GUINÉ EQUATORIAL

Bandeira da Guiné Equatorial
CAPITAL: Malabo
PONTOS DE INTERESSE: Gorilas da floresta | Malabo
MOEDA: Franco CFA (XAF)
VACINAS: Para quem pretenda, a partir da Guiné-Bissau, viajar na região, deve ter em atenção que alguns dos países vizinhos, nomeadamente um dos que faz fronteira, a Guiné-Conacri, tem sido especialmente atingidos pela epidemia de ébola.
Apenas se deve consumir água engarrafada (mesmo o gelo) e convém evitar comer alimentos não cozinhados, sobretudo frutas com casca e vegetais mal lavados. O viajante deverá aconselhar-se previamente junto do seu médico numa “consulta ao viajante” sobre a vacinação necessária e os cuidados básicos a manter.
Recomendam-se cuidados profilácticos em relação ao paludismo para estadias curtas, bem como o uso de repelente de insectos, roupa fresca, clara e comprida e o uso de rede mosquiteiras.
Regista-se uma incidência preocupante de doenças sexualmente transmissíveis, nomeadamente HIV-SIDA. A tuberculose e a hepatite são também doenças comuns. Verifica-se alguma incidência de cólera.
VISTO: É exigido visto, o qual deverá ser obtido nas Embaixadas da Guiné-Bissau, designadamente em Lisboa.
O visto poderá ainda ser obtido nas fronteiras terrestres ou no Consulado da Guiné-Bissau em Ziguinchor, mas recomenda-se que o pedido de visto seja efectuado antecipadamente.

Gorila da floresta da Guiné Equatorial
A Guiné Equatorial, é um país da África Ocidental, dividido em vários territórios descontínuos no Golfo da Guiné, um continental, Mbini incluindo a cidade binacional de Cocobeach, partilhada com o Gabão, e os outros insulares. A ilha de Bioko, no norte do Golfo do Biafra, alberga a capital, Malabo | as outras ilhas são a de Ano Bom, a sul de São Tomé e Príncipe, e as ilhas Corisco, Elobey Grande e Elobey Pequeno (e ilhotas adjacentes) na baía de Corisco, ao largo do Gabão.
A República da Guiné Equatorial situa-se no oeste da África central. A ilha de Bioko dista cerca de 40 quilómetros dos Camarões. A ilha de Ano Bom fica cerca de 595 quilómetros a sudoeste de Bioko. A região continental de Rio Muni, de maior área, fica entre o Gabão e os Camarões e inclui as ilhas de Corisco, Elobey Grande, Elobey Pequeno e ilhotas adjacentes.

Malabo
A visitar…
A Guiné Equatorial consiste na ilha de Bioko e da região principal do rio Muni.
O clima é quente e húmido com duas estações distintas. A estação das chuvas estende-se de meados de maio a meados de Novembro, com maior pluviosidade em Julho e agosto. A estação seca corresponde aos restantes meses do ano. Os meses de Dezembro e Janeiro são os mais frescos. No entanto, as temperaturas são muito elevadas durante todo o ano: mínimas médias entre 20º (Janeiro) e 26º C (Outubro) e máximas médias entre 30º e 32º C.

Floresta da Guiné Equatorial
Malabo
Capital e porto principal da ilha Bioko. Antiga Santa Isabel, ergue-se no Norte da ilha, na orla de uma cratera vulcânica na qual o mar criou uma abertura, formando um porto natural. Malabo tem uma catedral construída em 1916. Exporta cacau e madeira.

Catedral de Santa Isabel em Malabo