12 Dez

PANTANAL SURREAL

 

Pantanal surreal

 

Tem espaço para arrumar (a larga) Portugal, Holanda, Bélgica e Suíça. É a mais selvagem e inexplorada região do Brasil, mais intacta do que a Amazónia e mais preservada do que qualquer outro ecossistema do planeta. Laboratório único de fauna e flora, entre muitos recordes do Guinness, alberga mais jacarés que australianos na Austrália. Um trabalho épico da mãe natureza ainda a salvo das asneiras do filho homem. A obra‑mestra do prestidigitador invisível. Do cartaz de espectáculos inesgotável, o mais arrebatador e o recital (afinadíssimo) de aves, cursos de água, répteis, mamíferos… e sem batuta de maestro. O oposto a Amazónia, onde a floresta, abafada e húmida, se aquieta a maior parte do dia num silêncio tumular. Aqui a vida explode em sinfonias perfeitas de águas, ventos, aves, bichos, e o canto do homem e como o do bardo da aldeia de Asterix. Mal o primeiro raio de luz se divisa, trocam de posto os oradores nocturnos, os grilos (bem‑falantes), as corujas, os sapos, as pererecas… e dão lugar no púlpito a passarada. A revoada e a hora dos pássaros. Uma algaravia sonora, ora doce, ora belicosa, que se estende até onde a leva o eco. Entre os milhões de aves, o tuiuiú – uma variedade de cegonha, símbolo do Pantanal e a segunda atracção mais procurada por fotógrafos depois da onça‑pintada – e um dos tenores mais possantes, com os seus dois metros da crista as patas, as penas brancas caídas pelo dorso como um manto de imperador, o pescoço cor de fogo e a cabeça negra.

(…)

Uma paisagem continua de água intercalada com pedaços de terra e vegetação rasteira com aves empoleiradas, ou vitórias‑regias, campos típicos de cerrados, e matas densas recheadas de cipos, orquideas e bromelias.

Passeio a cavalo – Pantanal

–Texto de Tiago Salazar–

Jornalista freelancer, formador de Escrita de Viagens e guia de viagens literárias.

Excerto do Livro ” Viagens Sentimentais ”

www.tiagosalazar.com

https://www.facebook.com/pages/Tiago-Salazar/179495902083327?fref=ts

https://www.facebook.com/tiago.salazar.184

Direitos de publicação cedidos pelo escritor.

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

RESERVA DE VOOS/ HOTÉIS

RESERVA AUTOMÓVEL

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

AMANTES DE VIAGENS

Grupo nº1 Facebook- Viagens - PORTUGAL

SIGA-NOS NO FLICKR

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural