30 Out

AÇORES

DICAS DOS AMANTES DE VIAGENS

A melhor informação sobre destinos é aquela que todos os dias são partilhados no nosso grupo de facebook AMANTES DE VIAGENS. Aqui encontra alguma informação útil dos membros, para preparar a sua próxima viagem!

 

Vamos ajudá-lo no planeamento da sua viagem até… AÇORES

 

 

Em pleno Atlântico, três grupos de ilhas de origem vulcânica formam o Arquipélago dos Açores. Composto por 9 ilhas. O grupo Central é constituído pelas ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial.  A Oriente pelas ilhas de São Miguel e Santa Maria. A Ocidente pelas ilhas de Flores e do Corvo.

Açores- Portugal

Mapa do arquipélago dos Açores

 

Numerosos miradouros proporcionam vistas deslumbrantes. Montanhas e vales tranquilos, cobertos de exuberante vegetação, lagoas de enorme beleza alojadas em crateras de vulcões extintos, fumarolas, géiseres e nascentes de água quente, picos imponentes e cavernas misteriosas, a contrastar com campos cuidadosamente cultivados, conferem ao arquipélago uma variedade paisagística rara. Devido a uma atmosfera isenta de poluição, a paisagem adquire tonalidades invulgares, num ambiente de tranquilidade, proporciona óptimas condições aos amantes de fotografia. Da conjugação de todos estes factores resulta uma suavidade de cllima que adicionada à particular natureza do solo, origina uma fertilidade de terra que se traduz na presença das mais variadas e exóticas espécies vegetais.

Açores

Lagoa do Canário – São Miguel

 

 #26 AÇORES

 

ENCAMINHAMENTO  INTER-ILHAS

Questão» Delfina Andraz:Vou aos Acores em Janeiro. O voo e para Ponta Delgada. Gostava de ir a Santa Maria. Li algures que a Sata fazia a ligacao? Como devo proceder? “

Helena Costa: Assim que efetuar a compra da viagem para Ponta Delgada, deve reservar na Sata a viagem para Santa Maria. Só poderá ficar até 24h em Ponta Delgada, tanto na ida como no regresso, para que a viagem seja gratuita.

Silvéria Ramada Duarte:   Oh assim não conseguirei ir, pois tenho hotel reservado em ponta delgada para 5 dias, certo?

Helena Costa: Certo. Dessa forma teria que pagar a viagem para Santa Maria.

Silvéria Ramada Duarte:  Pois, e teria que ver antecipadamente o bilhete e respectivo preço e horário. E ainda em ponta delgada, conseguirei visitar outra ilha neste espaço de tempo?

Helena Costa: Pode optar por visitar outra ilha, mas 5 dias não é muito para São Miguel.

Açores

Ponta Delgada- São Miguel

 

Plantação de chá Gorreana- São Miguel- Açores

Plantação de chá Gorreana- São Miguel- Açores

 

TESTEMUNHO

Questão» Anabela Martins:  Gostaria de expressar a minha enorme satisfação pela ilha de S. Miguel nos Açores, estivemos 4 dias regressamos esta noite. A ilha é linda…linda e maravilhosa, tudo verde, tudo muito bem tratado e cuidado, não se vê nenhum lixo nas ruas nem nos campos, todas as terras estão muito bem tratadas, as bermas das estradas sempre limpas. Fizemos este comentário a um Senhor e ele disse que as pessoas que estão no desemprego são colocadas a fazer estes trabalhos de limpeza e os proprietários dos terrenos cuidam bem dos seus pertences. Em momento algum houve receio de algum assalto ou pessoa mal intencionada. Mudando a pespectiva da beleza da natureza passando para a beleza humana, todas mas… todas as pessoas super simpáticas, super atenciosas e acolhedoras, sempre a querer agradar, espectacular ! 🔝 S.Miguel, recomendo e voltarei com toda a certeza 🙂 os Açorianos estão de parabéns!”

Filipa Soledade:  Eu já estive 3 vezes em São Miguel e cada vez que lá volto apaixono-me mais ainda!!! É maravilhoso!

Filipa Soledade: A simplicidade e a humildade das pessoas, atenciosas. Come-me muito bem! e Barato!!! Aconselho a ir ao restaurante da associação de Produtores salvo erro na Relva logo ali junto ao aeroporto…Muito bom e barato! Mas em toda a ilha de uma forma geral. Não esquecer a visita ás fábricas do chá Gorreana e Porto Formoso com visitas guiadas! 

Anabela Martins:   Eu e os meus amigos alugamos um carro, o que acho que é o melhor é com uma consulta ao roteiro dá para ver tudo mais à vontade. Dos 23 locais a visitar deu para ir a 15 deles. Recomendo o restaurante associação agrícola que fica no rabo de peixe, o cais 20, o alabote na ribeira grande.

Estela Pereira:   Também me impressionou o civismo, educação e simpatia dos micaelenses. Um polícia, numa operação stop de rotina, quando viu que éramos do continente, desejou-nos com um grande sorriso uma boa estadia. Num domingo vimos imensas pessoas a fazer piqueniques nos inúmeros parques da ilha. Ao fim do dia, já desertos, estavam impecáveis. Nem um papel no chão. têm muito que nos ensinar!

Josefina Reis:  E verdade, ao domingo é vê-los a fazer piqueniques. E que sítios fantásticos eles tem para os fazer. Tudo tão arrumado e limpo”

Kader Castro:  Confere 🙂. Estou agora a passar neste momento a Lagoa Das furnas e regresso hoje a Lisboa. Todos deviam visitar esta ilha.”

Helena Mateus:  Eu e mais. 2 amigos fomos na sexta e regressamos está segunda feira à noite. Para eles era a primeira vez, para mim é a terceira . Eles adoraram e eu… continuo a adorar. A gastronomia ( o Alcides, a Tasca, o Terraemar, a Associação Agrícola), a natureza tão pura, os habitantes cordiais, a marina a noite e tudo o mais incluindo as lagoas claro ( só agora à terceira vez consegui ver a lagoa do Fogo), tudo foi lindo, até a chuva que caiu de vez em quando. É para voltar

Açores

Lagoa das Sete Cidades- São Miguel

 

Parque Terra Nostra- São Miguel- Açores

Parque Terra Nostra- São Miguel- Açores

 

VIAJAR NO INVERNO

Questão» Paula Cristina Alemao: Viajar para os Açores na segunda semana de dezembro, é aconselhável?”

Pedro Cordeiro: Viajar para os Açores é aconselhável a qualquer altura do ano, mas tem de estar preparada para uma certa dose de imprevisibilidade, se chover visita um museu, ou um centro de interpretação qualquer (já existe alguma oferta cultural nos Açores) quando o tempo abrir, ruma á natureza… Alugar um carro é aconselhável, para não ficar tão dependente do estado do tempo… Pode ter sorte e nem apanhar chuva, mas nos Açores até as tempestades são bonitas… Já mergulhei nos Açores no dia de Natal com um tempo e mar maravilhosos. Vá á aventura sem medo!

Tânia Miguel:  Nos açores é sempre incerto. Eu fui este ano no fim de Fevereiro/ inicio de Março e apanhamos tempo bom, algum nevoeiro. Mas para o preço que foi e a época do ano, foi bastante bom. Conseguimos ver a lagoa do fogo. Que a minha mãe por exemplo em maio não conseguiu ver. É uma questão de sorte.

Lia Santos:  O receio é mesmo o estado do tempo pois chove sempre muito ao longo do ano mas pode ter sorte. 

São Miguel- Açores

Fábrica de Chá Gorreana- São Miguel

 

Questão» Silvéria Ramada Duarte:Visitar os Açores em Janeiro, acham boa ideia? 5 dias em ponta delgada. É o suficiente, correto?”

Rosa Pacheco:  Os meses de verão é sempre mais agradável. Pois o tempo aqui nos Açores é muito incerto.

Sara Costa:  5 dias em Ponta Delgada é muito tempo. 5 dias em são Miguel é bom. O tempo é uma questão de sorte, não chove sempre como dizem na meteorologia. Pelo contrário!

Ana Cosme:  Aconselho as furmas, poça dona Beja é incrível  fui em Fevereiro, estava frio mas valeu mesmo a pena. Se tem essas facilidades aproveite. Se tiver sorte com o tempo, 5 dias dá e sobra pra conhecer os principais pontos turísticos de toda a ilha.”

Fátima Coutinho: Açores é sorte num lado das ilha chove noutro ta sol , você vai alugar carro? A ilha é linda, já fui 2 vezes e adoro”

Fátima Coutinho:  lagoa do fogo, caldeira velha, furnas a fábrica do chá goreana sete cidades as estufas dos ananás, ribeira brava tem muito que visitar e o tempo é sorte você vai adorar

Fátima Coutinho:  Sim isto tudo em S.Miguel, se for de sair a noite na Marina tem muitos cafés/bares restaurantes

Fátima Coutinho:  Eu fui em excursão mas isto porque gosto de saber tudo acerca da ilha e fica mais fácil com o guia a explicar. Fica é mais caro. Mas de carro você tem mais liberdade e tempo para ver tudo com mais calma as estradas la sao ótimas (nada comparado aqui xD)

Tiago Rodrigues Costa:  Poça da Dona Beija, Sete Cidades, Lagoa do Canário, Termas da Ferraria, Praia dos Mosteiros, Nordeste, Caldeira Velha (para mim foi o ponto mais forte da minha viagem a são Miguel), Parque Terra nostra, Furnas, (cozido, lagoa) plantações de chá gorreana, lagoa do fogo (tem um percurso pedestre que tive imensa pena de não o fazer que nos leva ate a berma de agua, caminho acessível), a caminho das sete cidades tem um miradouro espetacular que tem vista para a praia dos mosteiros e tudo o resto (não sei precisar a localização) as estradas estão espectaculares o que possibilita ir a todo o lado com um simples carro, não quero aqui fazer publicidades, mas recomendo o restaurante Cais20, em ponta delgada, experimente o polvo a Cais20!!! uma dose da para dois adultos comerem bem! Seja como for, são Miguel é espectacular, e o seu povo.. não há palavras para a maneira como recebem os visitantes.. “os alfacinhas” como eles nos chamam! Meta conversa com qualquer local que chega sempre a um cantinho novo!! Boa Viagem!!

Helena Costa:  5 dias no Inverno é suficiente 😉 Nessa altura vai usufruir muito mais das piscinas de água quente e dos chás do que se fosse no Verão! Não perca o Jardim Terra Nostra que é muito diferente nesses meses, e as lagoas também têm a sua beleza junto à margem com bruma.

Paulo Machado:  Nos Açores há 4 estações num dia, posto isto digo-lhe que Dezembro e Janeiro são os meses mais chuvosos do ano, mas não está sempre a chover, é uma lotaria, por exemplo o último inverno até foi bastante ameno para o costume. Cinco dias em São Miguel são suficientes, não vai ter tempo para ir a outras ilhas, mas vai ter o tempo à justa para conhecer e aproveitar minimamente esta ilha.

São Miguel- Açores

Parque Terra Nostra- São Miguel

 

RESTAURANTES

Questão» Maria Albertina Santos: Ilha São Miguel- Caros amigos, gostaria q me aconselhassem restaurantes nessa zona.”

Paulo Almeida:  Borda de agua e associação produtores ribeira”

Paulo Almeida: O galego (tem de reservar) mas tem um bife divinal cozido das furnas Miroma

Tânia Miguel:  Associação agrícola. Alcides. A traineira para um bom peixe. 

Helena Costa: Casa da Rosa, Saca rolhas, Bar Caloura

Ana Tulha: “ A Tasca! É imperdível. Tem de reservar.”

Fernando Gameiro: Roberto, Cais 20

Margarida Lima:  A Tasca e Casa da Rosa (centro), Cantinho do Cais em São Brás (peixe), e o melhor cozido no Restaurante Banhos Ferreos, próximo Poça D. Beija, boa carne na Associação Agrícola (Y) Bar Caloura e Tukátula, com vista mar 

Lurdes Ca:  Mariserra (peixe e carne) Solar da Graça (bufet); VA Restaurante e café AV (Vila Franca do Campo); O cozido das Furnas, (vários restaurantes) muita gente não gosta, mas o que eu comi estava muito bom! Pelas sugestões anteriores há muitas opções

Antonio Manuel Sousa Fernandes: Para bife, o Alcides. A 50mt da Sé.

Otília Baleiras:  A Tasca MUITO BOM. Para jantar tem de reservar. Para petiscar também tem a Taberna do Açor com petiscos óptimos e tábuas de queijos divinais.

Ações

Cozido das Furnas- São Miguel

 

CRIANÇAS (A. PARENTAL)

Questão» Mónica Gonçalves: Uma dúvida, viajo esta semana com o meu filho para os Açores, ele têm 8 anos, preciso de autorização do pai?”

Mónica Barros:  Não. Açores é território nacional. Vôo doméstico. fora do território nacional Sim.

Alexandra Oliveira: Sim. Mas esquece-se que pode sair dos Açores para outro lado…

Mónica Barros:  Pois, se tiver bilhete para tal. Se tentar entrar no avião para fora do espaço nacional. Parece óbvio. Aí sim, se tentar dos Açores ir para outro lado fora do território nacional claro que lhe pedem autorização. Mas seja a partir dos Açores como de qualquer outro aeroporto do território nacional.

Alexandra Oliveira:  É preciso autorização do pai até atingir a maioridade. Mesmo do continente para qualquer ilha de Portugal.

Maria J Brardo Povoas:  É sim, se alguém com competência para tal entender que a deve parar no aeroporto, não sai. Viajo com os meus filhos constantemente menores, sou casada com o pai deles e no entanto pedem-me sempre. Inclusivamente já questionaram a mais velha, o que a mim me parece muitíssimo bem. Nunca é demais zelar pela segurança dos nossos filhos.

Paula Eusébio:  Se é casada não precisa, veja no site do SEF. Se não é casada e tem o poder paternal também não precisa. Ainda em Agosto viajei com o meu filho e a minha sobrinha, ambos menores, para o meu filho não foi preciso e para a minha sobrinha sim e a funcionária foi minuciosa a verificar os dados da autorização. Pelo SEF eu sabia que não precisava mas confirmei com uma advogada

Eloy Torres de Carvalho:  Não!!! Dentro do espaço Schengen, os menores só precisam de autorização, caso não sejam acompanhados pelos progenitores, bastará estar acompanhado por um deles, ou caso haja uma sentença do Tribunal, obrigando a autorização de ambos os progenitores. Para um melhor esclarecimento consulte a página do Sef.
Ps: ter em atenção que por vezes nem os agentes aeroportuários, seguranças, têm conhecimento do normativo legal, caso seja colocado um entrave peça a intervenção do SEF.”

Pedro Pizarro:  Claro que não… Açores é Portugal.. É como ir a Lisboa ou Faro ou Porto ou Madeira

João Miguel: Não é preciso. A lei alterou. Agora se um dos progenitores não quiser que o seu filho viaje com o outro, terá que se deslocar ao SEF e declarar que não autoriza o seu filho a viajar. Tem que constar na base de dados do SEF. Se essa declaração não existir por parte de qualquer um dos progenitores a criança poderá viajar para qualquer parte do mundo sem autorização do outro”

Açores

Interior da Ilha de São Miguel

 

 ILHAS DOS AÇORES

Questão» Paulo E Liliana Almeida: Sugestões para uma semana nos Açores, quais as ilhas que vale mais a pena visitar, estadia e excursões ou alugar carro?”

 

Teresa Abreu:  S. Miguel tem um pouco de tudo… depois tb gosto mto ds terceira… do pico… do faial e das flores… mas a melhor opção será s. Miguel…. alugar carro sempre… excursões não… n consegue ver nada de jeito… hotéis n sei costumo ficar em apartamentos…

Antonio Manuel Sousa Fernandes:  Todas são de visitar. Comece por São Miguel. 
Para bom fique no Royal Garden que não se arrepende.
Para mais modesto mas limpo e central fique na Residencial Alcides e aproveite os MELHORES bifes da ilha.
Carro (indispensável). Nada de excursões. Boa viagem.”

Cathy Scallop:  Olá, sou da ilha Terceira. Mas para uma semana “só” comece em S.Miguel (3/4 dias) , vá a s.jorge (2/3dias) e termine no Pico (2/3 dias). Se conseguir apanhe a lancha na Madalena do Pico e vá umas horas à marina da cidade da Horta no Faial (ida e volta fica a menos de €8 e demora meia hora viagem). Alugue carro em todas as ilhas e aventure-se percorrendo os mapas disponíveis nos postos de turismo. 🙂 Se não tiver tempo para ir a três ilhas, S.Miguel e S.Jorge são fora deste mundo.”

Susana Esteves:  São Miguel e Flores sem duvida. As Flores é fora de série…A não perder mesmo.

Eduardo Mendonca:  Para mim é numa semana começaria por voar para S. Miguel. Estaria ali 4 dias e seguiria para terceira e estaria os restantes 3. Alugar carro em ambas. Levantar cedo e passear calmamente por ambas. Regresse directamente da terceira para o continente, porto ou Lisboa.

Açores

Ilha do Pico

 

 ROTEIROS

Questão» Mónica Gonçalves:Caros viajantes, para a semana viajo para os Açores, São Miguel O que me aconselham?”

Fernando Gameiro:  Lagoa sete cidades, Lagoa do fogo, cais 20 (bar/restaurante) S. Roque/Ponta Delgada, plantação de ananases na faja de baixo, as furnas, as plantações de chá na lomba da maia, o jardim da Ribeira Grande, o parque terra mostra, o cozido das furnas, a lagoa das furnas, etc etc etc

Susana Coelho:  Fábrica chá porto formoso, lagoa do congro, caldeira velha, salto do cabrito, piscina termal da Ferraria. Parque terra nostra e muito mais…

Conceição João:  Aconselho restaurante Associação Agrícola em Ribeira Grande, A Tasca em Pinta Delgada e Restaurante Caloura em Água de Pau. Adorei todos!”

Catarina Mota:  Vivi lá e posso dizer-lhes que tudo é imperdível.. mas destaco o ilhéu, as lagoas, a caldeira velha, piscina termal da Ferraria…

Sandra Pacheco:  Lagoas do Canário e Congro, Ferrarias, passeio a pé e pic-nic junto à Lagoa azul das Sete Cidades, Dona Beija (até às 22h)… veja o tempo no spotazores… bifes de vaca e bolo levedo… tudo naquela ilha vale a pena, qualquer cantinho!

Filipa Vales de Almeida:  Nas furnas vá ao restaurante Tony’s, o cozido é maravilhoso!! Não deixe de ir ao parque terra nostra e à fábrica do chá de Gorreana!

Paulo Pimentel:  Piscina natural da ferraria com água quente, as furnas, parque terra nostra, poça da dona Beija e os miradouros entre muitos outros sítios.

Tiago Rodrigues Costa:  Poça da dona beija.. furnas.. caldeira velha.. ilheu de vila franca do campo.. sete cidades.. lagoa do fogo.. e muito mais.. recomendo o restaurante cais 20!! Experimente o polvo a cais 20!! Se pedir uma entrada o polvo da para duas pessoas ficarem bem satisfeitas!! E muito mais..”

Tiago Rodrigues Costa: Uma coisa posso garantir.. vim de lá a cerca de 15 dias.. e acho q nunca fiquei tão apaixonado por um destino como fiquei com São Miguel!!! Parta a descoberta e vai sempre descobrir locais espetaculares.. voltava já para lá… a única parte desagradável é só mesmo na hora de embarcar de volta ao continente!!

Açores

Cozido das Furnas- São Miguel

 

ROTEIRO E DICAS GERAIS

Ana Rita Martins:“A conhecer/visitar:

– os chás porto formoso. A “Gorreana” é a mais famosa mas nós fomos à “Porto Formoso”, pq achámos mais bonita quando passámos. Oferecem um chazinho aos visitantes. Tem uma vista fantástica…
– os licores do capote (ribeira grande). Impossível escolher o melhor, são todos muito bons.
– as estufas de ananases (a quinta das 3 cruzes é a que vale a pena visitar, mas cuidado com o Google, pq aquilo é na fajã e ele manda-nos para a lagoa do fogo)
– as queijadas de vila franca do campo
– para além do sítio onde se faz o cozido, há uma terra próxima onde se consegue passear junto a poças com água em ebulição. é mais giro do que ver apenas os sítios das panelas…

Tentámos ir ao ilhéu de vila franca do campo mas às 14h já não conseguimos bilhete. O melhor é comprar no site do clube naval.Praias muito boas e com todas as condições: Moinhos e Pópulo

Cuidado com os restaurantes em ponta delgada para jantares. Em julho era preciso ligar de manhã a reservar. Tentei reservar na Tasca terça feira e já só tinham vaga para domingo…

Restaurantes:
– Borda d’água, na Lagoa – peixe grelhado óptimo a um preço muito bom
– Residencial Ribeira Grande, na Ribeira Grande – buffet, como o Lagoa Azul nas sete cidades
– Cais 20 – caro, mas o marisco é muito bom. Conhecido pelos cavacos, uma espécie de lagosta.

– Alcides, Ponta Delgada – Bife à Alcides (à noite tem um ambiente agradável)
– Jordão, na rua do Alcides – não chegámos a ir, mas disseram-me que se come muito bem
– Miroma, Furnas – Restaurante do cozido (faz filas grandes)
– Lagoa Azul, Sete Cidades – restaurante buffet com comida típica da ilha
– Jaime, Vila Franca do Campo – recomendaram-me, foi bom, mas para nós não foi dos melhores Preparem as máquinas fotográficas e boa viagem!!!!”

Para alojamento, consulte  aqui.

Para programas de viagem, consulte aqui.

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

RESERVA DE VOOS/ HOTÉIS

RESERVA AUTOMÓVEL

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

AMANTES DE VIAGENS

Grupo nº1 Facebook- Viagens - PORTUGAL

SIGA-NOS NO FLICKR

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural