12 Out

MARROCOS

DICAS DOS AMANTES DE VIAGENS

A melhor informação sobre destinos é aquela que todos os dias são partilhados no nosso grupo de facebook AMANTES DE VIAGENS. Aqui encontra alguma informação útil dos membros, para preparar a sua próxima viagem!

 

Vamos ajudá-lo no planeamento da sua viagem até… MARROCOS

 

DESTINO  #16 – MARROCOS

Marrocos um país de grandes contrastes, cativante, de diferentes culturas e tradições. O calor do deserto contrasta com os verdes oásis, o mar, as montanhas ou cidades históricas. Um verdadeiro despertar dos sentidos.

A planície costeira é interrompida a este pelas montanhas do Rif. Para sul ficam as montanhas do Atlas, para lá das quais se situam planícies árida da orla do Sahara.

 

O clima dominante em Marrocos é o continental. Nas regiões costeiras predomina o mediterrânico, com temperaturas moderadas e humidade relativa, que pode variar entre os 7ºC e os 18ºC no Inverno, e no Verão entre os 19ºC e os 30ºC.

A melhor época para visitar Marrocos será preferencialmente entre Dezembro e Março.

Marrocos

FEZ- Marrocos

 

1)ROTEIROS

Questão » Patrícia Martins: Estou a pensar viajar para Marrocos, em Novembro, sem agências (pelo menos para o voo). Não é necessário visto pois não?!roteiros??alojamento??conhecem alguém que faça um pacote de roteiros no local?!sugestões…dicas???
Sabem se é possível reservar a viagem sem ainda ter tratado do passaporte. isto porque no site da TAP (por exemplo) aparece para colocar os dados do passaporte…
obrigada”

Sandra Fidalgo: Só posso dar uma dica…. Não vá de carro e um horrível. Pois as fronteiras os funcionários das fronteiras tanto de tanger e de Ceuta, são verdadeiros ladrões … Estive lá no ano passado e paguei em “propinas” só para entrar mais de €100.00. e o outro carro que ia connosco recusou pagar as ditas “propinas” ficou retido uma hora dentro da alfândega. Quando pagou o que eles quiseram então sim saiu. Na volta foi igual, mas como saímos de Marrocos no primeiro ferry havia poucos funcionários/ polícia na fronteira. A viagem a Marrocos e linda. Mas cuidado com as “propinas” ….. E recomendo visita a cidade de Chechaouen e asila são duas cidades maravilhosas e mto limpas.

Daniela Pinho: “ Eu tirei passaporte e só depois reservei voo! Tb fui através da TAP! Não é necessário visto!

Elsa Correia: “ voos baratos sevilha-marrakech pela ryanair

Marrocos

Ait-Benhaddou

 

Questão » Olga Agrici: Olá a todos! Há algum tempo coloquei algumas questões sobre Marrocos. Pois bem, agora já tenho a passagem comprada por 7 dias. Podem sugerir-me os melhores locais a visitar e experiências a não perder??? Obrigada”

João Velez:  7 dias, 1 cidade por dia, muitos quilómetros, muita aventura, muitas paisagens, adorei..essaouira, 1 noite no deserto e Marraquexe (restaurante nomad, Medina, praça) é o imperdível a meu ver!

Ilídia Carreira:  Fui de Tanger a Casablanca de carro passando por várias cidades imperiais, foi uma aventura maravilhosa!

Cristina Dinis:  Marrocos e espectacular; fui em Dezembro passado ; a viagem foi organizada pelo albergue do sud, com quem percorremos o pais de Casablanca até ao deserto onde fizemos a passagem de ano ; pais espectacular com as suas medianas e Souks antigos ; os riads são sítios interessantes para se ficar e partilhar culturas. Os cheiros e cores são impressionantes . Nunca deixar de incluir o deserto e não ficar apenas por Marraquexe!

Olga Agrici:  E em relação às excursões nas cidades à volta (Ouarzazate, Essaouira) aconselham marcar directamente com o hotel/riad ou aventurar-se por conta própria apanhando os serviços de bus?

João Velez:  Porque não alugar um carro? Achei super barato e dá-nos uma grande liberdade. Também já ouvi dizer que os transportes são, no geral, caros e pouco cómodos.

Marrocos

Agadir- Marrocos

 

Questão » José Paulino: Agradeço a quem já o tenha feito, que dê opinião sobre o circuito das Cidades Imperiais de Marrocos. Obrigado”

Olimpia Mendonça: “ Boa escolha…Marrocos um país místico, seguro, com aromas e costumes fabulosos…boa viagem!

Maria Da Luz Vidigal: “ Fica-se com uma ideia do país.Fez , Marrakeche, Ifran e Quarzazate foram as cidades que mais gostei é um país fantástico que vale a pena conhecer.

Miriam Augusto: “ As cidades imperiais são bastante bonitas e acho interessante alguns circuitos passarem em Meknes, que pouca gente visita. No entanto, acho que o verdadeiro de Marrocos está muito para além de cidades. Nada como explorar as montanhas do atlas, do rif ou mesmo o deserto.

Marrocos

Marraquexe- Marrocos

 

Questão » Carma Vieira: Boa tarde a todos, na passagem do ano gostava de ir a Marrocos. Conheço Marraquexe pois estive la o ano passado nessa altura mas este ano gostava de conhecer outro sitio de Marrocos e estava a pensar em Casablanca! Que me dizem alguém já esteve la nessa altura? Hotéis que sugestões?“

Marina Reis Santos: “ Casablanca não vale mesmo a pena pois de interessante só tem mesmo a Mesquita. Porque não a cidade de Fez?

Daniela Rodrigues: “ Casablanca é lindo… Não é só a mesquita. A Medina de Casablanca é muito bonita e tem praia..Fez, ourzazate, atlas, Tânger, saidia.. Uffff.. Nós levamos carro de Portugal o que ficou mais fácil para andar lá.. Mas também tivemos quase 3 semanas. as cidades são muito distantes umas das outras. se conseguir um bom guia, e se quer visitar uma só cidade Fez, tem a universidade bem como os sítios onde fazem as raspagens de peles e os grandes tanques de tinta onde tingem tecidos e peles. 

Angela Coelho: “ Passei 5 dias em Casablanca de visita a uns amigos e detestei. O facto de ter estado com pessoas que lá residiam permitiu-me ver a cidade real e não a cidade que se mostra aos turistas. Com excepção da Medina e da mesquita que de facto são bonitas/interessantes não tem nada que valha a pena. Detestei aquele contraste permanente entre os bairros sujos, pobres e degradados e a Corniche cheia de esplanadas bares e restaurantes caríssimos, povoados de estrangeiros e meninas acompanhantes. A praia era suja, com areia escura e grossa, e a falta de civismo da maioria dos frequentadores era da bradar aos céus. Sinceramente, um sítio a não voltar.

Sandra Ferreira: “ Marrocos tem muito mais que ver fora das grandes cidades. Vale a pena ir mais para sul. A realidade é bem diferente das grandes cidades. Que puder fazer as montanhas do atlas e deserto não se irá arrepender.

Cláudia Sampaio: “ Casablanca é de longe a pior cidade que já visitei. Suja, barulhenta e insegura. 
Estive lá há menos de um mês e garanto que nunca mais lá voltarei! Estive em Essaouira. É uma pequena vila piscatória. É muito bonita, mas para passar a passagem de ano, talvez não seja o local mais indicado.

Marrocos

Casablanca- Marrocos

 

Fotos publicadas » Lúcia Ribeiro: Saidia – Marrocos”

Carma Vieira: “ Gostou de Saidia? Pois eu conheço Marraquexe e o Saad Toubi também! Que me diz sobre Saidia? Este ano estive indecisa. ..

Lúcia Ribeiro: “ Tem uma praia maravilhosa e o hotel é muito bom! De resto é África. ..

Conceicao Pinto: “ Eu não gostei,..Não voltaria de todo!!

Soraia Blás“ Estou neste momento no Iberostar Saidia e estou a gostar bastante do hotel.

Marrocos

Rabat- Marrocos

 

Questão » Ana Serra: “ [MARROCOS] Para quem está a planear uma viagem (não vou sozinha!) a Marrocos (para Novembro), onde aconselham a procurar, e que zona aconselham a visitar? Contem-me tudo sobre o planeamento que fizeram 🙂 Obrigada, desde já.”

Andreia Santos Eu ia a Marraquexe e organizava uma dormida no deserto, mas há muitas outras cidades que parecem porreiras! “

Emília Pereira: “ Não vá sozinha , não vá de mochila Às costas ou então passe lá poucos dias… a diferença de cultura é tão grande que o que poderia ser agradável, para mim tornou-se quase insuportável e posso dizer que é o único país de onde digo isto… andei lá 18 dias… qualquer informação lhe cobram dinheiro e se não der gritam-lhe… chegavam a dar-nos informações sem pedirmos e mesmo assim queriam dinheiro e gritavam connosco… Tive duas experiências lá que recomendo, Fez e o Deserto… Sobretudo o Deserto, posso dizer-lhe que foram os únicos que foram realmente simpáticos connosco… Boa viagem.

Emília Pereira: “ Acho que Marrocos deve ser o único sítio que recomendo ir em viagem organizada… deve ser muito melhor 😀 tenho a certeza de que eu teria gostado muito mais… é que era preciso discutir o preço de tudo, de táxi, de tudo, tudo… até na comida eles tentam discutir o preço…

Maria Elisa: “ Estive sem viagem organizada e não tive dificuldade nem nos taxis (é so preciso perguntar quanto custa a corrida) nem nos restaurantes…para as compras sim é preciso discutir o preço o que é normal nestes países”

Rosa Oliveira: “ Já fui 6 vezes a Marrocos e nunca senti qualquer tipo de prigo. É um povo muito simpático mas é claro que temos de discutir o preço de tudo, mas isso também faz parte da viagem. Eu aconselho  Marrakech.

Isabel Aguiar Dos Reis: “ Cheguei ontem de Marrocos. Fiz Marraquexe, 1 dia em Essouira, deserto do Sahara aconselho ficar mesmo lá nas tendas. É um local mágico, os preços “na rua” tem que ser sempre discutidos. Eles são muito simpáticos mas pedem sempre dinheiro por tudo.

Maria Teresa Silverio: “ fui várias vezes. negoceio o preço do jantar, quando procuro dormida. O almoço era comprado nos mercados ou lojinhas. Nunca senti qualquer perigo. Não dar muita atenção às crianças porque essas tentam sempre pedir algo e tornam-se chatas

Maria João Gomes Lourenço: “ Fui há um ano atrás durante 5 dias sem viagem organizada a Marrakech com estadia num Riad muito bom na medina e foi óptima a experiência, gostava de voltar para ir ao deserto.

Helena Almeida: “ Eu e o meu marido organizámos a nossa viagem a Marrocos: Casablanca, Rabat, Marraquexe, Essaouira, Ourzazate, Noite no deserto nas dunas de Erg Chebbi (através do Albergue do Sud – absolutamente maravilhoso) e Meknes. Adorei o país, é fascinante e senti-me muito segura. Experiência a repetir! Boa viagem!

Carla Medeiros: “ Ana, fui com amigos e Organizamos tudo nos. Fizemos de Marraquexe ate ao deserto e voltamos por Agadir. Alugamos carro ainda ca pela “rentalcars” e ficamos com ele logo a partir do aeroporto. Marcamos os pontos que nos interessavam no mapa e reservamos os hotéis no booking ainda cá. Zero problemas, tudo super calmo. Quanto mais longe dos centros urbanos mais simpáticas as pessoas são. Tirando as compras que são sempre negociadas nunca sentimos que ninguém tivesse sido inconveniente, podemos ter tido sorte. Parávamos nos restaurantes que calhavam e comíamos o que havia, tudo com preço marcado e sem negociar nada. Foi a minha segunda vez e só não volto já porque há muito mundo para ver 

Carla Medeiros: “ Outra coisa…. Nao sei que conhece a aplicação maps.me… Ajuda muito! Descarrega o que quer com net e ela funciona sem net. Serve de GPS porque traça os melhores percursos.

Marrocos

Deserto do Sahara- Marrocos

 

Questão » Sofia Andrade Ribeiro : “Quem tem coisas para contar sobre a praça Djemaa el Fna, em Marraquexe?”

Estela Pereira: “ Foi interessante ver a diferença na Praça durante o Ramadã e logo no dia a seguir a acabar. De uma Praça quase pacata transformou -se no mundo dos encantadores de serpentes, macacos amestrados, contadores de histórias, cantores, e multidões que a tornam muito especial.

Conceição Santos: “ Adorei esta praça mas quando estava a filmar 📹 não sei de onde me apareceram a exigir pagamento por estar a filmar

Anabela Machado: “ Essa praça tem vida!!!! Amei, os cheiros, as cores, a vida à noite, a magia. Muito bom. Gostava de voltar.

 

Questão » Catia Pombo Mendes:Gostava de ter sugestões para um fds prolongado na terceira semana de Outubro…Pensei em Marrocos? Que acham? Sugestões?”

Susana Carrilho: “ Marrocos é muito bom! A escolha da zona depende do que querem fazer. Mas é perto, pouco tempo de voo, e o clima é simpático

Marina Reis Santos: “ Eu também vou a Marrocos nesse fim-de-semana, mais propriamente a Marraquexe! Até há bem pouco tempo os bilhetes desde Sevilha estavam a pouco menos de 50€ por pessoa i/v. Acho que é uma excelente escolha e vai adorar! Eu não me canso!

Maria Elisa: “Outubro:  é óptimo pois as temperaturas já não estão demasiado altas como no verão

 

Flor Branca (fotos):Xexuão (em espanhol) Chauen; em francês: Chefchaouen ou Chaouen; em árabe, uma cidade típica de Marrocos, onde predomina a cor branca e azul , linda mesmo”

Maria José Correia:  A cor azul, estará ligada aos judeus que por aí se instalaram.

Flor Branca:  não, o branco significa a paz, o azul para afastar os mosquitos, e tudo de mau, disse o guia

 

Maria Graciete Brito (Fotos): Ruínas romanas de Volubilis – Marrocos”

Cristina Dinis:  impressionantes!  já estive por aí e gostei muito!

Miriam Augusto:  Boa! São poucas as pessoas que as visitam

Marrocos

Fez- Marrocos

 

Testemunho» Bruna Rodrigues: Olá viajantes! Aqui fica um pouquinho da viagem da qual acabo de regressar…Marraquexe, com paisagens de alguns pontos turísticos obrigatórios (falta aqui o hotel mamoumia) e claro a noite no deserto com direito a ver o nascer do sol!Tb deixo alguns pratos típicos que provei e uma descrição desta linda cidade…simplesmente fantástica..cheiros maravilhosos por todo o lado, desde a comida a velas…enfim…tem de se ir para perceber! Um enorme obrigado a todos aqueles que me ajudaram quando solicitei ajuda aqui no grupo e um especial obrigado à Marina que é especialista em Marrocos e me ajudou bastante a decidir algumas coisas da viagem

 

Testemunho » João Velez: Depois de andar aqui a chatear a malta com dicas de Marrocos, posso dizer-vos que foi uma bela experiência! Organizei tudo por minha conta. Achei muito barato para 1 semana de estadias, carro, muitos destinos e belas paisagens! Alguma coisa agora, estou disposto a ajudar!”

Manuel Pinto: “ Ando a pensar seriamente ir a Marrocos, o João pode descrever resumidamente por onde andou, hotéis e outras dicas

João Velez: “ A minha rota foi Marraquexe – Essaouira – Ouarzazate – Nkob – Merzouga – Boumalne Dades – Marraquexe

Ana Paula Mendes: “ Eu gostava de saber mais informações, faz favor. Como reservou? É seguro ir com crianças? E outras dicas

João Velez: “ fui apenas com carro e alojamento para a primeira noite/destino! usei sempre o booking para as reservas ou negociava os preços lá! Nunca senti perigo lá…

Ana Paula Mendes: “ Foi de carro de Portugal?

João Velez: “ Ana Paula Mendes voo até MARRAQUEXE e tinha carro no aeroporto!

Celina Canelas Fatma: É totalmente seguro para todos incluindo crianças, já fui várias vezes algumas sozinha, com guia contratado e todo o plano da viagem executado por ele, segundo o meu interesse que é sempre o deserto”

Marrocos

Deserto do Sahara- Marrocos

2) COMPRAS

Questão » Miriam Augusto: Marrocos é o paraíso das compras! Se estás de partida e ainda não sabes o que trazer na mala, aqui ficam algumas sugestões. Quem já foi, o que é que trouxe?”

Elsa Neto: “ Trouxe carteiras e bugigangas ! Adorei conhecer Marrakech, sem duvida voltarei . 

Marina Reis Santos: “ A minha casa é praticamente um souk! 😀 Cada vez que vou trago sempre algo!

Daniela Rodrigues: “ Se levar o carro é mais grave.. Foram candeeiros, tapetes para a sala, puffs, babuchas, lenços

Célia Aires: “ Trouxe tapetes, charpes,especiarias, frutos secos, chaleiras, quadros e muitas memóriasAdorei Marrocos!”

Laurinda Piçarra: “ Babuchas para toda a gente, chaleira , copos de chá, tâmeras , charpes, latões…

Daniela Pinho: “ Trouxe tagine, lenços, pratas, copos berberes, especiarias.. muito difícil resistir! Apetecia me ter um camião para encher!!!

Maria João Gomes Lourenço: “ Tanto que havia para trazer mas fiquei por um puff, dois kaftans uma mochila de pele, babuchas dois estojos, latoes e a famosa hortelã para fazer chá. Espero voltar outra vez! 

Marrocos

Passeio de Jipe por Marrocos

 

3) CÂMBIO

Questão » Vânia Simões: “Olá amantes de viagens. Preciso da vossa ajuda, vou no próximo mês para Marrocos e queria saber onde posso trocar o dinheiro. Devo levar já daqui ou troco depois no aeroporto?“

Marina Reis Santos: “ Basta trocar no aeroporto. Logo onde espera pela bagagem há uma agência de câmbios

Vânia Simões: “ E não pago mais por ser no aeroporto?

Marina Reis Santos: “ As taxas são praticamente as mesmas e por vezes até mais caras na cidade

Luís Filipe Bastos: “ Eu levantei por lá sem prolema. Taxa mínima. Melhor que andar com muito. Ou pagar com cartão.”

Rosa Amaral: “ Eu fui a semana passada e levantei lá nas ATM. Se levar euros eles são péssimos a fazer o câmbio.

Marrocos

Passeio de camelo pelo deserto

 

Para alojamento, consulte aqui.

Para programas de viagem, consulte aqui.

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

EXPERIÊNCIAS EM PORTUGAL

- Procurar experiências
O que você quer fazer?

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural