20 Abr

ROTA DO ROMÂNICO

 

ROTA DO ROMÂNICO

A Rota do Românico fica situada na região norte de Portugal, compreendendo parte dos distritos de Braga, Porto e Vila Real.

Uma Rota fundada nas memórias do Românico, que convida a uma viagem inspiradora a lugares com História, junto de singulares conjuntos monásticos, igrejas, capelas, memoriais, pontes, castelos e torres senhoriais, repleta de boa gastronomia e tradições das nossas gentes.

São doze concelhos que constituem a Rota do Românico– Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

Uma Rota com 58 monumentos, constituída por mosteiros, igrejas, capelas, memoriais, castelos, torres e pontes, erguidos em pedra dura num estilo vernacular.

Parta à descoberta destes monumentos por entre terras e a tranquilidade dos rios que envolvem os vales do Sousa, do Douro e do Tâmega.

Douro- Portugal

 

Este legado excepcional transporta-o para a fundação da Nacionalidade e ilustra a importância deste território na história da nobreza e das ordens religiosas em Portugal.

Rota do Românico

Amarante- Portugal

 

Descubra trilhos seculares e encante-se com a harmonia perfeita entre a natureza e os legados históricos, entre os quais destacamos:

 

Um dos mais importantes mosteiros beneditinos da época, é o Mosteiro de Pombeiro, situado em Felgueiras.

Rota do Româncio

Mosteiro de Pombeiro- Felgueiras

 

Em Lousada, suba à imponente Torre de Vilar, símbolo do poder senhorial no território, que permite vistas deslumbrantes do topo dos seus 14 metros.

Rota do Româncio

Torre de Vilar- Lousada

 

No Mosteiro de Ferreira, situado em Paços de Ferreira, deleite-se entre capitéis, colunas, arquivoltas e motivos ornamentais de várias regiões e oficinas que em perfeita harmonia, representam o românico de excelência em Portugal.

Rota do Românico

Mosteiro de Ferreira- Paços de Ferreira

 

Em Paredes, conheça um importante mosteiro da época, o Mosteiro de Cête.

Rota do Românico

Mosteiro de Cête- Paredes

 

O Mosteiro de Paço do Sousa, em Penafiel, é considerada uma das obras-primas da arte tumular românica em Portugal, o túmulo de Egas Moniz, o famoso aio do primeiro rei português, D. Afonso Henriques.

Rota do Românico

Mosteiro de Paço do Sousa- Penafiel

 

O Mosteiro de Cárquere (Resende), o Mosteiro de Ancede (Baião) ou o Mosteiro de Travanca (Amarante) são monumentos imperdíveis da história românica em Portugal.

Rota do Românico

Mosteiro de Ancede – Baião

 

Percorra a pé, de bicicleta ou de automóvel, os centros históricos, as aldeias serranas, as serras da Aboboreira, do Marão e de Montemuro, os vales verdejantes que se espelham nos rios.

Serra do Marão

 

Para uma experiência plena, passe uma noite numa casa de turismo rural, participe nas festas tradicionais, visite a Citânia de Sanfins (Paços de Ferreira), o Museu Municipal de Penafiel, a Fundação Eça de Queiroz (Baião), ou o Castro de Monte Mozinho (Penafiel), são alguns dos locais que espelham a herança de tradições seculares.

Rota do Românico- Portugal

Citânia de Sanfins

 

Na gastronomia, prove a Lampreia à Bordalesa, a Posta Arouquesa ou o Anho Assado. Nos doces, destaque para as Cavacas de Resende, as Cerejas de Resende, os Doces Conventuais de Amarante ou as Fatias do Freixo de Marco de Canaveses. Acompanhe com o divinal vinho Verde da região.

Gastronomia Regional 

 

 

Fonte: Turismo de Portugal- www.visitportugal.com

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

redHotel com Piscina Interior redHotel de Luxo redPousada redTermas e SPA redTurismo Rural