27 Nov

FILIPINAS

DICAS DOS AMANTES DE VIAGENS

A melhor informação sobre destinos é aquela que todos os dias são partilhados no nosso grupo de facebook AMANTES DE VIAGENS. Aqui encontra alguma informação útil dos membros, para preparar a sua próxima viagem!

 

Vamos ajudá-lo no planeamento da sua viagem até… FILIPINAS

 

As Filipinas são um arquipélago de 7107 ilhas com uma área terrestre total de cerca de 300 mil km², com Taiwan, a norte, o Mar das Filipinas a leste, o Mar de Celebes, a sul e o Mar da China Meridional a oeste. As ilhas costumam ser divididas em três grupos: Luzon, a norte, Visayas, no centro e Mindanao, no Sul. O movimentado porto de Manila, em Luzon (a maior ilha), é a capital do país e a sua segunda maior cidade, depois de Cidade Quezon.

Das várias ilhas que formam as Filipinas, as maiores são montanhosas e florestadas.

O clima é quente, húmido e tropical. A temperatura média anual ronda os 26,5 °C. Os filipinos costumam falar de três estações: quente, ou verão, que dura de Março a Maio, a chuvosa entre Junho e Novembro e a estação fria, de Dezembro a Fevereiro.

Mapa das Filipinas

Mapa das Filipinas

 

 #43 FILIPINAS

 

ROTEIRO

Lenacarlos Marques:Estou a pensar ir passar uns dias às Filipinas, alguém que já lá esteve pode dar me algumas dicas? “

Daniela Lindade: “ Estive lá 12 dias, passei por Manila Palawan e Boracay. Em Palawan estive em El Nido e em Puerto Princesa no Underground River. Não perca os tous em El Nido, as pessoas são muito simples e nada preparadas para o turismo, não há grandes comodidades mas é – lindíssimo.

Andrea Magalhães:  Boracay, cebu e manila

Nuno Miguel Maia:  Manila, Cebu e Surigao islande mais umas ilhas

Maria Graça Pereira:  Adorei, especialmente El Nido em Palawan

Filipinas

Filipinas

 

 Questão» Ju Martins Esteves: Olá. Pretendo ir as Filipinas Janeiro que vem. Não conheço muita gente que foi. Alguém aqui que tivesse ido e possa partilhar experiência?”

Patricia Vieira:  Praia de boracay

Sara Moita:  recomendo El Nido

Natalia Navin:  Estive este ano em maio e recomendo. Infelizmente só fiz a ilha de palawan, mas está na minha lista voltar em breve para conhecer o resto. Posso dizer que é o meu top 1 a nível de praia no Sudeste asiático. já visitei os países todos do Sudeste asiático e Filipinas ganha sem duvida o primeiro lugar a nível de praia e paisagem. Uma óptima escolha!

Catarina Amado de Almeida:  É simplesmente magnifico!! Da Ásia é o meu destino preferido. Não gostei de boracay, confesso. Achei turístico demais, muito inflacionado, mas não perca El Nido – Palawan, Cebu e Siargao (Além dos surfistas poucas pessoas vão a Siargao, ainda é bastante virgem…)

Vasco Castro:  Boas Catarina! Pode-me dar umas dicas de como viajar para Siargao? Queria ir com a minha namorada (viajamos dentro de 4 dias) surfar e conhecer…. mas temos poucas informações de como ir de Manila para la!! Agradecia..”

Catarina Amado de Almeida Vasco Castro:  De facto é mais dificil do que para as restantes ilhas. Não existem voos diretos. Nós fizemos assim: reservamos voo pela phlipine airlines. O voo tem escala em Cebu. Quando chega a Siargao existem imensas vans que vão estar à espera dos hospedes dos hoteis (sugiro o turtle surf camp – é super tranquilo, poucos quartos e vai encontrar surfistas de vários países. Otimo se quiser ir surfar a Cloud 9). Se quiser lá decidir o hotel em que ficar, pode sempre apanhar uma van no aeroporto, tem muitas mas só durante o tempo em que o avião está lá. Depois fica sem ninguém. Se já for com hotel programado, basta pedir ao hotel que o vão buscar – nós fizemos assim. Depois lá é tudo super virgem, vai adorar. Muito calmo, as pessoas muito simpáticas e tem uma tour que pode fazer onde visita as 3 ilhas mais conhecidas. Aproveite, são lindissimas..🙂  boa viagem!

Bruno Barbosa:  olá! estive nas filipinas em janeiro deste ano. Fiz makati (cidade perto de manila, optima pra compras, e depois fui para Boracay, maravilhoso!!)

Noemi Macedo da Cunha: Para além de Boracay e de Bohol, fiz também Bantayan (2 vezes) e Malapascua.

Manila

Manila

 

 Questão» Pedro Vieira: Dicas para as Filipinas, ilhas de Boracay e El Nido (Palawan)?”

Sara Moita:  Há uma praia que fica a alguns km’s de El Nido que é mt bonita, Nacpan beach. Em El Nido se houver oportunidade, fazer todas as tours, todos os lugares são lindos 

Pedro Vieira:  Já agora, do aeroporto de Puerto Princesa para El Nido, qual é a melhor forma de fazer o trajeto?

Sara Moita: Nós fizemos a viagem de avião Manila- El Nido ptt não lhe sei dar essa informação. Fizemos El Nido – Puerto Princesa de van e a viagem ainda é um pouco cansativa pq tem mts curvas

Sara Moita: El Nido é obrigatório constar no roteiro 😀 eu confesso que não me entusiasmei mt c Manila. Gostei mt de Batad e Banaue m é uma grande viagem!

Helder Fráguas: Conheço as Filipinas, mas não a ilha de Palawan, onde se localiza El Nido. Fui a Manila, Puerto Galera (na ilha do Mindoro) e Cebu (na ilha com o mesmo nome).
O único país católico na Ásia. Um povo muito alegre, em que todos cantam e tocam um instrumento musical, todos falam inglês fluentemente (embora troquem os P por F), muitos têm formação superior. Fui ao Manila Doctors Hospital (privado), onde fui muito bem atendido por um médico filipino formado nos EUA.
São assim apesar das carências materiais. São deserdados. Têm desgraças naturais, tufões, vulcões, cheias, terramotos. Não têm recursos naturais, tirando a madeira. Daí haver móveis de qualidade. Apenas têm o mar e o pescado, mas não possuem frota pesqueira, sobretudo por causa dos piratas.”

Colinas de Chocolate na Ilha de Bohol

Colinas de Chocolate na Ilha de Bohol

 

VEGETARIANO

Questão» Pedro Mateus:Tenho planeado ir no início de 2017 para as Filipinas (El Nido), contudo, porque sou integralmente vegetariano (vegan), tenho receio de ter alguma dificuldade em fazer as refeições. Pelo que tenho lido em diversos blogs e reports, é bastante complicado ter uma alimentação isenta de produtos de origem animal por lá, ao contrário da maioria dos restantes países asiáticos. Alguém que já tenha estado por lá e que me consiga confirmar se é mesmo assim?”

Pipinha Graça:  Experimenta perguntar no grupo crescer vegetariano 

Elsa Correia: Tens o grupo vegan travel onde certamente darão uma ajuda com dicas e se procuraresgrupos com vegan philippines encontras vários. Eu procuro sempre estes grupos vegan dos locais onde vou pois dão dicas muito boas, não só sítios para comer mas o que evitar que possa ter coisas escondidas. Por exemplo molhos de peixe ou marisco penso ser uma das coisas que nas Filipinas tens de ter mais cuidado para não comer sem saber 😉 Boa viagem

Elsa Correia:  Ah e eu adoro couchsurfing e quando pesquiso host ponho sempre vegan na palavra chave de pesquisa. Se não houver ponho vegetarian”

Inês Mendonça:  Nas Filipinas apenas conheço Boracay mas havia de tudo um pouco…restaurantes à carta….restaurantes com buffet…e até havia a cadeia de sandes subway que permite escolher os ingredientes….também havia pizzas dentro dos mesmos moldes da subway

Natalia Navin: Estive em el nido este ano e há lá muitos restaurantes que de certeza arranjam opções vegan. No artcafe (dos mais conhecidos lá) sei que tinha opções vegetarianas.

Palawan- Filipinas

El Nido- Filipinas

 

DESLOCAÇÃO ENTRE  ILHAS

Questão» Mario Andre: boas! estou a pensar ir as Filipinas em Fevereiro ou Março, que ilhas e sítios aconselham? é fácil deslocar me de ilha em ilha? “

Gonçalo G Correia:  Olá Mário. Vou em janeiro e posso partilhar o meu roteiro: Cebu – El Nido – Coron – Manila (4 a 19 de janeiro). As dificuldade das deslocações depende muito das ilhas que se escolhe. Deste trajeto que vou fazer todas as deslocações vão ser diferentes. A escolhe do que se vai ver/fazer depende do tipo de experiência que se quer ter nas Filipinas. Em Cebu vou querer explorar as cascatas (Kawasan, Tumalog, Aguinid, etc), canoeing (Kawasan falls), nadar no meio de cardume de sardinhas (moalboal), nada com tubarões-baleia (Oslob). Em El Nido será para explorar todas aquelas ilhas maravilhosas de barco (há vários tours), snorkeling e canoagem e um dia para percorrer praias (napcan, el cabanas) de mota. Em Coron também conhecer as ilhas, muito snorkeling e ver navios naufragados e depois terminarei na capital Manila. Há pessoas neste grupo que já lá foram e poderão ajudar muito mais.

Filipinas

Boracay- Filipinas

 

VOOS

Questão» Matilde Sofia: Existem voos directos para as Filipinas? Ou vão via outro pais?

Gonçalo G Correia:  Olá Matilde Sofia. Não há voos diretos. Eu vou pela opção mais barata (princípio de janeiro) que será pela Air China e farei duas escalas (Frankfurt e Pequim). Há uma opção menos demorada e mais cara que é pela Emirates (com 1 escala curta no Dubai).

João Paulo:  A turkish airlines tem por vezes preços interessantes via Istambul.Eu fiz essa rota em março e paguei pouco mais de 400 euros.

Miguel Anceriz: Matilde….fui pela opção mais em conta na altura. Fui em Março e paguei 424 até Manila e fui pala KLM. Andei ali com os dias para a frente e para trás para sair mais em conta.

Filipinas

Kawasan Falls- Cebu

 

ROTEIRO

Questão» Ana Rita Gomes: Olá a todos. Gostava de saber a vossa opinião quanto ao número de dias que vou ficar nas Filipinas:
3 dias Boracay
3 dias Cebu
4 dias Palawan
1 dia Manila
Acham que devo reduzir os dias em boracay e cebu para aproveitar mais dias em palawan? “

Catarina Carvalho:  Olá Ana Rita Gomes… acho que não vale a pena estares em Manila 1dia.”

Vitor Nuno Costa:  Boa tarde Ana Rita,na mina opinião reduzia uma das ilhas, no meu caso optei por não ír a Boracay (a mais turistica),porque apenas 3 dias em Cebu e 3 dias em Palawan pode ser pouco.Em Cebu precisa de um dia para ir á ilha de Bohol, fazer o tour por Chocolate Hills,Tarsier etc, outro para o caso de querer nadar com os Tubaroes Baleia em Oslob e pelo menos mais dois para desfrutar das praias de Moalboal ou Panglao,ou visitar algumas das famosas “falls” cachoeiras Kawasan ou Tumalog. Em Palawan ,deve ter em conta que tem 6 horas de viagem do Aeroporto de Puerto Princesa ate El Nido,basicamente um dia perdido,mais outro no regresso,usfruír de pelo menos dois dias é o minimo nas ilhas de El Nido depois de la estar vai sentir que apetece ficar muitos mais e quantos mais melhor), e deverá guardar um dia para visitar o “Underground River” uma das sete maravilhas do mundo,limitado a aproximadamente 200 visitantes diarios.Como pode ver esta muito apertado..

 

 

Para alojamento, consulte aqui.

Para programas de viagem, consulte aqui.

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

redHotel com Piscina Interior redHotel de Luxo redPousada redTermas e SPA redTurismo Rural