4 Jul

SAIDIA – MARROCOS

 

DICAS DOS AMANTES DE VIAGENS

 

A melhor informação sobre destinos é aquela que todos os dias são partilhados no nosso grupo de facebook AMANTES DE VIAGENS.

Aqui encontra alguma informação útil dos membros, para preparar a sua próxima viagem!

 

Vamos ajudá-lo no planeamento da sua viagem até… SAIDIA (MARROCOS)

 

Marrocos um país de grandes contrastes, cativante, de diferentes culturas e tradições. O calor do deserto contrasta com os verdes oásis, o mar, as montanhas ou cidades históricas. Um verdadeiro despertar dos sentidos!

A planície costeira é interrompida a este pelas montanhas do Rif. Para sul ficam as montanhas do Atlas, para lá das quais se situam planícies árida da orla do Sahara.

Saïdia é uma cidade costeira e estância balnear, localizada no extremo nordeste de Marrocos. Por estar inserida no Mediterrâneo com temperaturas agradáveis, a proximidade com Portugal e os baixos preços, tornou este um destino de eleição dos portugueses!

 

Marrakech em 4 dias

Mapa de Marrocos

 

Informações Úteis

 

Como chegar

Saïdia fica a cerca de 1:30h de avião desde Lisboa. Contacte a sua agência de viagens para obter mais informação.

De automóvel, dirija-se até Algeciras e apanhe o ferry-boat até Ceuta. Siga para nordeste pela zona costeira até Saïdia.

 

Documentos

O passaporte é obrigatório e, com a validade mínima de 6 meses. Os cidadãos da UE não necessitam de visto.

 

Vacinas

Não são obrigatórias vacinas para visitar SAIDIA, no entanto deverá tomar algumas precauções:

Evitar beber água das fontes ou dos vendedores ambulantes;

Levar medicamentos para eventuais problemas intestinais;

Precauções contra picadas de insectos, levar chapéu e protector solar.

 

Clima 

O clima dominante em Marrocos é o continental. Nas regiões costeiras predomina o mediterrânico, com temperaturas moderadas e humidade relativa, que pode variar entre os 7ºC e os 18ºC no Inverno, e no Verão entre os 19ºC e os 30ºC. A melhor época para visitar Marrocos será preferencialmente entre Dezembro e Junho. Aconselhado levar um agasalho, mesmo em época quente, para o período nocturno.

 

Moeda

A moeda local é o Dihram Marroquino. 1€= 11,086 DH (Maio 2018). Recomendamos que efectue o câmbio de Euros por Dirhams numa casa de câmbio.

 

Idioma

A língua oficial é o Árabe. O Francês, Inglês e o Espanhol são faladas pela maioria dos marroquinos, em locais turísticos.

Saidia - Marrocos

Bandeira de Marrocos

 

 #57- SAIDIA (MARROCOS)

 

PRAIAS

C.Carneiro :” Vou a Saidia em Setembro, diga-me pff se gostaram e o que se pode visitar, e se a praia é boa?”

A.Moreira:” A água é muito agradável….a areia quase sempre suja (quer por culpa dos turistas estrangeiros quer dos marroquinos).”

L.Ribeiro:” quem pode fazer esta analise? comparando com as Caraibas ( Cuba México e republica domimicana) … que para mim. numa escala de 1 a 10…valem 10… quantos pontos dariam a SAIDIA?

D.Vieira:” Comparando com o mexico ou a republica,a saidia daria 6, e ja la estive varias vezes

M.Estevao :” A praia (Iberostar Saidia)  só é utilizada pelas pessoas do hotel…a praia tem concessão do hotel. Tem uma zona de chapéus e espreguiçadeiras e um bar. Depois para o lado esquerdo um pouco afastado estão os camelos motas de água e para a direita depois de bastante espaço tem a “zona ” do Be Live Hotel. 

Saidia - Marrocos

Praia em Saidia – Marrocos

 

EXCURSÕES

R.Dias :” Se vai para Saiidia e se não for com crianças vá na excursão a Fez e sua Medina, mas com guia, pois a Medina de Fez e complicada.”

A.Moreira:”  Fiquei no BeLive. A excursão para Fez estava a ser feito num único dia o que quer dizer que eram cerca de 10h de viagem (ida e volta) de carro. Optei por nao ir pois achei que era demasiado violento e não iria ser rentável.”

R.Dias :” Nós fizemos e foi tranquilo, a estrada é muito boa, fomos num autocarro de 20 e poucos passageiros, todos tugas foi bem agradável. Claro que chegamos cansados mas mais ricos pois vivenciar o dia a dia daquela medina é fantástico, mas atenção que mete um respeitinho, iamos todos juntos com o nosso guia português e um guia local, tive tanto medo de me perder, mas valeu a pena, pela diferença.”

G.Martins :” A viajem a Fes fica 80€ por pessoa. É uma viajem longa chegamos cansados mas muito enriquecedor. Adorei. “

T.Silva :” Fez, oujda e nador, são os que me aconselharam a ver… nador acho que tem um pequeno mercado. A marina também é um sitio a visitar, tendo em conta o local. Experimentar um passeio a camelo, mota de agua e mergulho. Mas Fez, dizem que é imperdível. Mas vá com guia.”

Marrocos

Fez – Marrocos

 

Marrocos

Fez- Marrocos

 

HOTÉIS

M.Ferreira :” Estive á 15 dias no Iberostar e adorei! Ia com a minha filha de 10anos e tinha um pouco de receio do que tinha ouvido dizer mas surpreendeu me e muito pela positiva. Não me importava de voltar!”

B.Ferreira:” Estive na semana passada no Iberostar e gostei muito, a praia é boa o hotel também o tempo estava maravilhoso. Fiz apenas uma viagem a Oudja, adorava ter feito as outras mas por motivos de saude não deu para fazer. As pessoas são super simpáticas e com muito boa energia.”

P.Bento:”  Be Live Collection… estive lá o ano passado e gostei muito do hotel…”

F.Sousa :” Estive em 2012 no Iberostar e gostei do Hotel, um espaço espectacular, quartos enormes, varias piscinas aquecidas…no entanto para quem gosta de sair do hotel e conhecer as redondezas, dar uma volta a noite pela cidade nao aconselho porque nao ha absolutamente nada a volta além de uma marina a 1km.”

P.Pereira :” Acabei de chegar de lá e gostei. A relação Qualidade/preço é boa. A comida é diferente mas há de tudo e não se passa fome. As pessoas são impecáveis. O Hotel (Be live) tem áreas exteriores de resort 5* mas os quartos embora espaçosos não correspondem à categoria do Hotel. De qualquer forma valeu a pena.”

 

Resort em Saidia - Marrocos

Hotel Iberostar Saidia – Marrocos

 

A.Sousa  :” Estive no Be Live Collection que tinha uns meses de uso. Muito bom, instalações muito boas, quartos grandes e cómodos. Só não gostei da comida, muito repetida, confusão no buffet. Nos restaurantes os que foram no princípio tinha tudo que escolher, eu fui num horário mais tardio, já não tinha muita rscolha na carta. Agora não sei se resolveram esta questão. Mas no geral gostei.”

A.Lopes :” Estive em Junho no no Be Live Collection, mas já sabia o que poderia encontrar , a comida é variada há que saber escolher , no bufete os Tugas invadem logo na abertura e enchiam os pratos com medo que se acabasse a comida , nos dois últimos dias foi invasão de espanhóis , falta de civismo e retirar saladas , frutas , queijo etc. Etc com as mãos . De resto gostei .”
D.Abadesso :” Iberostar Saidia! Gostei! A nivel de cultura, visitas, excursões, sem ser Fez ou Nadoor, tem muito poucas, em comparação com a Tunisia!Esta região ainda está em crescimento!”

D.Monteiro :” Iberostar Saidia em Setembro do ano que passou. Fomos todos em familia, levei papás, irmã, filhotes, sobrinhos…e foi uma diversão, fizemos amigos…é claro que não deu muito pra fazer excursões com os mais pequenos mas valeu a pena pela simpatia, pelos contrastes, pela musica…Muito positivo.“

A.Whitness :” Recomendo o Melia Saidia beach e o Melia Saidia Garden. O Garden fica a cerca de 15 minutos da praia. Já o Beach fica a 50 segundos.”

A.Amorim :” Eu amei. Estive no Iberostar. Top. O pessoal do hotel 5 *. A equipa de animação 5*. Fiz excursão a Oudja o guia top. Uma cultura envolta de cores e cheiros. No hotel a comida já feita bastante condimentada como é de prever no país que estamos. Mas tem sempre comida a ser confecionada na hora quer peixe, quer carne. A água do mar top.”

 

Resort em Saidia - Marrocos

Hotel Be Live Collection Saïdia – Marrocos

 

LOCAIS PRÓXIMOS DOS HOTÉIS

A.Sousa  :” Saidia é uma típica cidade marroquina, com pouco ou nada que ver, melhor fazer excursões. A praia é muito boa.”

N.Vicente  :” Qt ao que visitar, apenas fizemos yma excursão a cidade mais próxima, mas em grupo e com guia, e aconcelho que o faça tb se quer andar pelas medinas, pq temos sempre o acompanhamento da policia o que nos dá uma maior segurança em determinados sitios a visitar, como as medinas. Na zona de praia, muito calmo e senti-me sempre segura. “

R.Torres  :” Fui a Nador que tem um mercado tradicional cheio de marcas de imitação e de qualidade. Tem que se megociar sempre e senti-me segura, sem problema.”

V.Dias  :” Para conhecer não há assim muito, Marina e pouco mais… A termos de segurança diziam para não irmos sozinhos à noite mas fomos e tudo tranquilo mesmo numa “feira” na Marina à noite valeu a pena, produtos tradicionais. TOP!!”

A.Cunha :” Em Junho a marina estava meio abandonada mas vai ganhando ânimo à medida que o verão avança. Saïdia Vila fica a uns 15 minutos e o bilhete do autocarro é baratissimo. Oujda quanto a mim é longe e não vale a pena. Nador tem mais interesse para quem quer fazer algumas compras.”

M.Ramalho :” Nador é um mercado de contrafacção mas na minha opinião com falsificações muito más e preços não muito baixos, por isso acho que não vale muito a pena.”

T.Dias :” Oudja é parecida por metade do preço e mais perto. Tb tem um mercado que nos dão uma hora livre para compras. Saidia fui a noite de táxi. Mas só os azuis os outros não tem carta e mm estes conduzem muito mal, foi uma aventura…. A Marina n tem nada p ver, mas se quiser um passeio pela praia de 30m e chega lá. O camelo é divertido. Contrariamente ao que tinha lido aqui , tb fui com algum receio mas correu tudo muito bem e gostei muito, mas não se pode esquecer que é África e um 5 estrelas lá corresponde a um 3 estrelas nossos. Mente aberta e irá concerteza diverter-se. “

Resorts em Saidia - Marrocos

Marina de Saidia – Marrocos

 

SAIDIA!? SERÁ UMA BOA OPÇÃO?

A.Maio :” Após comentários super negativos lá fui eu na aventura para saidia! Para o melia. E não é que fui surpreendida e pela positiva…aconselho a cada um de nós arriscar e avaliar por nós próprios, cultura bastante diferente da europeia logicamente mas com grande enriquecimento humano… Visitei fez, viagem muito cansativa mas não podem deixar de o fazer. E nador… Gostei de ambos… Em relação ao hotel nada contra, comida boa, acolhimento fantástico por parte de toda a equipa. Saidia ainda tem muito para desenvolver e futuramente será um destino muito bom. Viagem excelente onde se pode relaxar e conhecer uma cultura diferente da nossa, arrisquem!”

Z.César :” Vamos para o Be Live…..somos 3 casais com filhos…costumamos viajar juntos…adaptamo nos com facilidade….nunca estivemos em Marrocos mas temos a noção de que um 5* là…..não é o mesmo que um 5* nas caraibas. . mas aí está a riqueza de viajar para destinos com culturas diferentes…”

P.Teorgas :” Estive em Saidia o mês passado e gostei. Mas terá que ter em consideração que é um destino de praia, sopas e descanso como se costuma dizer. Se procura conhecer o país, a sua cultura, etc, creio que não será a melhor opção.

Marrakech- Marrocos

Músico de rua em Marrocos

 

MITOS & RELIGIÃO

Questão» C.Maia :” Recomendações a ter a ter em Saidia – Marrocos? Vamos dia 23 deste mês dois adultos e uma criança.Foi me dito que para entrar numa mesquita eu não poderia entrar de ombros destapados será verdade? Disseram também para não sair de perto do meu marido, conseguem me explicar? Recomendações a ter com uma criança de 7 anos.”

C.Machado :” Olá, saidia é super tranquilo. Não tem nada a ver com marraquexe por exemplo. Claro que nas mesquitas devem ter alguns cuidados com o vestuário. É hã alguns hoteis em que não deixam entrar de biquíni durante o dia. Fora isso não é nada do que falam.

A.Silva :” Estou em saidia agora. Tudo tranquilo. Apenas aconselham, caso faça a excursao a Fez roupa abaixo do joelho e sem decote.

P.Teorgas :” Estou em Saidia desde sábado e nos hotéis (no Be Live pelo menos) é super tranquilo quanto à roupa ou andar sozinha. Os funcionários são muito simpáticos. 

L.Rato :” Claro que não pode entrar numa mesquita de ombros destapados, isso é uma afronta. 
Não se consegue entrar em todas as mesquitas e há requisitos de vestuário sim.”

R.Lopes :”No ano passado estive no iberostar e não há qualquer problema em relação ao vestuário no hotel, nas imediações ou na marina. Fiz a visita a fez e apesar de terem aconselhado ir de calças houve muita gente a ir de calções curtos e um pouco mais decotada e não houve problema nenhum até porque não se entra realmente dentro da mesquita. No entanto foi-nos dito que oujda, que não visitei, era um pouco mais conservadora e não estava tão habituada aos turistas.”

I.José :”leve uma encharpe e meta a cobrir a cabeça e ombros!! os sapatos também serão tirados,😉 será aconselhado estar acompanhada do seu marido, mas na mesquita existem regras…homens e mulheres nao entram no mesmo espaço. apesar de lindas não são locais turisticos. teremos de respeitar as regras. mas aptoveite, pois Marrocos é super tranquilo e com um povo afavel. a minha ultima visita foi a Agadir, adorei!! Boas ferias!”

P.Araujo :”As mesquitas, as igrejas, as sinagogas, os templos budistas ou hindus, são locais de culto e oração para os respectivos crentes, não são locais turísticos. Assim, se as pessoas, turistas, tiverem interesse em ver por dentro um destes locais de culto, deverão, sem sombra de dúvida nem crítica, usar vestuário e postura de acordo com.

A.Fonseca :”Vá sem medo nenhum. Acabo de chegar de Saidia e correu tudo bem. Fui ao mercado de vestido curto e nao se meteram comigo. Fiz escursao a Fez e nessa mesquita nao deixam entrar mulheres. Fui igualmente de vestido ate ao joelho e nao me fizeram nada. Pelo contrário fomos muito bem recebidos e super em segurança. Aproveite bem tudo a comida a praia o hotel a animação e sobretudo interaja com eles. Eu adorei.”

Marrakech- Marrocos

Mercado em Marrocos

 

LINGUAS

Questão» C.Maia  :”Nos hotéis, só falam francês ou o inglês é fluente? “

A.Silva :”Aqui no be live falo portugues. Eles entendem. Ou ingles. Sem problemas.

V.Angélico :”Estivemos em Julho do ano passado no Iberostar.  A relações públicas do hotel é portuguesa. O hotel recebe tantos portugueses, que há muita gente do staff a dizer muitas palavras em português. Inglês todos falam.

Marrakech- Marrocos

Especiarias à venda em souk – Marrocos

 

Para alojamento, consulte aqui.

Para programas de viagem, consulte aqui.

 

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

RESERVA DE VOOS/ HOTÉIS

RESERVA AUTOMÓVEL

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

AMANTES DE VIAGENS

Grupo nº1 Facebook- Viagens - PORTUGAL

SIGA-NOS NO FLICKR

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural