11 Ago

HONG KONG E MACAU

 

HONG KONG E MACAU

 

A CHINA é o maior país da Ásia Oriental e o mais populoso do mundo, com mais de 1,36 bilhões de habitantes, quase um quinto da população da Terra. É uma república socialista, governada pelo Partido Comunista da China (PCC) sob um sistema unipartidário e que tem jurisdição sobre vinte e duas províncias, cinco regiões autónomas (Xinjiang, Mongólia Interior, Tibete, Ningxia e Guangxi), quatro municípios  (Pequim, Tianjin, Xangai e Chongqing) e duas Regiões Administrativas Especiais com grande autonomia  (Hong Kong e Macau). A capital da RPC é Pequim.

A China tem fronteiras com quatorze nações, mais do que qualquer outro país do mundo: Vietname, Laos, Myanmar, Índia, Butão, Nepal, Paquistão, Afeganistão, Tajiquistão, Quirguistão, Cazaquistão, Rússia, Mongólia e Coreia do Norte. Além disso, a fronteira entre a República Popular da China e a República da China  (Taiwan) está localizada em águas territoriais. A China tem uma fronteira terrestre de 22.117 km, a maior do mundo.

O território da China possui uma grande variedade de paisagens. No leste, ao longo da costa do Mar Amarelo e do Mar da China Oriental, há extensas planícies aluviais densamente povoadas, enquanto nas bordas do planalto da Mongólia Interior, no norte, campos podem ser vistos. O sul da China é dominado por colinas e cordilheiras baixas.

No centro-leste estão os deltas dos dois maiores rios chineses, o rio Amarelo e o rio Yangtzé (Chang Jiang). Outros rios importantes são o Xi-Jiang, o Mekong, o Brahmaputra e o Amur. Para o oeste, estão cordilheiras importantes, especialmente o Himalaia, com o ponto mais alto da China na metade oriental do monte Everest, e caracterizado por altos planaltos entre as paisagens mais áridas, como o Taklamakan e o deserto de Gobi.

Vamos dar-lhe a  conhecer alguns pontos turísticos de interesse, em duas das principais cidades da China: Macau e Hong Kong.

 

MOEDA: Yuan (CNY)

 

CLIMA: A China tem um clima dominado principalmente por estações secas e monções húmidas, o que leva a diferenças de temperatura no inverno e no verão. No inverno, os ventos do norte, provenientes de áreas de altas latitudes, são frios e secos; no verão, os ventos do sul, de zonas marítimas em baixa latitude, são quentes e húmidos. O clima na China é diferente de região para região por causa da extensa e complexa topografia do país.

 

VACINAS: Cólera, Hepatite A/ B, Encefalite, Raiva e Tifo. As autoridades sanitárias competentes da República Popular da China têm vindo a confirmar a ocorrência de casos de infecções por vírus da gripe aviaria H7N9, detectados maioritariamente na região metropolitana e províncias limítrofes de Xangai. Existem riscos mínimos de contágio de Hepatite B e eventualmente encefalite japónica. Alguns médicos aconselham vacinação para ambas as doenças aos residentes.

 

VISTO: O visto é obrigatório e pode ser obtido em qualquer representação diplomática da República Popular da China no estrangeiro. Existem 8 categorias de vistos:
L – Viagem turismo; F – Negócios, estágios, intercâmbios culturais ou científicos; D – Residentes permanentes na China; X – Estudo; Z – Trabalho; G – Trânsito; C – Tripulações (companhias aéreas, marinheiros,…); J – Jornalistas.

Entrou em vigor no dia 30-01-2016, na zona do delta do rio Yangtze, mais precisamente províncias de Jiangsu e de Zhejiang e Xangai, um regime de isenção de vistos a visitantes oriundos de 51 países, entre os quais se inclui Portugal, que ali se desloquem em viagem de turismo ou negócios, até um máximo de 144 horas (i.e. 6 dias). Visitantes necessitam de ter um título de viagem internacional válido e bilhetes indicando datas e destinos confirmados para um outro país ou região.

Macau e Hong Kong

Mapa da China

 

A visitar…

 

HONG KONG

Hong Kong foi uma colónia britânica (decorreu durante 150 anos) e que a China recuperou em 1997. Dispondo de leis próprias, é um centro financeiro e comercial de envergadura internacional. Hong Kong é um dos mais fascinantes destinos da região asiática!

 

Hong Kong tem temperaturas agradáveis durante todo o ano. A melhor época para conhecer a cidade é de Outubro a Dezembro (Outono). No Inverno é curto e suave com temperaturas superiores a 10ºC. O Verão vai de Maio a Agosto e as temperaturas sobem até aos 32ºC com humidade elevada. As monções ocorrem em Junho e Julho.

China

Panorâmica de Hong Kong

 

Visite os principais pontos de interesse da cidade: Aberdeen, bairro dos pescadores, a Baía de Repulse Bay, o Pico Victória (Victoria Peak), alguns dos cerca de 600 templos existentes na cidade, e os diversos mercados da cultura chinesa (Temple Street Night Market, Jade Market, Flower Market ou o Golden Mile).

 

Victoria Peak, embora não seja uma montanha muito alta (552m), a subida de Victoria Peak oferece uma magnífica panorâmica sobre a zona de negócios da cidade de Victória, com os seus arranha-céus, o porto, as costas da ilha de Hong Kong na península de Kowloon.

China

Panorâmica de Hong Kong do topo de Victoria Peak

 

Mosteiro de Po Lin e Grande Buda ficam situados num planalto numa das ilhas nas águas de Hong Kong. Um dos maiores Budas de bronze do Sudoeste Asiático, fica aqui situado, com 26 metros de altura e 250 toneladas de peso.

China

Grande Buda -Hong Kong

 

Ocean Park, Middle Kingdom e Water World são o maior complexo de diversões do Sudoeste Asiático. O Ocean Park tem aquários, espectáculos de golfinhos e montanha-russa entre outras diversões. O Middle Kingdom recria a História Chinesa e o Water World é um enorme parque aquático com piscinas e diversos escorregas.

China

Ocean Park- Hong Kong

 

O Porto de Aberdeen é a residência de centenas de pessoas que vivem a bordo de juncos de pesca aqui ancorados.

 

Honk Kong Park é um dos locais a conhecer. Tem a maior estufa do Sudoeste Asiático, centro de artes visuais e algumas fontes e cascatas. Aqui encontramos o Museu de Cerâmica de Chá, albergado no mais antigo edifício colonial da cidade. 

 

O Museum of Art reúne uma vasta colecção de antiguidades chinesas e outras obras do século XVI até à actualidade, com mais de 15 000 peças entre objectos de arte, antiguidades, pinturas e uma galeria de porcelanas.

 

China

Aberdeen- Hong Kong

 

MACAU

Em 1997, a colónia britânica de Hong Kong voltou à soberania chinesa, o mesmo acontecendo de seguida com Macau. As negociações entre Inglaterra e a China e, posteriormente com Portugal, para se conseguir uma transição suave, foram difíceis.

Visite o património histórico que engloba os monumentos mais importantes (entre outros): as ruínas de São Paulo, Fortaleza do Mont ou o Leal Senado.

Conheça a herança cultural portuguesa deixada em Macau, num local em que a marca cultural de quase 500 anos, coexiste de um lado com igrejas e fortalezas do século XVI de um lado, e do outro templos antigos budistas e taoistas ou, o caso de casas tradicionais chinesas ao lado de mansões ocidentais de estilo colonial.

China

Macau

 

A conhecer…

 

Edifício do Leal Senado foi construído no final do século XVI, de estilo neoclássico, sendo a primeira câmara municipal de Macau e que se mantém à data. Ao longo de séculos, o edifício foi escritório municipal, museu, posto de correios, centro de saúde, tribunal e prisão. No interior do edifício, no primeiro andar, há um salão nobre, uma biblioteca, e uma capela. Possui ainda, um jardim português, e muitas inscrições antigas em pedra e gravuras que contam as histórias do passado do edifício.

China

Leal Senado- Macau

 

Ruínas de São Paulo é a fachada que restou após o incêndio (1835) da famosa Igreja de São Paulo. A fachada é conhecida como uma perfeita fusão das culturas ocidental e oriental.  Na parte de trás da fachada está o Museu de Arte Sacra e Cripta.

China

Ruínas de São Paulo- Macau

 

Templo de Kun Iam Tong é um dos três templos budistas de Macau. É um templo dedicado à Deusa da Misericórdia e testemunhou o crescimento de Macau e dos seus principais acontecimentos históricos.

 

Doca dos Pescadores, é um complexo turístico, de edifícios clássicos de grande beleza construídos na proximidade do mar. O espaço alberga restaurantes e lojas, e acolhe exposições e espectáculos.

 

Museu das Ofertas sobre a Transferência de Soberania de Macau é um edifício constituído por três pisos. Tem salas de exposições, uma com mostras temáticas sobre a cultura e história de Macau, e outra, com as diferentes ofertas do Conselho de Estado da República Popular da China.

 

China

Templo de Kun Iam Tong- Macau

 

Nas proximidades de Hong Kong / Macau, outros destinos recomendados…

 

GUILIN

No Sudoeste da China, as formações geológicas das colinas de Guilin irrompem de um mar de inundados campos de arroz.

Guilin tem um clima temperado, sendo no mês de Janeiro o mais frio, com médias de 8ºC, e omês de Julho, o mais quente, com média de 28ºC.

Faça um cruzeiro pelo rio Li Jiang e impressione-se pelas paisagens formadas de montanhas verdejantes, rochas e grutas fantásticas.

Na região conheça a Gruta das Flautas de Cana, com formações calcárias de grande beleza.

Guilim

 

GUANGZHOU

Capital da província de Guangdong e conhecida como a “cidade das flores”. Está próxima do mar da China Meridional e a 182 Km de Hong Kong. É a maior cidade do sul da China. Entre os pontos de interesse turístico, destaque para a Capela de Clan Chen, o Mosteiro de Seis Banianos, o Salão Memorial do Dr. Sun Yat-Sem, o Mercado Qinping, o Parque Yuexiu, entre outros.

China

Guangzhou

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

EXPERIÊNCIAS EM PORTUGAL

- Procurar experiências
O que você quer fazer?

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural