21 Fev

NORUEGA

NORUEGA

Bandeira da Noruega

Bandeira da Noruega

 

CAPITAL: Oslo   

 

PONTOS DE INTERESSE: Fiordes, Glaciar de Briksdal, Bergen

 

MOEDA: Coroa Norueguesa (DK)

 

VACINAS: Não são necessários cuidados especiais de saúde, dado não serem conhecidas quaisquer epidemias ou doenças específicas na Noruega.

 

VISTO: Em virtude da Noruega integrar o Espaço Schengen, não é exigido visto para cidadãos portugueses ou titulares de residência permanente em Portugal para uma estada inferior a 90 dias.

 

Possui uma área de 385 199 km², uma parte da qual se distribui por mais de 150 000 ilhas. Na área continental, predomina a paisagem de montanhas e fiordes. A Noruega possui uma fronteira territorial de 2 542 km com a Suécia ao leste, Finlândia ao nordeste e a Rússia no extremo norte. Ao sul a Noruega se separa da Dinamarca pelo estreito de Skagerrak. A extensão aproximada do país, de norte a sul, é de 1 700 km.

O terreno glacial é formado em maior parte por  montanhas ásperas, através dos quais aparecem vales férteis; possui pequenas e irregulares planícies, a linha costeira bastante recortada por fiordes  a norte.

Glaciar Briksdal

Glaciar Briksdal

 

A visitar…

O país é caracterizado por montanhas altas e uma longa linha costeira com cerca de 2000 km para oeste. Para norte ficam os fiordes longos e profundos, e para sul ficam as florestas e diversos lagos.

O clima da Noruega pode ser oceânico, continental, subárctico e alpino, com verões amenos e invernos longos e rigorosos, com ventos fortes e alta precipitação de neve; porém, diferentemente dos outros países escandinavos, uma grande faixa litorânea do país à beira do Mar do Norte e do Mar da Noruega é aquecida pela corrente do golfo, fazendo com que apresente-se mesmo no mês mais frio, Janeiro, regiões com temperaturas médias superiores a 0 °C, sendo mais comum precipitações em forma de chuva do que neve, como é o caso de Bergen, que em Janeiro registra médias em torno de 2 °C.

Ulvik-Noruega

Ulvik-Noruega

 

Oslo

Oslo, capital da Noruega, localiza-se no coração da Escandinávia e oferece uma panorâmica fantástica pelo fiorde e por colinas cobertas de florestas.

O centro da cidade é repleto de locais de cultura, entre os quais destacamos: o Museu Munch, o Museu dos Barcos Vikings, o Museu Kon-Tiki, o Museu do Navio Polar Fram, o Museu Nacional de Cultura da Noruega, a Galeria Nacional, o Parque de Esculturas e o Museu Vigeland.

Conheça igualmente, o Parque Holmenkollem, com as suas pistas de saltos de esqui e o museu dedicado ao esqui, o mais antigo do mundo do género. O maior parque de diversões da Noruega, Tusenfrud, fica nos arredores da cidade.

Poderá ainda passear de barco ou nadar no fiorde de Oslo, ou percorrer diversos trilhos a pé ou de bicicleta pelas colinas e montanhas da região.

Oslo

Oslo

 

Bergen

Segunda maior cidade da Noruega, com uma população de aproximadamente 250 mil habitantes. A cidade está cercada por sete montanhas – de syv fjell – o que lhe confere uma bela paisagem, mas também o título de cidade mais chuvosa da Europa.

Bergen é um centro de cultura, comércio e estudos universitários na costa oeste da Noruega.
O compositor Edvard Grieg nasceu e viveu na cidade e lá compôs várias de suas mundialmente famosas peças.

É uma cidade muito popular quer para turistas norugueses, quer para turistas estrangeiros, sendo um dos principais pontos de paragens dos cruzeiros dos mares do norte da Europa. É o ponto de partida da linha marítima Hurtigruten, cujos navios circundam a costa norueguesa entre Bergen e Kirkenes. E é também a estação final da linha ferroviária de Bergen (Bergensbanen), que a liga a Oslo, através de paisagens de grande beleza natural.

Bergen

Bergen

 

Fiordes

A Noruega é conhecida como “Terra dos Fiordes”, designados por uma grande entrada de mar entre altas montanhas rochosas. Os fiordes são elementos geológicos que têm origem na erosão das montanhas devido ao gelo. Formaram-se, originalmente, devido a acção de imensas massas de gelo (glaciares), que se movimentam rumo ao mar como se fossem grandes rios congelados.

A sua origem remonta a aproximadamente 12 mil anos, quando o mar ocupou os espaços que os glaciares escavaram na costa atlântica durante a última Era Glaciar.

A realização de um cruzeiro para observar esta beleza natural, é um dos pontos altos de uma visita à Noruega.

Fiordes da Noruega

Fiordes da Noruega

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural