13 Jan

FIORDES DA NORUEGA

Fiordes da Noruega

8 dias de viagem. Alojamento em albergues em quartos triplos ou quádruplos.

Nota: esta viagem por vezes poderá ser realizada ao contrário, ou seja, a começar em Stavanger e terminar em Oslo.

 

Descrição

A Noruega é considerada por muitos como um dos recantos onde Deus descansou. A sua beleza é de tal forma vasta que dificilmente podemos escolher uma determinada região como sendo a mais bela do país.

Berço de Vikings, esta enorme dimensão de terra situada na Península Escandinava encerra uma riqueza histórica e paisagística invulgares na Europa e no mundo. Fiordes, montanhas, planaltos, glaciares, rios e florestas foram aqui colocadas em proporções exactas, como se de uma receita gourmet se tratasse. Um país único e obrigatório em qualquer cardápio de um viajante que se preze.

Mapa da Noruega

Mapa da Noruega

 

Resumo de Itinerário:

Dia 1- Voo cidade de origem – Oslo Albergue

Dia 2- Oslo – Gol

Dia 3- Hovet, Hivjufossen e Iungsdalen

Dia 4- Stavkirke Borgund, Aurland, Flam, fiordes de Naeroy e Sognefjorden

Dia 5- Norheimsund, Jondal, glaciar Folgefonna. Kayak no fiorde Hardanger

Dia 6- Visita livre em Bergen. Rumo a Stavanger

Dia 7- Preikestolen (O Púlpito) – Stavanger

Dia 8- Voo Stavanger – cidade de origem

 

Itinerário Dia-a-Dia:

 

Dia 1: Voo cidade de origem – Oslo

Chegada a Oslo, transfere para o alojamento no centro da cidade. Dia livre.

 

Dia 2: Oslo – Gol – Hovet

Teremos a manhã livre para visitar Oslo. Encontraremos o guia depois do almoço e seguiremos de carro para Hovet. O percurso não deixará de nos impressionar com a sua natureza mais sublime: poderemos apreciar florestas espetaculares, grandes lagos e montanhas majestosas. Faremos uma breve paragem em Gol de modo a podermos apreciar o exterior da réplica da famosa igreja de Gol; a igreja original está atualmente localizada no Museu Real Popular Norueguês na ilha de Bygdøy, Oslo. As igrejas medievais que iremos ver ao longo do nosso percurso, construídas inteiramente de madeira, datam do século XIII e são uma das atrações da Noruega. Atualmente, apenas 30 igrejas medievais do tipo Stavkirke ainda estão de pé, e quase todas se encontram na Noruega. Noite em Hovet.

Oslo

Oslo

 

Dia 3: Hovet, Hivjufossen e Iungsdalen

Começaremos o dia a desfrutar do ambiente natural nas proximidades da cidade de Hovet, o ponto de partida para as atividades de hoje. Iremos ao topo da cascata Hivjufossen (cascata Hiv), com uma queda de agua de 250 metros. Para lá chegar, faremos um trekking de nível médio através de uma floresta de pinheiros vermelhos, bétulas e uma vegetação rasteira espetacular. Ao longo do passeio, teremos uma vista de toda a região e, de cima, poderemos ter uma vista magnífica sobre o maciço do Hallingkarvet e as montanhas circundantes. Da parte da tarde, iremos de carro em direção a Toviki, a uma altitude de 1100m. Aqui faremos uma caminhada fácil através das margens do grande lago Stolsvatn. Passaremos por um incrível lugar, praticamente conhecido apenas pelos moradores noruegueses até chegarmos a uma fazenda local, onde teremos os fazendeiros à nossa espera, para nos ensinar o seu modo de vida e as produções autónomas e tradicionais dos fazendeiros noruegueses. Noite em Hovet.

 

Dia 4: Stavkirke Borgund, Aurland, Flam, fiordes de Naeroy e Sognefjorden

O dia começa com uma bela viagem para os deslumbrantes fiordes dos sonhos (Sognefjorden). Passaremos por uma das maiores obras de engenharia, o maior túnel rodoviário do mundo, com um comprimento de 24,5 km que atravessa o interior do fiorde Leardal. Pararemos em Borgund para observar o exterior do que é considerada a maior e mais bem preservada das igrejas de madeira (igrejas Stavkirke), construída no final do século XII (a entrada na igreja é opcional). Voltaremos à aldeia de Laerdal, e tomaremos a famosa estrada de montanha até Aurland. São 43 quilómetros em que poderemos observar a mudança na paisagem até o alto da montanha e onde teremos vistas privilegiadas do Fiorde com mesmo nome. Faremos uma breve paragem no miradouro Stegastein sobre o fiorde de Aurland onde seremos deslumbrados pelas vistas bem pelo design do miradouro. Seguiremos para a localidade de Flam, onde embarcaremos numa lancha que nos levará a visitar o fiorde Naeroyfjord, classificado como património da humanidade pela UNESCO. Será um passeio por uma paisagem selvagem e majestosa, cercada por altas montanhas e inúmeras cascatas que a definem pela sua beleza única. Onde habitam focas e golfinhos, que poderemos avistar com um pouco de sorte. Como atividade opcional para aqueles que desejem, poderão tomar o famoso comboio Flam (Flamsbanen) até Myrdal. Esta é a viagem de comboio mais emocionante que pode ser feita pela Noruega: pelo altiplano de Flam, a paisagem é de cascatas e montanhas com desníveis até 850m. Ao final do dia iremos para Voss, onde pernoitamos.

Fiordes da Noruega @ credits Papa-Léguas

 

Dia 5: Norheimsund, Jondal, glaciar Folgefonna. Kayak no fiorde Hardanger

Acordamos em Voss, uma pequena cidade de apenas 15.000 habitantes, mas muito popular entre os amantes de desportos de aventura, durante todo o ano. Depois de admirarmos as vistas do seu extenso lago e as montanhas que o rodeiam, seguimos numa estrada para Norheimsund, em que nos surpreenderá a cascata Skjervsfossen, conhecida pela sua excelente localização. Seguindo para o nosso destino, avistaremos lagos, industrias de madeira e faremos a costa do fiorde Hardangerfjord, conhecido com o fiorde encantado, um dos mais belos da Noruega, ainda não tão conhecido a nível turístico. Fará parte do nosso itinerário a passagem numa das poucas pontes suspensas da Noruega, nos arredores de Oystese. De seguida iremos para Torvykbygd, onde apanharemos o ferry rumo a Jondal, navegando pelo fiorde Hardanger. Uma vez chegados ao porto, dirigimo-nos para o nosso destino, o glaciar Folgefonna. Aquí realizaremos um pequeno passeio, a fim de vislumbrar a beleza desta massa única de gelo. Dependendo das condições do gelo poder-se-á experimentar andar por cima do gelo, com crampons, no que é considerado o terceiro maior glaciar da Noruega. Da parte da tarde, voltamos para a cidade de Norheimsund. Após o almoço, iremos fazer kayak nas calmas águas do fiorde Hardanger, partindo de Pier Porsmyr até um local idílico no interior de uma enseada muito perto da costa. Pernoita em Norheimsund. Nota em relação ao kayak: A atividade de Kayak é um agradável passeio em águas tranquilas e protegidas pelos fiordes. Não é necessária experiencia previa e a navegação realizasse em kayaks duplos. A atividade poderá ser cancelada em função das condições meteorológicas. Duração da actividade: 1h30 a 2h.

 

Dia 6: Visita livre em Bergen. Rumo a Stavanger

Hoje viajamos para Bergen, a segunda maior cidade do país, que é amplamente reconhecida como uma das mais belas cidades da Noruega. A parte antiga da cidade é na parte norte da Baía Vagen. É onde se encontra o bairro de Bryggen, uma série de antigas casas de madeira do principio do seculo XVIII, produto da reconstrução da cidade após um incendio em 1702. Actualmente estas casas, foram declaradas Património Mundial pela UNESCO. Bergen é a da segunda maior cidade da Noruega, com uma população de aproximadamente 250 mil habitantes. A cidade está cercada por sete montanhas, o que lhe confere uma bela paisagem, mas também o título de cidade mais chuvosa da Europa. Bergen é um centro de cultura, comércio e universitário na costa oeste da Noruega. O compositor Edvard Grieg nasceu e viveu na cidade e lá compôs várias das suas peças mundialmente famosas. Depois do almoço e à hora acordada pelo guia iniciaremos o percurso mais longo que faremos de carro, com destino a Stavanger. Mas não será uma viagem monótona, pois veremos fiordes, montanhas e mais lagos e bosques até às proximidades de Haugesund onde a paisagem começa a mudar, convertendo-se numa vegetação mais própria do sul, ou seja, em pequenas ilhotas rochosas onde o sol se sente mais forte. Noite em albergue nas proximidades de Stavanger.

Bergen @ credits Papa-Léguas

 

Dia 7: Preikestolen (O Púlpito) – Stavanger

Dia de trekking para chegarmos a Preikestolen, o incrível púlpito de rocha. É uma formação geológica com 604m acima do nível do mar, admirado em todo o mundo por suas vistas únicas para o Lysefjord (Fjord de Luz). É um dos lugares com vistas espetaculares sobre o fiorde Lyse, e que só é acessível a pé, numa caminhada que dura cerca de três horas e quarenta minutos (ida e volta); Da parte da tarde, voltamos para Stavanger para uma visita a esta pitoresca cidade no sul da Noruega, e faremos um jantar de grupo (despesas por parte do cliente) para despedida. Noite em albergue perto de Stavanger.

 

Dia 8: Voo Stavanger – cidade de origem

Check-out. Em hora a determinar rumaremos para aeroporto de Stavanger e iniciaremos os voos de regresso à nossa cidade de origem.

Stavanger @ credits Papa-Léguas

 

Datas de partida & Preços do programa de terra- Sob consulta

Para mais informações (O que inclui/exclui; equipamento; documentação; condições particulares; outros assuntos) consulte por favor a PAPA-LÉGUAS.

 

Programa PAPA-LÉGUAS, Viagens e Turismo, Lda.

logo-papaleguas-150dpi

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

EXPERIÊNCIAS EM PORTUGAL

- Procurar experiências
O que você quer fazer?

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural