15 Nov

EXPERIÊNCIAS DOS MEMBROS AMANTES DE VIAGENS – SUSTOS EM VIAGEM

 

 

EXPERIÊNCIAS DOS MEMBROS AMANTES DE VIAGENS – “SUSTOS EM VIAGEM”

 

Sustos em viagem? Quem já os teve? Esta foi uma questão recente partilhada pelos membros do nosso grupo AMANTES DE VIAGENS. Avaria de um motor do avião, turbulência e pânico no meio do oceano, entre outros. Vamos conhecer alguns desses momentos emocionantes, e inesquecíveis!

 

A.Granjo : Já sofreram alguns sustos durante um voo? “

 

M.Cardoso: Já apanhei um susto , mas foi ver fumo do motor e ter que aterrar de emergência”

P.Botas: Sim, voo Tóquio-Osaka que parecia que o avião ia cair depois de várias vezes cair em poços de ar! Ou voo Paris-Lisboa após várias tentativas falhadas para aterrar devido ao mau tempo e forte vendaval e bailar ao vento, ser desviado para Faro. “

C.Teles: Voo para República Dominicana. Após duas horas de viagem anunciam que vamos regressar à Portela porque havia uma avaria no avião… E eu a pensar se a avaria aguentaria as duas horas de regresso. Aguentou… Quando aterramos novamente em Lisboa ficamos duas horas fechados no avião enquanto o reparavam e reiniciamos viagem para Punta Cana. No mesmo avião. Digamos que fiquei muito feliz quando aterramos na República são e salvos. “

J.Lito: Aeroporto da madeira com a transavia e muito mau tempo…já só se ouvia gritos,foi impróprio para cardíacos…”

S.Vilhena: Ja viajei em varios tipos de aviões. ..a mnha grande paixão 😍 mas sim ja vi a situação um pouco complicada num AN12 (avião militar). Um dos motores começou a deitar fumo. Anos mais tarde numa avioneta bimotor, um dos motores parou em pleno voo . A sorte é que estavamos a voar numa altitude que permitiu nos planar e o piloto consegiu por o motor a trabalhar novamente. Foi muito emocionante.”

A.Granjo: Grande piloto!!”

S.Vilhena: Era sim. Grande amigo e muito doido. Era aquele Artur que fazia aterragens em pistas de terra batida e sem iluminação . Lembro me tão bem ouvir mos a avioneta a sobrevoar a vila e o meu pai pegar no carro e ir a correr pró aeroporto (rural) iluminar o inicio da pista pra que ele aterrasse em minima segurança…enfim!dois malucos.”

 

Maldivas

Maldivas

 

A.Leitão: Frankfurt – Basel.. Primeira viagem sozinha.. Poço de ar e um berro assustador! Valeu a senhora ao lado para me acalmar! Escusado será dizer que entro em pânico mal sei que vou para algum lado de avião! Mas corre sempre tudo bem.”

F.Arnaut: Nem quero lembrar!! Março de 2010, no meio do oceano, indo pra Angola. 3 e pouca da madrugada, finalizando a Janta. O censor da aeronave falhou e entramos numa zona de turbulência e pânico no meio do oceano. Gritos, choros… Bandejas voando da poltrona, alerta é acionado. O comandante fala em inglês para equipe de bordo em código de emergência máxima. Nesse momento, falei pra mim mesmo: acabou!!! Minha vida finaliza por aqui! Passou um filme de tudo. Até gente que eu nem lembrava, no momento eu lembrei. Depois de alguns minutos de pânico, gritos e desespero dos passageiros. Foi Deus!!! Eu sei que foi ele!!! O comandante consegue sair da zona de turbulência e fala ao microfone, pedindo desculpas pela falha da aeronave (sensor). Nunca esquecerei desse dia!!! Experiência que não desejo a ninguém. Por razão de ética e por ser cliente há mais de 08 anos da companhia, não irei citar nome da mesma. Já passou! Graças a Deus.”

F.Santos: 5 horas e meia de trovoada africana forte e feia de Acra para Lisboa.”

A.Costinha: Numa aterragem em Londres, joguei uma mão ao senhor que estava sentado do meu lado esquerdo e precisei de toda a minha força no braço direito pra me apoiar no banco da frente… fechei os olhos com força e fiz uma careta que assustou os passageiros da fila do lado. Foi bastante agressiva e com vários saltos ao bater na pista, não devo ter sido a única que deu a mão a estranhos.”

S.Rodrigues: Sim, por duas vezes. A primeira à vinda da Gran Canária. Um dos motores pegou fogo já perto de Lisboa. E outra vez numa ida à Madeira. Apanhamos um temporal terrível e tivemos de sobrevoar a ilha durante 1 hora, no meio de ventos, chuva e relâmpagos, até termos autorização para aterrar.”

M.Reynal: À vinda de Paris, há 3 semanas, na contagem dos passageiros a bordo, antes da descolagem, havia um passageiro a mais que, por mais apelos que a comissária de bordo fizesse, não se acusava. Estão a ver…Paris…terroristas..uma pessoa a mais a bordo… Conclusão, ao fim de 2 horas, dentro do avião e de pedido de identificação, banco a banco, lá detectaram um tuga, que tinha bilhete para um outro vôo mas que, inexplicavelmente, em Orly, conseguiu passar a porta de embarque e entrar no nosso avião. Lá o identificaram e conseguiram autorização para o deixar viajar no nosso vôo. Estão a ver o susto!!

G.Gomes: 2006. Voo Tunísia-lisboa
A turbulência (pocos de ar) o avião abaixava tanto parecia que iamos cair. Entrei em pânico…A comissária de voo teve que me vir acalmar…So fiquei calma quando o avião aterrou..”

 

Voo de Helicoptero- Sintra

 

S.Morgado: 2017 voo de Genebra- Porto..a Turbulencia era tanta que as pessoas desataram todas a gritar.. fiquei com um braço todo negro por a senhora q estava sentada ao meu lado se ter agarrado com tanta força, só me largou qdo aterramos….o aviao parecia que ia cair. 1.45 h de terror…a partir daí sempre que entro num aviao os meus níveis de ansiedade disparam…”

V.Silva: Sim num voo de luxembourg/lisboa tivemos que aterrar de emergência durante a noite devido a forte turbulência. Não sou medricas mas nesse voo tive algum receio
Boa viagem a todos/as.”

F.Pinto: Berlim Lisboa já mesmo a descolar bird strike no motor esquerdo. Travagem brusca, cheiro a queimado e bombeiros logo a cercar o avião. Mas o pior foi ter reparado na “matrícula” do avião quando voltámos atrás para sair e ver que 3 horas depois nos puseram exatamente no mesmo avião para fazer a viagem. Fiquei cheio de medo não tivesse a reparação sido mal feita e o comandante parece que me leu o pensamento porque na primeira comunicação avisou que a tripulação era outra, mas o avião era o mesmo … que não nos preocupássemos porque se não estivesse funcional não era ele que o trazia até Lisboa! Escusado será dizer que foram 3 horas de viagem tensa e a cada ruidozinho normal imaginava que o avião ia cair…”

C.Garrau: Vinha de Londres num voo Tap…tinhamos o furacão Stephanie sobre Lisboa…
Lembro me de estarmo nos a fazer a pista e um aviao da BA que vinha atrás de nós fazer a manobra e volta e penso que segui-o para Madrid. Aterramos com a avião lireralmemte a “andar” de lado. Não saimos logo, pq não tínhamos como… Dentro do avião parecia que estavamos em mar alto, abanava por todo o lado. Quando finalmemte saímos e chegamos a recolha de bagagem, penso que quase todos nos sentamos no chão e tivemos a noção pelo que haviamos passado.Pois eramos os únicos…o aeroporto tinha encerrado devido as condições climatéricas. Confesso que só pensava nos meus filhos…”

 

Vista aérea de Veneza

Vista aérea de Veneza

 

N.Caridade: Agosto 2018 Rayner Barcelona _Porto, voo atrasado, voo com muita muita turbulência horrível….. Chorei…. Pessoas a rezar….. Um filme terror… Depois piloto começou a descer derrepente e comecei com um dor forte cabeça lado esquerdo, a vista a ficar inchada a chorar a ficar surda….. Pensei que me ia dar Avc……. O hospedeiro disse que era normal por eu estar c gripe e porque piloto estava a descer muito rápido :(acho que tal cedo não quero andar de avião…..”

B.Barbosa: Voar com uma tempestade tropical da republica dominicana para Lisboa. Foi o único voo a sair naquele dia. Tivemos de aterrar de emergência. O cenário dentro do avião foi qualquer coisa que não quero voltar a ver…”

E.Santos: Voo para Roma. Tempestade e turbulência. O avião deu algumas voltas antes de aterrar e uma família italiana ao meu lado deu as mãos como se fosse o fim. Não foi.”

L. Fortuna:” Uma vez apanhei um voo de Roma para Lisboa .o voo atrasou umas horas e quando entrei e me sentei queria era dormir. O sr ao meu lado estava a ler o jornal e eu dei uma olhada. A ultima coisa que li antes de adormecer foi “avião aterra de urgência porque o piloto teve um enfarte “… mais tarde acordo com a hospedeira de bordo “senhores passageiros, existe entre vós algum médico ou enfermeiro?”

D. Dinis: Porto santo- Porto. O voo já tinha atrasado 5h. Preparação para aterrar no Porto, começa a cheirar MUITO a queimado no avião, as pessoas começam a entrar em pânico, quando a hospedeira anuncia que nao ha problema, apenas deixou queimar as torradinhas dela.”

C. Marques: Algumas bolsas de ar em que o avião durante 2 segundos desce em queda livre e sentimos o estômago a flutuar. Duas vezes seguidas. Credo.”

 

Aeroporto- Voos Low Cost

 

M. Reynal: Ainda tenho outra: vôo de regresso de Palma de Maiorca. Estava grávida de 7 meses e vinha sentada ao lado da minha filha de 4. O meu marido na outra fila com o meu filho mais velho. Uma trovoada medonha, o avião a tremer por todos os lados, aos solavancos e a inocência da minha filha: olha mamã, uma festa…olha os foguetes.”

J. Santos: Voo Lisboa/Terceira em 2004: viagem super tranquila, a pouco tempo de aterrarmos… sem nada que o fizesse prever, de repente e sem aviso, a asa do avião fica na vertical… e o avião vem por ali abaixo em queda livre 2000 e tal metros!!! Muita gente sem o cinto, eu inclusive!!! Bati. O tecto do avião e ” estatelei-me no corredor!!! Isto sempre de olhos fechados e a pensar: ” acabou!!! Vamos morrer aqui todos! Nunca mais vejo o meu marido e a minha filha!!!” E, com os olhos fechados, via tudo azul, a espera do embate do avião no mar!!! De repente, senti o aviao começar a subir de novo e eu “colada” no chao do aviao nao me conseguia mexer!!! Alguem me deu a mão e levantei-me… cheia de dores!! O piloto, fala finalmente… ” Agora, ja me sinto em condiçoes de falar! Recebi a informação que vinha uma aeronave na mrsma rota que nos…peço desculpa pela manobra abrupta, mas foi a que deve ser feita em situaçoes destas… esta tudo bem com a aeronave, mantenham a calma!! ” – curiosamente, toda a gente manteve a calma…. todos muito nervosos, mas sem ataques de panico!!! Finalmente aterramos… pelo aviao adentro entrou a força aerea pirtuguesa e americana… houve 30 e tal feridos, eu entre eles… uma costela partida, muitas nodoas negras e dores infernais!!! Primeiro dia do fim de semana prolongado, passado no hospital de Angra!! Quando, finalmente me deram alta e pus os pes no degrau da porta do hospital, disse p os meus amigos que me esperavam: ” JA QUE NÃO MORRI LA EM CIMA, VOU METER O NARIZ EM TUDO AQUI EM BAIXO!!! E assim foi: so nao entrei onde n me deixaram!! E as ferias foram prolongadas e tiveram um sabor especial!!! Foram de longe uma das minhas melhores ferias, com sabor a VIDA!!! Ah!!! E nunca mais tirei o cinto em viagem.”

I. Mars:” Vinda de Veneza para Lisboa já perto da da ponte 25 de Abril a minha filha pergunta “mamã se o avião avariar como é que se arranja? Uma sra ao meu lado responde só lá em baixo” nem um minuto de depois já em cima da ponte o avião começa a abanar por todos os lados e ouve – se a voz do comandante Meus Srs vamos ter uma aterragem com alguma dificuldade devido a ventos muito fortes e ela diz mamã o avião têm travões? é quem ouviu os comentários nem respiravam. A aterragem foi prego a fundo e a dançar na pista.”

R. Conde: Eu fiz Moscovo-St Petersburgo ida e volta. O avião era minúsculo, velho tremia todo e nem cinto para bébés havia porque não estava apto a permitir bebés. Eu só perguntei como e que eu tinha conseguido comprar bilhete. Havia alguns bebés no mesmo voo. Decidimos agarrar bem o garoto e seguir viagem. Correu tudo bem, sem problemas e o garoto adormeceu!sempre agarrado!as viagens foram boas mas deu medo!”

 

Sustos em viagem

Aeroporto na Moldávia

 

G. Oliveira: Uma avaria no motor num Voo Porto-Lisboa que nos fez voltar para trás a 1/3 do voo, 2 passageiros procurados a bordo de um voo do Chipre para Itália, que nos fez voltar para trás depois de mais de metade do voo efectuado (e 6 ou 7 polícias entraram a bordo qd aterramos, para retirar os passageiros…recusando-se a dar-nos explicações, “para nossa segurança”; 1 voo para a Croácia impedido de aterrar devido ao temporal que se fazia sentir – andamos bastante tempo às voltas no ar a ver se o tempo melhorava, até que nos indicaram que o avião estava a ficar sem combustível e teríamos que tentar voar até ao aeroporto mais próximo cujas condições meteorológicas nos permitissem aterrar (Roma) para reabastecer,…(Poços de ar q.b. que entornam bebidas, etc, já fazem parte de vários voos); um passageiro (tamanho XXL) embriagado sentado ao meu lado que insultava toda a gente que estivesse em pé no avião;…São apenas alguns dos episódios que animaram alguns dos meus voos!”

L. Sá:” Voo Luanda-Lisboa, ja na descida um raio atingiu o avião, todas as luzes incluindo as tv desligaram por uns 5 segundos, silêncio total no avião nem um grito se ouviu,eu fiquei paralisada. so em terra é q descobri que o raio furou o avião e que se estivessemos no mar corriamos risco de vida.”

R. Marques: Uma vez, numa viagem Porto-Lisboa. Não sei que me deu que fiquei em pânico. Mas sou muito sossegadinha não incomodei ninguém com isso. Contudo, quando a certa altura não ouvia os motores do avião e pensei que o f da p do piloto tinha desligado os motores para poupar combustivel…. foi de morrer eheheh”

G. Oliveira: Hehheeh! Quando tudo termina bem ficam só umas histórias engraçadas para contar, heheh!”

 

Para alojamento, consulte aqui.

Para programas de viagem, consulte aqui.

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

Categorias

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

RESERVA DE VOOS/ HOTÉIS

RESERVA AUTOMÓVEL

BILHETES PARA ACTIVIDADES

GOOGLE TRANSLATE

AMANTES DE VIAGENS

Grupo nº1 Facebook- Viagens - PORTUGAL

SIGA-NOS NO FLICKR

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural