20 Ago

ROTA DA LUZ

Rota da Luz

A Ria, o litoral, a montanha, fazem desta uma região única! Nela há muito para ver, para viver.

Situada a 2 horas de auto-estrada de Lisboa encontra Aveiro, capital de Distrito. O Porto encontra-se a apenas 45 minutos de distância, e a 2 horas da fronteira de Vilar Formoso.

No litoral, as areias douradas, trazem-nos o aroma de um mar iodado. Nas praias da Rota da Luz há muito para descobrir. O magnífico espectáculo da pesca da arte da xávega, com as redes a serem puxadas por bois…

Aveiro-Portugal

Praia da Costa Nova

 

A Ria, que acompanha quase toda a costa da Rota da Luz, é sedutora na sua beleza de enorme superfície de água, onde a luz e a cor se combinam com imagens deslumbrantes. Os barcos moliceiros, deslizando nas águas, de velas brancas ao vento, encantam-nos na beleza cromática das suas pinturas. A Ria de Aveiro é considerada o acidente hidrográfico mais importante da Península Ibérica, com cerca de 45km de comprimento.

Portugal- Rota da Luz

Ria de Aveiro

 

A montanha, uma imensidão de verdes, entre vales recortados, a natureza em toda a sua plenitude, os horizontes polvilhados de aldeias tradicionais. Um convite ao passeio, a conhecer as suas gentes.

Os rios do Douro ao Vouga, e os seus afluentes, transmitem-nos uma sensação de calma e repouso.

Rota da Luz- Aveiro- Portugal

Paradela do Vouga (Sever do Vouga)

 

Nas cidades e vilas da Rota da Luz, a riqueza dos Azulejos dá um ar de alegria às ruas, num multiplicar de padrões e coloridos.

Na arquitectura religiosa, preciosas talhas douradas, pinturas e esculturas tornam a Rota da Luz um local a visitar.

A região de turismo Rota da Luz é, também, rica em arte e cultura populares. As Casas-Museus ostentam o nome de escritores Júlio Dinis e Ferreira de Castro, ou do Prémio Nobel da Medicina, Egas Moniz, também ele escritor, atestando a sua ligação à Rota da Luz. Outros museus mostram temas tão diversos quanto  a arte, a etnografia e a técnica.

Situada entre a Ria e o Mar, a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto é um local fabuloso para a observação da fauna e da flora, com especial destaque para as aves migratórias.

Aveiro-  Portugal

Azulejos da região da Rota Azul

O mar, a ria e os rios do interior, dão peixes de excelente qualidade que, em receitas transmitidas de geração em geração, ganharam merecida fama. São bem conhecidas a sopa e caldeirada de enguias, as enguias fritas ou de escabeche, as caldeiradas de peixe, as espetadas de mexilhão, a raia de molho pitau e da petinga alhada ou da tradicional lampreia.

Gastronomia de Aveiro- Portugal

Caldeirada de Enguias

 

Das receitas conventuais surgiram os ovos moles de Aveiro, de Arouca as castanhas doces, as fatias húmidas, as barrigas de freira ou as bôlas de S.Bernardo. O famoso pão-de-ló de Ovar, os pastéis de Águeda, os beijinhos de Sever ou as bateiras e as barquinhas do Vouga.

 

Distrito de Aveiro- Rota da Luz- Portugal

Distrito de Aveiro- Rota da Luz

 

A visitar…

Águeda – Do passado ficaram as igrejas paroquiais e algumas casas senhorais. A Pateira de Fermentelos é um riquíssimo local de fauna e flora, que fazem de si a maior lagoa natural de toda a península ibérica.

Rota da Luz- Aveiro-  Portugal

Águeda

 

Albergaria-a-Velha– É a paisagem verdejante do Vale do Vouga o seu maior encanto. Monumentos megalíticos atestam a antiguidade da presença humana. No Monte de Nossa Senhora do Socorro surge a Capela de igual nome, com largas vistas para toda a região envolvente.

Albergaria-a-Velha- Portugal

Igreja de Nossa Senhora do Socorro

 

Arouca– Rodeada por serranias e pitorescas aldeias com, solares e igrejas medievais. As aldeias de Espiunca, Canelas e Alvarenga a nordeste de Arouca merecem uma visita. A praia fluvial de Areínho é uma das mais belas da região. O Mosteiro de Arouca e o Museu de Arte Sacra são locais a visitar.

Rota da Luz- Aveiro

Arouca

 

Aveiro– A Ria penetra na cidade pelos canais, acentuando o seu carácter de cidade aquática. A arte e a história estão presentes nos seus monumentos. O Museu de Aveiro reúne uma das maiores e mais relevantes colecções de arte sacra de Portugal. A Universidade, a Igreja da Misericórdia e a igreja do Carmo ou a Capela de S. Gonçalo, que em Janeiro de cada ano, recebe a tradição antiga das famosas cavacas atiradas do alto da capela, são alguns dos locais de interesse histórico.

Rota da Luz- Aveiro

Aveiro

 

Castelo de Paiva– Vila tranquila e pitoresca, entre serranias e vinhedos. A praia fluvial de Pedorido e a ilha e praia fluvial de Lugar de Castelo ou a imponente paisagem no Lugar de Raiva. Nas proximidades, velhos solares e as aldeias históricas de Gondarém ou de Midões.

Rota da Luz-  Aveiro

Aldeia de Gondarém

 

Estarreja– Apinhoada de casaria branco numa colina sobranceira ao rio Antuã. Próximo, Avanca, rica de monumentos e orgulhosa da Casa-Museu de Egas Moniz, ligada à vida do cientista galardoado com o prémio Nobel.

Rota da Luz- Portugal

Casa-Museu de Egas Moniz

 

Ílhavo– Casas solarengas, uma atraente igreja matriz e um museu falam do seu passado da pesca e do sal. Na Costa Nova, numa das praias mais famosas de Portugal, pelo seu enquadramento paisagístico entre a ria e o mar, poderá apreciar as típicas casas de madeira pintadas de cores alegres. Na Vista Alegre, o museu da fábrica apresenta maravilhosas peças de porcelana.

Ilhavo- Rota da Luz- Aveiro

Museu Vista Alegre

 

Murtosa– Terra de gente do mar e da Ria tem os moliceiros e mercantéis ancorados no cais do Bico, a expressão do seu carácter ribeirinho. O Museu Etnográfico da Murtosa, ilustra o modo de viver das gentes da Murtosa através dos exemplos de habitação rural típica, barcos e apetrechos utilizados na pesca e na apanha do moliço.

Rota da Luz- aveiro

Murtosa

 

Oliveira de Azeméis– A indústria trouxe-lhe a prosperidade, mas o frondoso parque e Capela de Nossa Senhora de La Salette reencontra-se a tranquilidade bucólica. A Casa-Museu Ferreira de Castro é um local a visitar, assim como a Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis onde poderá observar peças de vidro e de barro, fabricadas na região.

Oliveira de Azeméis- Rota da Luz- Aveiro

Casa-Museu Ferreira de Castro

 

Oliveira do Bairro– Pinheiros e eucaliptos povoam as zonas altas enquanto, nas terras planas, o arroz, o milho, a vinha marcam o carácter agrícola da vila e das suas aldeias em redor. O Museu de S.Pedro na Palhaça é um dos locais mais visitados do concelho, reunindo um importante acervo de artes decorativas, alfaias litúrgicas, bem como do âmbito etnográfico. A Igreja Paroquial de Oliveira do Bairro ou o Parque do Vieiro são outros destinos recomendáveis de visita.

Rota da Luz- Aveiro

Museu de S.Pedro na Palhaça

 

Ovar– A extremidade norte da Ria marca, com o verde dos campos cultivados, a paisagem que envolve a cidade. Nas ruas de casas baixas o colorido das casas revestidos a azulejos. A Casa-Museu de Júlio Dinis um local a conhecer. O famoso Pão-de-Ló é produzido na região.

Rota da Luz- Aveiro

Pão-de-Ló de Ovar

 

S. João da Madeira– O Parque de Nossa Senhora dos Milagres permite um agradável passeio, onde encontrará a bela Capela de Nossa Senhora dos Milagres. As ruas da cidade denotam um grande movimento comercial.

Rota da Luz- Aveiro

Capela de Nossa Senhora dos Milagres

 

Sever do Vouga– Uma interessante igreja de origem medieval atesta a antiguidade da vila. Á sua volta o verde da serra coberto de pinheiros, os rios e os vinhedos fazem deste um local de magnífica paisagem. A ponte do Poço de S. Tiago, a praia fluvial “Quinta do Barco”, a Cascata da Cabreia, ou a igreja Paroquial de Sever do Vouga são locais a conhecer.

Sever do Vouga- Rota da Luz- Aveiro

Praia fluvial Quinta do Barco

 

Vagos– O azul da Ria, os areais cobertos de pinheiros e o mar. As praias da Vagueira e Areão estão ligadas entre si por uma estrada ladeada pela ria, são ainda hoje pólos da tradição piscatória. Os festejos da romaria secular de Nossa Senhora de Vagos trazem alegria anual a este local.

Vagos- Rota da Luz- Aveiro

Praia da Vagueira

 

Vale de Cambra– O seu pelourinho, a ponte, o cruzeiro e Igreja Paroquial de Rôge, o Santuário de Santo António ou a barragem do Castelo são alguns pontos de interesse turístico.

Rota da Luz-   Portugal

Rôge -Vale de Cambra

 

Hotéis recomendados na rota da Luz – Pesquise aqui.
 

 

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

redHotel com Piscina Interior redHotel de Luxo redPousada redTermas e SPA redTurismo Rural