26 Fev

MALI

MALI

Bandeira do Mali

Bandeira do Mali

 

CAPITAL: Bamako    

         

PONTOS DE INTERESSE: Arquitectura natural- Dogons (argila e madeira) | Rio Níger | Timbuctu | Falésias de Bandiagara

 

MOEDA: Franco CFA (XOF)

 

VACINAS: Foi declarada uma epidemia de vírus ébola na Serra Leoa, Libéria e Guiné Conacri, tendo igualmente sido detectado um caso no Mali. Recomenda-se, assim, aos cidadãos nacionais residentes ou em viagem no Mali que acompanhem a evolução da situação e as directivas das autoridades sanitárias, que reforcem os cuidados com a higiene e que não consumam carne de caça.

É obrigatória a vacina contra a febre amarela. Recomendam-se as vacinas contra o Tétano, Pólio, Hepatite A e B e Meningite.

 

VISTO: É obrigatório o visto de entrada no Mali, o qual deve ser obtido junto de uma missão diplomática ou consular maliana no estrangeiro.

Mesquita de Djenne

Mesquita de Djenne

 

Mali é um país africano sem saída para o mar na África Ocidental. O Mali é o sétimo maior país da África. Limita-se com sete países, a norte pela Argélia, a leste pelo Níger, a oeste pela Mauritânia e Senegal e ao sul pela Costa do Marfim, Guiné e Burkina Fasso. A capital do país é Bamako.

Com uma área de 1.240.000 km2, é o 23.º maior país do mundo, com extensão semelhante à da África do Sul e de Angola. Possui 7 243 km de fronteiras com os sete países que limita. A maior parte do país integra o sul do Deserto do Sahara, por isso o clima é quente, sendo comuns tempestades de poeira que se formam durante secas. O território do Mali é essencialmente plano, com algumas regiões montanhosas: o Adrar des Ifoghas está localizado no nordeste, e as maiores altitudes são as Montanhas Hombori, que ultrapassam a altitude de 1000 metros a sudeste, e as Montanhas Bambouk a sudoeste.

Aldeia no Mali

Aldeia no Mali

 

A visitar…

As regiões a norte do Mali ficam no deserto do Sahara. Para sul fica uma savana, através do qual corre o rio Níger.

O clima é desértico no norte e um pouco mais suave no sul do país. A melhor época para o visitar é o mês de Novembro de preferência a Março, quando o calor aperta, e depois da estação das chuvas.

Mercado em Bamako

Mercado em Bamako

 

Bamako    

Bamako é a capital e maior cidade do Mali. Localiza-se nas margens do rio Níger, no sudoeste do país. É o centro administrativo, com um porto fluvial localizado na vizinha Koulikoro, e um importante centro regional de comércio e conferências. A conhecer:

Biblioteca Nacional de Mali – Localizada em Ouolofobougou, uma secção de Bamako, a biblioteca possui mais de 60 000 obras, incluindo livros, periódicos, documentos de áudio e vídeo.

Grande Mesquita de Bamako – está localizada no centro de Bamako, ao norte do rio Níger River perto do Mercado Central (Grand Marche) e da Catedral de Bamako da era colonial. É uma das estruturas mais altas de Bamako.

Torre BCEAO – Com vinte andares é o edifício mais alto da África Ocidental. Está localizada ao norte (margem esquerda) do rio Níger, no centro da cidade de Bamako.

Museu Nacional do Mali – é um museu arqueológico e antropológico que apresenta exposições permanentes e temporárias sobre a pré-história do Mali, bem como instrumentos musicais, vestuários e objectos de rituais associados com vários grupos étnicos do Mali.

Bamako

Bamako

 

Torre BCEAO

Torre BCEAO

 

Timbuctu

No centro do país, Timbuctu é sede da prestigiada universidade alcorânica e de outras madrasas. Nos séculos XV-XVI, converteu-se numa capital intelectual e espiritual, assim como num centro de expansão do Islão em África. O principal legado histórico e arquitectónico são as suas três grandes mesquitas: mesquita de Djingareiber (caracterizada pelo seu alto minarete. Concluída em 1330), Sankoré (actualmente funciona como universidade), e Sidi Yahia.

Timbuktu

Timbuktu

 

Falésias de Bandiagara

No centro-sul do país as falésias de Bandiagara protegem estruturas arquitectónicas como casas, celeiros, altares, santuários e togunas (locais de reunião dos chefes das tribos), que durante séculos foram a alma da cultura tradicional dos Dogons. Em Bandiagara, pode-se observar uma arquitectura única, com celeiros cobertos de palha e outras construções populares.

Bandiagara

Bandiagara

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

RESERVA DE VOOS/ HOTÉIS

RESERVA AUTOMÓVEL

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

AMANTES DE VIAGENS

Grupo nº1 Facebook- Viagens - PORTUGAL

SIGA-NOS NO FLICKR

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural