18 Ago

BERLIM – ALEMANHA

 

DICAS DOS AMANTES DE VIAGENS

A melhor informação sobre destinos é aquela que todos os dias são partilhados no nosso grupo de facebook AMANTES DE VIAGENS.

Aqui encontra alguma informação útil dos membros, para preparar a sua próxima viagem!

 

– #60 BERLIM (ALEMANHA)–

Cidade que desempenhou um papel relevante ao longo da história, volta a estar no seu auge, pela vida nas avenidas, nos mercados de arte, lojas, bares e restaurantes.

Um local cheio de história que se tornou um mito no século passado. Nas últimas décadas, a cidade mudou a sua aparência várias vezes: de metrópole dos “Golden Twenties” até às ruínas do III Reich; de capital de uma nação socialista até à montra do Ocidente; de centros de protesto do final da década de sessenta até capital da contracultura; de palco da revolução até porta de comunicação entre Este e Oeste. Mudanças que lhe conferiram uma nova e fascinante imagem.

Uma cidade repleta de bares, cabarets, restaurantes, lojas, teatros, espectáculos de música, museus, galerias, salas de concerto ou cinema.

 

Vamos ajudá-lo no planeamento da sua viagem até…BERLIM.

 

Panorâmica de Berlim

Berlim

 

Quando ir?

A partir de finais de Setembro, a temperatura começa a descer e a chuva cai com maior frequência. Já entre Novembro e Janeiro as baixas temperaturas fazem-se sentir. A época ideal vai de Maio a Setembro quando chove menos e as temperaturas são mais agradáveis.

O aeroporto de Tegel situa-se nos arredores da cidade, com diversos meios de transporte para o centro da cidade.

 

Onde ficar?

Para alojamento, consulte aqui.

 

O que visitar?

 

Alexanderplatz

Esta praça fica situada no centro de Berlim Ocidental, sendo a principal atracção o Relógio Astronómico (Weltzeituhr).

Comece em Alexanderplatz em direcção a Kufurstendamm.

 

Friedrichstrasse

A longa artéria comercial da Friedrichstrasse tem o seu ponto alto nas luxuosas Galerias Lafayette.  Aqui encontrará, as melhores marcas e produtos da moda.

 

Muro de Berlim

Um dos ex-libris da cidade é o muro de Berlim. É uma das principais marcas da Guerra Fria onde em apenas alguns lugares é possível ver o muro que separou a cidade de Berlim durante 30 anos.

 

Checkpoint Charlie

No centro da cidade existe a passagem fronteiriça mais conhecida entre o Leste o Ocidente, Checkpoint Charlie, o maior símbolo da Guerra Fria e da Cortina de Ferro eternizada por Churchill.

 

Porta de  Brandenburgo

Actualmente um símbolo de Berlim, foi construída no final do século XVIII. Foi a ponte de divisão das duas Berlins (ocidental e oriental).

 

Porta de Brandburg- Alemanha

Porta de Brandburg- Berlim- Alemanha

 

Catedral de Brelim (Berliner Dom)

Foi a antiga igreja da família Hohenzollern. São de especial interesse as capelas Baptismal e Nupcial e a Igreja Memorial, com o magnífico sarcófago da família Hohenzollern

 

Ilha dos Museus (Museuminsel)

Alguns dos mais prestigiados e importantes museus de toda a Europa ficam aqui situados. Em destaque o museu de Pérgamo, sendo um dos mais importantes da história da Alemanha e do mundo.

 

Palácio de Charlottenburg

Construído com residência de Verão de Sophie Charlotte, mulher do rei Frederico I, e terminado na sua actual forma em 1790.

 

Alemanha

Palácio de Charlottenburg- Berlim- Alemanha

 

Passeio de barco no rio Spree

Passeios diários em Pfaueninsel e em Wansee, na parte Oeste da cidade, e em Muggelsee no Leste.

 

Berliner Rathaus (Câmara Municipal)

Construída no final do século XIX, é conhecida como “Rotes Rathaus” ( Câmara Vermelha) por causa da cor da sua fachada em tijolo.

 

Zeughaus (Museu da História Alemã)

Edifício barroco  do final do século XVII. As famosas máscaras dos guerreiros moribundos de Schluter podem ser vistas no pátio interior.

 

Memorial do Holocausto

Constituido por blocos de betão, pretende homenagiar os judeus mortos durante o regime Nazi de Hitler.

 

Alemanha

Memorial do Holocausto- Berlim- Alemanha

 

Reichstag

O Parlamento é um edifício envidraçado que proporciona uma vista privilegiada sobre Berlim. Daí pode-se ver, de uma outra perspectiva, monumentos como as Portas de Brandenburgo, a ilha dos Museus, a torre de TV e a estátua da Vitória.

 

Festivais de Berlim

São acontecimentos culturais que ocorrem durante todo o ano. Do cinema ao festival dramático de Berlim, a exposições de pintura, ao Jazz e música clássica até ao estilo techno. Diversas sugestões culturais à sua escolha.

 

Alemanha

Reichstag- Berlim- Alemanha

 

DICAS DOS MEMBROS DO GRUPO AMANTES DE VIAGENS

 

C.Bio : Sugestões/recomendações para Berlim. O que visitar?”

 

Castro:”tudo o que conseguir com o templo disponivel….checkpoint, portas de madburgo, a basilica entre outras coisas o resto do muro tem muita historia para descobrir”

Castro:” o parlamento tb é bonito e andar muito a pé”

Estevens:” Eu recomendaria alugar uma bicicleta pois é a melhor forma de moveres-te por lá. Visitar a Catedral, Alexanderplatz, Portas de Brandemburgo, Reichstag (vê se consegues marcar online a visita) , muro de Berlim e uma cerveja nas margens do rio naquelas esplanadas maravilhosas”

Sousa:” Torre da televisão, memorial dos Judeus, checkpoint charlie, Reichtag e Portão de Bradenburgo, ilha dos museus, unter den linden”

G.Palhares :” O parque da cidade , jardim zoológico e descer o rio de barco pelas comportas”

Lopes:”Parlamento ,ilha dos museus, é uma cidade barata , com bela arquitetura, excelentes museus, ópera sempre, no metro Opera de Berlim. E decorado pelo nosso José de Guimarães”

Fontinha :”O jardim zoológico ,, (20km )Potsdam jardins e palácios . E o centro de berlin”

Isidoro:” A ilha dos museus, especialmente o museu Pergamo”

Noite :” Irina, espírito aberto as marcas das guerras estão bem patentes aliás fazem questão que assim seja. Em Berlim gostei muito de tudo em especial o parlamento “visita” obrigatória….Praça Sony etc”

:”Pode fazer visitas guiadas gratuitas pela cidade. “

G.Brou :” a cúpula do parlamento…é gratis c audioguia…excelente vista da cidade, edifício de reconstrução espectacular pelo norman foster!”

A.Duarte :” A cúpula do Parlamento é grátis mas deve fazer a marcação online com alguma antecedência.”

Oliveira :”Andar no autocarro 100 ou no 200…visita da cidade.

Silva:” A torre da tv, a vista vale bem o tempo de espera na fila e o preço”

Freitas:” Berlim é uma cidade fantástica!! Ficando no centro tudo é atração!!”

A.Bacelar :” Não pode perder nada. Para as visitas aos locais mais “óbvios” aconselho-a a marcar tudo pela net, senão é difícil entrar. Há um local espectacular para visitar que são os bunkers. Há vários túneis que podem ser visitados: II Guerra, Guerra Fria… Se gosta de desporto (ex. correr) leve as sapatilhas e percorra o Tiergarten. Maravilhoso! Se quiser gastar dinheiro, alugue um Trabi e dê uma volta pela cidade.”

Gomes:” É uma cidade que após a reunificação da Alemanha chamou os melhores arquitetos do mundo e restaurou o espaço de ninguém. Entre eles, o nosso Siza Vieira!”

Ribeiro :”Surpreendentemente linda. Não estava à espera de gostar tanto e vim de lá encantada. Está no meu top 5 de cidades europeias.”

Paz:” Das minhas cidades favoritas, a seguir a Lisboa e Nova Iorque. Tem muita história recente em cada recanto, seja da guerra e do nazismo, do muro ou da reunificação. Não é uma cidade cara e é acolhedora, funcional, com bons transportes e bons museus. Já fui duas vezes e tenho a 3a marcada para Fevereiro, desta vez para a mostrar à minha mãe, já que tem muita da história da Europa do seu tempo de vida”

Viegas:” Sem dúvida, uma cidade acessível, funcional e acolhedora. Museus são uns 150. Carregada de história, adorei “

Gaspar :” Em Berlim tem muita coisa para ver. Desde as Portão de Brandemburgo, Memorial aos Judeus Mortos da Europa, Muro de Berlim, Berliner Fernsehturm, Catedral de Berlim. Se tiver oportunidade vá ate a Siegessäule e suba ate ao anjo”

Vilão:” Visitar a Ilha dos Museus, Potsdamer Platz, Museu de História Natural, Alexander Platz, Bernauer Strasse, Kreuzberg, Reichstag, Mitte, o Kadewe, Kurfurstendamm”

Fernandes :”A deslocação é do mais simples que há, pois têm uma rede de transportes integrados espetacular. Instale a app FahrInfo e além de poder comprar os bilhetes, indicando o ponto de partida e destino, indica quais os transportes que deve utilizar. Para percorrer a maior parte das atrações turísticas, utilize o BUS 100 e o 200 dos transportes públicos.”

Calado:” Se andar muito de transportes públicos vale a pena o passe diário “tageskarte”. Pode comprar em qualquer estação de metro ou comboio e custa 7€. Se fizer 3 viagens de metro já vale a pena. Há máquinas automáticas de emissão de bilhetes com pagamento wireless. Nem código precisa…”

 

Berlim- Alemanha

 

Para alojamento, consulte aqui.

Para programas de viagem, consulte aqui.

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

RESERVA DE VOOS/ HOTÉIS

RESERVA AUTOMÓVEL

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

AMANTES DE VIAGENS

Grupo nº1 Facebook- Viagens - PORTUGAL

SIGA-NOS NO FLICKR

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural