12 Dez

30 MERCADOS DO MUNDO

“ Não falho um, quando viajo. A mais fiel expressão da cultura do povo, neles se retrata!” Assim diz um membro do nosso grupo Amantes de Viagens.

Mercados Mundo

As cores, a forma de exposição dos produtos, os cheiros e as pessoas tornam estes locais um autêntico despertar dos sentidos! Apresentamos uma lista daqueles que consideramos como os 30 Melhores Mercados do Mundo.

1 – Holanda (Aalsmeer)

O maior mercado comercial de flores do mundo situa-se em Aalsmeer.

Neste local pode assistir aos leilões que têm como destino final todas as partes do mundo.

Aalsmeer

Mercado Aalsmeer

 

2 – Cairo (Khan el Khalili)

O mercado Khan el Khalili, que tem mais de 1000 anos.

Diversas ruas com centenas de lojas, forma este incrível mercado num local que nos leva a um recuo no tempo.

Khan el Khalili

Mercado de Khan el Khalili

3 – Israel (Quarteirão Cristão)

Por ruas estreitas, chegue a um dos mercados mais populares de Jerusalém. Situado no quarteirão cristão, é um mercado bastante colorido.

Aqui poderá encontrar cerâmicas decoradas, roupas étnicas, jóias, tapetes e outros artigos decorativos.

Israel

Mercado em Israel

 

4 – S.Miguel – Açores (Graça)

Em S. Miguel, nos Açores, visite o Mercado da Graça, em Ponta Delgada.

Mesmo ao lado do mercado está uma das lojas mais conhecidas da ilha. O Rei dos Queijos, como o nome indica, vende todos os queijos que são produzidos nas ilhas açorianas. Um local a conhecer.

Mercado da Graça, em Ponta Delgada

Mercado da Graça, em Ponta Delgada

 

5 – Barcelona (La Boqueria)

O Mercado de San José (Mercat de Sant Josep), popularmente conhecido como La Boquería é um mercado situado no centro das Ramblas. Oferece uma grande variedade de produtos locais e exóticos.

La Boqueria

Mercado de San José (Mercat de Sant Josep) – La Boqueria

 

6 – Istambul (Grande Bazar)

O Grande Bazar, também chamado Bazar Coberto (em turco Kapalıçarşı), é provavelmente o maior, e dos mais antigos mercados cobertos do mundo, situado num bairro histórico próximo do centro de Istambul.

Aberto desde 1461, é muito conhecido principalmente pela joalharia, cerâmica, especiarias e tapetes. Tem mais de 60 ruas cobertas e centenas de lojas agrupadas por tipos de mercadorias, havendo áreas especiais para produtos de pele, joalharia de ouro, etc.

Kapalıçarşı

Istambul (Grande Bazar) – Kapalıçarşı

7 – Hong Kong (Temple Street Night Market)

Neste mercado nocturno poderá encontrar diversos artigos de vestuário, relógios, telemóveis ou artigos em segunda mão.

Temple Street Night Market

Hong Kong (Temple Street Night Market)


8 – Zagreb- Croácia (Dolac)

Se pretende experimentar comidas típicas e comprar um autêntico artesanato, recomendo o mais importante mercado da cidade- o Dolac.

Está localizado no centro da cidade, perto da Santa Caterina Iglesa e da Catedral da Assunção da Virgem Maria. Um grande número de guarda-chuvas vermelhos indicará que chegaram ao mercado em geral é um mercado de alimentos, embora possa encontrar diverso artesanato, animais ou flores.

Dolac

Zagreb- Croácia (Dolac)

9 – Catânia- Sicilia (Mercato del pesce)

O mercado do peixe no centro da cidade de Catania é um dos mais coloridos em toda a Sicília. Todas as manhãs durante a semana, bem como sábados são oferecidos peixe fresco, apanhado nas primeiras horas da manhã.

Sicilia - Mercato del pesce

Catânia- Sicilia (Mercato del pesce)

10 – Jerusalém (Shuk Machane Yehuda)

Mahane Yehuda é um mercado em Jerusalém, Israel. Situado no quarteirão judáico, é popular entre os moradores locais e turistas para a venda de frutas e legumes frescos, produtos de panificação, peixes, carnes e queijos; nozes, sementes, e especiarias, vinhos e licores; vestuário e calçados; e utensílios domésticos ou têxteis. Em torno do mercado encontra diversos bares, cafés e restaurantes.

Shuk Machane Yehuda

Jerusalém (Shuk Machane Yehuda)

 11 – Veneza (Rialto) 

Após a ponte Rialto um pouco mais á frente, chega ao mercado Rialto. Aqui poderá encontrar a praça do mercado do peixe, das frutas e legumes.

Rialto

Veneza (Rialto)

12 – Delhi, Índia (Chandni Chowk)

Chandni Chowk  é um dos mercados mais antigos e mais movimentados em Old Delhi , na Índia. Localizado perto da estação de comboios de Deli Antiga, com o monumento do Forte Vermelho localizado dentro do Chandni Chowk. Construído no século XVII continua a ser um dos maiores mercados grossistas da Índia.

Chandni Chowk

Delhi, Índia (Chandni Chowk)

 

13 – Viena (Naschmarkt)

O Naschmarkt existe desde o século XVIII e é o maior mercado do centro de Viena. Aberto de segunda-feira a sábado, convida a passeios, olhares, descobertas e degustações. Lá, pode-se comprar tudo o que for necessário na cozinha: frutas e legumes, carne e peixe, pão ou queijo.

Naschmarkt

Viena (Naschmarkt)

 

14 – Budapeste- Hungria (Central Market Hall- Nagy Vasarcsarnok) 

O tradicional Mercado é o lugar que se encontra desde frutas, legumes, carne, peixe, mas também artesanato. Um local com uma arquitectura de grande beleza.

Central Market Hall- Nagy Vasarcsarnok

Budapeste- Hungria (Central Market Hall- Nagy Vasarcsarnok)

 

15 – Xián (mercado muçulmano)

O Mercado muçulmano é uma experiência magnífica, pelo seu agitado mercado que mantém todos os seus sentidos acordados.

Xián - mercado muçulmano

Xián (mercado muçulmano)

 

16 – Tel Aviv- Israel (Jaffa)

Old Jaffa, a cidade que deu origem a Tel Aviv, com mais de 3.000 anos de idade, construída no período otomano. Além dos muros da cidade velha e da torre do relógio otomano, uma de suas atracções é seu mercado de pulgas, contendo todo tipo de artesanato.

Israel - Jaffa

Tel Aviv- Israel (Jaffa)

 

17 – Florença (San Lorenzo)

O Mercado de San Lorenzo em Florença foi construído em 1874 localizado no centro da cidade.

É o mercado alimentar mais famoso de Florença. São frutas, legumes, carne e peixe, produtos típicos da cozinha florentina. Aberto de segunda a sábado das 7h às 14h.

San Lorenzo em Florença

Mercado de San Lorenzo em Florença

 

18 – México (San Cristobal de Las Casas)

Neste colorido mercado poderá encontrar barracas de comida tradicional, frutas e legumes, animais domésticos, ervas medicinais, ou artigos de artesanato feitos pelos índios.

San Cristobal de Las Casas

México (San Cristobal de Las Casas)

 

19 – Hanói- Vietname (Dong Xuan)

No bairro antigo de Hanói encontra o mercado Dong Xuan. É um edifício que abriga um mercado diversificado, que apesar de especializado em vendas de têxteis, possui uma grande variedade de artigos distintos entre si. Construído em 1889 pelos franceses, é o maior mercado coberto de Hanói. Localizado no centro de Hanói, apenas a 5 minutos a pé do lago central em Hanói, Lago Hoan Kiem.

Dong Xuan

Hanói- Vietname (Dong Xuan)

 

20 – Marraquexe – Marrocos (Jemaa El fna)

O Jemaa el-Fna  é a principal e mais célebre praça da cidade de Marraquexe. Situa-se na parte histórica, e faz parte da Medina de Marraquexe inscrita na lista do Património Mundial da Unesco.

A praça é a mais movimentada de Marraquexe, com vários espectáculos de saltimbancos, encantadores de serpentes, contadores de histórias, curandeiros e músicos.  À noite, as barracas de comida típica dominam a praça, juntamente com centenas de turistas e locais.

Jemaa El fna

Marraquexe – Marrocos (Jemaa El fna)

 

21 – Mercado flutuante de Cai Be – Vietname

Cai Be, no Vietname, é uma das melhores atracções turísticas no delta do rio Mekong (próximo de Ho Chi Minh). Um dos mais populares mercados flutuantes do Delta do Mekong, embora não o maior de todos, permite ver centenas de pequenas embarcações, ou canoas repletas de frutas, legumes, arroz e todo o tipo dos mais diversos alimentos.

Mercado flutuante de Cai Be - Vietname

Mercado flutuante de Cai Be – Vietname

 

22 – Porto (Bolhão)

O Mercado do Bolhão é um dos mercados mais emblemáticos da cidade do Porto construído em 1839.

A sua construção caracteriza-se pela sua monumentalidade, própria da arquitectura neoclássica.

O Mercado do Bolhão é vocacionado sobretudo para produtos frescos alimentares. Os vendedores estão divididos em diferentes secções especializadas, designadamente: zona de peixarias, talhos, hortícolas e florais. Na parte exterior do edifício existem lojas de outras variedades, como vestuário, cafetaria, perfumarias, tecidos, etc.

Porto (Bolhão)

Porto (Bolhão)

 

23 – São Tomé (Mercado Municipal)

No Mercado Municipal e central de S. Tomé poderá comprar diversos tipos de fruta ou legumes produzidos na ilha.

São Tomé (Mercado Municipal)

São Tomé (Mercado Municipal)

 

24 – Mercado flutuante Damnoen Saduak- Tailândia

O mercado flutuante mais famoso da Tailândia deve seu nome ao canal Damnoen Saduak.
Nas margens desse canal moram muitos agricultores, e que com a terra fértil da região produzem diferentes frutas e vegetais como, laranja, uva, mamão, couve, feijão e cebola.
O mercado Damnoen Saduak se divide pelos canais e tem três pontos diferentes de venda: Talat Ton Khem, com 100 anos esta é a parte mais antiga do mercado, Talat Hia Kui, esta é a parte mais turística do mercado e a Talat Khun Phitak, este ponto de venda fica num canal secundário e recebe menos turistas.
O transporte e a venda das mercadorias são feitos pelos próprios produtores e em pequenos barcos.
O mercado é aberto diariamente das 8h as 11h.

Damnoen Saduak

Mercado flutuante Damnoen Saduak- Tailândia


25 – Tunísia (Nabeul)

O Nabeul é uma cidade da costa nordeste da Tunísia onde existe o famoso mercado de Nabeul.

Nabeul é célebre na Tunísia pela qualidade artística da sua olaria, em particular os pratos pintados e faianças. Esta produção juntou-se à de artigos tradicionais utilitários de fabrico menos elaborado. Poderá ainda, encontrar produtos em couro, cobre, vestuário, bordados ou alcofas.

Tunísia (Nabeul)

Tunísia (Nabeul)

 

26 – Florença (Il Mercato Centrale)

No mercado central de Florença encontra bancas centenárias, extremamente limpo e com produtos de excelente qualidade. De frutas e verduras a carnes, queijos, vinhos ou doces.

Florença (Il Mercato Centrale)

Florença (Il Mercato Centrale)

 

27 – Bac Ha- Sapa- Vietname (Bac Ha)

A pequena aldeia de Bac Ha, apenas a 80 km de Sapa, é um dos lugares mais autênticos para ver os grupos étnicos vietnamitas no popular e colorido mercado de Bac Ha.

A vila pequena de Bac Ha, no caminho para a fronteira chinesa, oferece uma mistura de cores e cultura fascinante.
Os diversos grupos étnicos que habitam a região montanhosa de Bac Ha (etnia Miao, Hmong, Dao, Tay e Giay) reúnem-se no mercado para o comércio de produtos de todos os tipos de especiarias, tabaco, alimentos, tecidos e artesanato. O mercado é dividido em diferentes zonas, onde cada um deles vender produtos de uma determinada classes: têxtil, tecidos e materiais para fazer os trajes étnicos; frutas e legumes; área de cavalos; frangos, galinhas, porcos; restaurantes ou de artesanato local.

Vietname (Bac Ha)

Bac Ha- Sapa- Vietname (Bac Ha)

 

28 – Tóquio (Tsukiji Market)

O Mercado de Tsukiji  é o maior mercado de peixe do mundo. O mercado localiza-se em Tsukiji, no centro de Tóquio, entre o Rio Sumida e o distrito comercial de Ginza. Enquanto o centro do mercado é restrito ao acesso dos visitantes, o mercado de restaurantes e lojas de materiais de restaurantes do lado de fora permanecem uma grande atracção turística para visitantes japoneses e estrangeiros.

No geral, os outros mercados de Tóquio têm uma enorme beleza pela sua organização, elevada qualidade dos produtos e limpeza que caracteriza algumas das qualidades do povo japonês.

Tsukiji Market

Tóquio (Tsukiji Market)

 

29 – Londres (Borough Market)

Um dos melhores mercados de Londres. Funciona desde o ano 1014, quando um grupo de comerciantes da época se juntou para comercializarem os seus produtos, como carnes, grãos e vegetais. Localizado em Borugh High Street.

Borough Market

Londres (Borough Market)

 

30 – Estocolmo- Suécia (Saluhall)

Östermalms Saluhall surgiu em 1888 e poderá encontrar ingredientes de alta qualidade ou pratos cozinhados da cozinha sueca e internacional.

Saluhall

Estocolmo – Mercado Saluhall

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

EXPERIÊNCIAS EM PORTUGAL

- Procurar experiências
O que você quer fazer?

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural