20 Fev

ITÁLIA

ITÁLIA

Bandeira de Itália

Bandeira de Itália

 

CAPITAL: Roma

 

PONTOS DE INTERESSE: Florença | Roma | Pisa | Veneza | Cidade do Vaticano | Siena | San Gimignano | Milão | Modena | Pádua | Costa Amalfitana | Região de Toscana

 

MOEDA: Euro (EUR)

 

VACINAS: As condições sanitárias em Itália são idênticas às de Portugal.

O viajante deve ser portador do Cartão Europeu de Seguro de Doença, para poder beneficiar, nos mesmos termos que os nacionais italianos, das prestações de saúde que possam ser necessárias, durante a estada no país. A repatriação médica, ou o prosseguimento de tratamentos médicos anteriormente iniciados, ou tratamentos de natureza não urgente, não estão incluídos ou abrangidos por aqueles cuidados.

 

VISTO: É suficiente o bilhete de identidade / cartão do cidadão.

Toscana

Toscana

 

A Itália está localizada no sul da Europa e compreende a península Itálica e uma série de ilhas, incluindo as duas maiores, Sicília e Sardenha. Embora o país compreenda a totalidade península e a maior parte da bacia sulalpina, alguns do território da Itália se estendem além da bacia alpina e algumas ilhas estão localizadas fora da plataforma continental da Eurásia. Esses territórios são as comunas de Livigno, Sesto, Innichen, Dobbiaco, Chiusaforte, Tarvisio, Curon Venosta, que fazem parte da bacia do rio Danúbio, enquanto o Val di Lei constitui parte do bacia do Reno e as ilhas de Lampedusa e Lampione estão na plataforma continental africano.

Igreja de Santo António de Pádua

Igreja de Santo António de Pádua

Itália tem um litoral e uma fronteira de 7.600 km nos mares Adriático, Jónico e Tirreno (740 km) e as fronteiras comuns com a França (488 km), Áustria  (430 km), Eslovénia (232 km) e Suíça; San Marino  (39 km) e Cidade do Vaticano  (3,2 km), ambos enclaves, também entram como fronteiras.

Costa Amalfitana

Costa Amalfitana

 

A visitar…

A característica física dominante do Norte de Itália são os Alpes, que se juntam aos Apenianos para formar a espinha de Itália. O Sul tem actividade vulcânica com interrupções.

Dado o clima mediterrâneo no centro e sul do país, continental a norte, com Invernos frios e Verões quentes, a melhor época do ano para visitar Itália é entre Abril e Maio e de Outubro a Novembro. Para a região Sul, a melhor época é entre Novembro e Dezembro.

Modena

Modena

 

– Roma –

Cidade gloriosa, testemunho de toda uma história que marca cada canto da cidade.

Foi o centro do Mundo e os seus três mil anos de história deixaram um património artístico inumerável. Face à grande profusão de jóias arquitectónicas de todas as épocas, foi incluída na lista da Organization of World Heritage Cities. Destaca-se, entre outros:

Coliseu – O Anfiteatro de Flávio foi construído entre os anos 72 e 80 d.C., sendo o maior anfiteatro do mundo. As actividades do Coliseu estavam distribuídas para que, a qualquer hora do dia, existisse diversão para os romanos. A manhã estava destinada à caça com animais selvagens; ao meio-dia executavam-se criminosos condenados; e, à tarde, os gladiadores protagonizavam combates de morte.

No interior, o público ocupava as bancadas consoante o seu estatuto social. Os camarotes do imperador e do prefeito de Roma encontravam-se ao centro. As primeiras filas estavam reservadas às autoridades religiosas e civis, enquanto a plebe ocupava as bancadas mais altas.

Coliseu de Roma

Coliseu de Roma

 

– Roma Clássica –

Após passar a Piazza della Republica, admire a Fonte de Trevi, a Coluna de Marco Aurélio, o Palácio de Montecitório por Bemini, o Panteão, palácio Madama e Piazza Navona.

 

– Roma Imperial –

Piazza Venezia com o monumento ao Rei Victor Emanuel II e o túmulo dedicado ao Soldado Desconhecido. A famosa Piazza del Campidoglio de Michelangelo e o Forúm Romano em frente. Circus Maximus e a Pirâmide de Caius de Cestius.

 

– Roma Cristã –

Via Cavour, Piazza Esquilino, Basílica de Santa Maria Maggiore, Escadaria Santa, Palácio Laterano, Basílica de S. João (primeira Catedral de Roma), Porta de S. Sebastião, capela “Domine Quo Vadis” e as Catacumbas de S. Calisto.

 

Roma é a cidade das praças. Recomendamos que visite as de Venezia, São Pedro, Popolo, Novona ou a de Campidoglio.

 

– Pisa  e Praça do Duomo –

A Praça do Duomo reúne a Catedral de Santa Maria Asunta (iniciada no século XI), o Baptisfério circular (século XII), o cemitério (século XII) e o Campanile, a célebre torre inclinada de Pisa (século XII), uma das imagens mais famosas do Mundo, de oito pisos, circular, com as suas escadas exteriores, num incrível equilíbrio. A Torre de Pisa deve a sua inclinação no momento da sua construção, quando se chegou ao terceiro piso, apesar de ter sido dada continuidade ao projecto. O campanário não deixou de se inclinar desde essa altura, embora na actualidade foram tomadas medidas para reverter o processo.

Pisa

Pisa

 

– Florença –

Uma das mais encantadoras cidades culturais de Itália. Entre outros edifícios de grande qualidade artística, destacam-se a Catedral, com o Duomo, o Baptisfério ou o palácio Vecchio.

 

Museu da Academia – Poderá admirar o verdadeiro David de Michelangelo. Local repleto de inúmeras obras de vários escultores.

Igreja de Santa Croce – Situado na Piazza de Santa Croce, é o local onde grandes artistas como Michelangelo, Galileo Galileo e Machiaveli estão sepultados.

Duomo – Catedral de Santa Maria de Fiore (Duomo de Florença), fica situada em plena Piazza del Duomo, esta catedral é o coração da cidade e uma das mais belas do mundo; todas as ruas aqui vêm ter. Brunelleschi foi o autor desta obra de arte, com 153 metros de comprimento e 38 de largura, dedicado a Santa Reparata. A construção do Duomo iniciou-se em 1296, segundo o projecto de Arnolfo di Cambio, e foi finalizada em 1436.

Palazzo Vecchio – Aqui está instalada a câmara municipal desta cidade. É um dos edifícios com mais história, todos os acontecimentos políticos por aqui passaram. À entrada está uma réplica de David, de Micaelangelo.

Ponte Vecchio – A mais bela ponte da cidade fica situada sobre o rio Arno, em Florença, e foi construída em 1345. Ao percorrê-la poderá observar várias montras de joalheiros que se situam nas suas arcadas.

Galeria Degli Uffizi – Mais do que uma galeria, os denominados Uffizi fazem as delícias dos turistas, que esperam horas a fio para percorrerem os seus corredores e ver as várias obras.

Piazza Della Signoria – Perseu, Cosimo I, David e a Fonte de Neptuno são algumas das estátuas situadas nesta fabulosa praça.

Santa Maria Novella – Situada nas traseiras da estação de comboios, é uma das igrejas mais belas da cidade.

Parque Giardini Pubblici – A norte da Piazza Duomo localiza-se o parque público mais antigo da cidade, o Giardini Pubblici, projectado por Piermarini.

Ponte Vecchio - Florença

Ponte Vecchio – Florença

 

– Nápoles-

Uma cidade com séculos de história e de locais de grande interesse…

Palazzo Reale – Desenhado no século XVII por Domenico Fontana, tem na sua fachada oito estátuas que representam os reis napolitanos. Na biblioteca poderá encontrar mais de um milhão de volumes diferentes.

Castel Dell’Ovo – Este forte com 2000 anos tem vista para o golfo de Nápoles. O lugar onde se situa já foi bastante importante séculos antes do nascimento de Cristo.

Catacumbas San Gennaro – Cemitério datado do século II e abriga muitos frescos e mosaicos de interessante beleza.

Monte Vesuvio – O vulcão Vesuvio é famoso pela sua forte erupção em 79 d.C., que destruiu algumas cidades, inclusivamente Pompeia.

Acquario – É o mais antigo aquário da Europa e abriga mais de 200 espécies de plantas e peixes, todas elas encontradas na Baía de Nápoles.

Nápoles

Nápoles

 

– Veneza –

Cidade romântica de exacerbada beleza, repleta de canais com as suas gôndolas, monumentos, igrejas e basílicas.

Nenhuma outra cidade conseguiu criar tanta história e beleza sobre fundações tão frágeis. Construída sobre um conjunto de 117 ilhas, numa lagoa comunicada com o mar, Veneza encerra uma das maiores concentrações de obras-primas do Mundo.

Veneza

Veneza

 

A conhecer…

Rialto – Área reconhecida pelo mercado de frutos e legumes. Os arcos neogóticos fazem também parte das características de Rialto. Aqui vende-se peixe fresco desde o ano 1300. A igreja mais antiga da cidade, Chies adi San Giacomo, encontra-se também neste local, mesmo no meio do mercado, tendo sido fundada no ano de 421.

Praça de S. Marcos – Praça central de Veneza, com duas colunas que aludem os santos padroeiros de Veneza: o leão de S. Marcos e a figura de S. Teodoro.

Basílica de São Marcos – Umas das mais espectaculares Basílicas do Mundo. Decorada com autênticos tesouros de arte. Construída na segunda metade do século XI para albergar os restos do evangelista São Marcos, embora tenha sofrido profundas alterações durante o Renascimento e no século XVII. Apresenta inúmeras influências bizantinas, como a sua planta em cruz grega. O interior da Basílica está coberto de mosaicos e raríssimos mármores policromados.

Basílica de Santa Maria della Salute – Uma Basílica que demorou cerca de 50 anos à sua construção (iniciada em 1630), em agradecimento da cidade à libertação da peste, possui uma cúpula de enorme beleza.

Gallerie Della’Accademia – Nesta galeria encontrará a mais importante colecção de arte, ilustrando o progresso da arte veneziana do século XIV ao século XVIII.

Palácio dos Doges – Este foi o coração político da cidade durante séculos. O rosa e o branco do gótico veneziano acolhiam o doge na altura da Sereníssima. As suas fachadas remontam ao século XIV.

Burano – Local famoso pela pesca. Situado fora da zona central de Veneza, as suas casas coloridas são as que mais se destacam desta autêntica vila fantasia.

Murano – Esta ilha é reconhecida desde o século X pelo fabrico de vidro. Poderá observar nesta ilha os trabalhadores a fazerem as suas peças em vidro.

Ilha de San Giorgio Maggiore – A Ilha fica situada a sul do centro da cidade, sobre as águas da bacia de São Marcos, e possui uma fantástica igreja do arquitecto renascentista Palladio.

Lido – Longa extensão de areia, que serve de estância balnear à cidade de Veneza.

Veneza

Veneza

 

Outros destinos a conhecer em Itália: 

Ilha de Sicília; Ilha de Capri; Ilha da Sardenha.

Sardenha

Sardenha

 

Capri

Capri

 

Sicilia

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

RESERVA DE VOOS/ HOTÉIS

RESERVA AUTOMÓVEL

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

AMANTES DE VIAGENS

Grupo nº1 Facebook- Viagens - PORTUGAL

SIGA-NOS NO FLICKR

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural