALAparque natural rainha isabel
ÁFRICADJIBOUTIDJIBOUTIpaisagens com lagos, montanhas e vulcões
ÁFRICAZÂMBIALUSAKArio zambeze e suas margens
ÁFRICAZIMBABUÉHARAREcataratas vitória
FIJI

FIJI

CONTINENTEPAÍSCAPITALRECOMENDAÇÕES
OCEANIAAUSTRÁLIACANBERRAayers rock/ sydney/ grande barreira de coral
OCEANIAFIJISUVAilha viti levu/ ilha das tartarugas (nanuya levu)
OCEANIAKIRIBATIBARIKIRIilha fenua- ura
OCEANIAILHAS MARSHALLMAJUROrecifes de coral
OCEANIAMICRONÉSIAPALIKIRdiversas cascatas
OCEANIANAURUYARENparaíso para mergulhadores
OCEANIANOVA ZELÂNDIAWELLINGTONdesporto de aventura/cultura maori
OCEANIAPALAUMELEKEOKformações rochosas nas lagunas das ilhas
OCEANIAPAPUA-NOVA GUINÉPORT MORESBYcerimónias tradicionais da população papua
OCEANIAILHAS SALOMÃOHONIARApovos das ilhas e sua cultura
OCEANIASAMOAAPIAilha de upolu
OCEANIATONGANUKU’ALOFAilha de mo’unu
OCEANIATUVALUFUNAFUTIAtol de funafuti
OCEANIAVANUATUPORT VILAtribo nakulamané

 

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on StumbleUponPin on PinterestEmail this to someone