5 Mar

MOÇAMBIQUE

MOÇAMBIQUE

Bandeira de Moçambique

Bandeira de Moçambique

 

CAPITAL: Maputo             

 

PONTOS DE INTERESSE: Bazaruto | Pemba | Inhaca | Inhambane | Parque Nacional Gorongosa

 

MOEDA: Metical (MZM)

 

VACINAS: Moçambique é um país em risco de propagação de Febre-Amarela, pelo que as respectivas autoridades determinaram a obrigatoriedade de apresentação na fronteira de comprovativo de vacinação contra a Febre-Amarela aos viajantes que pretendam entrar em Moçambique.

 

VISTO: A entrada no território da República de Moçambique para nacionais portugueses portadores de passaporte comum está condicionada à obtenção de um visto, cujas modalidades e prazos de duração serão variáveis em função das características da deslocação pretendida, pelo que se recomenda aos viajantes que contactem atempadamente os serviços das representações consulares moçambicanas em Portugal. As autoridades locais já não emitem vistos de fronteira a viajantes provenientes de países nos quais existam missões diplomáticas ou consulares moçambicanas.

O visto de entrada em Moçambique é aposto sobre o passaporte válido por mais de 6 meses para além da data do termo da viagem programada.

 

Moçambique é um país localizado no sudeste do Continente Africano, banhado pelo Oceano Índico a leste e que faz fronteira com a Tanzânia ao norte; Malawi e Zâmbia a noroeste; Zimbabwe a oeste e Suazilândia e África do Sul a sudoeste. A capital e a maior cidade do país é Maputo.

A norte do rio Zambeze o território é dominado por um grande planalto, com uma pequena planície costeira de recifes de coral e, no interior, limita com maciços montanhosos pertencentes ao sistema do Grande Vale do Rift. A sul é caracterizado por uma larga planície costeira de aluvião, coberta por savanas e cortada pelos vales de vários rios, entre os quais destacando-se o rio Limpopo.

Gorongosa

Gorongosa

 

 A visitar…

A geografia de Moçambique é na sua maioria um planalto com vegetação de savana. As elevações são mais altas no Norte do país. A costa é orlada de recifes de coral e lagoas.

Clima tropical, embora mais moderado no Sul.

– Regiões chuvosas: Centro e Norte.

– Meses mais quentes: Janeiro/Fevereiro (22º a 35º, 40º em Tete).

– Mês mais frio: Julho (16º a 25º)

– Meses mais secos: Julho a Agosto.

– Meses mais húmidos: Dezembro a Janeiro.

– Época das chuvas de Novembro a Abril.

 

Maputo             

Capital e importante cidade portuária, denominado Lourenço Marques na época colonial. Foi confirmada como capital após a sua independência. Maputo ergue-se junto de um grande porto natural, e o seu desenvolvimento baseado na circulação de mercadorias, existindo a ligação por caminho-de-ferro a Joanesburgo, na África do Sul. Maputo possui diversas indústrias, nomeadamente alimentares, têxteis e do ferro.

Maputo

Maputo

Bazaruto

Bazaruto é uma ilha arenosa de Moçambique localizada aproximadamente 80 km a sudeste da foz do rio Save. É a maior ilha do Arquipélago de Bazaruto. Administrativamente pertence ao distrito de Inhassoro, província de Inhambane.

Bazaruto

Bazaruto

 

Pemba

A cidade encontra-se situada à saída da baía de Pemba, vulgarmente considerada a terceira maior do mundo, na sua margem sul.

Pemba

Pemba

 

Inhaca

Inhaca é uma ilha situada à entrada da baía de Maputo, no sul de Moçambique. tem uma grande importância turística, uma vez que possui uma grande diversidade biológica, com cerca de 12 000 espécies registadas, incluindo cerca de 150 espécies de corais, mais de 300 espécies de aves e quatro espécies de tartarugas, que ali nidificam.

Inhaca

Inhaca

 

Inhambane

Porto situado na extremidade de uma península, no local onde floresceu uma antiga colónia árabe, cerca de 450 Km a nordeste da fronteira com a África do Sul. É também capital da província do mesmo nome, que cobre cerca de 69 mil Km2. A maior parte da população pertence às tribos Tsonga e Chopi. Os principais produtos são o caju, o algodão, o arroz e o açúcar.

Inhambane

Inhambane

 

Parque nacional Gorongosa

A cerca de 160Km da cidade norte da Beira, fica o Parque Nacional Gorongosa. A paisagem varia desde terras de capim e floresta, desde savana a pântano e rio, e entre os animais que aí vivem contam-se gamos, zebras, hipopótamos, elefantes, leões e búfalos.

Parque Nacional Gorongosa

Parque Nacional Gorongosa

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

redHotel com Piscina Interior redHotel de Luxo redPousada redTermas e SPA redTurismo Rural