21 Ago

ROTA DA COSTA AZUL

 

Rota da Costa Azul

Situada a nascente da serra da Arrábida, na foz e na margem do rio Sado, em frente a Tróia e a cerca de 50km a sueste de Lisboa, encontra-se a cidade e capital de distrito Setúbal.

Considerada como um dos mais importantes comerciais e industriais do País com fábricas de cimento, adubos, papel entre outras. No concelho verifica-se grande actividade agrícola que aproveita os seus solos e as magníficas condições climatéricas, produzindo assim grandes quantidades de cereais, legumes, azeite, excelentes vinhos e fruta diversa. O porto de Setúbal, é um dos mais movimentados do País, produzindo actividades ligadas ao tráfego marítimo e fluvial e alberga uma importante frota pesqueira.

 

Portugal

Distrito de Setúbal – Costa Azul

 

A visitar…

Alcochete– Acredita-se que Alcochete terá origem árabe, devido a dois factores: o nome Al caxete que poderá significar o forno e pela localização da Igreja Matriz, edificada no século XIV e que, segundo a tradição da época, foi construída sobre um templo árabe. Terra de salineiros e campinos, o concelho de Alcochete, à beira do Tejo tem uma bela gastronomia baseada no peixe e no marisco. Também os doces, a fogaça e o arroz-doce, são inesquecíveis.

A Ponte Vasco da Gama, e a explosão demográfica que lhe sucedeu, assim como o Complexo desportivo do Sporting Club de Portugal lançaram Alcochete para a ribalta dos acontecimentos e da história.

Em Alcochete a praia fluvial dos Moinhos é rica em iodo e fica na margem do rio Tejo. Próximo do local o Samouco, que o convida a um passeio pelas suas ruas. No sentido Este, as salinas e a Reserva Natural do Estuário do Tejo são locais a visitar. A  Reserva Natural tem áreas de natureza protegida, com extensos sapais, e diversas espécies de aves, entre os quais o flamingo-rosa.

Costa Azul- Portugal

Alcochete

 

Setúbal– O Parque Natural da Arrábida estende-se por uma área de cerca de 11000 hectares, situada entre a vila de Sesimbra e a cidade de Setúbal, o monte de Palmela e o mar; abrangendo áreas dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra. As características naturais da Arrábida, inclui elevações periféricas do Parque Natural, como sejam as serras de S. Luís, Gaiteiros, S. Francisco e Louro atinge o seu mais elevado expoente com a Serra da Arrábida, de constituição calcária, local onde se verifica o contacto do conjunto de relevo da Arrábida com o mar.

O Parque Natural da Arrábida, área de exemplos paisagísticos excelentes, de uma cultura, história e tradições seculares, com um valor económico e turístico importante. O Convento da Arrábida, fundado em 1542 por frades franciscanos, apresenta-se de forma harmoniosa na paisagem circundante. São locais obrigatórios a visitar e conhecer, assim como as suas belas praias, nomeadamente a Figueirinha, a praia de Galapos ou o Portinho da Arrábida.

Arrábida

Arrábida

 

No topo da cidade de Setúbal encontra-se a fortaleza de S. Filipe (edificado em 1590), onde está instalada uma Pousada integrada na rede de pousadas de Portugal. A paisagem permite avistar a cidade de Setúbal e o rio Sado.

Portugal-Setúbal

Setúbal

 

Alcácer do Sal– Cidade histórica, debruçando-se em anfiteatro sobre o rio Sado, povoada de velhos bairros medievais e encimada por um castelo de base muçulmana. Dentro das muralhas é possível observar interessantes vestígios de várias épocas e dos vários ocupantes- romanos e árabes, entre outros. Hoje em dia, encontra-se aí instalada a Pousada de D. Afonso II.

Costa Azul- Setúbal- Portugal

Alcácer do Sal

 

A poucos quilómetros da cidade de Alcácer, seguindo o curso do rio Sado para jusante, encontra-se a Reserva Natural do Estuário do Sado, que se desenvolve ao longo de cerca de 23000 hectares, a maior parte dos quais correspondendo a zonas húmidas, nomeadamente canais, esteiros e sapais.

A Comporta e Tróia situam-se a pouca distância da costa oceânica e são locais com crescente importância turística. Magníficas praias que oferecem um extenso e branco areal virado para as águas claras do Atlântico. Uma das principais produções da zona da Comporta é o arroz.

A Barragem do Pego do Altar e  a aldeia  de Santa Susana  são outros dos locais recomendados a conhecer nas proximidades de Alcácer do Sal.

Costa Azul- Setúbal- Portugal

Soltróia (Comporta)

 

Sesimbra– Um importante centro náutico e piscatório, Sesimbra surge com o seu castelo, que teve a tomada aos mouros por D. Afonso Henriques em 1165.

Como vila piscatória, Sesimbra é o sítio ideal para sentir o ambiente da faina marítima e saborear um arroz de polvo, a caldeirada de peixe, a açorda de marisco, as sardinhas assadas, um ensopado de lulas, ou diverso peixe fresco grelhado.

Sesimbra - Portugal

Sesimbra

 

Sesimbra

Sesimbra

 

No presente, Sesimbra acrescenta à sua tradição histórica uma forte vocação turística. Das falésias impressionantes do Cabo Espichel (destaque para o Santuário de Nossa Senhora do Cabo, do século XVIII) ao Parque Natural da Arrábida, passando pelas diversas praias às florestas envolventes da Lagoa de Albufeira, é um dos concelhos mais diversos em termos de oferta da Costa Azul.

Costa Azul- Portugal

Panorâmica através do Cabo Espichel

 

Sines– Dista 150km de Lisboa, está localizado no litoral do sudoeste alentejano, é limitado a sul com o concelho de Odemira e a norte e nordeste com o concelho de Santiago do Cacém.

Por volta de 1469, nasce em Sines, Vasco da Gama, uma das maiores figuras da história portuguesa e europeia, o descobridor do caminho marítimo para a Índia.

É actualmente um importante centro de comércio e serviços, com portos, produção de polímeros, produção eléctrica, combustível, pesca e turismo.

Tem como principais monumentos e edifícios de interesse: o Castelo de Sines, Museu de Sines/ casa de Vasco da Gama, Igreja de Nossa Senhora das Salas, Igreja Matriz e o Centro de Artes de Sines.

Costa Azul- Portugal

Sines

 

A 16 km a sul encontra-se Porto Covo. Uma encantadora aldeia de pescadores cujo largo, pelo geometrismo e regularidade das suas casas brancas com barras azuis, constitui um testemunho vivo da arquitectura popular do século XVIII. Deverá ainda admirar as suas imponentes falésias e as diversas praias de águas cristalinas.

Tem diversos valores naturais, com diversas magníficas praias, a Ilha do Pessegueiro ou a Albufeira de Morgavel. A norte do concelho está a Reserva Natural da Lagoa de Santo André. O Sul do concelho faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

A Ilha do Pessegueiro (situada ao largo de Porto Covo), é um importante local a nível paisagístico e histórico. Foi local onde na época romana existiu um centro portuário e produtor de conserva de peixe, e refúgio de piratas durante séculos. No século XVII foi construído um forte na época de D. Pedro II, onde são visíveis à data actual o seu fosso e muralhas quase intactas.

Ilha do Pessegueiro - Sines

Ilha do Pessegueiro – Sines

 

Hotéis na região – Procure aqui.

João Almeida

Chamo-me João Almeida, moro em Sintra (Portugal), e sou um AMANTE DE VIAGENS. Uma paixão que existe faz longos anos. A minha missão com esta página é de ajudá-lo a realizar o seu próximo destino! Saiba mais sobre mim e sobre o site.

Segue-nos também aqui:

RESERVA DE HOTÉIS

Booking.com

ARTIGOS DE VIAGEM

EXPERIÊNCIAS EM PORTUGAL

- Procurar experiências
O que você quer fazer?

PROMOÇÕES DE VIAGEM

Mapa Hoteis em Portugal

bHotel com Piscina Interior pHotel de Luxo rPousada yTermas e SPA gTurismo Rural