9 Set

SÃO MIGUEL – AÇORES

 

ILHA DE SÃO  MIGUEL – AÇORES (PORTUGAL)

 

Em pleno Atlântico, três grupos de ilhas de origem vulcânica formam o Arquipélago dos Açores. Composto por 9 ilhas. O grupo Central é constituído pelas ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial.  A Oriente pelas ilhas de São Miguel e Santa Maria. A Ocidente pelas ilhas de Flores e do Corvo.

 

Açores- Portugal

Mapa do arquipélago dos Açores

 

Numerosos miradouros proporcionam vistas deslumbrantes. Montanhas e vales tranquilos, cobertos de exuberante vegetação, lagoas de enorme beleza alojadas em crateras de vulcões extintos, fumarolas, géiseres e nascentes de água quente, picos imponentes e cavernas misteriosas, a contrastar com campos cuidadosamente cultivados, conferem ao arquipélago uma variedade paisagística rara. Devido a uma atmosfera isenta de poluição, a paisagem adquire tonalidades invulgares, num ambiente de tranquilidade, proporciona óptimas condições aos amantes de fotografia. Da conjugação de todos estes factores resulta uma suavidade de clima que adicionada à particular natureza do solo, origina uma fertilidade de terra que se traduz na presença das mais variadas e exóticas espécies vegetais.

 

Lagoa das Sete Cidades

Lagoa das Sete Cidades- São Miguel- Açores

 

Como ir/ reservar?

 

Escolha o seu alojamento aqui.

 

Para o voo, clique por favor aqui.

 

Para programa voo+hotel, aqui.

 

Para aluguer de automóvel, aqui.

 

Açores- Portugal

Hotel Vip Executive – São Miguel- Açores

 

Como se deslocar entre ilhas?

 

De barco ou avião dependendo da distância para a ilha pretendida.

Desde o primeiro  trimestre de 2015 que ocorreu a entrada em vigor do novo modelo de transporte aéreo de passageiros na região dos Açores. Designado como “encaminhamento inter-ilhas”, significa que os Açores passam a funcionar como um aeroporto único. Um serviço de encaminhamento, sem encargos para o passageiro, de passageiros em viagens no interior da Região Autónoma dos Açores, com origem ou destino em Portugal Continental ou no Funchal.

Para mais informações consulte o link da companhia aérea SATA

( http://encaminhamentos.sata.pt/

 

Deverá efectuar a reserva de bilhete de encaminhamento para passageiros que iniciam viagem entre Portugal Continental, Funchal e Açores, quando têm como destino uma ilha que não a de entrada nos Açores. Reserva necessária para voos de entrada ou voos de saída dos Açores.

 

São Miguel- Açores

Aeroporto de Ponta Delgada- Açores

 

O que levar/Quando ir?

 

O clima dos Açores é temperado por influência da corrente do Golfo. Não se regista grandes variações na temperatura do ar que atinge o Verão com valores médios de 23ºC. No Inverno tem aproximado de 14ºC de temperatura.

A pluviosidade é bastante acentuada nas estações mais frias, apesar de no Verão também ocorrerem por vezes aguaceiros, mesmo que mais leves e esporádicos.

 

Açores- Portugal

São Miguel- Açores

 

O que ver?

 

As Furnas (e o seu o famoso Cozido das Furnas) , o parque Terra Nostra e as lagoas das Sete Cidades e do Fogo são as maiores atracções turísticas, mas há muito mais para ver. Cada ilha tem uma diversidade de paisagens e pontos de interesse que pretendemos deixar neste artigo um roteiro completo do que ver/visitar na ilha de São Miguel.

 

Furnas – São Miguel – Açores

 

O que comer?

 

Apesar de a gastronomia regional ser possível de encontrar em qualquer das ilhas, existem determinados pratos típicos na ilha de São Miguel, tais como:

Caldo azedo, as couves solteiras, fevedouros, torresmos com molho de fígados, polvo de cheiro, arroz de lapas, lapas de molho, ensopado de truta, afonso, cozido das furnas.

Os queijos da ilha, o ananás e maracujá ou o chá de Gorreana.

 

São Miguel- Açores

Cozido das Furnas- São Miguel

 

ROTEIRO PARA 3 DIAS

 

Recomendamos pelo menos 3 dias na principal ilha dos Açores.

 

Para primeiro dia na ilha, a nossa sugestão vai para as Setes Cidades. Comece por sair de Ponta Delgada em direcção à região Ocidental da ilha. Observe a magnífica vista da Lagoa das Sete Cidades através do Miradouro da Vista do Rei. Desça à freguesia das Sete Cidades e pare na Lagoa de Santiago. Continue pela estrada do Pico do Carvão e visite a Lagoa do Canário. Antes do regresso a Ponta Delgada visite o Miradouro do Pico do Carvão e uma estufa de Ananases provando o famoso licor de Ananás.

 

Açores

Lagoa do Canário- São Miguel

 

São Miguel- Açores

Lagoa das Sete Cidades – São Miguel- Açores

 

Para segundo dia, recomendamos uma viagem iniciada pela estrada norte até Ribeira Grande. Visite o miradouro de Santa Iria. Continue até chegar às plantações de chá Gorreana, onde se produz o chá verde e o preto. Visite o miradouro do Pico do Ferro onde poderá visualizar o Vale e Lagoa das Furnas, seguindo depois para as  Caldeiras das Furnas. Almoce o famoso cozido das Furnas. Visite o Parque Terra Nostra e regresse pela costa sul, passando na Lagoa das Furnas e Vila Franca do Campo.

 

Parque Terra Nostra- São Miguel

 

Piscina Termal do Parque Terra Nostra – São Miguel- Açores

 

Açores- Portugal

Parque Terra Nostra – São Miguel- Açores

 

São Miguel- Açores- Portugal

Plantação de Chá Gorreana – São Miguel- Açores

 

No terceiro dia, siga pela estrada norte, passando pela Vila de Rabo de Peixe com destino até à cidade da Ribeira Grande. Conheça a igreja de Nossa Senhora da Estrela e a igreja do Espírito Santo. Prove o Licor de Maracujá na fábrica da Ribeira Grande. Suba para a Lagoa do Fogo, até chegar ao miradouro da Lagoa do Fogo. Desça pela costa sul, passando pela vila da Lagoa, Pópulo e São Roque até chegar a Ponta Delgada.

Poderá ainda realizar um passeio a bordo de um barco para ver a magnífica costa sul da ilha e observar aves marinhas, tartarugas, peixes voadores, baleias ou golfinhos.

 

Açores- Portugal

Lagoa do Fogo- São Miguel

 

 

O que comprar?

 

Cestos e mobiliário de vime;

Miniaturas em miolo de figueira;

Bordados e rendas;

Mantas e colchas de tear;

Flores artificiais em escama de peixe;

Faiança azul e branca.

 

Açores

Interior da Ilha de São Miguel – Açores

 

Principais datas festivas nos Açores

 

Carnaval – 2ª terça-feira, fevereiro

Novena dos Espinhos – 25 de fevereiro a 6 de março

Sexta-Feira Santa – abril

Páscoa – 1º domingo – abril

Dia da Liberdade – 25 de abril

Dia do Trabalhador –01 de Maio

Inicio de Maio – sexta-feira, sábado, domingo (5ª. domingo após a Páscoa) e segunda-feira do Senhor Santo Cristo dos Milagres

Quinta-feira do Senhor Santo Cristo –Maio

Domingo do Espírito Santo –maio (7ª. domingo após a Páscoa)

Dia do Corpo de Deus – 1º domingo de junho (9ª. domingo após a Páscoa)

Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas – 10 de junho

Dia da Assunção de Nossa Senhora –15 de agosto

Implantação da República –05 de outubro

Dia de Todos os Santos – 01 de novembro

Dia de Cristo Rei –29 de novembro

Restauração da Independência –01 de dezembro

Dia da Imaculada Conceição –08 de dezembro

Dia de Natal –25 de dezembro

 

Açores

Ponta Delgada- São Miguel

 

Açores - Portugal

São Miguel – Açores

 

Para alojamento, consulte aqui.

Para programas de viagem, consulte aqui.

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

SEGURO DE VIAGEM

ARTIGOS DE VIAGEM

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural