5 Out

PRAGA

DICAS DOS AMANTES DE VIAGENS

A melhor informação sobre destinos é aquela que todos os dias são partilhados no nosso grupo de facebook AMANTES DE VIAGENS. Aqui encontra alguma informação útil dos membros, para preparar a sua próxima viagem!

 

Vamos ajudá-lo no planeamento da sua viagem até… PRAGA

 

–  #12 PRAGA

A capital da República Checa é uma das mais deslumbrantes e preservadas cidades da Europa. Praga tem construções de diversos estilos arquitectónicos repletos de história. Várias são as opções de visita: O Castelo de Praga, a Catedral de S. Vito, o antigo Palácio real, a Basílica de S. Jorge, o Bairro Judeu, entre outros.  Um destino cada vez mais procurado por gentes de todo o mundo.

República Checa

Ponte Carlos – Praga

 

1)MELHOR ÉPOCA

No Inverno é desaconselhado (Dez-Jan) por estar bastante frio e neve. Durante os meses de Maio, Junho e Setembro o clima é mais quente, as chuvas serão reduzidas e ocorrem menos enchentes.

 

2)ALOJAMENTO

Questão » Fernando Gameiro: “Alguém pode dar sugestões de alojamento para Praga?”

Paula Diogo: Há um Ibis muito bem situado, no centro. Óptimo em termos de qualidade/preço

Maria Irene Soeiro Eu estive num.”

Sandra Santos: Também estive. Foi remodelado há pouco tempo, gostei imenso, nem parecia Ibis. E mesmo central! Aconselho.”

Dora Santos:  Eu fiquei no hotel sunrise. Fica perto da estação de metro de IP pavlova. O hotel era excelente, pequeno almoço muito bom e o preço foi óptimo.”

Rita A. Martins: Hotel Grand Majestic Plaza Prague » http://www.hotel-grandmajestic.cz/en/ fiquei neste hotel bem central nada caro, tudo impecável!!!”

Cristina Santos: “ eu fiquei no ibis old town, fica perto para chegar a tudo. Vontade de voltar a Praga…”

Manuel Batista:  Pois é…Praga é linda ninguém tem dúvidas mas ninguém fala das canecas de cerveja que custam 1,5 euros, na Europa já não há muitos destes lugares…”

Ró Vale: “ Brinquedos de madeira mais bonitos que já vi em toda a vida. Até cabides perfeitamente espantosos trouxe, para as roupinhas do meu neto, que era bebé….E as caixinhas de música, feitas pelos artesãos de rua????assombrosas!!!!”

Edite Pereira: “ Vou lá este ano pela segunda vez. Adorei😊”

Neusa Vieira:  Quero conhecer, estive muito perto mas o tempo foi curto!!!”

Praga

Praga

 

Questão » Maria João Martinho: “Praga – Qual a melhor zona para ficar alojado? O que recomendam visitar? Thanks “

Eduardo Jose:  Praga cidade linda plena de arte e Cultura.”

Olívia Silva:  Para se hospedar depende do que pretender fazer na cidade. Como fui visitar outras cidades interessava-me ficar perto da estação dos autocarros Florenc. Portanto, fiquei no hotel AXA. Qualidade-preço muito bom. Além da localização. Quanto ao resto, procure no grupo, pois foi assunto no fim-de-semana anterior.”

Sylvia Lima:  Fiquei no hotel Salvator, quartos limpos, excelente café da manha, mas o melhor é a localização, em pleno centro. E uma liberdade poder passear a qualquer hora no centro de Praga, sem precisar se preocupar com transporte.”

Maria Elisa:  Fiquei no centro perto da praça da cidade velha no hotel La Perla. Andei sempre a pé. Praga é uma cidade linda :)”

Armando Costa:  Fiquei no hotel DIplomat fica longe do centro. Locais a visitar igreja nossa sr da Vitoria onde se encontra menino jesus de Praga ponte Carlos neste local muita atenção à carteira.”

Maria Irene Soeiro: Fiquei num Ibis, perto do topo da Praça Venceslau. Chegava-se a todo o lado facilmente.”

República Checa

Castelo de Praga

 

3) MONUMENTOS E LUGARES

Questão » Ana Silva: “Agradeço que me digam os locais a não perder em Praga.
Como é clima em agosto? Também gostaria de saber onde podemos comer. O custo de vida é muito caro? “

Maria Elisa: “ É mais barato que em Portugal”

Liliana Pereira: “ Ver o centro, a praça principal, o relógio, o rio, a ponte, o castelo… tanta coisa 🙂 o custo de vida é barato”

Elisete Reis: “ Não é mais barato que em Portugal…é equivalente”

Maria Elisa: “ É mais barato a não ser que tenha aumentado nos últimos 2 anos… Comparando restaurantes os preços em restaurantes de categoria equivalente são mais baratos”

Elisete Reis: “ Eu não achei e fui este mês… por exemplo nos souvenirs um íman para frigorífico rondava os 4 euros…quando em Itália e Holanda…e até Dubai comprei sempre na ordem dos 2,50 euros…e calcorreei muito. Em alimentação e entradas nos monumentos achei equivalente.”

Maria Elisa: “ Pois eu na Itália, e já fui a variados locais em Itália, dificilmente encontrei imans a menos de 4 euros… Por exemplo, jantei num restaurante em Praga no edifício da camara municipal, e paguei cerca de 20 euros por pessoa. Um restaurante equivalente em Lisboa seria o dobro… Mesmo assim Praga é das cidades mais caras de Leste.”

Margarida Nobre: “As Marionetes de Praga…”

Ró Vale: “ Os trabalhos dos artesãos checos são belíssimos. Quando estive em Praga trouxe muitos brinquedos de madeira, uma caixinha de música e até cabides para as roupinhas do meu neto, que era bebé na altura. Eram brinquedos de uma perfeição espantosa, das coisas mais bonitas que ele teve. Comprei tudo numa feira de rua, onde os artesãos trabalhavam, escrevi o nome dele num cartão e logo ali gravaram, na caixinha de música….”

Maria Helena: “ adorei Praga….quero muito voltar. vamos lá num fim de semana alargado, Ró?”

Ró Vale: “ gostaria muito de lá voltar nos mercadinhos de Inverno..

Catedral de São Vito-  Praga

Catedral de São Vito- Praga

 

Questão » Elisete Reis: “Viajantes, relativamente aos câmbios para a República Checa o que me aconselham fazer? Já agora, alguma dica de última hora de algo imperdível para Praga? Obrigada”

Helena Costa: “Quando fui, levantei dinheiro nas caixas multibanco, sempre o máximo, e assim foi pouco o valor da taxa. Em Praga tudo é imperdível 😉 perca-se pelas ruas!”

Elisete Reis:  Como é que sabemos o valor da taxa multibanco? Obrigada”

Helena Costa: “ Informe-se no seu banco, assim como se o seu cartão serve no país.

Elsa Lopes: “Troquei no Hotel, sem taxas e tudo correu bem. No penúltimo dia troquei numa casa de câmbios, na Rua e enganaram-se até aos ossos. Fiz queixa na polícia em frente que me respondeu que nunca deveria cambiar nestas casas, ditas “de câmbio”. Tenha muito cuidado, mas no hotel correu sempre bem.”

Maria Do Carmo Ribeiro:  Vontade de andar a pé:) e vai ver e sentir que é uma cidade fantástica”

Elsa Maria Morgado Serra:  É difícil dar dicas para Praga. Acho que tudo merece a pena ser visto! Mas deve ter-se tempo, p/ se poder ver (quase) tudo bem! Desde a ponte Carlos até ao bairro judaico e ao café que Nietzche costumava frequentar, é tudo fantástico! “

Elisete Reis: Nós vamos estar 4 dias…mas o primeiro dia deve ser para esquecer…chegamos por volta das 18h…só se for mesmo uma voltinha…em suma, sobram-me 2 dias e meio…e quanto a si, já tem uma desculpa para voltar “

Ana Ferreira:  Ir à ópera, sem dúvida…”

São Matos:  Teatro das sombras a não perder!!! É simplesmente fantástico!”

Isilda Mendes: “Concerto de música clássica na Sinagoga Espanhola, no bairro Judeu “

Elsa Maria Morgado Serra:  É uma cidade muito bonita, eu diria mesmo especial, sendo uma das razões os estilos arquitectónicos, como o Artdeco. Gostaria de voltar em breve, pois nem consegui ir ao Castelo e a visita foi demasiadamente rápida para se ver bem e “gozar” daquelas praças, da Ponte Carlos, dos recantos c/ esplanadas, etc. É uma cidade muito preservada, onde se respira cultura.”

Armando Costa:  Ir ao castelo e imprescindível e ver a Catedral lá dentro assim como assistir a um espectáculo de teatro negro único no mundo em Praga…”

Elsa Maria Morgado Serra:  É por tudo isso e pelo que eu disse que quero lá voltar!”

Milu Teles:  há muito alojamento eu fiquei ao pé do parlamento muito central”

 

Basilica de São Jorge -  Praga

Basilica de São Jorge – Praga

 

Questão » Fernanda Reis:  Dá para visitar Praga em dois dias?”

Neusa Vieira: Penso que sim porque visitei Budapeste, Bratislava e Viena em 5 dias, e seriam mais dois para Praga.”

Fernanda Reis:  É que tenho três dias para estar em Praga, mas pretendia ir também a Dresden na Alemanha. Penso que fica perto…”

Cemitério Judeu em Praga

Cemitério Judeu em Praga

 

Maria José: PRAGA. Vim de lá no dia 3. Foram 5 noites, tendo ficado em Mala Strana no Hotel Residencial Mala Strana. O Hotel é de 3 estrelas, simples, mas limpo e está perto do centro da cidade. Basta atravessar a ponte e estamos no Teatro Nacional, tendo do lado esquerdo a ponte Carlos IV.

A partir do aeroporto compramos o bilhete de 34 cz (coroas mas que eles pronunciam coronas) num dos guichet de transportes públicos…há um à esquerda e outro à direita. Não aceitam euros mas podemos comprar com o cartão multibanco que já com os impostos bancários fica por € 1,22.

Apanhamos o 119 e saímos em Nádrazi Veleslavin. Aí apanhamos o tram (o eléctrico deles) numero 20 (ou o 26) e saí na paragem Újezd. Com o mesmo bilhete para os dois transportes. Assim, quem já não é jovem, mas que gosta de viajar, esta é uma boa maneira de poupar.

Praga está virada para o turismo e paga-se bem. Tem de tudo no que diz respeito à cultura, mas um concerto numa das igrejas custa entre 18/20 euros.

Palmilhar devagar a ponte Karlov IV é assistir a vários “concertos”. A Igreja de S. Francisco à saída de um dos lados da ponte é simplesmente deslumbrante, mas de um modo geral são-no todas…até a de Stª Josefa!

A Old Town Square onde está o relógio na antiga Câmara Municipal, é … indescritível! 

O Museu Nacional tem entrada livre na primeira segunda-feira de cada mês. Neste momento está em obras e parte dele está no State Opera que fica mesmo ao lado. 

A comida, vale a pena experimentar uma sopa de alho ou cebola ou goulash no pão… das cervejas nem vale a pena falar, são todas boas.

O prato típico deles ou é o goulash que não comi, ou o joelho que é o nosso pernil fumado. Comer uma coisa dessas na praça Wenceslau (a que foi palco da invasão por parte dos soviets quando os Checos quiseram aliviar o socialismo e torna-lo de rosto humano) há que ter cuidado porque é ao peso e vale mais comer em restaurante que se paga menos… mas vale pela experiência, e uma vez não são vezes.

Ao fim-de-semana perto da Praça Wenceslau há um mercado onde se podem comprar lembranças e pinturas muito mais baratas. Eles acondicionam de modo a podermos transportar.

Gostei das pessoas que são de um modo geral gentis e prestáveis… mas também encontrei dois garotos que foram de uma indelicadeza, que se fosse em Portugal estavam no desemprego… enfim, há de tudo!

Dar um salto a Karlovy Vary, as termas que ficam a 150 kms também o podemos fazer por camioneta que é mais barato que o combóio e é deslumbrante ver as paisagens que estão coloridas. O bilhete ida e volta custa 320 cz (o cambio anda à volta de 25 cz por euro).

São deslumbrantes os edifícios da época de 1800 e tal, muito bem conservados, mas mais uma vez o turismo vs fazer dinheiro está bem patente. Mas é a terra deles e farão como entenderem!

Á água das termas, é de graça, mas ou se leva a caneca do Hotel, ou temos que verificar o preço das canecas porque mesmo ali ao lado custam menos 50 cz… trouxe uma por ser bastante engraçada.

É de voltar, assim a nossa casa/TAP faça mais promoções de viagens por metade do preço normal.

Maria José”

Pontes de Praga

Pontes de Praga

 

4) GASTRONOMIA

Questão » Guimaraes Tony: “Em Junho vou praga k restaurantes podem recomendar”

Filipa FSilva:  Estive lá 5 dias e nem foi preciso preocupar-me com isso. Nunca paguei caro e achei tudo tão bom!”

Maria Elisa:  os restaurantes são óptimos, e mais baratos que cá, o pior é a comida… mas gostos não se discutem !”

Vitor Mendonça:  Qualquer restaurante é barato e a carne é divinal”

Ana Gonçalves: Come-se muito bem. A cerveja é óptima.”

Maria Elisa: Por acaso o que gostei menos em Praga foi a comida típica, pouco variada e pesada!”

Sandra Pinho:  Eu comi um goulash servido no interior de um pão e estava muito saboroso num restaurante mesmo a saída da ponte das almas”

Armando Costa:  A comida é pouco variada peixe só do rio e aves não gostei da comida quanto à cerveja muito mais barata que a água. ..”

 

 

Para alojamento, consulte aqui.

Para programas de viagem, consulte aqui.

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

RESERVA DE VOOS/ HOTÉIS

RESERVA AUTOMÓVEL

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

AMANTES DE VIAGENS

Grupo nº1 Facebook- Viagens - PORTUGAL

SIGA-NOS NO FLICKR

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural