20 Fev

EQUADOR

EQUADOR

Bandeira do Equador

Bandeira do Equador

 

CAPITAL: Quito

 

PONTOS DE INTERESSE: Cordilheira dos Andes |Parque nacional das ilhas

Galápagos | Cidade velha de Quito

 

MOEDA: Dólar dos Estados Unidos (USD)

 

VACINAS: Dengue, Hepatite, Malária, Tifo, Cólera, Difteria e Raiva. Há risco de contrair malária e dengue nas zonas costeiras, no interior amazónico e nos planaltos que não ultrapassem os 2.000 metros de altitude. Acima de 2.500 metros (Quito encontra-se a 2.800 m) a altitude pode causar fortes dores de cabeça e grande cansaço nos primeiros dias, pelo que se recomenda durante esse período a ingestão de líquidos não alcoólicos em quantidade e a limitação ao mínimo de actividades físicas.

 

VISTO: Não é necessário visto para estadias em turismo não superiores a 90 dias.

 

Equador é uma república democrática localizada na América do Sul limitada a norte pela Colômbia, a leste e sul pelo Perú, e a oeste pelo oceano Pacífico. É um dos dois países da região que não tem fronteiras comuns com o Brasil, além do Chile. Além do território continental, o Equador possui também as ilhas Galápagos, a cerca de 1 000 km do território continental, sendo o país mais próximo daquelas ilhas. Seu território de 256 370 km² é cortado ao meio pela imaginária linha do Equador.

O Equador é um dos menores países da América do Sul e, assim como o Chile, não partilha fronteira com o Brasil. A paisagem é dominada pelos Andes, que atravessam o centro do país no sentido norte-sul, com altitudes que chegam aos 6310 m no Chimborazo (praticamente no centro do país). A leste dos Andes, cerca de um quarto do território está integrado na bacia amazônica, e a oeste estende-se uma das mais extensas planícies costeiras da costa sul-americana do Pacífico.

A capital, Quito, localiza-se nos Andes e não é a maior cidade do país. Esse título cabe a Guayaquil, um porto de mar no golfo de Guayaquil, no sudoeste. O Equador também possui o arquipélago das Galápagos  (Ilhas Galápagos) situado a cerca de 1000 km ao oeste do continente.

Galápagos

Galápagos

 

A visitar…

O Equador abrange três zonas físicas distintas – uma larga planície costeira, os altos Andes, e a bacia florestada superior da Amazónia, a leste.

Nas ilhas Galápagos e nas regiões costeiras, a estação seca prolonga-se de Maio a Dezembro. A época das chuvas, que é também a mais quente, estende-se de Janeiro a Abril. Nas terras altas, a estação seca compreende os meses de Junho a Setembro, com um curto período seco no Natal.

Cidade de Quito

Cidade de Quito

 

– Quito – 

Quito é a capital e a segunda maior cidade do Equador. A Praça da Independência situa-se a 2 850 metros acima do nível do mar, sendo a segunda cidade capital mais elevada do mundo depois de La Paz, na Bolívia.

A conhecer…

Igrejas e templos patrimoniais – É impossível visitar a Plaza Grande e não ser surpreendido pela imponência e beleza desse templo religioso de estilo eclético, construído entre 1535 e 1567. Considerada a mais antiga da América do Sul, a catedral é uma curiosa mistura de estilos arquitectónicos, com arcos góticos, tecto mourisco e naves barrocas.

Igreja da companhia de Jesus – Quem passa pela fachada dessa igreja barroca feita com pedras de origem vulcânica não consegue imaginar a beleza de seu interior, onde se encontram milhares de folhas de ouro espalhadas no altar e corredores. Construída por indígenas, com a orientação de padres jesuítas, a obra levou 160 anos para ser concluída, em 1765, e é considerado o ápice do barroco na América Latina.

Igreja da companhia de Jesus-Quito

Igreja da companhia de Jesus-Quito

 

Convento de São Francisco – Considerado a igreja mais antiga de Quito construída em 1535 pelos religiosos de origem belga Frei Jodoco Rijcke e Frei Pedro Gosseal, esse templo de paredes brancas, localizado na bela Praça São Francisco, possui entrada talhada em pedra, interior barroco e tecto revestido com pão de ouro. Os trabalhos arqueológicos realizados no local resgataram objectos pré-colombianos, como cerâmicas fabricadas antes da chegada dos incas. O Museu Fray Pedro Gosseal está instalado no interior da igreja que dá nome ao local. Esse museu reúne a arte colonial dos séculos XVI, XVII e XVIII e abriga uma das mais importantes colecções de arte sacra em todo o continente.

Convento de São Domingos – A sua construção foi iniciado em 1580, pelo arquitecto espanhol Francisco Becerra, famoso por ter construído as catedrais de Puebla no México e de Lima e Cusco no Peru. É considerada uma das mais importantes da cidade, por causa da magnificência do tecto da igreja tudo enfeitado com um estilo mouro.

Basílica da Nossa Senhora da Mercê – Mais outro exemplo da arquitectura religiosa colonial. Construído em 1700, o complexo é uma mostra das influências barrocas, maneiristas e mouras. No claustro principal está a maravilhosa fonte de Neptuno, deus das águas.

Convento de São Francisco - Quito

Convento de São Francisco – Quito

 

– Cordilheira dos Andes –

A Cordilheira dos Andes é uma vasta cadeia montanhosa formada por um sistema contínuo de montanhas ao longo da costa ocidental da América do Sul, sendo a formação geológica desta datada do período Terciário. A cordilheira possui aproximadamente 8 000 km de extensão. É a maior cadeia de montanhas do mundo (em comprimento), e nos seus trechos mais largos chega a 160 km do extremo leste ao oeste. A sua altitude média gira em torno de 4000 m e seu ponto culminante é o monte Aconcágua, com 6 962 m de altitude.

Andes-Equador

Andes-Equador

 

– Galápagos –

O arquipélago é constituído por 19 ilhas principais e vários ilhéus e rochedos. A sua origem é vulcânica e algumas ilhas continuam a registar erupções.

A capital é Puerto Baquerizo, na ilha de San Cristóbal. A corrente de Humboldt é a responsável pela aridez do território, que apresenta um clima quente e seco.

A iguana é o animal mais abundante das Galápagos, assim como as tartarugas-gigantes, que podem chegar a pesar 250kg e deram o nome ao arquipélago. As Alcatrazes-de-patas-azuis são algumas curiosas aves que poderá ver nas ilhas Galápagos.

O clima é agradavelmente ameno com temperaturas a rondar os 27ºC. Fevereiro, Março e Abril são os meses mais chuvosos, quando as ilhas estão mais verdes.

Ilhas Galápagos

Ilhas Galápagos

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

RESERVA DE VOOS/ HOTÉIS

RESERVA AUTOMÓVEL

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural