8 Mar

TURQUEMENISTÃO

TURQUEMENISTÃO

Bandeira do Turquemenistão

Bandeira do Turquemenistão

 

CAPITAL: Ashgabat          

 

PONTOS DE INTERESSE: Mesquita de Kiptchak | Deserto de Karakum

 

MOEDA: Manat Turcomeno (TMM)

 

VACINAS: As clínicas privadas praticam preços elevados, em especial com utentes estrangeiros.

As vacinas deverão estar em dia: tuberculose, difteria, hepatite A e B e febre tifóide.

É aconselhável consultar um médico antes de viajar e realizar um seguro de saúde que cubra todas as despesas médicas, incluindo o repatriamento.

 

VISTO: Para viajar para o Turquemenistão é necessária a obtenção atempada de um visto de entrada junto dos respectivos postos consulares. O passaporte deve ter uma validade superior a 6 meses após a data final da viagem constante do visto.

Os estrangeiros devem registar obrigatoriamente, no prazo de 24 horas após a sua entrada no país, os respectivos vistos junto da delegação local do Ministério do Interior. O incumprimento desta obrigação poderá levar à expulsão do país ou mesmo detenção.

É obrigatório transportar sempre consigo o passaporte e o respectivo visto. A sua inexistência quando solicitado pela polícia poderá levar à detenção. Os controles são frequentes.

Trajes tradicionais do Turquemenistão

Trajes tradicionais do Turquemenistão

 

Turquemenistão é um país situado na Ásia Central. Faz fronteira com o Cazaquistão a noroeste, Uzbequistão a nordeste e leste, Afeganistão a sudeste, Irã ao sul e sudoeste, e o Mar Cáspio a oeste.

Com 488 100km², o Turquemenistão é o 52º Maior país do mundo. Mais de 80% do país é coberto pelo Deserto de Karakum. O centro do país é dominado pela Depressão de Turan.

As áreas montanhosas localizam-se no leste e no sul. Os rios ausentes na maior parte do território, sulcam as regiões de fronteiras, como o rio Amu Dária, que forma parte da fronteira Turquemenistão-Uzbequistão, e o Murgab, que nasce no Afeganistão.

Palácio do Casamento em Ashgabat

Palácio do Casamento em Ashgabat

 

A visitar…

A maior parte do Turquemenistão é uma planície deserta chamada Karakum; as únicas áreas que não são assim classificadas são as margens do Mar Cáspio, as montanhas ao longo da fronteira com o Irão e o vale de Amudar’ya ao longo da fronteira a norte.

O Turquemenistão está localizado num dos desertos mais secos do mundo e, por isso, alguns lugares tem uma precipitação média anual de apenas 12mm. A temperatura mais alta registrada na capital Ashgabat é de 48°C e em Kerki, no interior do país nas margens do rio Amu Dária, 51,7°C.

O clima é um árido subtropical desértico, com pouca chuva. Os invernos são frescos e secos, com períodos de chuva entre Janeiro e Maio.

Kipchak

Kipchak

 

Ashgabat          

Capital do Turquemenistão localizada num fértil oásis a leste do mar Cáspio e a 40 Km da fronteira com o Irão. As suas indústrias incluem produtos alimentares, seda, têxteis, tapetes, cerveja, metalurgia e vidro.

Ashgabat

Ashgabat

 

 

Deserto de  Karakum

O maior deserto do país, cobrindo cerca de 340 000 Km2 ao longo das fronteiras com o Irão e o Afeganistão, a leste do mar Cáspio. É formado principalmente por areia e compreende grande parte do Turquemenistão. O canal de KaraKum liga o rio Amudária, a leste do deserto, ao porto de Krasnovodsk, no mar Cáspio.

Porta do Inferno - Deserto de Karakum

Porta do Inferno – Deserto de Karakum

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

redHotel com Piscina Interior redHotel de Luxo redPousada redTermas e SPA redTurismo Rural