11 Fev

AUSTRÁLIA

AUSTRÁLIA

AUSTRÁLIA

Bandeira da Austrália

 

CAPITAL: Canberra

PONTOS DE INTERESSE: Ayers Rock; Sydney; Grande Barreira de Coral; Ilha Lord Howe; Ilha de Fraser.

MOEDA: Dólar Australiano (AUD)

VACINAS: Os viajantes que se desloquem a zonas tais como o norte de Queensland e o Northern Territory bem como o norte da Western Austrália devem ter presente o eventual risco de doenças transmissíveis por mosquitos tais como dengue e “Ross River fever”.

Verifica-se igualmente a existência de uma doença que pode ser fatal, a “Murray Valley Encephalitis (MVE)”, no Northern Territory e no norte da Western Austrália, com casos ocasionais em Queensland, Central Austrália e nas regiões centrais da Western Austrália. As autoridades australianas tomaram medidas de precaução no que refere à prevenção e tratamento de eventuais casos ou a gripe aviaria, não constituindo a Austrália uma zona de risco particular nesta matéria.

VISTO: Os cidadãos portugueses devem ser portadores de passaporte cujo prazo de validade mínimo seja, à data de entrada no país, de pelo menos 6 meses.
Os vistos são exigidos para todas as deslocações à Austrália. Para deslocações inferiores a 90 dias, em turismo, os portugueses devem ter um passaporte válido e obter uma ETA (Electronic Travel Authority), junto dos agentes de viagens locais ou escritórios de reservas de companhias de aviação, a qual substitui um visto e permite uma estada até 90 dias.

 

Austrália é um país do hemisfério sul, localizado na Oceânia, que compreende a menor área continental do mundo (“continente australiano”), a ilha da Tasmânia e várias ilhas adjacentes nos oceanos Índico e Pacífico. É banhado pelo oceano Índico, a sul e a oeste, pelomar de Timor, mar de Arafura e Estreito de Torres, a norte, e pelo mar de Coral e mar da Tasmânia, a leste. Através destes mares, tem fronteira marítima com a Indonésia, Timor-Leste e Papua-Nova Guiné, a norte, e com o território francês da Nova Caledónia, a leste, e a Nova Zelândia a sudeste.
Apesar de ser considerado o “menor continente do mundo” a Austrália é o sexto maior país em área total (ficando atrás somente de Rússia, Canadá, China, Estados Unidos e Brasil).
A Grande Barreira de Corais, o maior recife de coral do mundo, encontra-se a uma curta distância da costa nordeste e estende-se por mais de 2 000 quilómetros. O Monte Augustus, reivindicado como o maior monólito do mundo, situa-se na Austrália Ocidental. Com 2 228 metros, o Monte Kosciuszko, na Grande Cordilheira Divisória, é a montanha mais alta do continente australiano, apesar de o Pico Mawson, localizado no remoto território australiano da Ilha Heard, ser mais alto, com 2 745 metros de altura.
A Austrália é o continente mais plano, com os solos mais antigos e menos férteis; o deserto ou terra semiárida conhecida como Outback compõe a maior parte de terra. É o continente habitado mais seco, tendo apenas as partes sudeste e sudoeste um clima temperado. A densidade populacional, de 2,8 habitantes por quilómetro quadrado, está entre as mais baixas do mundo, embora uma grande parte da população esteja concentrada no litoral temperado do sudeste.

 

A visitar…

Com um clima quente e seco durante grande parte do ano, qualquer época é boa para viajar ao país. No Verão (Dezembro- Fevereiro), o calor pode ser insuportável, excepto na Tasmânia. Entre Junho e Agosto, o clima é mais temperado e seco e melhor época para visitar Queensland.

Sidney- Austrália

Sidney- Austrália

 

Sydney
Sydney, a maior e mais antiga cidade da Austrália, é considerada o porto natural mais belo do Mundo. A grande baía de Jackson possui uma costa recortada, com várias enseadas e cabos, e está rodeada de colinas sobre as quais se organiza o traçado urbano.
A Ópera de Sydney foi construída entre 1963 e 1973 (projectada pelo arquitecto J.Utzon), e considerado um dos mais famosos edifícios do século XX.
A zona conhecida como The Rocks está repleta de restaurantes, sendo um dos atractivos turísticos da cidade.

 

Ayers Rock

Formação rochosa de Uluru, com mais de 400 milhões de anos.

Assista ao pôr-do-sol, altura em que se observam várias mudanças de cor no rochedo sagrado dos Aborígenes.

Ayers Rock- Austrália

Ayers Rock- Austrália

 

Ilha Lord Howe e ilha de Fraser

O conjunto de ilhas, são um exemplo notável de um ecossistema insular oceânico. A sua topografia apresenta as características de uma zona vulcânica.
A ilha de Fraser, também conhecida como Great Sandy, é a maior ilha de areia do Mundo. Tem um comprimento de 110 km d uma largura que varia entre os 7 e 23 km. As suas dunas chegam a atingir os 240 m de altura.

Ilha Fraser

Ilha Fraser

 

Grande barreira de coral

É a maior barreira de coral do Mundo, podendo ser observadas mais de 400 variedades de coral, 1500 espécies de peixes e de cerca de 4000 tipos de moluscos. O recife da Grande Barreira é também um enorme quebra-mar natural. Começa ao sul do Trópico de Capricórnio e termina no estreito de Torres, precisamente a sul de Papuásia- Nova Guiné. Prolonga-se paralelamente à costa da província de Queensland. No total, existem mais de 600 ilhas.

Grande barreira de coral

Grande barreira de coral

 

Tasmânia

Picos espectaculares, desfiladeiros profundos e diversos lagos, definem o Parque Nacional Cradle Mountain no centro da Tasmânia. Uma das mais esplêndidas regiões do Mundo para caminhantes.

Tasmânia

Tasmânia

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

EXPERIÊNCIAS EM PORTUGAL

- Procurar experiências
O que você quer fazer?

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural