30 Dez

TOP 10 – OCEÂNIA

 

Estas são alguns dos melhores locais a conhecer na Oceânia! Vamos conhecê-los!

 

#1 AUSTRÁLIA

Austrália é um país do hemisfério sul, localizado na Oceânia, que compreende a menor área continental do mundo (“continente australiano”), a ilha da Tasmânia e várias ilhas adjacentes nos oceanos Índico e Pacífico.

 

Estes são alguns dos principais locais a conhecer na Austrália:
Sydney, a maior e mais antiga cidade da Austrália, é considerada o porto natural mais belo do Mundo. A grande baía de Jackson possui uma costa recortada, com várias enseadas e cabos, e está rodeada de colinas sobre as quais se organiza o traçado urbano.
A Ópera de Sydney foi construída entre 1963 e 1973 (projectada pelo arquitecto J.Utzon), e considerado um dos mais famosos edifícios do século XX.
A zona conhecida como The Rocks está repleta de restaurantes, sendo um dos atractivos turísticos da cidade.

Sidney- Austrália

 

Ayers Rock

Formação rochosa de Uluru, com mais de 400 milhões de anos.

Assista ao pôr-do-sol, altura em que se observam várias mudanças de cor no rochedo sagrado dos Aborígenes.

Ayers Rock- Austrália

 

Grande barreira de coral

É a maior barreira de coral do Mundo, podendo ser observadas mais de 400 variedades de coral, 1500 espécies de peixes e de cerca de 4000 tipos de moluscos. O recife da Grande Barreira é também um enorme quebra-mar natural. Começa ao sul do Trópico de Capricórnio e termina no estreito de Torres, precisamente a sul de Papuásia- Nova Guiné. Prolonga-se paralelamente à costa da província de Queensland. No total, existem mais de 600 ilhas.

Grande Barreira de Coral- Austrália

 

#2 TASMÂNIA

Picos espectaculares, desfiladeiros profundos e diversos lagos, definem o Parque Nacional Cradle Mountain no centro da Tasmânia. Uma das mais esplêndidas regiões do Mundo para caminhantes.

Tasmânia

 

#3 ILHAS FIJI

Ilhas Fiji é um país insular da Oceânia, composto por 332 ilhas no Oceano Pacífico. Fíji faz fronteira marítima com Tuvalu e com o território francês de Wallis e Futuna a norte, com Tonga a leste, e com o território francês da Nova Caledónia, com Vanuatu e com as Ilhas Salomão a oeste. A sul, a terra mais próxima corresponde às ilhas neozelandesas de Kermadec, mas estão bastante afastadas. 

Ilha das Tartarugas (Nanuya Levu)- Ilhas Fiji

 

#4 NOVA ZELÂNDIA

Na ilha do Norte da Nova Zelândia, a mais povoada, predominam cordilheiras montanhosas, vastos vales férteis e planaltos vulcânicos. A ilha do Sul também é montanhosa, com as  planícies  Canterbury a formar a sua única extensa planície.

Com clima temperado e chuvas frequentes, qualquer época é adequada para visitar a Nova Zelândia. Os meses mais quentes (de Novembro a Abril) são também os que têm mais turistas e, é imprescindível fazer reservas com antecedência. Fevereiro é quente com temperaturas médias que rondam os 24ºC a 30ºC e com baixos níveis de precipitação.

 

Alguns principais pontos de interesse na Nova Zelândia:

Auckland

Visite a cidade de Auckland, começando pelo museu da cidade, onde poderá ver uma vasta colecção de arte Maori e Polinésia. Percorra a pé um dos bairros mais antigos da cidade, o bairro Parnell, e visite ainda a Sky Tower, a Torre de Auckland.

Auckland- Nova Zelândia

 

Matamata

Faça uma viagem à “Terra dos Hobbit”, onde foi filmada a trilogia do “Senhor dos Anéis”, mais concretamente na cidade histórica de Cambridge. Este local está situado num dos lugares mais espectaculares da região sendo o único no mundo onde se pode visitar um cenário real de um filme.

Na região, em Rotorua, poderá ainda visitar a Reserva Termal e Centro Cultural Maori no Instituto Nacional de Arte e Artesanato da Nova Zelândia.

Paisagem natural da Nova Zelândia

 

#5 PAPUA NOVA GUINÉ

Nas cadeias de montanhas da Papua Nova Guiné, os picos mais altos atingem mais de 4000 m. As montanhas florestadas são ladeadas por planícies, pântanos e enormes regiões delta. O país inclui cerca de 600 outras ilhas.

A Papua-Nova Guiné é um dos países com maior diversidade cultural no mundo. De acordo com dados recentes, 848 línguas diferentes são listadas no país, das quais 12 não possuem nenhum falante vivo.

A população da Papua-Nova Guiné dá grande importância às suas cerimónias tradicionais.

Nas altas terras de Papua, as montanhas fazem barreiras naturais entre grupos diferentes ajudando-os a preservar suas singulares variedades de cultura e línguas. Com 850 idiomas falados em todo o país, Papua-Nova Guiné é a nação em que se falam mais línguas. É também aqui que se concentra parte dos idiomas ameaçados de extinção, que pode reduzir os atuais seis mil idiomas humanos a apenas seiscentos.
A cultura da Papua Nova Guiné é multifacetada e complexa. Estima-se que existem mais de 7000 grupos culturais diferentes em Papua Nova Guiné, e a maioria dos grupos tem sua própria língua. Devido a essa diversidade, em que eles se orgulham, muitos estilos diferentes de expressão cultural emergiram; cada grupo criou suas próprias formas expressivas da arte, dança, armas, trajes, canto, música ou arquitectura.

Oceania

Papua Nova Guiné

 

#6 VANUATU

Vanuatu é um arquipélago composto por 83 ilhas relativamente pequenas, das quais duas – Matthew e Hunter – são também reclamadas pelo departamento francês de ultramar de Nova Caledônia. Geologicamente recentes, as ilhas são de origem vulcânica, espalhadas a uma distância de 1 300 km de norte a sul. Vanuatu tem a maior parte das suas ilhas densamente florestadas e montanhosas. Tem um total de cinco vulcões activos.
De clima tropical, mais especificamente um clima equatorial, com meses visivelmente mais húmidos e secos. A precipitação média cerca de 2.360 milímetros por ano, e o mês mais chuvoso é Abril. O mês mais seco é Setembro.

As ilhas Vanuatu, antigamente, estavam repletas de tribos canibais. Presentemente existem algumas tribos, nomeadamente os Nakulamené que são um povo simpático, acolhedor, supersticioso e vive em comunidade onde tudo é compartilhado. Para caçar utilizam arco e flecha e pescam no mar.

Vanuatu

 

#7 MICRONÉSIA

Micronésia é o nome de uma região do Oceano Pacífico ocidental localizada entre as Filipinas a oeste, a Indonésia a sudoeste, a Nova Guiné e a Melanésia a sul e a Polinésia a sudeste e leste.

É formada por centenas de pequenas ilhas agrupadas em vários arquipélagos e divididas por sete territórios: As Ilhas Marianas, divididas entre as Ilhas Marianas do Norte  (um “Estado Livre Associado” aos Estados Unidos) e o Território de Guam  (uma dependência dos Estados Unidos); As Ilhas Carolinas, que agrupam os Estados Federados da Micronésia e a República de Palau, a República das Ilhas Marshall, a República de Nauru e a República de Kiribati.

O território da Micronésia é constituído por mais de 600 ilhas, de grande ou pequeno relevo conforme tenham origem vulcânica ou resultem de atóis de coral. No seu conjunto estendem-se de oeste para leste numa extensão de cerca de 3000 quilómetros.

Micronésia

 

#8 PALAU

Palau é um pequeno país insular da Micronésia, no Oceano Pacífico, entre os mares das Filipinas a oeste, Indonésia e Papua-Nova Guiné a sul e Estados Federados da Micronésia a leste.

A República de Palau é parte das ilhas Carolinas e consiste em oito ilhas principais e mais de 250 ilhotas e atóis, localizadas a oeste dos Estados Federados da Micronésia, entre o Mar das Filipinas, a norte e a Indonésia e Nova Guiné, a sul.

As ilhas mais importantes são Angaur, Babeldaob, Koror e Peleliu, perto da extremidade norte, todas rodeadas por uma barreira de corais.

As ilhas, do grupo das ilhas Carolinas, são em parte vulcânicas, e em parte corais na sua origem. Num arquipélago de 26 ilhas (e diversas ilhotas), apenas 8 são habitadas. A maioria das pessoas vive na pequena ilha de Koror.

Palau tem clima tropical com temperatura média anual de 27 °C. As chuvas ocorrem durante todo o ano, com média anual de 3800mm. A humidade média é de 82%. Os tufões são raros em Palau.

Em Palau ficam situadas algumas das melhores praias do mundo!

 

#9 SAMOA

Samoa é um Estado soberano da Polinésia na Oceânia, constituído pelas duas ilhas ocidentais (e maiores) das Ilhas Samoa: Savai’i e Upolu. O seu vizinho mais próximo é a Samoa Americana, a leste, e os restantes são Tonga a sul,Tuvalu a noroeste, Wallis e Futuna a oeste e Tokelau a norte. A capital é Apia.

As ilhas de Samoa situam-se no sul do Oceano Pacífico, na região da Polinésia, entre o Havai e a Nova Zelândia. A área total do país é de 2.842 km², que consiste em duas grandes ilhas principais: Upolu e Savai’i, separadas pelo estreito de Apolima, que representam 99% da área total de Samoa, além de oito pequenas ilhotas.

Praia em Samoa

Praia em Samoa

 

#10 TUVALU

Tuvalu, um dos países mais pequenos do mundo, tem nove recifes de coral, todos com menos de 4,6 m acima do nível do mar. A área total é de apenas 26 km2 e as ilhas estão dispersas numa vasta região no Sul do Pacífico. Um terço da população vive na ilha de Funafuti, capital e centro administrativo.

O clima é muito quente durante todo o ano. As temperaturas sobem até aos 30ºC, embora de Março a Outubro seja um pouco mais frio. As chuvas são fortes, sobretudo entre Novembro e Maio.

Praia em Tuvalu

Praia em Tuvalu

 

Para programas de viagem – Consulte aqui.

Para alojamento – Consulte aqui.

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural